Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

  • mês depois...

Gostaria de oferecer uma contribuição quanto aos timings de memória. Em geral procura-se os timings mais agressivos possíveis, no entanto é preciso entender que nem sempre essa é a melhor configuração. Um benchmark de Memory Bandwidth no SiSoft Sandra é uma boa opção para testar o desempenho da memória em cada configuração.

Uma atenção especial deve ser dada ao tRAS ou RAS Active Time em memórias DDR. O tRAS mínimo deve ser [tRCD + CAS] + 2, onde tRCD é o RAS to CAS Delay e CAS é o CAS Latency. Isso acontece porque com memórias DDR o MCH disponibiliza na saída dois bursts consecutivos de 4 quadwords e o "+ 2" é necessário entre os bursts.

Se tRAS for muito curto, o controlador pode "fechar a página" antes do segundo brust e portanto sua performance será diminuída devido a uma transferência truncada que deve ser repetida. Além disso, sempre existe o risco do sistema ser desligado durante essa operação e corromper seu HD. :0)

No meu sistema medi um aumento de bandwidth pequeno mas notável indo de 2-3-2-6 para 2-3-2-7. Como cada sistema é um sistema, o melhor mesmo é medir para ter certeza.  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por N803@22 Out. 2003,10:59

No meu sistema medi um aumento de bandwidth pequeno mas notável indo de 2-3-2-6 para 2-3-2-7. Como cada sistema é um sistema, o melhor mesmo é medir para ter certeza.  :;):

Muito boa sua contribuição.

Mas explique para os menos experientes o que significam esta sequência de nº e como funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa explicaçao de Cas latency e tudo mais, muito chatooooooooooooo. QUE COISA LAZAR....TA

A última vez que eu li sobre isso foi em Linguagens de Montagem aqui no curso de computacao (unesp - rio claro)

você tinha pares de registradores para poder acessar todos os enderecos de memoria, porque apenas com registradores de 16 bits (antigamente) era impossivel acessar 1024kb de memoria.

Po, a explicação está num nível muito acima, não tem jeito de explicar quais as melhores opções para os tempos Cas, Ras ... Tras hauhauahuauhau

Pule a parte técnica ...........

muito chato .........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zangrela@29 Out. 2003,03:13

Cara, essa explicaçao de Cas latency e tudo mais, muito chatooooooooooooo. QUE COISA LAZAR....TA

A última vez que eu li sobre isso foi em Linguagens de Montagem aqui no curso de computacao (unesp - rio claro)

você tinha pares de registradores para poder acessar todos os enderecos de memoria, porque apenas com registradores de 16 bits (antigamente) era impossivel acessar 1024kb de memoria.

Po, a explicação está num nível muito acima, não tem jeito de explicar quais as melhores opções para os tempos Cas, Ras ... Tras hauhauahuauhau

Pule a parte técnica ...........

muito chato .........

Zangrela, vá se acostumando a isto, como deves ter lido cada caso é um caso, por isso da explicação técnica, para que o usuário faça a avaliação e os testes particulamente no seu micro, para que então configure a memória a seu gosto (desempenho x estabilidade).

Se quizeres saber sobre a sua configuração em si, poste uma mensagem com todas as especificações do seu micro e principalmente da sua memória que iremos dar-lhe uma dica. Afinal, foi exatamente prá isso que resolvi criar este Tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí pessoal, me ajudem por favor, tenho uma placa mãe soltek 75 sldrv5 e 512 de memoria ddr 2700

como eu configuro para um desempenho legal? não estou gostando do desempenho aqui.

A minha bios phoenix 1.9(se não me engano)

La tem uma opcao para colocar em normal(como esta), faz, faster e outra maior

, quais opções me sugerem?

Tenho medo de queimar a memoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o risco para as memórias e para o computador em geral se forem especificadas latências ou outras configurações não suportadas pelo produto?

Podem ocorrer danos permanentes para o hardware ou sempre é possível reverter para as configurações padrão sem grandes problemas?

É que estou a fim de dar uma mexida nas minhas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mexer nas latências d forma errônea simplesmante pode acarretar instabilidade, travamentos, resets aleatórios ou até mesmo a inoperância da máquina. Mas em todos estes casos é possível reverter estas configurações, no último exemplo bastaria dar um Clear-CMOS e reconfigurar todo o setup.

Mas, para aqueles q possuem placas com chipset nForce II tomem cuidado, às vezes nem a limpeza do CMOS resolve o problema fazendo assim necessário em alguns casos a regravação do EPROM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dbr@09 Nov. 2003,23:07

Podem ocorrer danos permanentes para o hardware ou sempre é possível reverter para as configurações padrão sem grandes problemas?

O único perigo é mexer nas voltagens. Prá mexer nestas volgens só se tiveres memórias Kingston, Samsung, e outras mais caras, mas ainda assim é perigoso. Já se a sua memória for Genérica nem tente meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por guigo@08 Nov. 2003,13:29

como eu configuro para um desempenho legal? não estou gostando do desempenho aqui.

quais opções me sugerem?

Tudo vai depender de quanto a sua MB permite customização da memória. Vou tentar resolver de primeira. A pergunta mais importante por incrível que pareça é: Qual o seu processador? Pois dependendo de qual for ele está ou não "segurando" sua memória. Temos duas opções, uma posso resolver de primeira, e a outra terás que me dar mais informações:

1ª - Processador com FSB até 133Mhz (266DDR) XP 1500+ à XP 2400+ (alguns 2600+ também são 266) - A sua memória é uma PC2700 166Mhz (333DDR) portanto se seu processador tiver um FSB de 266 a memória está trabalhando a 266, para que ela trabalhe a 333 o seu processador tem que estar a 333. Prá fazer isso o cálculo é simples: Exemplo do meu (2400+ FSB 266DDR ou 133) com 2GHz. Então temos originalmente: 15x133 = 1995 Mhz, para fazer a memória trabalhar a 333 mudamos então na Bios para 12x166 = 1992 Mhz. O 1º valor é o multiplicador da MB e o segundo o FSB. Prá que isso? Para colocar o sistema em modo síncrono, é sempre onde obteremos o melhor resultado, pois o sistema trabalhará na mesma "língua". Pegue o AIDA ou o Sandra e faça teste antes e depois.

2ª - Se o seu processador for maior que 2400+ então mande-me uma MP com todas as opções de memória existentes na BIOS da sua MB, prá eu montar um bom esquema com os timings, mas lembre-se cada caso é um caso, ou seja, terás que ir mudando aos poucos e fazendo testes, as vezes timings muito agressivos fazem o desempenho cair ao invés de aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Tenho uma Abit NF7 com 2 pentes de memória Specteck 333Mhz

Tentei fazer um OC de bus na minha placa mãe e colocar a 166 para usa-las a 333, mas o sistema fica instavel, aí estou usando a 266 mesmo com o bus a 133, alguem sabe se existe alguma incompatibilidade com essa placa/memória?

PS: Já testei vários pentes da mesma memória.

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rberardo@12 Nov. 2003,12:53

Tentei fazer um OC de bus na minha placa mãe e colocar a 166 para usa-las a 333, mas o sistema fica instavel, aí estou usando a 266 mesmo com o bus a 133, alguem sabe se existe alguma incompatibilidade com essa placa/memória?

1º - Qual o seu processador?

2º - Não está esquecendo de baixar o multiplicador?

Se não baixares o multiplicador o Processador trabalhará em OC, daí realmente surgirão instabilidades, a menos que tú aumentes o V-Core, mas prá aumentá-lo, terá que melhorar seu sistema derefrigeração pois necessitará de mais dissipação de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mkpinto+03 Set. 2003,09:59-->
Megapersu@03 Set. 2003,00:31

Realmente os padrões de memória são:

-15 = PC66

-10 = PC100

-8 = PC133

Mas essas configurações são "NO LIMITE", e como "no limite" sempre tende para o lado em que causará maiores problemas. Devemos sempre trabalhar com margem de segurança:

-12 = PC66

-8 = PC100

-7.5 = PC133

Meu amigo, tenho 8 pentes de memória e nelas aparecem a numeração final -6. Que tipo de memória poderia ser?

Obrigado pela ajuda.

Marcelo Pino :D

Completando os tempos são:

As Dimm c/ -6 são memos 166.

A conta é a seguinte:

1000 / 6 = 166 MHz

1000 / 7 = 142 MHz

1000 / 7.5 = 133 MHz

1000 / 8 = 125 MHz

1000 / 10 = 100 MHz

1000 / 15 = 66 MHz

A confusão é o tempo das memos c/ a padronização PC 100 / 133 / 66.

joscar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Não sei onde posso olhar qual a marca das minhas memórias... tem como ver por programas de SysInfo como o Aida? Não aparece marca nenhuma lá.

Uso, infelizmente, 2 pentes um de 133mhz e outro de 100mhz de 64mb DIMM cada, posso ter perda de desempenho por causa disso? É seguro mudar as configurações de latência nessas minhas memos? Realmente acho que elas são genéricas <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe@13 jan 2004, 15:57

Não sei onde posso olhar qual a marca das minhas memórias... tem como ver por programas de SysInfo como o Aida? Não aparece marca nenhuma lá.

Uso, infelizmente, 2 pentes um de 133mhz e outro de 100mhz de 64mb DIMM cada, posso ter perda de desempenho por causa disso? É seguro mudar as configurações de latência nessas minhas memos? Realmente acho que elas são genéricas  <_<

Prá ver a marca, tente com o HWINFO, se ele não informar a marca é porque realmente é genérica, mas até genericas tem marca, tive uma Spektec que o HWInfo não mostrava marca.

O Pentium III tem FSB de 133Mhz, portando a sua PC100 está fazendo o processador e a PC133 trabalharem a 100MHz.

Deixe os clocks padrão, não há o q fazer, pois a sua PC100 já tá trabalhando "no talo", qualquer modificação poderá travar o post e obrigá-lo a resetar a bios.

Experimente apenas mudar a latência para 2, de resto, mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bagmf@10 jan 2004, 19:23

pessoal ai ta as onda de minha memoria(parece q se chama velociade):

cas laten... 2.5

cas daly 3t

precha.. time 3t

activ time 6t

é boa velociade!!!!!?

fui e valeu

No seu caso a memória e o processador estão em sincronia a 266Mhz, salvo se tua memória não for genérica (ou marca "diabo"), portanto esta configuração está boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arvardai@02 jan 2004, 18:12

tenho um xp 2.6 barto com fsb em 213 x11.5 e v core 1.80 o que eu faço com as memorias qual configuração usar placa msi kt6 delta memoria pc 3200 400 mega

Siga as dicas da capa do site, vá aumentando os timings das memos e vá verificando a eficiência das alterações no Sandra ou no AIDA32. O Processador com este FSB que colocastes obriga a memória a trabalhar ao máximo dela, portanto as chances de overtiming são pequenas se sua memória não for de marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por silviola+13 jan 2004, 15:27-->
WaVe@13 jan 2004, 15:57

Não sei onde posso olhar qual a marca das minhas memórias... tem como ver por programas de SysInfo como o Aida? Não aparece marca nenhuma lá.

Uso, infelizmente, 2 pentes um de 133mhz e outro de 100mhz de 64mb DIMM cada, posso ter perda de desempenho por causa disso? É seguro mudar as configurações de latência nessas minhas memos? Realmente acho que elas são genéricas  <_<

Prá ver a marca, tente com o HWINFO, se ele não informar a marca é porque realmente é genérica, mas até genericas tem marca, tive uma Spektec que o HWInfo não mostrava marca.

O Pentium III tem FSB de 133Mhz, portando a sua PC100 está fazendo o processador e a PC133 trabalharem a 100MHz.

Deixe os clocks padrão, não há o q fazer, pois a sua PC100 já tá trabalhando "no talo", qualquer modificação poderá travar o post e obrigá-lo a resetar a bios.

Experimente apenas mudar a latência para 2, de resto, mais nada.

Valeu... mas e se eu tentar um over no processador aumentando o multiplicador o que pode acontecer? Já que essa infeliz dessa PC100 tá deixando todo o meu pc mais lento <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvida 1 - Tenho uma ASUS A7A266 com XP1800+ ThoroughBred B.

Coloquei uma Kingston KHX2700/512(333), no PC Wizard 2004 ta dando essa configuração:

Chipset Information :

Type : DDR-SDRAM PC2100

Frequency : 134 MHz

FSB/DRAM Multiplier : 1/1x

ECC Diagnostic : Não

CAS Latency (tCL) : 2 clocks

RAS to CAS (tRCD) : 3 clocks

RAS Precharge (tRP) :7 clocks

Ta bom ou posso mexer em algo

Faço over pelo CPUFSB onde o maximo que consegui com estabilidade foi

165 x 11.5 com essa configuração de memória.

Duvida 2 - na outra máquina uma ECS K7S5A vou colocar 256 DDR2700 (333),

para aproveitar elas quando trocar de placa-mãe.

Qual Marca coloco: Kingston , samsung, Corsair ou Geil

Pois testei ela com a de marca Spectek / Elixir e não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...