Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

Olá à todos!

Sou novo aqui e eu gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer um problema que eu estou tendo...

Eu usava 2 módulos de memórias de 256 mb ( um da spectek e outro da infineon) , um era ddr266 e o outro era ddr333 (logo eu usava os dois como 266).

No AIDA32 eu executei os testes de leitura e escrita de memória e consegui os seguintes resultados:

Leitura: 1.800MB

Escrita: 710MB

Depois de algum tempo , resolvi trocar os dois módulos de memória por um da Samsung de 512 ddr400 , instalei e fui no setup e defini a freqüência de 400Mhz para a memória. Mas executando o teste do AIDA32 a taxa de leitura passou de 1.800MB para 1.600 MB e a de escrita de 710 para 510MB. Afinal , se a memória está funcionando em uma freqüência maior , porque as taxas caíram? Alguém sabe?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andrepira@22 mar 2004, 14:24

As latencias originais da memo sao 2,5 ;3 ;3 ;8

se puder ajudar agradeco desde já valeu .

Não tenho muita experiência em sistemas com Dual, mas vamos lá.

Os parâmetros que eu indicaria a tí que devem ser observados no Setup são estes:

PS.: Mude-os um por um, reinicie o micro e faça o teste com o AIDA.

1º - Fixe o FBS da Memo em 200 (ou 400DDR).

2º - Fixe o CAS Latency em 2,5 (ou se a memo suportar trabalhar em Cas 2 a 400 coloque 2)

3º - Bank Interleaving = 4

4º - Burst Lenght = 8

5º - tRas = 7 (caso tenha posto a Cas em 2 mude este valor para 6)

6º - tRcd = 2

7º - tRp = 2 (Minha Spektec não aguentou esta e eu deixei o valor entre 3 e 4)

Com isso no meu micro da assinatura no teste do AIDA a coisa mudou da seguinte forma:

LEITURA: Antes: 1715Mb/s Depois: 1955Mb/s

ESCRITA: Antes: 506Mb/s Depois: 655Mb/s

Aumento de desempenho de 14% na leitura e de 29% na escrita. O que é bem significativo.

Se ainda assim o desempenho não for satisfatório, deixe a Memória em By Speed e experimente aumentar o FSB do Processador para 166 (333DDR) e baixar o multiplicador. Aumentar o FSB do Processador é onde obtemos os melhores resultados, pois obriga a memória a "dar mais", mas é uma mudança bem agressiva e que não são todos os sistemas que aguentam sem "apitar" literalmente, caso o micro não inicie desligue-o, e tente religá-lo com a tecla "Insert" pressionada, caso siga não re-iniciando reset a Bios pelo Jumper. É por tua conta e risco. Mas não te preocupes, este procedimento até se prove o contrário não danificará fisicamente nenhum componente. Para medir a estabilidade utilize o programa Memtest86.

mais informações em AQUI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por X-Hunter@22 mar 2004, 11:17

...Depois de algum tempo , resolvi trocar os dois módulos de memória por um da Samsung de 512  ddr400 , instalei e fui no setup e defini a freqüência de 400Mhz para a memória. Mas executando o teste do AIDA32 a taxa de leitura passou de 1.800MB para 1.600 MB e a de escrita de 710 para 510MB. Afinal , se a memória está funcionando em uma freqüência maior , porque as taxas caíram? Alguém sabe?

Obrigado!

Siga as dicas que passei pro usuário "andrepira".

Com o adicional de Command Rate CMD = 1T (que não é muito indicado para o caso de se usar mais de 1 módulo de memória)

Mais algumas considerações:

O KT400 é um ótimo chipset da VIA, mas infelizmente peca quando usa-se FSB Proc x Memo assíncrono. Talvez por isso obtias resultados melhores anteriormente quando usava as memórias em 266, já que o teu processador também é 266, ou seja, FSBs em sincronia.

Apesar de não serem tão respeitados, os Chipsets da SIS em geral obtem melhores resultados em sistemas assíncronos. Já o N-force, esse sim, tem um baita desempenho seja qual for os FSBs utilizados, síncronos ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae pessoal

Queria saber se da pra melhorar algo aqui !!!

Tem isso no setup :

DRAM Idle Timer : Infinite, 0T, 8T, 16T, 64T, AUTO

DRAM Refresh Mode : AUTO, 15.6 uSec, 7.8uSec, 64 uSec, 64T

o que eu posso alterar pra ficar melhor ?

T+ ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola+24 mar 2004, 01:09-->
X-Hunter@22 mar 2004, 11:17

...Depois de algum tempo , resolvi trocar os dois módulos de memória por um da Samsung de 512  ddr400 , instalei e fui no setup e defini a freqüência de 400Mhz para a memória. Mas executando o teste do AIDA32 a taxa de leitura passou de 1.800MB para 1.600 MB e a de escrita de 710 para 510MB. Afinal , se a memória está funcionando em uma freqüência maior , porque as taxas caíram? Alguém sabe?

Obrigado!

Siga as dicas que passei pro usuário "andrepira".

Com o adicional de Command Rate CMD = 1T (que não é muito indicado para o caso de se usar mais de 1 módulo de memória)

Mais algumas considerações:

O KT400 é um ótimo chipset da VIA, mas infelizmente peca quando usa-se FSB Proc x Memo assíncrono. Talvez por isso obtias resultados melhores anteriormente quando usava as memórias em 266, já que o teu processador também é 266, ou seja, FSBs em sincronia.

Apesar de não serem tão respeitados, os Chipsets da SIS em geral obtem melhores resultados em sistemas assíncronos. Já o N-force, esse sim, tem um baita desempenho seja qual for os FSBs utilizados, síncronos ou não.

Olá!

Muito obrigado pela ajuda Silviola , as taxas melhoraram bastante , mas a última config que você aconselhou (Comand rate CMD = 1T) , congelou a máquina na hora. Deixando essa opção desativada tudo fica estável.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OUVI DIZER QUE O WINDOWS 98 SE SO GERENCIA 64 MB, CREIO HAVER FUNDAMENTO NISSO POIS TENHO UM PC COM 256 MEMORIA DDR E É SÓ ABRIR 2 OU 3 NAVEGADORES E A MEMORIA JÁ ERA, PERCEBI ISSO QUANDO INSTALEI O RAMBOOSTER GERENCIA A MEMORIA, AGORA PERGUNTO AOS NOBRES COLEGAS SERIA POSSIVEL MELHORAR O GERENCIAMENTO DO WINDOWS SOBRE A MEMORIA ASSIM EVITANDO POSSIVEIS QUASE SEMPRE TRAVAMENTO DO PC.

TALVES ATUALIZAR O HIMENS.SYS ????? ALGUEM NOBRE PODERIA ME AJUDAR???

DESDE JÁ AGRADEÇO A VOSSA ATENÇÃO..

COLORADONET :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muita divergência sobre este assunto, principalmente porque a Revista Info publicou que o Windows 98 usava só 128Mb de Memória :tantan: . Eu uso o 98SE com 512Mb e estou muito satisfeito com o desempenho. O Windows reconhece e usa sim até 768Mb sem problemas (acima disso também, basta incluir uma linha no Autoexec.bat), o que acontece é que ele não gerencia tão bem quanto seus sucessores, mas isso pode ser contornado usando-se qualquer programa de gerenciamento em anexo, como o RamBooster ou o Cacheman, eu particularmente uso o RAMIdle. A coisa é bem lógica: Eua faço em Stock no 3Dmark01SE 8225 pontos. Quantos pontos tú acha que eu faria se o Windows 98SE só reconhecesse 64Mb dos meus 512?

Para mais informações leia ISTO.

PS.: Edite sua mensagem, pois é proibido postar somente em caixa alta (Caps Lock ligado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou leigo e preciso de uma ajudinha!

o meu fsb ta setado pra 134x15 = 2010.

tenho 512 ddr 400.

nesse caso minha memória estaria trabalhando a 266?

se eu jogar o fsb pra 200x10 = 2000 a memória vai trabalhar a 400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MINHA CONFIG DE MEMÓRIA ESTA LOGO ABAIXO SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR A OTIMIZAR MINHA CONFIG! :looka:

CURRENT HOST CLOCK 133

SDRAM FREQUENCY 400

(200/266/333/400)

CAS LATENCY AUTO

(1.5/2/2.5/3)

RAS PRECHARGE TIME 3

(2/3/4/5)

RAS PULSE WIDTH AUTO

(6/7/8/9)

RAS TO CAS DELAY 3

(2/3/4/5)

WRITE RECOVERY CYCLE 1T

(1T/2T)

BANK INTERLEAVE 4WAY

(2WAY/4WAY)

BURST LENGTH 4QW

(4QW/8QW)

1T COMMAND ENABLED

(ENABLED/DISABLED)

FAST COMMAND FAST

(NORMAL/FAST/ULTRA)

FAST R-2-R TURNAROUND DISABLED

(ENABLED/DISABLED)

P.S.: MEU FSB TA SETADO PRA 134 X 15 = 2010, E MINHA MEMÓRIA É SAMSUNG DDR 400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se teu sistema "aguenta" colocar o FSB do Processador em 166 x 12, baixar o FSB da Memória para 166 (DDR 333) e colocar os seguintes parâmetros. Lembrando que para cada parâmetro, iniciar o micro e fazer um benchmark com o AIDA.

Bank Interleave = 4 Way

Burst Lenght = 8QW

1T Command = Enabled

Cas Latency = 2T (se travar, tente 2,5T)

Ras Pulse Width = 7T (Veja se o desempenho aumento com 6T, provavelmente não)

Ras to Cas Delay = 2T

Ras Precharge Time = 3 (teste com 2 depois, seu chip é Samsung, poderá aguentar)

Fast Command = Normal (tente os outros depois, mas acho que vai travar com os timings agressivos que estou te passando)

Após verificar o desempenho no AIDA que deve ter dado uma boa aumentada passe o Memtest prá verificar se tú não "passou da conta", caso o Memtest86 acusar alguns erros vá baixando os timings até estabilizar.

Esse processo todo é bem chato e um tanto demorado, mas vale a pena.

PS: Caso Não consiga mudar o FSB do processador deixe-o em 133 e a memo em 400 e ajuste os timings do mesmo jeito. Talvez tua Samsung não aceite Cas 2 a 400Mhz, então deixe em 2,5T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda Silviola, já não sabia mais o que fazer!

Vou configurar no fim de semana e posto o resultado.

p.s.: Onde posso baixar os programas aida32 e memtest86?

Meu micro esta dando um erro quando jogo cs 1.6.

O jogo trava e exibe a tela de enviar relatório da microsoft dizendo que foi um erro na nvoglnt.dll.

Se não me engano esta é a dll do opengl da NVIDIA. Será que é problema com minha pl de vídeo? Será que pode ser a configuração da memória?

SERÁ, SERÁ. :D LOL

Se vocês conseguirem me ajudar a resolver este problema estarão me tirando uma ulsera! :zoio::D lol

Obrigado + uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MemTest86

Aida32

Drivers Nvidia

Via 4 in 1

Acho que o teu problema é Drivers, acima além dos links que pedistes tem os Drivers do Via 4 in 1 do teu Chipstet e o último driver da NVidia, prá tua VGA. Se esse erro é isolado no CS e isso não resolver pode ser problema no teu "exemplar" de CS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VALEU DE NOVO SILVIOLA!

FIZ O DOWNLOAD DOS PRAGRAMAS E TESTEI A MEMÓRIA ATÉ AS 3:00 DA MANHA DE HOJE <_< . MAS VALEU A PENA, MINHA MÁQUINA TA TININDO AGORA!

A CONFIGURAÇÃO QUE VOCÊ ME PASSOU NÃO OBTEVE BOM RESULTADO, MAS COM ELA APRENDI A CONFIGURAR E a partir DAI FUI MODIFICANDO E OBTIVE O SEGUINTE RESULTADO:

SYSTEM PERFORMANCE ULTRA

SDRAM FREQUENCY 400

CAS LATENCY 2.5

RAS PRECHARGE TIME 3

RAS PULSE WIDTH 6

RAS TO CAS DELAY 3

WRITE RECOVERY CICLE 2T

BANK INTERLEAVE 4WAY

BURST LENGTH 4QW

1T COMMAND ENABLED

FAST COMMAND ULTRA

FAST R-2-R TURNAROUND ENABLED

COM ESTA CONFIGURAÇÃO OBTIVE O SEGUINTE DESEMPENHO:

AIDA32

READ / WRITE

CONFIG QUE VOCÊ PASSOU

1959 PONTOS / 621 PONTOS

CONFIG ATUAL

2026 PONTOS / 688 PONTOS

DIFERENÇA DE 67 PONTOS EM READ E WRITE

COM ISSO O SISTEMA FICOU MUITO ESTÁVEL :D , INCLUSIVE O PROBLEMA DO OPENGL NÃO ACONTECEU MAS, ATÉ AGORA.

SILVIOLA, MAIS UMA VEZ GOSTARIA DE AGRADEÇER.

AINDA BEM QUE EXISTE O FORUM E O SILVIOLA HAUHUAHU :D . UP PARA O FORUM E PRO SILVIOLA!!! :palmas:

P.S.: já TINHA ATUALIZADO OS DRIVERS DA BIOS, DA PL. VÍDEO E DA PL.MÃE. ERA A CONFIG DE MEMÓRIA MESMO QUE estava DEIXANDO O MEU SISTEMA MUITO INSTÁVEL.

A ÚNICA COISA QUE NÃO ENTENDI É POR QUÊ NÃO POSSO COLOCAR O FSB A 166 OU 200. SERÁ QUE É O PROCESSADOR QUE RESTRINGE? SERÁ QUE É A PL.MÃE?

SERÁ..., SERÁ... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@26 mar 2004, 00:29

Olha, nunca ouvi falar destes timings, talvez nem sejam timings.

Essa eu perdi. Se alguém se habilitar a explicar o que significa estas opções.

Desculpa Roger.

Desculpa aí pessoal !!! :(

silviola botei as coisas erradas hehehe,deculpa ai.

Aqui vão as certas :

DRAM CAS Latency: 2.0 clocks, 2.5 clocks, 3.0 clocks.

DRAM RAS Precharge: 4 clocks, 3 clocks, 2 clocks.

DRAM RAS to CAS Delay: 4 clocks, 3 clocks, 2 clocks.

DRAM Precharge Delay: 8 clocks, 7 clocks, 6 clocks, 5 clocks.

DRAM Burst Length: 4 clocks, 8 clocks.

Agora acho q são timmings !!!

O q da de fazer pra ficar melhor ?

T+ :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada devo alertá-lo que se você estiver usando a Memória em "Single Channel" (apenas 1 pente), está desperdiçando literalmente metade do desempenho do seu processador.

Usar "Double Channel" num P4 HT é uma necessidade, e tem que ser uma Dual 400DDR (1 par de Memo de 400Mhz=800Mhz, FSB do P4 HT). Mesmo que teu P4 seja 533, ainda assim um Dual 400 é preciso, afinal, é melhor que sobre banda do que falte.

Vamos agora aos ajustes dos timings:

DRAM Burst Length: 8 clocks.

DRAM Precharge Delay: 7 clocks (tente 6 também e analise a estabilidade)

DRAM CAS Latency: 2.5 clocks (veja se tua Memo aceita 2 a 400Mhz, se aceitar, melhor)

DRAM RAS to CAS Delay: 2 clocks (se não der 2, coloque 3)

DRAM RAS Precharge: 2 clocks (se não der 2, coloque 3)

Para cada mudança reinicie o micro e meça o aumento de desempenho com o AIDA32 ou o Sandra. Quando chegar a um resultado satisfatório, faça um disquete com o Memtest e deixe dar umas 2 passadas prá verificar erros, se der erro não se preocupe, inicie o micro e vá subindo os clocks, 1 a 1. É chato? É! Mas pode tranquilamente aumentar em até 30% o desempenho do micro.

Uma Dica: Venda seu pente de 512 MB PC3200 e compre 2 pentes de 256Mb PC3200, de preferência de uma marca boa, Samsung, Kingston, etc... Dá uma olhada na e-Hardware ou na WAZ, sempre há algumas promoções boas de Memo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

silviola estava pesando em botar aqui em dual memos PC4000 q saõ de 500mhz, porque aqui fiz um overzinho no proc e dai o fsb de 800mhz subiu pra 1064mhz.

você acha q vai funcionar as memos PC4000 na minha P4P800 ?

T+ :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, PC4000 ainda não são oficialmente reconhecidas, o negócio é tú dar uma vasculhada na Internet prá saber se esta tua placa-mãe dá suporte a elas, ou se pelo menos aceita elas como se PC3200 fossem. Daí com um over você chega aos 1GHtz. O negócio é valculhar prá não ter perigo de errar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sua MB é antiga, neste caso podem haver 3 limitações:

1ª: A Quantidade Máxima da Memória por Pente.

2ª: Incompatibilidade das Memos com esta placa-mãe.

2ª: A Quantidade Máxima de Memória por Chip (a mais provável).

Poucas pessoas atentam a este detalhe, mas mais importante que a limitação da quantidade total é a quantidade de memória por chip.

Se não me falha a "memória", a TX-Pro só aceita chips com no máximo 16 Mb por Módulo, neste caso este seu Chip de 256 Mb deverá ter 8 ou menos chips ao total, o que resultariam em mais de 16 Mb por chip. Por isso o reconhecimento de somente a metade da quantidade total.

Uma solução seria trocar este pente por um que contenha 16 chips de 16Mb cada: 16Mbx16chips=256Mb

Talvez uma atualização da Bios possa resolver o problema, ainda que eu acha particularmente difícil.

Se quiser atualizar tente achar uma meio recente no www.driverguide.com (User: "driver" / Senha: "all")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: Olá Silviola

Muito obrigado por ter mi tirado essa dúvida, eu gostaria de atualizar a bios, como você falou podarei resolver o meu problema, mais não sei como faço para atualizar a bios você poderia mi explicar, ficaria muito grato

O modelo da placa é TX-PRO PCChips M571

Edmidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...