Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

Postado Originalmente por Pado@08 set 2004, 00:54

Sem me alongar muito, gostaria de saber como posso ver a latencias das memorias, será na BIOS ou via programa ( no AIDA32 - não consigo ). :cry:

Espero a ajuda de todos, abraços.

Utilize o Hwinfo, de preferência o para DOS, para isso crie um Disquete de Boot e copie o Hwinfo para ele.

Tú deves levar em conta a freqüência do pente mais lento (no caso 100Mhz) e a latência mais alta (conforme resultado do HWinfo).

Tudo isso porque as placas-mãe não conseguem configurar individualmente cada pente e a mesma configuração vale para todos os slots, logo, para evitar instabilidade as configurações devem ser de acordo com a memória mais lenta, em cada quesito. Trocando em miúdos, prá não se incomodar, o negócio é nivelar por baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola+08 set 2004, 01:08QUOTE (silviola @ 08 set 2004, 01:08) Matrixmail@07 set 2004, 20:14

Eai silviola  :-BEER, tenho um Processador 2400+ (FSB 266) e uma memória de 512 Mb DDR 333 Genérica Infinion, qual a configuração melhor para se aproveitar o processador e a memória.

Tá rodando assim Processador 134/33 com o multiplicador em 15x e a memória a 2,5 / 3 / 3 / 6.

Ajuda ai para fazer um overclock da hora :devil: ...

Valeu :joia:

Meu sistema é parecido com o teu, talvez minhas configurações podem te servir:

FSB: 166/33 x 12,5 = 2075 Mhz (Athlon XP 2600+)

2,5-3-3-7

Bank Interleave = 4

Burst Lenght = 8

Comand Rate = 1T

VCore = 1,65V (talvez dependendo das tensões da tua fonte pode ser preciso aumentar o VCore, vá de 0,01 em 0,01 até estabilizar. Pode ser preciso dar uma refrescada nos timings, pois aumentar o FSB do processador mantendo o divisor PCI em 33Mhz é sempre melhor que qualquer timing agressivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola+08 set 2004, 01:17QUOTE (silviola @ 08 set 2004, 01:17) Pado@08 set 2004, 00:54

Sem me alongar muito, gostaria de saber como posso ver a latencias das memorias, será na BIOS ou via programa ( no AIDA32 - não consigo ). :cry:

Espero a ajuda de todos, abraços.

Utilize o Hwinfo, de preferência o para DOS, para isso crie um Disquete de Boot e copie o Hwinfo para ele.

Tú deves levar em conta a freqüência do pente mais lento (no caso 100Mhz) e a latência mais alta (conforme resultado do HWinfo).

Tudo isso porque as placas-mãe não conseguem configurar individualmente cada pente e a mesma configuração vale para todos os slots, logo, para evitar instabilidade as configurações devem ser de acordo com a memória mais lenta, em cada quesito. Trocando em miúdos, prá não se incomodar, o negócio é nivelar por baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Matrixmail@08 set 2004, 10:10

...entrentanto fica aqui outra dúvida ? É melhor aumentar o FSB do processador ou timings (sei que neste caso deve-se abaixar, quanto menor melhor) da mémoria? Com qual desses aumentado o computador vai ficar mais rápido?

Desde já agradeço novamente :joia:

Olha, como seu processador tem FSB 266Mhz, sem dúvida, aumentar seu FSB para 333 e deixá-lo em sincronia com a memória garante um desempenho muito melhor do que baixar os timings da memo. Resta saber se o processador e a sua fonte aguentarão numa boa esse OC, mas prá saber, só testando. ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pado@09 set 2004, 02:28

Valeu, gaudério... :bandeira: Ontem mesmo verifiquei na BIOS e vi o seguinte:

SDRAM Configuration - estava em By SPD ( tinha mais: user/7ns 143Mhz/8ns 125Mhz;

SDRAM CAS Latency - (não estava setado, pois estava em By SPD) mas tinha 2/ 3;

SDRAM RAS Precharge time - (não estava setado, pois estava em By SPD) mas tinha 2/ 3;

SDRAM RAS to CAS Delay - (não estava setado, pois estava em By SPD) mas tinha 2/ 3T;

Read Around Write - disabled / Enabled;

CPU-DRAM Back-Back Transaction - disabled / Enabled;

Delayde Transaction - disabled / Enabled;

PCI to DRAM Prefetch - disabled / Enabled;

Byte Merge - disabled / Enabled;

MD to HD Delay - Auto/ 0 T / 1T.

Mas como ainda não tenho ideia do que fazer, estou no aguardo. O que achas do que consta da BIOS da MB? Adianta para algo?

Vou tentar baixar o programa. Qual o Link? Valeu !!! t+

Pedro. :palmas:

Eu acho que o melhor a ser feito no seu caso é deixar em By SPD mesmo, pois como tú mesmo relatastes a configuração manual não permite setar a memória para 100Mhz (SDRAM Configuration - estava em By SPD ( tinha mais: user/7ns 143Mhz/8ns 125Mhz). Sendo assim, a possibilidade de se mexer nos timings cai por terra devido a esse fato, terás que ficar preso ao By SPD.

Quanto ao Hwinfo, tú podes baixá-lo aqui: HWInfo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Postado Originalmente por Diogo@22 ago 2003, 13:15

<font color='#0000FF'>Aqui em uso timings bem agressivos, eu apenas não sei pra que serve a opção bank interleave que tem as opções: disable, 2 bank, 4 bank e auto

meus timings:

Cas Latency: 2.0DDR

Ras to Cas Latency: 3T

Ras Precharge Delay: 2T

Active Precharge Delay: 6T

1T Command Control: Enable

Minha Config ta na assinatura, e minha memo é de marca (Kingston) pois com esse timing quase totalmente agressivo, uma memo genérica não iria funcionar

falou :)</font>

agressivos?

estou usando em um pente 256MB DDR333(PC2700) genérica

cas 2.5

bank interleave 4w

precharge to active 2t

active to precharge 6t

active to CMD 2t

REF to act 12t

DRAM Command Rate 1t

Vlink 8x Supported enable

teste varias vezes e nunca deu nada, funciona perfeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kaduribeiro@05 out 2004, 01:12

Tem como alterar a quantidade de memoria no windows? ( dentro de meu comp. PROPRIEDADES)

Olá kaduribeiro, bem vindo ao Forum.

Clicando com o direito do Mouse em "Meu Computador" e depois em propriedades, a aba Geral mais especificamente mostra os dados fornecidos pelo Windows, e não podem ser alterados, é apenas um resumo da configuração do seu processador e quantidade de Memória disponível para o Sistema.

A única maneira de adicionar mais memória é fazê-la fisicamente, ou seja, comprando-se um novo módulo compatível com a Placa-Mãe e instalando-o (caso não saiba com fazer peça a um bom técnico).

Existem algumas exceções caso sua Placa-Mãe tiver video onboard (integrado), neste caso na Bios o usuário pode separar alguns MB do Sistema para o Video.

Ex:

-Na sua Placa-Mãe têm instalados 256MB de Memória.

-Destes 256MB de Memória, 64MB estão separados para o Video.

-Neste caso o Windows mostrará apenas a memória do sistema: 192MB

-(256MB Instalados) - (64MB Video Onboard) = (192MB para o Sistema)

Se você usa o micro prá trabalhos de escritório, internet, enfim, coisas que não requerem um grau avançado de processamento 3D, então não precisa de 64MB para o Video Onboard, neste caso, entre na Bios e baixe para 8MB, tendo como base o exemplo acima, você liberará para o sistema 248MB ao invéz de 192Mb (256MB-8MB=248MB). Se bem que quem quer um melhor processamento 3D deve sair definitivamente do Video Onboard e adquirir uma Placa Aceleradora 3D, de preferência AGP se sua Placa-Mãe tiver tal slot.

Respodendo a pergunta: Se como no exemplo, você também possui Video Onboard, então pode-se aumentar a quantidade da memória mostrada nas Propriedades do Sitema separando menos memória para o Video no Setup da Bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse tópico :palmas:. Ele me inspirou a mexer nas configs da minha memo e a realizar o meu primeiro clear CMOS :wacko: !!! Usei os timings 2,0 - 3 - 2 - 7 e não deu certo. Com 2,0 - 3 - 3 - 7 funcionou mas... Os medidores de temps começaram a ficar loucos e a indicar que o cpu estava em 76C :zoio: !!! Retornei ao autodetect as memo, e o problema continuou e acabei desfazendo o over (200*10,5) e retornar tudo ao default (166*12,5). Enfim... mexer nessas memos com o sistema em OC pode causar esse problema mesmo? Qual seria a config show para as memos? Tem essa janela do cpu-z que eu acho interessante olhar,

71556-meucpuz1.gif

No SPD timings table é a config ótima da memo para uma determinada frequência?

71556-meucpuz2.gif

É melhor deixar tudo em 166 e otimizar ao máximo a memo ou fazer um soft OC para (200*10,5) e não mexer na memo, ou pelo menos não muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pisicohtico@11 out 2004, 00:47

Afinal...

O que significa esses 2t 2.5t e 3t???

T=Timing

Retirado da capa do site:

"...cada número desses indica um determinado tempo em ciclos de clock. Um "2" significa um tempo de 2 clocks e assim por diante. Essas latências medem, a grosso modo, o tempo que sua CPU leva para escrever ou ler da memória, e portanto via de regra quanto menores forem essas latências, menos tempo sua CPU "espera" pelos dados, implicando melhor desempenho. Como nada é de graça, quanto mais "agressivos" (menores) forem esses números, mais difícil será obter um sistema estável."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bigboss@14 out 2004, 16:58

o que vocês me dizem da Vcore da Memo na BIOS? Ela pode ser ajustada para melhorar a estabilidade? Qual é máximo seguro para a minha, por exemplo, q tem seu vcore no mínimo na BIOS? (min 1.600v~max1.800v)

Em caso de Overclock, o VDIMM pode ser ajustado em algumas placas-mãe para se obter maior estabilidade. Os riscos em se fazer Overvolt na Memo são os mesmo do CPU, a diferença é que não existem CPUs genéricos. :D Se sua memória for genérica e quizeres fazer overvolt faça com moderação. No caso das memórias de marca, os proprios fabricantes fornecem o valor máximo para o VDIMM, embora quase nunca respeitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse tópico . Ele me inspirou a mexer nas configs da minha memo e a realizar o meu primeiro clear CMOS  !!! Usei os timings 2,0 - 3 - 2 - 7 e não deu certo. Com 2,0 - 3 - 3 - 7 funcionou mas... Os medidores de temps começaram a ficar loucos e a indicar que o cpu estava em 76C  !!! Retornei ao autodetect as memo, e o problema continuou e acabei desfazendo o over (200*10,5) e retornar tudo ao default (166*12,5). Enfim... mexer nessas memos com o sistema em OC pode causar esse problema mesmo? Qual seria a config show para as memos? Tem essa janela do cpu-z que eu acho interessante olhar,

No SPD timings table é a config ótima da memo para uma determinada frequência?

É melhor deixar tudo em 166 e otimizar ao máximo a memo ou fazer um soft OC para (200*10,5) e não mexer na memo, ou pelo menos não muito?

amigo põe ao 11x200 que o over pega, pois os AXP não sao estáveis com o multiplicador a 10 e 10/5 o lance e 9.5 ou 11 11.5 12 e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas_AMD@25 out 2004, 19:26

as mesmo que trabalhao em ddr usao o fator multiplcador 2x ou seja 2x200 = 400mhz :joia: 2 pulços de clock

Apenas complementando o que o Lucas_AMD citou, a maioria das MB mostra o Clock Real das Memos e Proc. Devido ao fator DDR, para se obter o Clock Efetivo, multiplica-se o Clock Real por 2.

Quanto ao Double Channel (Memo 128Bits), o ideal é confirmar se ele está ativo com o CPU-Z ou o Everest. Se não estiver, dê uma olhada no manual da Placa-Mãe e veja qual a disposição correta dos Slots para ativá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas_AMD@24 out 2004, 17:52

Muito bom esse tópico . Ele me inspirou a mexer nas configs da minha memo e a realizar o meu primeiro clear CMOS  !!! Usei os timings 2,0 - 3 - 2 - 7 e não deu certo. Com 2,0 - 3 - 3 - 7 funcionou mas... Os medidores de temps começaram a ficar loucos e a indicar que o cpu estava em 76C  !!! Retornei ao autodetect as memo, e o problema continuou e acabei desfazendo o over (200*10,5) e retornar tudo ao default (166*12,5). Enfim... mexer nessas memos com o sistema em OC pode causar esse problema mesmo? Qual seria a config show para as memos? Tem essa janela do cpu-z que eu acho interessante olhar,

No SPD timings table é a config ótima da memo para uma determinada frequência?

É melhor deixar tudo em 166 e otimizar ao máximo a memo ou fazer um soft OC para (200*10,5) e não mexer na memo, ou pelo menos não muito?

amigo põe ao 11x200 que o over pega, pois os AXP não sao estáveis com o multiplicador a 10 e 10/5 o lance e 9.5 ou 11 11.5 12 e etc

Por incrível que parece o bicho está totalmente estável com 10,5*200! Já faz uma semana que ele tá nesse e nenhum pau, e com temps bem normais, mesmo num dia mais quente (o que aqui em sp está ficando raro) só deu 56C em full load. Só deu pau quando eu fui mexer na latência das memos... Parece que até os sensores da MB ficaram loucos quando eu fiz isso :wacko:, de uma hora para outra o speedfan, MBM, Asus probe, começaram a registrar 56-76C, dizer que a tensão estava zerada :zoio: , muito sinistro. Desfiz tudo, fiquei uns dois dias com a config padrão, e voltei ao 10,5*200 sem mexer nas latências e está tudo beleza. :palmas: Acho que a minha fonte já está no seu limite (não esquenta mas eu não boto fé nela) e mexer nas latências fez a minha fonte começar a arregar.

Agora mesmo o speedfan tá marcando 34-36C. Estou começando a desconfiar que o meu barton é um proc rebaixado :palmas:, se bem que comprar um 2800+ destravado na St Efigênia a apenas alguns meses atrás já foi muita sorte :palmas: . Enfim, semana que vem eu pego uma fonte de verdade, jogo 11*200, e depois eu penso em mexer ns latências novamente. Esse negócio é muito nebuloso, vi em outro lugar que 11 é um bom valor para o último dos timings :blink: . Tem que pesquisar muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola+25 out 2004, 18:42QUOTE (silviola @ 25 out 2004, 18:42) Lucas_AMD@25 out 2004, 19:26

as mesmo que trabalhao em ddr usao o fator multiplcador 2x ou seja 2x200 = 400mhz :joia:  2 pulços de clock

Apenas complementando o que o Lucas_AMD citou, a maioria das MB mostra o Clock Real das Memos e Proc. Devido ao fator DDR, para se obter o Clock Efetivo, multiplica-se o Clock Real por 2.

Quanto ao Double Channel (Memo 128Bits), o ideal é confirmar se ele está ativo com o CPU-Z ou o Everest. Se não estiver, dê uma olhada no manual da Placa-Mãe e veja qual a disposição correta dos Slots para ativá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei qual o teu processador: 1- Duron/Athlon/Semprom ou 2- Pentium 4/Athlon 64.

No 1º Caso o Dual Channel dá um ganho de performance bem pequeno, na casa de 5%. Neste caso, em termos de desempenho, importa mais Timings do que Freqüência.

No 2º Caso o Dual Channel é obrigatório se não quizeres subutilizar o processador. Neste caso, em termos de desempenho, importa mais Freqüência do que Timings.

Claro, melhor mesmo é Timings Baixos e Alta Freqüência, mas haja "pila" prá comprar este "naipe" de Memória.

No Everest o Dual vê-se em: Placa-Mãe -> Placa-Mãe -> Propriedades da memória do bus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@26 out 2004, 00:45

Não sei qual o teu processador: 1- Duron/Athlon/Semprom ou 2- Pentium 4/Athlon 64.

No 1º Caso o Dual Channel dá um ganho de performance bem pequeno, na casa de 5%. Neste caso, em termos de desempenho, importa mais Timings do que Freqüência.

No 2º Caso o Dual Channel é obrigatório se não quizeres subutilizar o processador. Neste caso, em termos de desempenho, importa mais Freqüência do que Timings.

Claro, melhor mesmo é Timings Baixos e Alta Freqüência, mas haja "pila" prá comprar este "naipe" de Memória.

No Everest o Dual vê-se em: Placa-Mãe -> Placa-Mãe -> Propriedades da memória do bus.

1 - athlon xp 3000+ da barton

acho q meu processador esta em baixo desempenho...teim a ve com o dual channel??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal tenho uma placa P4MA PRO, um celeron 2.5 GHZ funcionando beleza com um pente de 128 DDR PC2100...bem eu adquiri um pente de memoria de 512 DDR PC3200 e instalei so ele para fazer um teste mas fica um tempinhu no windows e o pc reinicia..., o que pode estar acontecendo...definitivamente não é compativel ou é necessario configurar manualmente? Se alguem puder me ajudar na configuração..agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...