Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

ATUALIZADO COM OBSERVAÇÃO QUANTO AO NCQ.

ATUALIZADO COM A PINAGEM DOS HD´S SATA.

Vários usuários do Clube do Hardware postam diariamente duvidas referentes a Discos Rígidos SATA-I e SATA-II. A confusão é grande quanto à velocidade, nomes, recursos e especificações dos dois padrões.

Pesquisando a respeito do assunto, me deparei com uma informação que quero dividir com todos e creio que pode acabar com muita confusão que vemos hoje;

SATA-II na realidade é o nome da organização que foi formada para especificar o padrão das novas gerações de Discos Rígidos SATA. A confusão foi tão grande, não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro, que essa organização mudou o nome e atualmente se chama SATA-IO (Serial ATA International Organization) clique aqui para conferir a versão em inglês.

Então qual é o nome correto para os já conhecidos SATA-I e SATA-II???

A nomenclatura correta é;

SATA-I = SATA-150 ou SATA 1,5Gb/s

SATA-II = SATA-300 ou SATA 3Gb/s

Observação:

3Gb/s são 375MB/s e não 300MB/s

1,5Gb/s são 187,5MB/s e não os 150MB/s

Porém o correto realmente é usarmos 150MB/s e 300MB/s porque temos que considerar que 20% de banda servem apenas para informações de paridade.

Mas qual o problema de chamarmos o SATA-300 de SATA-II???

SATA-II é na verdade todo e qualquer Disco Rígido que acompanha as normas impostas pelo SATA-IO.

O problema é que fabricantes e vendedores de posse dessa informação nomeiam seus HD´s como SATA-II sem que eles sejam SATA-300 para poder iludir os compradores, e muitas vezes conseguem. Hoje no mercado é fácil encontrarmos vários tipos de HD´s nomeados SATA-II;

1-) Discos Rígidos SATA-150 com “maquiados”. (Falso)

2-) Discos Rígidos SATA-150 com NCQ. (Falso)

3-) Discos Rígidos SATA-300 com NCQ. (Verdadeiro)

OBS.: Atualmente os fabricantes como Seagate e WD estão lançando diversos HD´s SATA-3Gb/s sem NCQ como é o caso do modelo ST300820AS da Seagate e diversos modelos da WD.

Respondendo outras duvidas sobre SATA;

Atualizado em 24/03/2006

A pinagem dos HD´s SATA é muito pouco difundida e não vi em nenhum dos fóruns que pesquisei, então caso alguém queira essa informação, ela esta abaixo;

O SATA utiliza-se de um cabo de dois pares (4 fios) para recepção e trasmissão de dados com uma impedância de 100 Ohms e um conector de 7 pinos para o transporte desses dados.

E a sua pinagem é assim;

HD´s SATA-I funciona em placa mãe SATA-II?

R= Sim sem problemas, porém com taxa de transferência de 150MB/s.

HD´s SATA-II funciona em placa mãe SATA-I?

R= Também sem problemas e também como no caso anterior à 150MB/s.

Posso instalar em uma Placa mãe SATA-II um HD SATA-I e outro SATA-II?

R= Sim você pode porém a placa ira fazer com que o HD SATA-300 trabalhe na mesma velocidade do menor SATA-150 (150MB/s). Isso somente não acontece quando você possui uma placa mãe com duas controladoras SATA distintas. Nesse caso se você instalar cada disco rígido em uma controladora eles trabalharão cada um na sua velocidade normal.

Todo SATA-II tem NCQ?

R= Sim, todos os HD´s SATA-300 possuem NCQ, enquanto no SATA-150 isso é opcional do fabricante.

E POR FAVOR POSTEM COMENTÁRIOS E DÚVIDAS.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

post-35715-13884907592802_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico Luciano! ...deveria ser destacado!!! :D

me ajudou com algumas dúvidas, porque esse negócio de SATA-II embananou muita gente... eu mesmo já sabia q meu HD tem as especificações do modelo SATA-II, mas, contudo, no entanto, todavia, porém ele não tem a taxa de transferência de SATA-300...

Posso instalar em uma Placa mãe SATA-II um HD SATA-I e outro SATA-II?

R= Sim você pode porém a placa ira fazer com que o HD SATA-300 trabalhe na mesma velocidade do menor SATA-150 (150MB/s).

...poh, isso é bem chato e eu não sabia disso, vou ter q aposentar meu disco SATA-150 se quiser comprar um disco SATA-300 pra melhorar meu desempenho, ou ainda comprar uma controladora Off-board pra colocar eles separados... :tantan:

...putsss... q @#$%@!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bem explicado luciano3001, parabéns!

Agora uma sugestão é você depois dar uma destacada ai que 1 Gb = 1 Giga Bit e 1 MB = 1 Mega Byte pois tem muita gente que lê na pressa e acaba confundindo B com b.

Eu mesmo conheço um amigo que fala que a conexão dele é 300Mbps (Mega bytes por segundo), assim ele interpreta o b, e olha que já explique isso várias vezes e ele insiste que ele que ta falando certo heheheheh...acho que ele não tem solução não.

Fica ai minha sugestão pra você adicionar ao tópico.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sonic@03 de dezembro de 2005, 10:02

Muito bem explicado luciano3001, parabéns!

Agora uma sugestão é você depois dar uma destacada ai que 1 Gb = 1 Giga Bit e 1 MB = 1 Mega Byte pois tem muita gente que lê na pressa e acaba confundindo B com b.

Eu mesmo conheço um amigo que fala que a conexão dele é 300Mbps (Mega bytes por segundo), assim ele interpreta o b, e olha que já explique isso várias vezes e ele insiste que ele que ta falando certo heheheheh...acho que ele não tem solução não.

Fica ai minha sugestão pra você adicionar ao tópico.

Até Mais B)

Obrigado pela colaboração...

Muito bem lembrado Sonic porque existe uma confusão muito grande entre a Banda dos HD´s SATA que são;

1,5Gb/s = SATA-150 ou SATA 1,5Gbps

3Gb/s = SATA-300 ou SATA 3Gbps

Aonde Gbps significa Giga bits por segundo

E a Taxa de transferencia que são;

150MB/s = SATA-150 ou SATA 1,5Gbps

300MB/s = SATA-300 ou SATA 3Gbps

Aonde MB/s significa Mega bytes por segundo.

Observação:

Gbps é o mesmo que Gb/s

MBps é o mesmo que MB/s

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@01 de dezembro de 2005, 18:50

Infelizmente é uma caracteristica técnica do SATA. Existem placas mãe modernas que tem portas SATA controladas por um chipset e outras por um chip separado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Amigo, eu atualizei a bios de uma ecs741gx-m porque não estava reconhecendo o processador Sempron.

agora, o gravador de cd não esta sendo reconhecido e quando eu coloco a configuração máxima do processador Sempron 2200+ 1.5ghz o máquina fica resetando e as vezes não liga.

sabe como resolvo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@01 de dezembro de 2005, 12:31

HD´s SATA-II funciona em placa mãe SATA-I?

R= Também sem problemas e também como no caso anterior à 150MB/s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Só corrigindo:

nem todos discos SATAII funcionam em placas-mãe que só suportam SATAI.

Alguns discos você tem que utilizar o DM do fabricante para mudar a arquitetura dele de SATAII pra SATAI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trancejay@06 de dezembro de 2005, 19:37

Só corrigindo:

nem todos discos SATAII funcionam em placas-mãe que só suportam SATAI.

Alguns discos você tem que utilizar o DM do fabricante para mudar a arquitetura dele de SATAII pra SATAI

Obrigado pela colaboração, não tive nenhum caso desses ainda e não sabia da informação vou atualizar no Post original.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Itamar Paes@06 de dezembro de 2005, 18:19

Amigo, eu atualizei a bios de uma ecs741gx-m porque não estava reconhecendo o processador Sempron.

agora, o gravador de cd não esta sendo reconhecido e quando eu coloco a configuração máxima do processador Sempron 2200+ 1.5ghz o máquina fica resetando e as vezes não liga.

sabe como resolvo isso?

Por favor amigo crie um novo tópico com o seu caso que não somente eu mas varios outros usuarios avançados podem responder e resolver o seu caso... Não esqueça de postar a configuração completa da sua maquina e sistema operacional.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, ali você diz que se tiver um HD SATA I e outro SATA II, será respeitado a velocidade do mais lento. Mas assim e quando a placa mãe possui 2 portas SATA e engatar um HD em cada porta, essa "limitação" continua?

Outra pergunta, em cada porta só podemos conectar um periférico? Existem cabos SATA que caibam por exemplo 2 HDs (como acontece com o cabo IDE?).

Obrigado pela ajuda!

muito bom tópico, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Caipers@08 de dezembro de 2005, 18:34

Luciano, ali você diz que se tiver um HD SATA I e outro SATA II, será respeitado a velocidade do mais lento. Mas assim e quando a placa mãe possui 2 portas SATA e engatar um HD em cada porta, essa "limitação" continua?

Outra pergunta, em cada porta só podemos conectar um periférico? Existem cabos SATA que caibam por exemplo 2 HDs (como acontece com o cabo IDE?).

Obrigado pela ajuda!

muito bom tópico, parabéns!

Olá Caipers,

A limitação não se deve ao números de portas do SATA (mesmo porque só podemos instalar um dispositivo por porta no Serial ATA, já respondendo a sua segunda pergunta...) e sim ao número de controladoras SATA da sua placa mãe se a sua placa mãe tiver por exemplo; 4 portas SATA controladas pelo chip Sil3114 e você instalar dois HD´s SATA um na porta 1 e outro na 4, os dois serão controlados pelo mesmo chip fazendo com que o todo o sistema trabalhe na velocidade do menor.

Existem placas que possuem duas controladoras SATA (normalmente 4 + 2 portas) e nessas placas você pode instalar um em cada controladora e ai sim eles trabalharam de forma independente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@09 de dezembro de 2005, 09:13

Olá Caipers,

A limitação não se deve ao números de portas do SATA (mesmo porque só podemos instalar um dispositivo por porta no Serial ATA, já respondendo a sua segunda pergunta...) e sim ao número de controladoras SATA da sua placa mãe se a sua placa mãe tiver por exemplo; 4 portas SATA controladas pelo chip Sil3114 e você instalar dois HD´s SATA um na porta 1 e outro na 4, os dois serão controlados pelo mesmo chip fazendo com que o todo o sistema trabalhe na velocidade do menor.

Existem placas que possuem duas controladoras SATA (normalmente 4 + 2 portas) e nessas placas você pode instalar um em cada controladora e ai sim eles trabalharam de forma independente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Ok muito obrigado! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico...é sempre bom aprender sobre o que vai entrar no seu pc XD

Só uma perguntinha,c a placa mãe tem 2 chips controlando os sata do computador e você põe um sataII em uma e um sataI em outra,ainda vai valer a regra do mais lento?

Ah...e parabéns pelo casamento,boa sorte na nova vida :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightroad@09 de dezembro de 2005, 16:32

Ótimo tópico...é sempre bom aprender sobre o que vai entrar no seu pc XD

Só uma perguntinha,c a placa mãe tem 2 chips controlando os sata do computador e você põe um sataII em uma e um sataI em outra,ainda vai valer a regra do mais lento?

Ah...e parabéns pelo casamento,boa sorte na nova vida  :joia:

Não! se tornam independente, cada um vai trabalhar obedecendo a própria velocidade!

Essa eu aprendi com o Luciano3001 hehe :bye::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22@09 de dezembro de 2005, 16:09

Qual desses tipos de HD é mais rápido?

Dois SATA-150 em RAID-0 ou Um SATA-300 normal???

Hehehe...

Vou responder a sua pergunta...

Se Leu no incio, então com certeza irá saber a resposta....

Um Sata-300 normal ganha de 6 a zero contra o Raid sata-150

Bom espero ter respindido esta pergunta!

Até Mais...

Luis Surek

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico, simples e direto

venho com 2 dúvidas então:

1- Li sobre uma hd sataII operar na velocidade da sataI se colocadas no mesmo chipset controlador, então uma hd sata nunca vai ter nada com uma hd pata, correto?

2- http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=2628

Neste respeitável site, uma hd sataI praticamente empata com as hd sataII, fiquei bastante decepcionado e gostaria de saber se alguém pode me comprovar isso.

abraços, até :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Caipers@09 de dezembro de 2005, 18:37

Não! se tornam independente, cada um vai trabalhar obedecendo a própria velocidade!

Essa eu aprendi com o Luciano3001 hehe  :bye:  :D

É exatamente como o Caipers disse, cada um vai trabalhar em sua velocidade é claro observando que a controladora que controla o SATA-3Gps deve ser também SATA-3Gps para que ele trabalhe a essa velocidade.

Atenciosamente,

Esticando a lua de mel até 02/01/2006, Em breve estarei de volta e desejo a todos do nosso fórum um feliz Natal e um Ótimo Ano Novo para todos nós.

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...