Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Minha placa mãe M2N-E está chegando, e ela tem suporte a SATA 300 (SATA-II).Atualmente tenho um HD SATA 150.

Agora queria saber se eu colocando outro HD SATA-II junto com o SATA-I, este SATA-II vai funcionar na velocidade de 150?? porque pelo q li no primeiro post de explicação fala isso, só que acrescenta que vai depender se a placa mãe tiver 2 controladoras.

Será que esta placa mãe (M2N-E) não tem 2 controladoras que faz com q os dois HD's trabalhem na velocidade real (150 e o outro 300).???

Olhe, eu tenho uma M2N-E e dois HDs, SATA I e II de 80GB da Samsung. Ambos funcionam em velocidades independentes, testei isso ontem e fiquei feliz por não ter alterado a performance do SATA II de acordo com o benckmark do Everest (Buffered Test, se não me engano), assim sei que não vou precisar um HD novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano3001 e demais participantes do fórum,

Comprei uma placa mãe M61VME-S2 (Gigabyte) e não consegui fazer um HD Seagate de 20 GB (ele é IDE) funcionar nessa placa.

Pergunto:

- preciso colocar um Sata II nessa placa ? A placa tem duas entradas Sata II.

- devo dispensar o Seagate IDE ?

Aguardo respostas e agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano3001 e demais participantes do fórum,

Comprei uma placa mãe M61VME-S2 (Gigabyte) e não consegui fazer um HD Seagate de 20 GB (ele é IDE) funcionar nessa placa.

Pergunto:

- preciso colocar um Sata II nessa placa ? A placa tem duas entradas Sata II.

- devo dispensar o Seagate IDE ?

Aguardo respostas e agradeço a ajuda.

Olá Amigo,

Primeiro eu acho que você deveria realmente substituir o seu HD IDE por um SATA, pois essa tecnologia é muito mais atual e trara beneficios para você.

Agora quanto ao erro na instalação verifique os jumpers e fique atento pois não ha necessidade de instalar um HD SATA para que o HD IDE funcione e pode ser que as portas da sua placa estejam apresentando defeito.

Atenciosamente,

Luciano Roberto dos Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano primeiramente queria te parabenizar pelo otimo topico...

Mas vamos ao assunto cara to com uma duvida aqui tipo tenho uma asus k8n e quero comprar um hd sata II mas pelo q eu li não são todas as placas mãe quer suportam hds sata II e placa mãe de hds sata I com velocidade menor queria saber ce a minha suporta????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvida sobre o SATA II 160 GB

Galera, nesse tipo de HD eu posso fazer qualquer tipo de instalação certo:???

Ouvi dizer que para esse tipo só é possivel instalar o XP se for com driver RAID...isso procede???

Lembrando que tenho uma placa-mãe P5vd2-x da Asus

valeu...aguardo resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meus queridos!

Passei as últimas 2 horas lendo TODAS as respostas deste tópico.

Putz, aprendi muita coisa sobre SATA... :lol:

Este é o 1o contato que tenho com esta interface, e acabei de comprar uma MoBo Asus P5VD2-MX (chipset VIA VT8237A) e 1 HD Samsung de 80 Gb SATA-II.

Ainda não montei o micro, mas já pintaram as dúvidas:

1- Esta MoBo suporta SATA-II? (no manual, não especifica isso)

2- No manual diz q/ essa controladora não exige o "MakeDisk" para ser reconhecida durante a instalação. Isso é verdade?

Então não precisarei dar F6, nem usar o disco com os drivers?

3- Costumo à ter 3 partições primárias, cada uma com 1 S.O. (WinXP, Win2000, Win98), pois desenvolvo programas, e preciso testá-los em cada S.O.

Conseguirei instalar o Win98 no HD SATA?

(à princípio, me pareceu que NÃO. Mas lendo as respostas do tópico, e SE a minha controladora não precisa do "makedisk" para ser reconhecida pelo S.O., acho que vai dar, né?)

4- Se não der, existe algum outro modo (mesmo q/ complicado), para conseguir instalar o Win98 SE no SATA?

Agradeço a ajuda de todos, e parabéns ao Luciano pelo ótimo tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Para começar, desculpe por estar perguntando o que já foi comentado e explicado aqui neste tópico, mas mesmo seguindo as suas orientações (passo-a-passo), não consigo fazer com que meu sistema (assinatura) reconheça meu HD Samsung SATA II 80GB (HD080HJ) como sata pois no meu Windows XP Home (XPSP2) o hd esta como ide e modo ultra dma modo 5. Antes de instalar a placa-mãe Gigabyte GA-965P-DS3, baixei o driver sata da gigabyte e também a atualização da bios desta Gigabyte. Preparei os disquetes e então atualizei a bios (durante a instalação, primeiro boot) e na instalação do XP teclei o F6 e usei o disquete com driver sata. Tudo como li aqui mesmo no seu tópico, execelente, como já dito por todos aqui. Talvez eu tenha cometido um erro durante a instalação do XP, pois havia uma série de drivers disponíveis na tela quando teclei o F6. Todos pareciam iguais e então optei pelo segundo que mencionava XP 32 bits (ou algo assim, não lembro ao certo). Mas o XP instalou sem problema a partir daí e esta tudo certo. O problema é que meu HD "SATA" está funcionando como um HD "IDE" ATA100. Também atualizei o chipset Intel através do site da própria Gigabyte na esperança de que isto resolvesse o problema mas de nada adiantou, aparentemente. Ao menos no Gerenciador de Dispositivos parece estar tudo a mesma coisa. Meu chipset é o Intel IHC8

(Northbridge Intel P965 Express e Southbridge Intel IHC8).

Já tentei alterar no "Integrated Peripherals" (opção do setup da minha placa-mãe) para o AHCI mas dá erro. Quando o sistema reinicia após a alteração aparece uma mensagem informando que o dispositivo só aceita uma unidade ide e uma unidade de CD. Só quero usar o hd como SATA, nem ligo para o NCQ. O que estou fazendo de errado? Ah sim, minha placa-mãe tem seis portas SATA 3.0, 4 controladas pelo Intel IHC8 e duas pela própria Gigabyte. Já tentei instalar o HD tanto na porta Intel quanto na Gigabyte. Em ambas continua como IDE ATA100. Não estou nenhum jumper para limitar a velocidade do hd. Também esta como ATA100... nem SATA 1 apareceu.

Em tempo, este sistema é novo, tudo comprado lacrado, exceto o dvd, monitor, fonte e placa de som, pois fiz upgrade dos demais componentes.

Agradeço, desde já qualquer ajuda. Acho que deve ser algum erro bobo meu... mas sei lá. Tem como eu instalar algum driver "SATA" com o Windows "já" instalado??? Se sim, como? Pergunto porque já tentei mas sem sucesso algum.

Obrigado.

Ô¿~

------------------------------------

D080HJ

- Disco rígido de alta performance de 3,5"

- Interface Serial ATA II Nativo (3,0Gbps) com NCQ (Native Command Queuing)

- 80GB de capacidade formatada (*)

- Arquitetura baseada em Processador de Sinal Digital Dual (DSP) de alta velocidade

- Velocidade de 7.200rpm e 8 MB de buffer

- Tempo de busca médio de 8,9ms

- Correção de erros RLL/ECC OTF

- Tecnologia de rolamentos fluido-dinâmicos para o motor de rotação

- Concordante com S.M.A.R.T. e RoHS

- Permite Hot Plug & Hot Swap

- NoiseGuard tm

- Silent Seek tm

------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá eu comprei um Hd sata 2 porém não consegui instala-lo na minha placa mãe uma ASUS a7v600-f. já fiz todos aquele passos criar disquete e tentar instalar o win xp mas quando chega na hora de me mostrar o hd o sata não aparece. então estou usando um hd ata normal mas quando vou em gerenciador de arquivos ele esta lá, mostrando como se tivesse em conflito aguém sabe como me ajudar? Agradeço desde já.

brigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Para começar, desculpe por estar perguntando o que já foi comentado e explicado aqui neste tópico, mas mesmo seguindo as suas orientações (passo-a-passo), não consigo fazer com que meu sistema (assinatura) reconheça meu HD Samsung SATA II 80GB (HD080HJ) como sata pois no meu Windows XP Home (XPSP2) o hd esta como ide e modo ultra dma modo 5. Antes de instalar a placa-mãe Gigabyte GA-965P-DS3, baixei o driver sata da gigabyte e também a atualização da bios desta Gigabyte. Preparei os disquetes e então atualizei a bios (durante a instalação, primeiro boot) e na instalação do XP teclei o F6 e usei o disquete com driver sata. Tudo como li aqui mesmo no seu tópico, execelente, como já dito por todos aqui. Talvez eu tenha cometido um erro durante a instalação do XP, pois havia uma série de drivers disponíveis na tela quando teclei o F6. Todos pareciam iguais e então optei pelo segundo que mencionava XP 32 bits (ou algo assim, não lembro ao certo). Mas o XP instalou sem problema a partir daí e esta tudo certo. O problema é que meu HD "SATA" está funcionando como um HD "IDE" ATA100. Também atualizei o chipset Intel através do site da própria Gigabyte na esperança de que isto resolvesse o problema mas de nada adiantou, aparentemente. Ao menos no Gerenciador de Dispositivos parece estar tudo a mesma coisa. Meu chipset é o Intel IHC8

(Northbridge Intel P965 Express e Southbridge Intel IHC8).

Já tentei alterar no "Integrated Peripherals" (opção do setup da minha placa-mãe) para o AHCI mas dá erro. Quando o sistema reinicia após a alteração aparece uma mensagem informando que o dispositivo só aceita uma unidade ide e uma unidade de CD. Só quero usar o hd como SATA, nem ligo para o NCQ. O que estou fazendo de errado? Ah sim, minha placa-mãe tem seis portas SATA 3.0, 4 controladas pelo Intel IHC8 e duas pela própria Gigabyte. Já tentei instalar o HD tanto na porta Intel quanto na Gigabyte. Em ambas continua como IDE ATA100. Não estou nenhum jumper para limitar a velocidade do hd. Também esta como ATA100... nem SATA 1 apareceu.

Em tempo, este sistema é novo, tudo comprado lacrado, exceto o dvd, monitor, fonte e placa de som, pois fiz upgrade dos demais componentes.

Agradeço, desde já qualquer ajuda. Acho que deve ser algum erro bobo meu... mas sei lá. Tem como eu instalar algum driver "SATA" com o Windows "já" instalado??? Se sim, como? Pergunto porque já tentei mas sem sucesso algum.

Obrigado.

Ô¿~

------------------------------------

D080HJ

- Disco rígido de alta performance de 3,5"

- Interface Serial ATA II Nativo (3,0Gbps) com NCQ (Native Command Queuing)

- 80GB de capacidade formatada (*)

- Arquitetura baseada em Processador de Sinal Digital Dual (DSP) de alta velocidade

- Velocidade de 7.200rpm e 8 MB de buffer

- Tempo de busca médio de 8,9ms

- Correção de erros RLL/ECC OTF

- Tecnologia de rolamentos fluido-dinâmicos para o motor de rotação

- Concordante com S.M.A.R.T. e RoHS

- Permite Hot Plug & Hot Swap

- NoiseGuard tm

- Silent Seek tm

------------------------------------

Oi amigo ,,,,

1) : da uma olhada que no teu HD tede de ter , ums jamper do lado da laimentação de energia ,,,eles regulan a velocidade que voce quer que eles roden .

2) : configura no setap ele como sata

3) : Talveis os arquivos que voce coloco no inicio da instalação do XP não foron os apropiados ,,,, lamentavelmente vai ter que formatar e buscar no CDs da placa-mãe o arquivo a respeito de sata e controladoras

Espero ter ayudado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos,

Estou com um problema que não consigo resolver e está me deixando maluco :mad: ... hehehehe

Me ajudem:

Tenho uma MO Asus P5LD2 SE, com 2 Hds: 1 IDE com 160Gb (master) e 1 Maxtor de 250 Gb SATA II 7200 RPM 8 Mb Cache (slave). Rodando Win. XP.

Quando instalei o HD SATA, já tomando uma surra, o HD de 160Gb passou a ter 130 GB e o HD SATA de 250 só acusa ter 130GB tb !!! Sendo que ambos funcionam perfeitamente dessa forma.

Já tentei de tudo dentro do meu conhecimento.

Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar ??? :lol:

Grato pela colaboração.

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo ,,,,

1) : da uma olhada que no teu HD tede de ter , ums jamper do lado da laimentação de energia ,,,eles regulan a velocidade que voce quer que eles roden .

2) : configura no setap ele como sata

3) : Talveis os arquivos que voce coloco no inicio da instalação do XP não foron os apropiados ,,,, lamentavelmente vai ter que formatar e buscar no CDs da placa-mãe o arquivo a respeito de sata e controladoras

Espero ter ayudado !

Olá. Olha até tentei isto, verifiquei se o jumper que limita o SATA2 para SATA1 estava ligado (não esta) e também instalei o XP seis vezes que são as opções (seis) de cada driver que acompanha o CD de instalação da placa-mãe. Fiz o mesmo (seis instalações) com o driver baixado do site da Gigabyte. Resultado: tudo a mesma coisa. Tenho um HD SATA2 que funciona na velocidade de um IDE ATA100. Bom, como não consegui resolver e como está funcionando, ainda que em uma velocidade bem abaixo do que "poderia" funcionar... deixei assim mesmo. Mas obrigado pela sua dica.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos,

Estou com um problema que não consigo resolver e está me deixando maluco :mad: ... hehehehe

Me ajudem:

Tenho uma MO Asus P5LD2 SE, com 2 Hds: 1 IDE com 160Gb (master) e 1 Maxtor de 250 Gb SATA II 7200 RPM 8 Mb Cache (slave). Rodando Win. XP.

Quando instalei o HD SATA, já tomando uma surra, o HD de 160Gb passou a ter 130 GB e o HD SATA de 250 só acusa ter 130GB tb !!! Sendo que ambos funcionam perfeitamente dessa forma.

Já tentei de tudo dentro do meu conhecimento.

Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar ??? :lol:

Grato pela colaboração.

André

Olá. Verifique se o seu XP tem ou não instalado o Service Pack 2 da Microsoft. O XP não reconhece HDs com mais de 130GB "sem" o SP2. Tem um tópico (parece que esta até destacado) aqui mesmo no fórum de discos rígidos explicando isto.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos sou novo aqui no forum , acabei de comprar uma maquina nova um athlon 64 X2 3800+, placa-mãe: m2n-mx(chipset nforce430) 1 gb de ddr2 e um hd sata II samsung , realizei varios testes com o hd e sei que a taxa maxima teoria de transferencia é de 300mbps porém nos testes com o hd tach o maximo de burst speed de consigo é 210mbps , e taxa media de 52mbps gostaria de saber se esses numeros sao normais porque nao estou conseguindo instalar aqueles drivers que vem com a placa-mãe para substituir os drivers de controladoras SATA padrão do windows , estou perdendo desempenho por nao conseguir utlizar o nvidia ide sw????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá galera... vou comprra ourto HD, tava pensando em pegar q tenha muito espaço e q seja bom pra durar um bom tempo... achei esse HD aqui:

http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?vgnextoid=8eff99f4fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US

no site diz q a ele é d 3Gb/s... isso quer dizer q ele é SATA-II com NCQ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Gostaria de saber se alguem tem o HD Seagate 320 GB ST3320620AS e se el realmente tem NCQ ?

Pois em alguns sites de venda diz que tem mas onde devo comprar http://www.boadica.com.br/query04.as...18&XT=5 &XE=3

não fala nada sore NCQ !

Me ajudem!

Olá pessoal... voltei a ativa no meu amado e bem visitado Tópico ^^

Quanto a duvida do colega... compre sem preocupações pois o HD mencionado tem sim o NCQ como todos os outros modelos da linha 7200.10 da seagate...

Quanto as duvidas anteriores... não vou responder pois devido ao tempo que elas estão no tópico creio que a grande maioria ja tenha sido resolvida...

Aos que ainda precisam de ajuda, por favor postem novamente e terei prazer em responde-los...

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Pelo que entendi lendo o tópico, não são todos HDs Sata II que funcionam em placas-mãe somente com suporte a Sata I.

Eu estou precisando comprar um HD e gostaria de saber se um desses 2 HDs irá funcionar na minha placa-mãe Intel D915PGN:

HD MAXTOR Sata II 250GB 7200RPM 8MB STM3250820AS DiamondMax 21

ou

HD SAMSUNG Sata II 250GB 7200RPM 8MB Series SpinPoint P Series Model SP2504C

Aguardo respostas.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DanielSM, acredito que sim, até agora eu não ouvi falar de uma placa mãe mesmo com suporte só ao SATA I não suportar HDs SATA II, você vai ter que jumpear o HD SATA II para que ele trabalhe a 1.5 GB/s e a sua placa mãe aceite ele, normalmente os HDs SATA II trabalham a 3 GB/s, então o jumper serve justamente para adaptar.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

estou com um problema relacionado ao meu hd SATA (Seagate). Antes deu instalá-lo, eu tinha um hd ide antigo, de 40gb, e o winxp estava instalado nele.

Quando eu comprei o hd SATA, eu instalei o windows xp nele também. Fiz a instalação normal, utilizei o disquete com os drivers do hd pro xp poder vê-lo. Pois é, o que acontece é o seguinte:

Quando eu tiro o hd antigo do pc (desconecto o cabo de energia dele) e tento entrar normalmente só pelo hd sata, não funciona. Dá erro de boot!

Só que eu não sei o porque disse. O normal seria ele iniciar mesmo sem um dos hds, certo?!

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, me ajuda! vou comprar um HD RAPTOR de 74.6 Gigas de 10.000 RPM porque é bem mais rapidos q esses sata 2 fuleiras... custa cerca de 600 reais... so q como ele é muito pequeno, to pensando em comprar um sata II tb, so rpa deixar armazenado videos e fotos e tal.... sera que q o sata II vai limitar o meu RAPTOR? nao sei se minha placa-mãe tem controladoras individuais! alguem pode me ajudar? a placa-mãe é uma MSI P35 NEO2- FIR. ALGUEM ME AJUDAAAAAAA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...