Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Galera sou extremamente leigo em questão de HD.

Tenho uma SEAGATE de 500GB com 32MB de BUFLER. (Vide assinatura)

Minha pergunta é: o que eu posso fazer para utilizar suas caracteristicas 100% ??

Pois simplesmente a instalei na placa mãe e habilitei o SMART nd mais.

E o que quer dizer esse NCQ??

Eu sei que a minha tem so não sei o que é nem pra que server..rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Só corrigindo:

nem todos discos SATAII funcionam em placas-mãe que só suportam SATAI.

Alguns discos você tem que utilizar o DM do fabricante para mudar a arquitetura dele de SATAII pra SATAI

Boa tarde a todos,

fiquei com uma duvida cruel e se possivel gostaria de melhor explicação sobre o "DM do fabricante" e a "alteração da arquitetura de SATA II p/ SATA I".

Pois estou exatamente com este problema, meu micro não reconhece de forma alguma meu disco Samsung, 160GB SATA II (3GBb/s),minha placa é a ASUS P4V8X-X, que conforme já verifiquei tem suporte p/ SATA (1,5 Gb/s).

Valeu, obrigado a todos e fico no aguardo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

Nao consegui ler todas as mensagens para verificar se alguem ja tirou esta duvida neste topico, portanto, se estou fazendo pergunta repetida, peço desculpas.

Tenho um HD SATA-II da Samsung 320 Gb e Pl Mae Asus P5N-E SLI.

Instalei o windows vista sem problemas, mas o que acontece é que nas informaçoes de Hardware, aparece meu HD instalado como SCSI...o windows nao reconhece ele como SATA II. Sera que estou perdendo performance por causa disto? Teria como corrigir este problema?

Agradeço antecipadamente !

Abraços, Victor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

aqui comigo tmb aparece scsi e não sata 2, porém não tive perda em nada

minha PM é uma GA P35 DS3

e perto do relógio aparece aquele iconezim tipo usb e quando cliko aparece o HD d 250

eu posso remover ele como c fosse USB?

não tem o risco d keimar o HD?

essa placa mçae vem com uma parada d HD sata externo

com uns espelhos pra você coloca os hd´s sem precisa abrir o gabinete

eu liguei o hd nas portas de cor roxa

já q pelo manual lá são os hd´s sata2 né

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos sou novo nesse negócio de sata queria que vocês me tirassem umas duvidas...

1. como faço pra identificar o sata 1 do sata2?

2. tenho um micro que o sata não esta abilitado no setup, o que fazer pra instalar o HD no setup?

3. Existem alguma questa quanto ao jhamp...?

Ps. minha placa mãe é uma Asus P4V8X-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZADO COM OBSERVAÇÃO QUANTO AO NCQ.

ATUALIZADO COM A PINAGEM DOS HD´S SATA.

Vários usuários do Clube do Hardware postam diariamente duvidas referentes a Discos Rígidos SATA-I e SATA-II. A confusão é grande quanto à velocidade, nomes, recursos e especificações dos dois padrões.

Pesquisando a respeito do assunto, me deparei com uma informação que quero dividir com todos e creio que pode acabar com muita confusão que vemos hoje;

SATA-II na realidade é o nome da organização que foi formada para especificar o padrão das novas gerações de Discos Rígidos SATA. A confusão foi tão grande, não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro, que essa organização mudou o nome e atualmente se chama SATA-IO (Serial ATA International Organization) clique aqui para conferir a versão em inglês.

Então qual é o nome correto para os já conhecidos SATA-I e SATA-II???

A nomenclatura correta é;

SATA-I = SATA-150 ou SATA 1,5Gb/s

SATA-II = SATA-300 ou SATA 3Gb/s

Observação:

3Gb/s são 375MB/s e não 300MB/s

1,5Gb/s são 187,5MB/s e não os 150MB/s

Porém o correto realmente é usarmos 150MB/s e 300MB/s porque temos que considerar que 20% de banda servem apenas para informações de paridade.

Mas qual o problema de chamarmos o SATA-300 de SATA-II???

SATA-II é na verdade todo e qualquer Disco Rígido que acompanha as normas impostas pelo SATA-IO.

O problema é que fabricantes e vendedores de posse dessa informação nomeiam seus HD´s como SATA-II sem que eles sejam SATA-300 para poder iludir os compradores, e muitas vezes conseguem. Hoje no mercado é fácil encontrarmos vários tipos de HD´s nomeados SATA-II;

1-) Discos Rígidos SATA-150 com “maquiados”. (Falso)

2-) Discos Rígidos SATA-150 com NCQ. (Falso)

3-) Discos Rígidos SATA-300 com NCQ. (Verdadeiro)

OBS.: Atualmente os fabricantes como Seagate e WD estão lançando diversos HD´s SATA-3Gb/s sem NCQ como é o caso do modelo ST300820AS da Seagate e diversos modelos da WD.

Respondendo outras duvidas sobre SATA;

Atualizado em 24/03/2006

A pinagem dos HD´s SATA é muito pouco difundida e não vi em nenhum dos fóruns que pesquisei, então caso alguém queira essa informação, ela esta abaixo;

O SATA utiliza-se de um cabo de dois pares (4 fios) para recepção e trasmissão de dados com uma impedância de 100 Ohms e um conector de 7 pinos para o transporte desses dados.

E a sua pinagem é assim;

HD´s SATA-I funciona em placa mãe SATA-II?

R= Sim sem problemas, porém com taxa de transferência de 150MB/s.

HD´s SATA-II funciona em placa mãe SATA-I?

R= Também sem problemas e também como no caso anterior à 150MB/s.

Posso instalar em uma Placa mãe SATA-II um HD SATA-I e outro SATA-II?

R= Sim você pode porém a placa ira fazer com que o HD SATA-300 trabalhe na mesma velocidade do menor SATA-150 (150MB/s). Isso somente não acontece quando você possui uma placa mãe com duas controladoras SATA distintas. Nesse caso se você instalar cada disco rígido em uma controladora eles trabalharão cada um na sua velocidade normal.

Todo SATA-II tem NCQ?

R= Sim, todos os HD´s SATA-300 possuem NCQ, enquanto no SATA-150 isso é opcional do fabricante.

E POR FAVOR POSTEM COMENTÁRIOS E DÚVIDAS.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

mas a bios da ASUS p5pe-vm nao mostra que tem duas entradas sata! só mostra opções IDE mesmo estando em sata+pata. Estou perdidaço pois o HD 500 samsung esta com meus dados de uma placa que se foi.... Ha solucao para habilitar a bios(que ja foi upgradeada)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do topico,

e estou com uma duvida,

a minha placa-mãe é uma Asus P5B Deluxe que suporta SATA II

mas eu tenho um HD Seagate Barracuda 7200.7 SATA (ST3120026AS) ou seja ele é SATA I mas eu fiz teste de velocidade do HD e a transferencia fica em 55MB/s, deveria ficar mais de 100MB/s, certo?

o que esta errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Luciano;

Parabéns por todas as informações colocadas aqui.

Tenho uma dúvida que ainda não encontrei nada relacionado até o momento.

Sei que existem cabos SATA de diversos tamanhos, aqui mesmo tenho 03 que diferem pela dimensão da fiação, sendo um de 26AWG, outro de 28AWG e um terceiro de 30AWG. Gostaria de saber se existe alguma outra diferença entre os cabos além da bitola do fio, ou se as taxas de transferência também são diferentes? Qual o melhor a ser instalado?

Tenho um HD da Samsung HD080HJ/P (trata-se de um SATA-II ?) numa placa-mãe Gigabyte 8VM800M e Windows Vista instalado. Por favor, se puder fornecer alguma informação com respeito a essa minha dúvida, lhe agradeço.

Outra coisa, essa diferença entre os cabos pode alterar o rendimento da máquina?

Atenciosamente e já agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em minha placa tenho 2 Hds Ide, se quiser instalar um Hd sata terei de removelos ? ou funcionam com o Hd Sata

srmilano;

Boa noite.

Pode instalar o HD sata sem ter que remover os seus antigos IDE, a máquina vai funcionar normalmente.

Espero ter conseguido ajudá-lo.

Por favor, aguardo uma resposta à minha dúvida postada anteriormente.

Muito obrigado!

Prezado Luciano;

Boa noite.

Lendo todos as mensagens deste tópico me surgiram algumas dúvidas: como já citei, tenho um HD Samsung HD080HJ/P instalado numa placa-mãe da Gigabyte GA-8VM800M e com o Windows Vista Ultimate instalado. Não tive necessidade de utilizar disquetes na instalação do Sistema, pois normalmente ele já reconheceu o HD e inicialmente ele aparece como IDE. Após a instalação dos drivers da Placa-mãe (VIA Hiperion) ele passa a ser reconhecido como SCSI (nunca apareceu o ícone de remoção rápida); porém após a leitura deste tópico instalei o HD-Speed e com a função "Test burst rate" ativa a velocidade máxima não passa de 98 MB (Bytes/sec). Com base em tudo o que já li aqui, sei que minha placa só aceita a transferência de 150 MB/s, mas não sei se está trabalhando nessa velocidade.

Se puderem me passar alguma orientação agradeceria.

Pretendo formatar minha máquina e gostaria de saber se mesmo sendo reconhecido normalmente pela instalação, se faz necessário a utilização dos disquetes para instalação do HD e seu funcionamento na correta taxa de transferência, qual é a correta opção de driver a ser usado na instalação caso se faça necessária a utilização do disquete de drivers?

Muito obrigado e no aguardo de um retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Vamos começar.... coloquei um HD de 160gb samsung sata2

e queria usar só pra arquivos e deixa meu serial com o sistema operacional mas o sistema num reconhece o SATA

e alem do mais quando ele ta iniciando aparece uma maensagem falando de

numeo de disks e q num pode criar RAID

ajudaaaaaaaaaaaaaaa

minha placa mãe é p4v8x-mx da asus

socorro!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal se eu colocar um hd 150gb 10.000 rpm pra instalar o SO, programas e jogos, eles vão ter um desempenho melhor ou não? há muita diferença entre um 7.500rpm e 10.000rpm? obrigado pretendo comprar um hd nos EUA.

com certeza o desempenho vai melhorar vendo se que o hd 10.000 rpm e mais rápido por tanto a velocidade melhorara sim mas nao sei se a diferença sera estão gritante nunca tive um desses então nao posso dizer na pratica mas na teoria sim ficara bem melhor o desempenho!testa e posta pra gente valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos começar.... coloquei um HD de 160gb samsung sata2

e queria usar só pra arquivos e deixa meu serial com o sistema operacional mas o sistema num reconhece o SATA

e alem do mais quando ele ta iniciando aparece uma maensagem falando de

numeo de disks e q num pode criar RAID

ajuda

minha placa mãe é p4v8x-mx da asus

Olha vou responder com o mesmo texto que respondi em outro tópico sobre SATA II

"Comigo aconteceu o mesmo!, mas como o amigo abaixo falou, formatando o HD será 'reconhecido' pelo windows, no meu caso ele era reconhecido mas não conseguia gravar nada nele...

daí entrei em desespero, rsrsrs, e instalei um windows nele só pra formatar pois não tinha conseguido formatar como disseram abaixo, e depois apaguei este SO, colocando o sata de ' slave', secundário... melhor colocando. "

espero ter ajudado

Luciano;

Parabéns por todas as informações colocadas aqui.

Tenho uma dúvida que ainda não encontrei nada relacionado até o momento.

Sei que existem cabos SATA de diversos tamanhos, aqui mesmo tenho 03 que diferem pela dimensão da fiação, sendo um de 26AWG, outro de 28AWG e um terceiro de 30AWG. Gostaria de saber se existe alguma outra diferença entre os cabos além da bitola do fio, ou se as taxas de transferência também são diferentes? Qual o melhor a ser instalado?

Tenho um HD da Samsung HD080HJ/P (trata-se de um SATA-II ?) numa placa-mãe Gigabyte 8VM800M e Windows Vista instalado. Por favor, se puder fornecer alguma informação com respeito a essa minha dúvida, lhe agradeço.

Outra coisa, essa diferença entre os cabos pode alterar o rendimento da máquina?

Atenciosamente e já agradecido.

Como a pergunta é meio antiga... não sei se já tem resposta mas...

olha andei pesquizando e encontrei isto

http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

é uma tabela de medida, ao que parece a numeração do cabo é somente pra dizer o tamanho do encaixe já que se fala em milímetros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi você poderia indicar uma lista com 5 modelos entre 100 e 500GB de diferentes fabricantes que sejam SATA-IO e possuam NCQ verdadeiro?

Existe algum tipo de adaptador usb para esse tipo de hardware?se sim qual o modelo

p.s. Possuo um note e gostaria de comprar um SATA-IO +- 300Gb e poder acessa-lo pelo meu note via usb, fazendo ele funcionar como um hd externo. É possível?

Agradeço, antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

olá, minha situação é a seguinte, tenho um hd sata 1 de 160 com o cabo tudo certinho, só q quero comprar um cabo sata no mercado livre q é reagente a luz negra. só q na especificação do cabo diz q ele é sata 2. e agora? si eu comprar esse cabo vai funcionar normalmente no meu hd sata 1? essa é minha duvida, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...