Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

2- http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=2628

Neste respeitável site, uma hd sataI praticamente empata com as hd sataII, fiquei bastante decepcionado e gostaria de saber se alguém pode me comprovar isso.

Esse teste parece ser meio limitado... Alguem ai sabe me responder se isso continua valendo? Ou os sataII de diferentes tamanhos conseguiram recuperar o prejuizo? (quem sabe ate os proprios sata II da WD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eder Bahia@20 de dezembro de 2005, 13:22

Posso ter passado batido, mas não vi nada específico sobre "NCQ". O que exatamente é isso?

valeu, abraço!

Eder Bahia

Para entender mais sobre o que é o NCQ leia o artigo do link abaixo;

Tecnologia NCQ

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por T-X@14 de dezembro de 2005, 14:48

Bom tópico, simples e direto

venho com 2 dúvidas então:

1- Li sobre uma hd sataII operar na velocidade da sataI se colocadas no mesmo chipset controlador, então uma hd sata nunca vai ter nada com uma hd pata, correto?

2- http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=2628

Neste respeitável site, uma hd sataI praticamente empata com as hd sataII, fiquei bastante decepcionado e gostaria de saber se alguém pode me comprovar isso.

abraços, até  :-BEER

Na verdade no site que você mencionou não tem um "teste" e sim apenas as caracteristicas de cada um dos HD´s. Na verdade os SATA-3Gbps são sim mais rapidos do que os SATA-1,5Gpbs porém as controladoras atuais tem muita dificuldades em trabalhar com essa alta taxa de transferencia, ou seja, a limitação não é dos HD´s e sim das controladoras. Futuramente os SATA-3Gpbs poderão trabalhar efetivamente com o dobro ou quase da velocidade dos SATA-1,5Gpbs, basta as controladoras evoluirem, visto que hoje em dia nenhum HD SATA-I consegue atingir os 150MB/s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico perfeito, amigo luciano 3001.

Muito obrigado. Hoje eu estava quase desesperado por causa de Hd's e seu tópico me ajudou bastante a relaxar. Ainda me restaram algumas dúvidas, mas isso já não é mais sobre SATA. Muito obrigado pela gentileza de fazer esse tópico magnífico.

É de tópicos assim que o Fórum deve ser feito!

Abraços e feliz 2006!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anubisbr@02 de janeiro de 2006, 22:26

Tópico perfeito, amigo luciano 3001.

Muito obrigado. Hoje eu estava quase desesperado por causa de Hd's e seu tópico me ajudou bastante a relaxar. Ainda me restaram algumas dúvidas, mas isso já não é mais sobre SATA. Muito obrigado pela gentileza de fazer esse tópico magnífico.

É de tópicos assim que o Fórum deve ser feito!

Abraços e feliz 2006!

Muito obrigado...

Estarei atualizando o tópico nessa sexta feira (06/01/2006) visite-o novamente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente devo elogiar tal topico!! Parabens pelas informações!!!

Minha duvida é simples: Na hora de instalar um HD SATA300 preciso me preocupar com software do tipo BUS MASTERING (acho que é isso) que é preciso rodar para que um HD IDE rode em plena capacidade? Ou no caso dos SATAs simplesmente instalando os driver primarios ele rodara em sua plena velocidade?

E mais uma coisa: no manual da minha nova placa-mãe (ainda não chegou) so tras informações sobre o chipset sendo a controladora das portas SATA300. A placa é a ASUS A8N-SLI com o chipset nForce4 SLI. Isto esat certo? Quem ira controlar as portas SATA300 é o chipset?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@05 de janeiro de 2006, 00:39

Primeiramente devo elogiar tal topico!! Parabens pelas informações!!!

Minha duvida é simples: Na hora de instalar um HD SATA300 preciso me preocupar com software do tipo BUS MASTERING (acho que é isso) que é preciso rodar para que um HD IDE rode em plena capacidade? Ou no caso dos SATAs simplesmente instalando os driver primarios ele rodara em sua plena velocidade?

E mais uma coisa: no manual da minha nova placa-mãe (ainda não chegou) so tras informações sobre o chipset sendo a controladora das portas SATA300. A placa é a ASUS A8N-SLI com o chipset nForce4 SLI. Isto esat certo? Quem ira controlar as portas SATA300 é o chipset?

Valeu!!!

Você não precisa se preocupar com drivers "bus matering" somente com os drivers da controladora SATA, que apesar não serem obrigatórios de instalação no caso da sua placa é recomendavel que você instale-os e se possivel baixe do site a versão mais atualizada dele.

A sua placa mãe (Asus A8N-SLI) tem 8 portas SATA, sendo que 4 delas são realmente controladas pelo próprio chipset Nforce4 o que é ótimo em relação ao desempenho e outras 4 controladas pelo chip Sil3114R (Silicon Image) que na verdade não são SATA-300 e sim SATA-150.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa se preocupar com drivers "bus matering" somente com os drivers da controladora SATA, que apesar não serem obrigatórios de instalação no caso da sua placa é recomendavel que você instale-os e se possivel baixe do site a versão mais atualizada dele.

A sua placa mãe (Asus A8N-SLI) tem 8 portas SATA, sendo que 4 delas são realmente controladas pelo próprio chipset Nforce4 o que é ótimo em relação ao desempenho e outras 4 controladas pelo chip Sil3114R (Silicon Image) que na verdade não são SATA-300 e sim SATA-150.

Segue texto retirado do site da ASUS sobre o sistema SATA300(ou 2 ou 3Gbps) da A8N-SLI : A8N-SLI supports next-generation SATA hard drives based on the new SATA 3Gb/s storage specification. Furthermore, the chipset has two dedicated SATA controllers delivering more scalable performance and doubles the bus bandwidth for fast hard drive data retrieval and saves.

Realmente olhando a imagem da placa da pra perceber 8 portas SATA. E pelo texto acima que possui 2 controladoras. As 4 portas controladas pelo chipset sao realmente de 3Gbps (SATA2 real). então sem duvida: poderei comprar um HD que suporte 3Gbps (SATA2 real)? Onde você encontrou dados sobre a outra controladora SATA (Sil3114R)?

Nesse exemplo: poderei ter 2 HD SATA2 na controladora do chipset rodando a 3Gbps e outros 2 HD na controladora da Silicon rodando a 1.5Gbps?

Para baixar o driver, devo ir ao site da controladora (Nvidia e Silicon)? Ou ao site da placa mãe (já que a principal controladora é o chiset da placa-mãe)? Ou do fabricante do HD SATA2 ?

Aproveitando: qual a diferença básica entre as tecnologias NCQ e TCQ usadas pelos HD SATA? E o que seria o formato JBOD permitido pela controladora?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixa eu dar minha contribuição a este ótimo tópico do Luciano:

Aproveitando: qual a diferença básica entre as tecnologias NCQ e TCQ usadas pelos HD SATA? E o que seria o formato JBOD permitido pela controladora?

TCQ [Tagged Command Queuing] é parecido com o NCQ atual, mas esteve - e ainda está - presente em algumas controladoras SCSI antigas ou não. Existe há uns dez anos pelo menos. Creio que em 2003 começaram a tornar o TCQ um recurso nativo nos discos SATA, por isso, NCQ [Native SATA Command Queuing]. Em suma: não há diferença. Simplesmente são de épocas e aplicados em tecnologias diferentes (TCQ em SCSI/ATA-4 e NCQ em SATA).

JBOD eu não lembro de que é acrônimo mas significa vários HDs numa mesma máquina sem nenhuma configuração RAID.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sonic@07 de janeiro de 2006, 08:46

JBOD = Just A Bunch Of Disks ("Apenas um punhado de discos" ou "Apenas um grupo de discos").

Até Mais B)

Isso! Valeu Sonic! Mas, cá entre nós, sigla mais inútil! :P

Bastaria dizer que não usa RAID. Às vezes dificultam as coisas sem necessidade.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso! Valeu Sonic! Mas, cá entre nós, sigla mais inútil!:P

Bastaria dizer que não usa RAID. Às vezes dificultam as coisas sem necessidade.

Também acho muito inútil essa Sigla. Pense bem eu tenho dois HDs (mesmo sendo IDE) e pra dizer que não to fazendo RAID, eu tenho JBOD. heheheheh que tosco... é apenas uma maneira de dizer que você tem mais de um HD.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de Agradecer-lhe por esse tutorial. estava com problemas na instalação do Windows XPsp2 em uma placa mãe Asus A7v600-X, o Windows não encontrava o HD SATA maxtor de 80GB, visitei este forum e encontrei a solução. Sou-lhe grato.

Obs: O disquete pode ser feito com os drivers que acompanha o cd de instalação da placa mãe, se não tiver o cd Baixe pelo site do fabricante. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho muito inútil essa Sigla. Pense bem eu tenho dois HDs (mesmo sendo IDE) e pra dizer que não to fazendo RAID, eu tenho JBOD. heheheheh que tosco... é apenas uma maneira de dizer que você tem mais de um HD.

Cara valeu!!!! estava procurando esse signifcado...essa questao de marketing é fogo. Fiquei preocupado e depois descobri que não serve pra nada.....é TOSCO mesmo!!!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os SATA II todos têm essa função. Basta olhar o modelo do seu HD e verificar no site do fabricante. Sabe qual é o modelo? Não? Então pegue o programa EVEREST, o qual pode ser puxado no próprio site do Clube do Hardware. Veja o modelo e verifique se seu hd possui essa função.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anubisbr@08 de janeiro de 2006, 12:24

Geralmente os SATA II todos têm essa função. Basta olhar o modelo do seu HD e verificar no site do fabricante. Sabe qual é o modelo? Não? Então pegue o programa EVEREST, o qual pode ser puxado no próprio site do Clube do Hardware. Veja o modelo e verifique se seu hd possui essa função.

:bandeira:

Ah sim, mas digo, como eu sei isso, se eu puder realmente PEGAR o HD, aqui, na minha mão e ver no próprio HD todas as especificações. Lá terá descrito se tem ou não NCQ?? E também dizendo se é SATA I ou SATA II?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anubisbr@08 de janeiro de 2006, 13:24

Geralmente os SATA II todos têm essa função. Basta olhar o modelo do seu HD e verificar no site do fabricante. Sabe qual é o modelo? Não? Então pegue o programa EVEREST, o qual pode ser puxado no próprio site do Clube do Hardware. Veja o modelo e verifique se seu hd possui essa função.

:bandeira:

Caro amigo, infelizmente o programa Everest deixou de ser distribuido pela Lavalys. Então o link daqui do Clube do Hardware aponta para a pagina aonde eles estão dizendo isso, mas você ainda pode encontra-lo em alguns outros sites na internet.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

<_<

esse foi uns doe melhores esclarecimentos q eu tive sobre sata150 e sata300

bom... realmente aprendi muito aqui....

sobre o everest, acrescentanso uma informação....

basta escrever download everest num site de busca tipo google de preferência....

tem uma versão q eu acho até melhor

everest ultimate edition 2006 2.50

esse é legal.... e fornece muitas informções q precisa... a unica coisa ruim é não ser free... mais ajuda muito...

agradeço luciano pelas dicas e esclarecimentos, e aqueles q ajudaram esse topico ficar bom dessa forma....

:bandeira:

:palmas:

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leloguitar@19 de janeiro de 2006, 12:43

agradeço luciano pelas dicas e esclarecimentos, e aqueles q ajudaram esse topico ficar bom dessa forma....

:bandeira:

:palmas:

B)

Obrigado pelo comentario e a intenção é realmente essa ajudar outras pessoas a entenderem melhor e não serem prejudicados por pessoas com mais conhecimento do que elas...

Acabei de escrever outro tópico bem interessante sobre RAID, dê uma lidinha e deixe o seu comentário, se possivel;

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Comprei o HD: Caviar SE WD1600JS SATA 2 (3Gbps). No site da Western Digital encontrei uma referencia ao cabo proprio da fabricante. Eles dizem que esse cabo ajuda no desempenho do HD ( Cabo com Secure Connect exclusivo). Isso é verdade?

Ou esse cabo, so se difere dos normais pelo seu plugue especial (que faz com que o conector de força não se solte do HD). Mas influenciar na transmissao de dados...já e outra coisa.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@24 de janeiro de 2006, 00:36

Pessoal,

Comprei o HD: Caviar SE WD1600JS SATA 2 (3Gbps). No site da Western Digital encontrei uma referencia ao cabo proprio da fabricante. Eles dizem que esse cabo ajuda no desempenho do HD ( Cabo com Secure Connect exclusivo). Isso é verdade?

Ou esse cabo, so se difere dos normais pelo seu plugue especial (que faz com que o conector de força não se solte do HD). Mas influenciar na transmissao de dados...já e outra coisa.

Valeu!!!

Com certeza é conversa fiada deles... a unica coisa que diferencias os varios cabos no mercado é a qualidade da blindagem deles, que quanto maior for menos causara interferencia o que possibilita alcançarmos velocidades de transmissao maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que mesmo podendo ter o recurso Serial ATA 150, poderia ter um HD SATA e usa-lo no modo Serial ATA 300...então precisa de um HD SATA II.

Fugindo um pouquinho do assunto...

Os modelos LANPARTY UT , controlados pelo nForce4, possuem acesso a Serial ATA II (300) né? Eu sei que para o 150 da certo...

valeu luciano3001.

*editei Serial ATA 300 para 150*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...