Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Postado Originalmente por luciano3001@10 de fevereiro de 2006, 14:02

Não existe um meio "Certo" para ligação nas IDE´s mas por padrão nós sempre deixamos o HD na IDE1 como master o Leitor de CD´s no IDE1 como Slave e o Gravador de CD´s ou outro Drive optico como master na IDE2.

Espero ter ajudado, mas lembre-se que essa não é a configuração "certa" e sim a mais usual.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Aí Luciano, só acrescentando, eu montei o RAID aqui e quanto aos HD e CD's nos IDE, a minha placa mãe aceitou os CD's no IDE primário mas não detectou o HD no IDE secundário. Tive de manter o HD no primário mesmo, senão não iria funcionar. Não sei se com todas as placas mãe são assim, mas pelo menos na minha EPOX é.

Valeu. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Leão.@12 de fevereiro de 2006, 00:17

Olá pessoal, alguém sabe se a Placa mãe Intel D101Ggc tem como fazer algum Raid nela?

Um amigo meu tem essa Placa só que não tem o manual dela e eu não sei.

Se alguém puder ajudar obrigado.

Acho que no seu caso o correto era ter aberto um tópico a respeito, mas vamos lá;

Apesar da Intel® não dizer nada em nenhum dos manuais para essa placa o fato dela ser baseada no chipset Radeon Xpress 200 supõe que tenha RAID visto que esse chipset da suporte a RAID 0 e RAID 1. Um detalhe interessante dessa placa é que as portas SATA dessa placa mãe são ligadas a ponte sul (ATI IXP 450) que por sua vez é ligada a ponte norte (Xpress 200) através de um barramento PCI Express x4.

Apesar de ainda não ter tido contato com a placa, posso afirmar que ela suporta RAID devido ao seu chipset.

mais informações;

Intel site - Descrição da motherboard D101GGC

ATI site - Caracteristicas do Chipset Xpress 200 for Intel

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _jr@15 de fevereiro de 2006, 12:09

pelo que entende, ativando o raid0 com 2x80gb de 7200rpm ele passa a ser 160gb e com 14400rpmz ? ele dobra a freqüência também?

A rotação não aumenta em nada com o RAID, porque ele não tem como fazer o HD rodar mais rápido.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por _jr@15 de fevereiro de 2006, 11:09

pelo que entende, ativando o raid0 com 2x80gb de 7200rpm ele passa a ser 160gb e com 14400rpmz ? ele dobra a freqüência também?

Não amigo... Os HDs não podem ter sua velocidade de rotação alterada, porque esta é uma característica física...

O que o raid faz (explicando a grosso modo), é o seguinte:

=> Se você tem um arquivo de 300Mb e leva 2 minutos para ser transferido de um HD para outro single (sozinho), com o raid ele levará 1 minuto.

O que ele faz é dividir esses 300Mb em 2, tranferindo 150mb para cada um dos discos do sistema raid0. Eles ficam divididos, mas na hora de ler, o sistema consegue identificá-los, de forma que sejam um só...

Tudo isso com os HDs rodando na sua velocidade normal de operação...

Sacou? :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Luciano, assim como o topico sobre SATA esse ta excelente !!

Estive lendo os 2 e não ficou claro pra mim 1 coisa.

Escolhi muito bem escolhida a MB (Abit A8N), mas depois de comprada vi que ela tem o Nforce4, sem ser ultra (shibtz !!)(devia ter pego a Asus AN8) :cry: e assim terei SATA-I.

Colocar outro HD em RAID 0 não seria teoricamente bem semelhante a um SATA-II em relação ao desempenho ? (2x 150 = 300)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Evandro Xita@17 de fevereiro de 2006, 03:30

Luciano, assim como o topico sobre SATA esse ta excelente !!

Estive lendo os 2 e não ficou claro pra mim 1 coisa.

Escolhi muito bem escolhida a MB (Abit A8N), mas depois de comprada vi que ela tem o Nforce4, sem ser ultra (shibtz !!)(devia ter pego a Asus AN8)  :cry: e assim terei SATA-I.

Colocar outro HD em RAID 0 não seria teoricamente bem semelhante a um SATA-II em relação ao desempenho ? (2x 150 = 300)

Obrigado

Na verdade o desempenho de dois SATA-150 em RAID 0 é superior a um unico SATA-300. Principalmente se esses SATA-150 forem identicos e com NCQ (veja pelo lado bom; pelo menos o seu chipset tem suporte ao NCQ né!!!).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Luciano.

Estou com os dois hds da assinatura que estão ligados em raid 0.

Quando instalei o windows fiz três partições: uma para o próprio windows e programas que fucionam com ele, a segunda para programas mais pesados e jogos e a terceira para armazenar dados.

Como você disse no início do tópico esse sistema não é tolerante a falhas, sendo assim se ocorresse a necessidade de formatar a partição que está com o windows, eu perderia os dados das outras partições, ou posso formatar normalmente instalando em raid 0 novamente???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você pode formatar a partição do SO sem problemas e isso não ira "Desmontar" o seu RAID, ou seja, você não precisara remonta-lo para instalar outro SO ou o mesmo... basta formatar a partição e depois instalar o que você quiser nessa partição que o RAID continuara a ser reconhecido sem problemas pelo SO.

A tolerancia a falhas que foi mencionada se refere a falhas de HARDWARE.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mitoafricano@21 de fevereiro de 2006, 19:51

Obrigado pela ajuda ... achei mesmo que era com relação a hardware, mas para não haver dúvidas já aproveitei e perguntei ....

Falowwww té mais

"O RAID 0 compensa, mas não admite falhas..."

Ficou parecendo frase de mafioso né!!! he he he :D

Não se preocupe, estamos ai exatamente para esclarecer todas as duvidas.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou pensando em fazer raid 0 aqui em casa... para ganho de performance....mas fico preocupado com falhas......essewindows não é confiavel hehehe

eu poderia fazer isso como faço hoje em dia ? tenho 2 partições em meu hd de 120gb sata seagate.... no C, eu deixou apenas o windows e arquivos basicos para funcionamento, e no D deixo todos meus arquivos pessoais, se der pau, formato apenas a partição C, não perdendo meus arquivos.

com Raid 0 eu posso fazer isso ???

desculpe, acabo de ler acima que uma pessoa já perguntou isso...então posso fazer sem problemas este esquema né ?

posso usar em raid um hd sata e outro sata2 ? ambos com mesmo tamanho (120gb cada) ?

meu medo é o seguinte, já tive diversas vezes problemas no Win xp Sp2, onde foi necessario a formatação e instalação do SO novamente...

o que me salvava antes era ter o windows instalado em outro Hd, ai bootava com o outro hd, e salvava meus arquivos que estavam no 1 hd para que não fossem perdidos na formatação.

tem como eu fazer isso usando raid 0 ? no caso, o computador só enxergaria 1 hd apenas ou os dois ?

o everest me apresentou este modelo do meu Hd

Campo Valor

Nome do disco rígido Barracuda 7200.7 SATA NCQ 80817

então ele é sata 150 né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por *Arctic*@01 de março de 2006, 16:35

estou pensando em fazer raid 0 aqui em casa... para ganho de performance....mas fico preocupado com falhas......essewindows não é confiavel hehehe

eu poderia fazer isso como faço hoje em dia ? tenho 2 partições em meu hd de 120gb sata seagate....  no C, eu deixou apenas o windows e arquivos basicos para funcionamento, e no D deixo todos meus arquivos pessoais, se der pau, formato apenas a partição C, não perdendo meus arquivos.

com Raid 0 eu posso fazer isso ???

desculpe, acabo de ler acima que uma pessoa já perguntou isso...então posso fazer sem problemas este esquema né ?

posso usar em raid um hd sata e outro sata2 ? ambos com mesmo tamanho (120gb cada) ?

meu medo é o seguinte, já tive diversas vezes problemas no Win xp Sp2, onde foi necessario a formatação e instalação do SO novamente...

o que me salvava antes era ter o windows instalado em outro Hd, ai bootava com o outro hd, e salvava meus arquivos que estavam no 1 hd para que não fossem perdidos na formatação.

tem como eu fazer isso usando raid 0 ? no caso, o computador só enxergaria 1 hd apenas ou os dois ?

o everest me apresentou este modelo do meu Hd

Campo Valor

Nome do disco rígido Barracuda 7200.7 SATA NCQ 80817

então ele é sata 150 né

Bem primeiramente acho que o everest apresentou um modelo errado do seu HD visto que você disse no inicio do post que o seu HD era de 120GB e esse modelo apresentado (80817 ou ST380817AS) é de um HD de 80GB.

Você pode montar um RAID 0 com um HD SATA-150 e outro 300MB/s sem problemas mas é claro que o HD mais rápido ficara esperando o HD mais lento o que torna o sistema um pouco mais lento.

Quanto a todas as outras duvidas eu creio que todas podem ser respondidas com apenas uma simples definição;

O RAID é feito por Hardware e por mais que o Windows apresente problemas você continuara com o RAID montado sem problemas e podendo recuperar os dados inclusive por programas para esse fim, apenas um falha de HARDWARE pode tornar impossivel a recuperação desses arquivos, entendeu o conceito??

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando este tópico, gostaria de postar um problema que está acontecendo comigo.

Configurei Raid 1 em um servidor que possui uma placa controladora Promise Fasttrack S150 Sx4 e dois HDs SCSI Hot Swap de 160 GB. Istalei o windows 2000 e funcionou tudo beleza.

Para testar se o Raid 1 estava funcionando, desliguei o servidor (mesmo sendo hds hotswaps) e retirei um dos HDs. Religuei a maquina e ela me deu um alerta classificando o Raid como critical. Dei continuidade e o sistema iniciou beleza. Porém quando voltei com o HD, o alerta continuou me aparecendo. Porque isso aconteceu? Ele não deveria voltar ao normal?

Outra dúvida que tenho é quanto ao fucionamento dos hds hot swap. Eles estão conectados diretamente na placa controladora (não estão em gavetas removiveis). Eu realmente posso desconectá-los sem desligar o micro? Não tive coragem. As gavetas são necessárias? Me desculpe se estou fugindo do tema do tópico.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Malcom@03 de março de 2006, 18:31

Aí Luciano tô querendo comprar 4 hd's pra fazer um raid, d´pra  funcionar os 4 como se fosse apenas 1? será que a velocidade vai ficar quadruplicar?

Não digo quadruplicar apesar do conceito dizer isso na pratica é um pouco diferente, mas o seu sistema ficara consideravelmente mais rápido do que um RAID 0 com apenas 2 HD´s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luciano!

Não não gostei do desempenho deste placa mãe da GIGABYTE,

montei um 4400+ em uma ASUS A8N-SLI Premium ,mas eu vendi

este PC, Montei um 4800+ dual Core com esta placa que ficou

uma porcaria, joguei dinheiro fora.

Andei lendo sobre a ASUS A8R32-MVP Deluxe parece que é boa,

estou querendo fazer Raid nela com SATA 250GB, Qual Disco devo

comprar? SATA 3GB ou 150KBPs?

Eu instalo o OS e depois particiono com qual Programa?

Não da pra particinar na instalação como sempre fiz?

Muito Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pizzicato@08 de março de 2006, 00:50

Olá Luciano!

Não não gostei do desempenho deste placa mãe da GIGABYTE,

montei um 4400+ em uma ASUS A8N-SLI Premium ,mas eu vendi

este PC, Montei um 4800+ dual Core com esta placa que ficou

uma porcaria, joguei dinheiro fora.

Andei lendo sobre a ASUS A8R32-MVP Deluxe parece que é boa,

estou querendo fazer Raid nela com SATA 250GB, Qual Disco devo

comprar? SATA 3GB ou 150KBPs?

Eu instalo o OS e depois particiono com qual Programa?

Não da pra particinar na instalação como sempre fiz?

Muito Obrigado!!

Percebi que você é um Heavy-user que exige desempenho, então recomendo que você fique os os HD´s SATA-3Gb/s que te darão um desempenho bem melhor em RAID 0.

Quanto ao particionamento ele não deve ser feito durante a instalação porque isso irá acabar com o ganho de performance do RAID 0. O unico programa aprovado para particionar discos em RAID é o Acronis Disk Director Suite :joia: .

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Luciano muito bom mesmo tá de parabéns.

Seguinte amigo, tenho dois HD´s um Western Digital Raptor 36G WD360GD e um SATA2 200G Seagate ST3200827AS 7200.9.

O raptor é sata150 e o seagate é sata300, pelo menos é o que diz o fabricandte, não sei se é realmente.

A minha grande dúvida é a seguinte: Pra eu fazer um Raid0 o que você me aconselha? 2Xraptor ou 2XST3200827AS? Pensando em desempenho.

valeu aí cara pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sold@do@11 de março de 2006, 11:33

E aí Luciano muito bom mesmo tá de parabéns.

      Seguinte amigo, tenho dois HD´s um Western Digital Raptor 36G WD360GD e um SATA2 200G Seagate ST3200827AS 7200.9.

      O raptor é sata150 e o seagate é sata300, pelo menos é o que diz o fabricandte, não sei se é realmente.

      A minha grande dúvida é a seguinte: Pra eu fazer um Raid0 o que você me aconselha? 2Xraptor ou 2XST3200827AS? Pensando em desempenho.

              valeu aí cara pela ajuda.

É impressionante a qualidade dos HD´s RAPTOR´s que mesmo sendo Sata-1,5Gb/s muitas vezes são mais rapidos que alguns SATA-3Gb/s. Eu recomendaria que você utilizasse 2 x SATA-3Gb/s (Seagate) desde que a sua controladora seja uma nForce 4 Ultra ou outra de ótima qualidade. Caso esse não seja o seu caso, fique com 2x RAPTOR que o desempenho não de desapontara.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...