Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acidente com fonte genérica


freakcode

Posts recomendados

Bem amigos do fórum, venho através dessa alertá-los sobre os perigos que envolvem o uso de componentes ditos "baratos", "genéricos", entre outros sinônimos. Principalmente quando o assunto é fonte...

O CASO DA FONTE TERRORISTA

Verão de 2006. Estou eu usando o computador da assinatura quando a máquina reseta sozinha. Achei estranho... Olhei as temperaturas na BIOS... tudo ok. Penso eu: pode ser um conflito de drivers? Dou uma olhada no Windows... tudo ok.

Abro um jogo para testar a máquina... após uns 5 minutos, reseta novamente. E continuo verificando temperaturas etc. e nada. Eis que eu sinto um cheiro de queimado. Coloco o nariz por trás do gabinete e verifico que o odor é de plástico queimado, e que vem de dentro do computador! Rapidamente desligo o estabilizador e o cabo da fonte. Então vejo, através da janela lateral do meu gabinete, o conector ATX da fonte, com uma cor um pouco diferente... Removo ele e verifico isto:

Conector derretido. Outros pontos também estavam prestes a derreter. Linha de 12v superaquecida?

Ao remover o conector, o plástico derretido quebrou e acabou estragando o conector ATX da placa-mãe. Assim, levei em um amigo que possuia pratica com remover de solda e ele conseguiu remover o conector.

Conector da placa-mãe destruído.

Uma rápida pesquisada na região da St. Ifigênia e encontrei outro conector ATX para substituir na placa-mãe. Refiz a solda e hoje a placa-mãe voltou a funcionar. Já não posso dizer o mesmo da fonte.

A fonte veio junto de um gabinete Maxxtro, e vinha com 400W "nominais". Ao que parece, ocorreu um superaquecimento na linha de 12v da placa. O interessante é que a linha de 12v é usada pelo regulador de tensão, que controla a tensão do processador e memórias. Porém, nenhum desses componentes apresentou defeitos até agora, o que parece também atestar a qualidade da placa-mãe (que recebia uma alimentação inadequada, no entanto não prejudicou os componentes e nem ela mesma). Pode ser que daqui um tempo surjam capacitores com problemas de vazamento do eletrólito devido às variações que a fonte apresentava, mas estou de olho.

Agora resolvi investir e comprei uma fonte Seventeam, que ao que dizem, deve ser melhor que uma genérica. Nunca mais uso fonte genérica <_<

Fica aqui um alerta e também uma pergunta: alguém saberia exatamente porque isso ocorreu?

Até mais!

post-59344-13884904217979_thumb.jpg

post-59344-13884904218755_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...