Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter periférico PS2 em USB


Posts recomendados

Postado Originalmente por fred_dentista@09 de abril de 2006, 20:52

Meu laptop só possui entradas USB e gostaria de utilizar mouse PS2, alguém sabe como posso "transformar" meu mouse ps2 em USB? Sem usar os adaptadores que sÃo vendidos na net.

Obrigado

Fred

Bom, sem esse adaptador, você teria que trocar o conector PS2 do mouse...ou seja cortar o conector original, fazer algumas modificações (pois esses conectores tem padrões de funcionamento diferentes) e soldar um conector USB...não vejo vantagem nisso, visto o trabalho que isso daria e o baixo preço do adaptador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É muito mais vantagem você comprar um Mini-Mouse Óptico USB do que tentar fazer adaptações... e mesmo que você queira comprar o adaptador, tem um adaptador bem pequeno que não tem cirtuito que custa mais ou menos 5 reais e ele não funciona porque o mouse não é "Combo", se fosse um mouse USB ai sim daria pra usar aquele outro adaptador PS/2 com saída USB geralmente ele é verde esse adaptador. O único adaptador USB com saídas pra PS/2 que já vi funcionar era um que tem as duas saídas PS/2 tanto pra teclado como mouse e mesmo assim é muito caro esse adaptador.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

pesquisei a pinagem dos conectores, sera que funciona assim? só nao testei porque nao sei se corre o risco de queimar a usb do meu notebook, nao entendo direito mas seria isso?

PS2

ps-2-keyboard-pinout.gif

Pin Signal In/Out

1 Data Out

2 N/C

3 Ground

4 +5V

5 Clock Out

6 N/C

USB

usb-pinout.png

Pin Signal Color Description

1 VCC RED +5V

2 D- WHITE Data -

3 D+ GREEN Data +

4 GND BLACK Ground

DAI SERIA LIGAR:

PS2 -- USB

1 -- 2

2 -- N/D

3 -- 4

4 -- 1

5 -- 3

6 -- N/D

Será que funciona?

alguem poderia testar...

se funciona avise no post

se alguem tiver o adaptador e quiser destruilo, poderia abrir pra v como funciona, thanks....

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
pesquisei a pinagem dos conectores, sera que funciona assim? só nao testei porque nao sei se corre o risco de queimar a usb do meu notebook, nao entendo direito mas seria isso?

PS2

ps-2-keyboard-pinout.gif

Pin Signal In/Out

1 Data Out

2 N/C

3 Ground

4 +5V

5 Clock Out

6 N/C

USB

usb-pinout.png

Pin Signal Color Description

1 VCC RED +5V

2 D- WHITE Data -

3 D+ GREEN Data +

4 GND BLACK Ground

DAI SERIA LIGAR:

PS2 -- USB

1 -- 2

2 -- N/D

3 -- 4

4 -- 1

5 -- 3

6 -- N/D

Será que funciona?

alguem poderia testar...

se funciona avise no post

se alguem tiver o adaptador e quiser destruilo, poderia abrir pra v como funciona, thanks....

^_^

Bom post mais você tem que especificar a forma como é feita no mouse PS2 optico tem 4 fios neles tem

V

G

D

C

no usb tb mais cores diferentes devido a marcas diferentes dos mouse especifique o que cada uma dessas letras quer dizer e com fazer sem essa pinagem ok abrax e aguardo o seu relato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom o esquema está certo, mas não funciona, soldei no mouse ps2 um cabo usb, fiz a solda no circuito impresso, acendeu a luzinha do mouse embaixo mas nada de mexer o ponteiro, coloquei nesse cabo usb um adaptador ps2 e funcionou:(. Muito cuidado o circuito impresso é delicado e se entrar em curto o vcc com o terra se vai queimar sua controladora usb( da placa-mãe), um pinguinho de solda a mais já elvis. Mais uma coisa, mouse usb a controladora faz funcionar no ps2 com adaptador pra ps2.

Cuidado com as economias porcas podem queimar sua placa mãe, já que a corrente do usb é meio fortinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eu tinha um desses adaptadore peuqenos

pegeui um multimetro e vi q ta certo o esquema acima

ja converti meu teclado e meu mouse pra usb sem problemas

ahh

e também

eu nao soldo nada

apenas pego um cabo usb q nao uso e corto no meio

pego os fios to periferico e junto com com os fioos do cabo

assim a solda nao queima o USB

:cool:

EDITANDOOOO

nao é q funciona daquele jeito q ele falou

tem a ver com aquele VGDC

eu montei meu teclado na sorte

vou pegar um mouse ps2 q é igual ao meu usb (DR HANK MESMA MARCA E MODELO[sAIDA DIFERENTE])

e vou ver esse tal de VGDC

quando eu resolver esse puzzle falo pra v6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A conversão de PS2 para USB só funcionará caso o dispositivo tenha sido criado com a opção de PS2 e USB mas foi optador por PS2 na fábrica.

A porta USB (Plug'n'Play) faz um reconhecimento da informação do hardware para utilizá-lo.

Caso a do dispositivo tenha a informação que a conexão USB necessita, sim, funcionará sem problemas.

Boa sorte a todos..

Ps. De 5 tentativas de conversão que fiz, apenas os mouses Logitech funcionaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 7 meses depois...

Apesar desse tópico ser antigo, de 2006, acho que vale dar uma contribuição já porque fui beneficiado com essas informações.

Espero que sirva para enriquecê-lo e ajudar à outros que pousarem por aqui.

Como dito acima, existem dois tipos de adaptador ps/2 usb: o primeiro tipo é basicamente uma ligação fio-a-fio. Esse pode ser feito em casa e adaptadores mais baratos seguem esse padrão como o da imagem abaixo que foi desmontado:

ps22usbdireto.th.jpg

Atenção: se você tem intenção, como eu tive, de converter o seu periférico internamente segundo o modelo da foto, recomendo que não faça, exceto por diversão ou em caso de seu periférico for muito barato e pouco estimado.

Esse tipo de ligação, na data corrente, não funcionará em 9 dentre 10 dispositivos dada a atual complexidade dos mesmos. Falo por experiência e por ler relatos de consumidores que compraram adaptadores do tipo. Na verdade nem adaptadores modernos e eletronicamente dedicados são 100% compatíveis.

O segundo tipo segue a linha do modelo seguinte:

ps22usbndireto.th.jpg

O mesmo, aqui desmontado:

ps22usbndiretoexpo.th.jpg

Dá pra perceber que tem um dispositivo no meio de seu circuito, logo seu funcionamento é complexo.

Estou usando uma peça dessa para reaproveitar o meu periférico, pois o uso do adaptador era inconveniente dada suas dimensões que atrapalhava as outras portas usb do notebook.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 5 anos depois...

Pessoal muito fácil...nao fiquem com medo de fazer...

 

Primeiramente arrume um cabo usb, depois corte o fio que esta com o conector ps2,depois voce ira fazer a seguinte ligaçao:

 

No ps2 as cores são    /   no usb

 

(Vcc)Verde            /     (vcc ) vermelho

(D-)Azul               /    (data -)    branco

(D +)Laranja        /     (data +)    verde

(Ground)Branco   /      (ground) preto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...