Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória PC3200 erro em 400Mhz


Dark_Z

Posts recomendados

Opa, tenho 2 módulos de memória Kingston de 512Mb cada PC 3200 de 400Mhz.

O problema é que quando coloco eles para funcionar a 400Mhz, da erro em nos jogos 3D!!!

Tipo: No jogo Gun: erro no gun.exe

No jogo GTASA: erro no gtasa.exe

E por aí, vai...em todos os jogos.

E quando coloco eles pra funcionar a 333Mhz, funciona tudo perfeitamente. Já formatei varias vezes, já testei eles individualmente, já limpei.... e continua dando erro a 400Mhz.

Isso acontece tanto em single quanto em dual channel.

O estranho mesmo é só dar erro em jogos 3D.

Tenho : XP 2500

Abit An7

eVga 6800

Seagate 40g

Seventeam 420W Bkv

Tudo com bios e drivers atualizados.

Executei o memtest, e não achou erro nenhum.

A fonte esta com boa tensão.

Espero que alguém possa me ajudar.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se não me engano, o desempenho sera melhor, se as memorias trabalharem de acordo com o fsb do seu processador.. No caso do XP 2500, o fsb dele é de 166 mhz (333 mhz ddr) né? (eu não lembro), intao o melhor seria a memoria trabalhar a 333 mhz. 400 mhz seria melhor pra processadores com fsb de 200 mhz.

Mais não sei como estão suas configurações ai, e também se isso ta correto hehe, qualquer coisa alguem me correge =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gatodebotas@01 de maio de 2006, 13:22

qualquer coisa alguem me correge =)

Se é prá correge tá corregedo hehehehe.

Bom, deixando a brincadeira de lado, sua informação está correta, para um bom desempenho, o ideal é que as memórias trabalhem em sincronia com o processador.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade meu processador XP2500, é um XP3200 disfarçado, ele está funcionando com fsb 200 (400DDR) à 2200Mhz.

Pesquisei na de monte na net e não encontrei nada parecido com esse problema.

Vamos ver se alguém me da uma luz pra resolver isso.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dark_Z@01 de maio de 2006, 18:27

Na verdade meu processador XP2500, é um XP3200 disfarçado, ele está funcionando com fsb 200 (400DDR) à 2200Mhz.

Não entendi muito bem esse disfarce do seu processador não.

Pelo que você diz, o seu processador é na verdade um Atlhon XP 3200+.

Da uma conferida nas tabelas desses dois links: Aqui e Aqui.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando digo disfarçado quero dizer, que para torna-lo um 3200, é só alterar o seu fsb para 200. Todo mundo q conheço que possue um athlon XP faz a mesma coisa, pois qual é a vantagem de se pagar 300 reais a mais no "mesmo" processador???

valeu, mas ainda não chegamos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há! perfeito, mas esse procedimento é nada mais nada menos que um overclock e isso diminui a vida útil do processdor, a não ser que você tenha um sistema de refrigeração muito bom e mantenha sempre a temperatura do processador nos níveis aceitáveis.

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa:

De inicio também pensei que fosse temperatura, mas ela não passa de 53 °C, mesmo no "dedometro" da pra sentir que o dissipador está numa temperatura aceitável.

No prime95, rodando umas 5h, não apresentou problema com o 2500@3200 e memoria a 400Mhz.

só mesmo quando eu entro em games 3D. Até parece confilto de memoria com placa de video, mas não encontrei nada sobre o assunto.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu disse com relação a temperatura do processador, foi que ela aumenta devido ao overclock diminuindo assim o tempo de vida útil do mesmo.

Acredito que não tem nada a ver com o problema dos jogos 3D, o mais estranho com relação ao problema, é que o erro ocorre nos arquivos executáveis dos jogos.

Já tentou atualizar os drivers da sua placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu entendi,

é apenas um overclock errado.

Acredito que o problema seja o processador e não as memórias.

Sua placa-mãe aceita que o FSB e o clock das memórias sejam ajustadas separamenten?!

Se quiser continuar com o OC, tente diminuir o clock interno, para salvaguardar um pouco o processador.

Talvez, melhore...

Não quero dar uma de tio estraga prazeres... Mas o clock que vem discriminado de fábrica, é o clock que a empresa recomenda como sendo clock máximo.

OC de FSB é o clock mais potente e por isso mesmo o mais perigoso.

Uma elevação do clock externo aumenta muito mais significativamente o desempenho do que a elevação do clock interno.

Só vou dar um última exemplo, o último pc que eu peguei para arrumar e assim o fiz na frente do dono... foi um P4 2.0. Não sei quem tinha feito um OC nele para rodar a 2.4!

O PC demorava mais de 8 minutos para entrar no Windows XP! Mas entrava.

Tinha 512MB se não me falha a memória... e ele queria colocar mais 256MB, já que achava que o pc estava lento e pesado.

A primeira memória não serviu...

Tirei o OC, o pc entrou normalmente no Windows XP.

Instalei outra memória, o pc aceitou e deixei rodando o memtest enquanto conversava com o cliente... que muito satisfeito com o desempenho, desistiu da ideia do OC.

Oc é assim.

Vamos dizer que você me garante que consegue multiplicar qualquer par de números em 10 segundos.

Isso, você tem certeza, isso você me garante.

Aí eu mando você fazer suas multiplicações em 8seg. Pode funcionar ou não, certo?

Na verdade, tem a ver com a "fornada" do processador... mas é uma longa história!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1131

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1141

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1145

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa eu explicar melhor isso...

Mesmo com meu precessador em stock, XP2500 (11x166) e memórias em SPD (400Mhz) acontece o erro. Eu creio que se fosse problema de clock ou sincronia de fsb, o erro não aconteceria apenas em jogos 3D. Há alguma intermediação entre memoria do sistema e a placa de video (em texturização 3D) que não está aceitando a freqüência original das memorias.

Espero ter explicado melhor o problema.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dark_Z@04 de maio de 2006, 00:47

Eu creio que se fosse problema de clock ou sincronia de fsb, o erro não aconteceria apenas em jogos 3D.

Claro que problemas de sincronia serão maiores em aplicações 3D!

São elas que demandam a maior transferência de dados num pc...

Existem algumas opções em CMOS para melhor aceitar a assincronia.

Para tal, leia o manual de sua placa-mãe.

Felicidades!

:bandeira:

(Obs.: Em alguns sites, já encontrei muito no passado, um ganho de performace em assincronia entre memória e FSB, sempre que as memórias estivessem em um clock superior, claro. Porém, sempre é pequeno o ganho e sempre tem grandes chances do sistema ficar instável! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...