Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar pc pela rede


JAMFS

Posts recomendados

Tenho dois computadores 1 em casa e 1 computador no meu escritorio ao qual estão ligados em rede só que eles tem aproximadamente 80 metros de distancia, já tenho configurado neles acesso remoto para eu poder mexer em qualquer uma das maquinas de onde eu estiver, porém tive visitando uma lan house e vi que o software deles era capaz de ligar um computador totalmente off por algum comando enviado pela placa de rede, só que este software é para controle de computadores de lan house queria saber se alguem sabe de algum programa que eu possa instalar em meus dois computadores e ligar um ou outro através de algum comando pela rede se possivel algum gratuito ou de valor acessivel.

Agradeço a todos ! :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu estava pensando aqui, naquele conector que tem nas placas mãe, chamado WOL (wake on lan).

Se desse pra ligar pelo BIOS, pra que ia ter o conector lá na placa mãe?

E por falar nisso, que cabo a gente liga lá, se nas placas de rede não tem nenhum lugar pra ligar a outra ponta do cabo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim para fazer isso era preciso de uma placa de rede processada. Isso é necessário ou to falando besteira?

Abraços

Eu estava pensando aqui, naquele conector que tem nas placas mãe, chamado WOL (wake on lan).

Se desse pra ligar pelo BIOS, pra que ia ter o conector lá na placa mãe?

E por falar nisso, que cabo a gente liga lá, se nas placas de rede não tem nenhum lugar pra ligar a outra ponta do cabo?

É possível pela BIOS sim. A maioria das novas placas asus (como a minha) permitem que se habliite a função wake on lan. Para verificar se a sua placa permite fazer isto, basta verificar se aparece esta opção na bios ou ler o manual do fabricante.

Até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível pela BIOS sim. A maioria das novas placas asus (como a minha) permitem que se habliite a função wake on lan. Para verificar se a sua placa permite fazer isto, basta verificar se aparece esta opção na bios ou ler o manual do fabricante.

Até a próxima.

Sr. Renercarvalho,

Eu tenho um pc aqui com uma placa mãe exatamente igual à essa da sua assinatura.

E o BIOS dela oferece uma opção de Wake on Boot LAN, se bem me lembro. Assim que tornei a opção Enabled, salvei, reiniciei e desliguei o pc.

Daí, clicando numa pasta compartilhada dele, em outro pc da rede, ele deveria ligar?

A mensagem é aquela de "Caminho da rede não encontrado".

Ou tem algum outro jeito de "acordar" o pc? E eu é que não estou sabendo usar?

O Sr. tem me ajudado bastante, com as respostas que dá às consultas sobre rede Microsoft. Pode acertar mais essa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Renercarvalho,

Eu tenho um pc aqui com uma placa mãe exatamente igual à essa da sua assinatura.

E o BIOS dela oferece uma opção de Wake on Boot LAN, se bem me lembro. Assim que tornei a opção Enabled, salvei, reiniciei e desliguei o pc.

Daí, clicando numa pasta compartilhada dele, em outro pc da rede, ele deveria ligar?

A mensagem é aquela de "Caminho da rede não encontrado".

Ou tem algum outro jeito de "acordar" o pc? E eu é que não estou sabendo usar?

O Sr. tem me ajudado bastante, com as respostas que dá às consultas sobre rede Microsoft. Pode acertar mais essa?

Sim, ele deveria ligar, a menos que haja outra interpretação para o texto do manual da K8V-X SE que trata deste assunto, que é:

Em relação a função OnBoard LAN P.M.E:

"Quando a função OnBoard LAN P.M.E é marcada como ativada (enable), este parâmetro permite que você use dispositivos LAN P.M.E onboard para recomeçar (note que não usam a palavra active ou re-active, e sim, resume) o sistema. Esta opção necessita de uma fonte ATX que possa fornecer cerca de 1 A na ligação +5VSB (jumpers USBPWR 1,2,3,4,5,6,78)."

Em relação aos jumpers USBPWR de 1 a 8:

"Escolha a opção +5V para despertar o computador do modo de Sleep S1 usando os dispositivos USB conectados. Escolha +5VSB se para despertar do modo S3 e S4."

Verifique os jumpers USBPWR de 1 a 8 e mude-os para a posição 2-3 e veja se resolve.

Informe o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei cedo ao escritório hoje, antes de todo mundo, pra testar o que vimos aqui.

E concluí que o manual da placa mãe está certo. Perfeito na descrição das possibilidades e procedimentos.

Conforme o que vimos no manual da K8VX-SE, é possível "resume" o sistema por atividade do onboard LAN PME.

Ou seja, se o sistema estiver num status de SLEEP1 (estado de espera ou hibernando), vai ser reativado ao constatar pedido de atividade na rede.

Mas pra acordar de um estado S3 ou S4, ou seja, sem POWER no processador e placa mãe, é necessário uma atividade num dispositivo PCI ou USB. Imagino que seja algo que tenha 5V pra mandar pra placa mãe.

Assim que pra ligar o pc remotamente, eu tenho que chamar um dispositivo USB que esteja conectado nele.

Na prática, se eu ligo uma impressora USB naquele PC, e, ao invés de chamar uma pasta na rede, eu enviar um arquivo para impressão, o pc liga, depois de mudados os jumpers, conforme a página 1-17 do manual.

Testei também com pendrive, e se envio um arquivo pra gravar naquele dispositivo removível, o pc liga.

Mas usando só a rede, só se a gente deixar ligado, em estado de espera, de um dia pro outro. Pelo menos isso foi o que consegui. Mas eu sou engenheiro civil. Eletrônica, só de curioso.

Agradeço a orientação, e a atenção dedicada ao pedido, mais uma vez, Sr. renercarvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá amigos!! O tópico já é um pouco antigo mas quero esclarecer que tem como ligar o pc mesmo ele estando totalmente desligado ( só o estabilizador ligado é claro rsrs ). Bem em algumas BIOS tem essas opções citadas por vocês. Eu conseguir fazer funcionar ativando uma delas na BIOS de uma Asus A7S6X-MX ( wake up MACPME ) se não estou enganado. So que eu usei um o linux pra ativar ou "acordar" o pc ( linha de comando ). Pra Windows tem um executável que faz isso, acho que o nome dele é WakeOnLanGui ( salvo engano ). Aqui deu certinho do jeito que eu queria. FUI!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvi procurar saber sobre o "Acordar um computador na Rede" através do WOL, li todos os posts e tinha quase q certeza, que existe apenas um jeito de acordar um computador mesmo totalmente desligado pela rede através do endereço MAC, que é o, digamos, "CHASSI" da placa de rede, pois por IP ou pasta na rede, ficaria involuntária uma vez que digamos numa máquina que usa IP aleatório acordaria determinado Computador pelo nome ou IP atribuido naquele momento. Já se outra máquina viesse a pegar aquele IP, ficaria inválido. em fim, parar de encher linguiça hehehehehe achei isso:

http://casadainformatica.blogspot.com/2007/08/wake-on-lan-como-acordar-os.html

ou se preferir, tem este site que trata especificamente sobre o assunto, só que em inglês:

http://www.matcode.com/wol.htm

cheguei a concluão que meu raciocínio tinha razão como citado num post anterior.

ainda não testei, testarei dentro de alguns instantes e volto a postar sua funcionalidade.

espero ter ajudado,

Adriano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...