Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina nova equivalente à antiga?


Posts recomendados

Oi,

Minha situação é a seguinte: eu tinha um computador bom (para o que eu fazia) que não fui eu quem montou, mas estou tendo que montar um novo, e não entendo bulhufas de hardware, então queria pedir uma ajuda... Eu queria que o desempenho do novo computador não deixasse a desejar em relação ao antigo, pelo menos, mas não consigo saber as peças equivalentes ao anterior. Se eu disser alguma configuração que não faz sentido, perdoem, como eu disse, não entendo muito das minúcias técnicas, mas estou tentando...

O que eu lembro: o processador era P4 (isso?). A placa de vídeo, Octek FX5200 256Mb. 160g HD. 1Gb RAM. A placa mãe eu não lembro.

O que me foi montado:

Processador AMD K8 Athlon64 939P 3000+Box

Placa mãe AMD64 ASUS A8N-SLI SE

Placa de Vídeo PCI Express 128 Prolink 7300GS DUAL + TV

HD SATA2 160Gb Samsung

Memória DDR 1024Mb 400MHZ PC3200 Corsair (ou Kingston)

Também me sugeriram uma placa de vídeo 512Mb PCI Express GEFORCE 7300 TV 16x ou uma placa de vídeo PCI Express 256 INNO3D GF 6200TC Dual+TV.

Eu queria saber se essas placas de vídeo são equivalentes ou não àquela que eu tinha. Alguém sabe? Alguma das três é mais recomendável?

Não uso jogos, mas uso programas de design e fotografia, e conversão de vídeos. Se desse, gostaria de tentar editar vídeo nesse novo PC. Será que ele está muito longe do que eu preciso para isso? Pretendo pôr mais 1Gb de RAM depois, além da plaquinha firewire (sei que um modelo da minha placa mãe já vem com firewire, mas é bem mais cara...). Mas, se estiver muito longe, fica assim mesmo...

Ao que me parece, eu não estou montando uma super PC, mas ele pode levar algum upgrade sem muita troca de peça, caso não chegue no desempenho que eu tinha. O que me dizem? O que tá me pegando mais é a placa de vídeo, que não consigo equivaler. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega falou, se não vai usar SLi, não pega placa mãe com isso, só aumenta o preço.

7300GS... bem, ela não é muito forte. Não se deixe levar pela quantidade de memória ram. Vá pelas tecnologias. A 7300GS trabalha a 64bits.

Essa 6200TC é fraca e esse TC é de Turbo Cache[tecnologia que permite aumentar a quantidade de memória da placa de vídeo, "desviando" memória ram(que, digamos, "não é apropriada" para vídeo, visto que as VGA novas tem memórias trabalhando a 700MHz, 800MHz, 1000MHz, e até mais)].

Se você tinha uma FX5200(eu também tinha uma) creio que a 6600GT até será equivalente (pelo menos por enquanto). O problema é: pretende fazer futuros upgrades tão cedo?

Outra coisa, até quanto pretende/pode gastar no micro? Será que não vale a pena pegar um X2? Ou um Conre? Ou até um AM2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 7300GT seria essa aqui? -> http://www.hardstore.com.br/?view=detalhe....go_produto=1186

Tá um pouco acima do que eu podia gastar, mas vou pensar no que faço. O upgrade eu ia fazer depois, porque não estava nos planos comprar essa máquina agora (a antiga roubaram), então preciso montar alguma coisa pra ir trabalhando no mesmo nível de antes enquanto não dá pra melhorar.

A 6600LE tá fora de questão? Eu não queria passar de 300 no vídeo, o orçamento tá apertado. Pensei em vender a placa de vídeo mais p/ a frente e comprar uma melhor, botar ram em dual channel... Daí botar a placa-mãe boa agora, pra depois não trocar. Mas se for ficar ruim agora... Vixi, não sei mais o que compensa.

Os preços que eu tenho:

7300GT (essa da hardstore): 450

6600GT Prolink (128): 550

6600LE Prolink (128): 290

6600 Prolink (128): 310

Editando: faltou mais um preço!

7300GS Prolink (128): 263

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seria melhor você esquecer placa de video por enquanto e investir em uma boa placa mãe com video on-board..

Com o tempo, você poderia investir em uma placa muito melhor d q essas q você citou..

E Tbem, para o seu uso, te Recomendo as RadeoNs..

Mas caso queira mesmo comprar uma VGA, fique com a 6600 mesmo..é boa e barata...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá um pouco acima do que eu podia gastar, mas vou pensar no que faço. O upgrade eu ia fazer depois, porque não estava nos planos comprar essa máquina agora (a antiga roubaram), então preciso montar alguma coisa pra ir trabalhando no mesmo nível de antes enquanto não dá pra melhorar.

Puuutz, cara, desculpa aí. É que eu não estava vendo "uma lógica" em montar uma máquina do nível da antiga, sendo que seria uma nova. Nem me passou pela cabeça sua situação.

Seria melhor você esquecer placa de video por enquanto e investir em uma boa placa mãe com video on-board..

Concordo com o colega, ainda mais pela sua situação. Não vale esse esforço agora pela VGA.

Se você tinha uma FX5200, então estará bem servido com o vídeo onboard da ASUS A8N-VM ou mesmo com uma placa mãe igual a minha(tem o mesmo vídeo onboard da A8N-VM, o 6100).

Tá um pouco acima do que eu podia gastar, mas vou pensar no que faço. O upgrade eu ia fazer depois, porque não estava nos planos comprar essa máquina agora (a antiga roubaram), então preciso montar alguma coisa pra ir trabalhando no mesmo nível de antes enquanto não dá pra melhorar.

Puuutz, cara, desculpa aí. É que eu não estava vendo "uma lógica" em montar uma máquina do nível da antiga, sendo que seria uma nova. Nem me passou pela cabeça sua situação.

Seria melhor você esquecer placa de video por enquanto e investir em uma boa placa mãe com video on-board..

Concordo com o colega, ainda mais pela sua situação. Não vale esse esforço agora pela VGA.

Se você tinha uma FX5200, então estará bem servido com o vídeo onboard da ASUS A8N-VM ou mesmo com uma placa mãe igual a minha(tem o mesmo vídeo onboard da A8N-VM, o 6100).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu estou tendo que aprender essas coisas na marra e na pressa agora, porque vou ter que substituir o PC por outro, em lugar do mac só pra edição que eu queria... mas tudo bem. Aí, a minha lógica esquisita é montar uma máquina que não me deixe na mão por agora, mas que possa ficar boa pra vídeo (ainda que precise acrescentar qualquer coisa depois) se eu tiver que me virar só com ela, porque eu não sei quanto tempo vou ter que me virar com ela.

Só tenho uma má notícia: a placa-mãe chegou, a A8N-SLI SE mesmo. Acho que posso ver de trocar, mas não sei ainda. Tá tudo atropelado...

Agora (desculpem a confusão), por que Radeons em vez das 6600? E faz diferença para mim (no caso da SLI, e por causa da edição de vídeo) se elas forem AGP ou PCI-E?

Agora que eu já entendi quais das milhares de 6600, 7300, 7800, GTS, LE, etc etc eram boas (mais ou menos, já tinha até me conformado com a 6600), parti pra pesquisar as Radeons citadas. Ufa. Achei algumas... Algo assim satisfaria as minhas necessidades? (Radeon 9550 256mb) -> http://www.hardstore.com.br/?view=detalhe....igo_produto=697

E essa, é muito podre (ATI X600, PCI-E)? -> http://www.hardstore.com.br/?view=detalhe....igo_produto=689

E qual a possibilidade de upgrade no futuro no caso de eu optar pela mesma placa-mãe e alguma placa de vídeo dessas ATI, mais uma placa de vídeo, outra placa de vídeo, ou deixa a placa de vídeo lá e concentra em trocar o processador e pôr mais RAM?

Aí, acho que estou começando a confundir tudo, mas uma hora eu aprendo. :tantan: Valeu pela ajuda e pela paciência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...