Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um único HD Sata em RAID ? é possível ?


Wpanfilli

Posts recomendados

Fala galera ... bele ai ???

Então estive procurando no nosso amigo google sobre como posso utilizar o RAID para conecar um único HD Serial Sata Samsung de 80Gb mas não consegui muitas informações concretas ...

Possuo uma Placa Mãe Asus p4p800-e Deluxe, tudo funcionava normalmente, a minha HD Sata devidamente conectada nas entradas Sata etc ... um dia de mudanças aconteceu o quase impossível, as duas entradas de Sata na placa mãe quebraram ... quero dizer ... os conectores sairam da placa e sumiram ...Acreditem muita zica ...!!!! :muro:

Então, vi as duas entradas RAID na placa e procurando no Google ví q é possível ligar apenas um HD sata no RAID ... mas não especificava como fazer esse processo ....(não sei se é verdade esse processo pra falar a verdade ... srsr ...)

Se alguem possuir alguma informação sobre esse assunto, ficaria grato ... sei q existe a possibilidade de comprar uma placa PCI com entradas p/ sata mas iria perder em desempenho ... mas se tiver outra solução (RAID com um único HD) seria bem melhor ...!!! ssrsr...

Estou meio sem saída ... pois não tenho outro HD ... nem IDE ....

valeu ..!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi, você está fazendo uma pequena confusão.

Você não quer fazer RAID e sim usar um HD SATA cuja as entradas sata na placa mãe estão quebradas, ou seja; não existe mais na placa mãe nenhuma entrada onde você possa conectar o seu HD SATA, correto?

Nesse caso, a solução mais viável e em conta, seria a instalação de uma placa PCI/SATA, mesmo com perda de desempenho, ou levar a sua placa mãe em um especialista.

Veja no link abaixo, como funciona o RAID:

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre RAID

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou aproveitar o tópico do nosso amigo visto que estou sem tempo pra procurar (e sem PC), e existem muitos tópicos, e nem todos muito "úteis"...

Vou ser direto e reto:

É POSSÍVEL DANIFICAR UM HD SE FOR LIGADO PARA RODAR EM RAID?!

Eu digo SOMENTE UM HD, sem ser em pares ou acima de 2 HDs. Pegunto isto porque levei meu micro numa assistência, e antes de eu levar meu HD estava funcionando, mas depois que o cara formatou e instalou o Windows e habilitou o RAID, não usei o micro 10 minutos e deu um problema ###### de arquivos do Windows corrompidos!!!

Resultado: voltou pra assistência e o técnico simpaticamente me disse que meu HD está DANIFICADO!!! :angry::angry::angry::muro::muro::muro:

Então eu perguntei se não foi por causa do RAID que ele habilitou e instalou o Windows e ele disse que não, que o RAID era pra aumentar a performance.

Eu argumentei falando que RAID só é utilizado por no mímino 2 HDs, ele retrucou que não e disse que mexe com servidores e usa RAID neles.

Resumo, prejízo pra mim e não posso provar que foi o cara que ferrou meu Winchester... :cry:

Alguém pode me ajudar?

PS.: Algum chipset danificado na placa-mãe pode consequentemente danificar o HD?

Valeu, até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Primeiramente respondendo a duvida do amigo Wpanfilli;

A sua placa mãe (p4p800-E Deluxe) tem na verdade 4 entradas SATA, sendo que duas são da ponte sul ICH5R (que são as que foram danificadas na sua placa) e outras duas do chip Promise 20378 RAID Controller (que estão identificadas como RAID na sua placa) e nessas portas portas você pode instalar o seu HD normalmente mesmo sendo somente um HD sem RAID porque essas portas não são especificas para RAID, ou seja, não são "apenas" para RAID e sim são "recomendadas" para esse fim, mas pode usar sem problemas para um HD SATA "single".

Resumindo instale ele na porta SATA disponivel identificada como "pri" ou "master" e seja feliz.

Agora respondendo a duvida do amigo Cristopharus;

RAID só pode ser implementado com 2 HD´s ou mais, isso é fato...

Porém RAID via software podem ser feitos com apenas um HD mas isso além de não ter nenhuma utilidade é rarissimo.

O que o técnico fez no seu computador foi apenas instalar o software para RAID que vem no CD da sua placa mãe e isso não significa que o seu computador esteja rodando em RAID... e isso é um procedimento normal (instalar todos os drivers do CD da placa mãe). E isso de nenhuma forma pode ter danificado o seu HD e vou ainda além... por minha experiencia posso te dizer que com certeza esse seu HD não esta danificado, somente o windows é que foi corrompido mas o HD esta em perfeitas condições e basta você formata-lo e reinstalar o Windows XP para que ele volte a funcionar normalmente.

E um conselho; procure um outro técnico porque esse parece que esta tentando te enganar... porque por mais que o seu HD estivesse com problemas (bad Blocks) isso poderia ser contornado e fazer ele funcionar normalmente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo seu tempo e sua atenção Luciano!

Na verdade não creio que foi somente o "driver" que ele instalou, ele também habilitou o chipset de RAID na BIOS.

Ante-ontem, quando eles me entregaram o PC, resolvi analisar, então resetei todas as opções da BIOS, e usei o Disk Manager do meu HD para formatá-lo (Opção Zero Fill - formatação física) e particioná-lo. Até aí beleza, meu HD respondeu direitinho, formatou, particionou, não deu erro algum, tanto que ele estava normalmente identificado e instalado na Placa mãe, e também com o S.M.A.R.T. acionando não acusou nada...

Porém tentando instalar o Windows dava errando quando estava copiando os arquivos de instalação, tentei umas 4 vezes e nada. Hoje consegui um CD "novo" do Win XP, e amanha vou tentar novamente, se não for o CD, então já era...

A propósito, só levei o PC na assistência pois após remover a placa-mãe para substituir o meu Cooler BOX que "morreu" por um Zalman CNPS7700-AlCu, não consegui fazer o PC funcionar, ligava ele e dava um bip longo e dois curtos sem nada aparecendo no vídeo.

Desmontei e montei tudo 2 vezes, e a mesma coisa. Depois o "técnico" me disse que as memos estavam mal-encaixadas... :zoio:

E pra resumir: pra tirar a placa eu usei um alicate pra quebrar uma torre de plástico q segurava a placa-mãe e acabei entortando umas trilhas de um chipset, acho que era a Ponte Sul, é bem perto das portas SATA. Desentortei com um agulha bem fina, e ficou "aparentemente" normal.

Mas daí vem a dúvida: Isso pode ter tido alguma consequência, tipo "matar" meu HD, gerar problema na comunicação com o HD, sei lá, qualquer coisa. (Eu não contei isso pro "técnico").

Mas que testes eu faço pra descobir se tem alguma coisa, sendo que nem o Windows não consigo instalar... :cry:

Valeu por por tudo e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera, tô postando aqui pra dizer que após executar o Disk Manager do meu HD e conseguir uma cópia "novinha em folha" do Windows XP, até o presente momente está correndo tudo certo, e estou postando no FÓRUM usando meu próprio PC!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Isso quer dizer que o meu HD não está danificado, e que também existem muito mais "picaretas" no ramo da informática do que eu imaginava!!! :priv::priv::priv:

Eu procurei a assistência mais conceituada e comentada na cidade, com boa estrutura e deu no que deu, então vai um aviso pra você que é leigo também e que precisa contratar os serviços de alguém: sempre procure se informar antes com alguém que realmente saiba e que você CONFIA!

Se não fosse a galera aqui do FÓRUM e um amigo meu, eu poderia ter tido gastos altos e totalmente desnecessários!

Obs.: vou entrar em contato com a assistência técnica e ver como vai ficar já que eu paguei por serviços que não recebi e ainda por cima fui enganado o que quase provocou uma dor de cabeça maior... estou pensando seriamente em sustar o cheque... <_<

Até mais pessoal, valeu pela ajuda qualquer coisa volto a postar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a sua pergunta sobre a parte danificada da sua placa mãe, é provavel que danificando a placa justamente na ponte sul você pudesse ter problemas com a comunicação HD / Placa mãe, tendo em vista que é exatamente a ponte sul que faz esse canal de comunicação, porém felizmente pelo visto você não tem esse problema.

Quanto ao problema que estava dando na instalação do primeiro CD do Windows XP que você tentou, também não creio que o problema esteja no CD pois pelo que você relatou, é um caso tipico de configuração de freqüência de memória errado (porque você deu um clear CMOS) ou então de memórias com defeito... Acredite que por mais incrivel que pareça se você por exemplo configura uma memória DDR 333Mhz para trabalhar a 400Mhz por exemplo esses tipos de erro são normais e além disso memórias com defeito também produzem esse mesmo erro.

Felizmente você conseguiu sair ileso, ou quase, desse caso e apesar da empresa que você procurou ser séria existem técnicos mesmo nessas empresas que utilizam desse artificio para ficar com o seu HD (que ele diz danificado) para ele mesmo e te vender um novo... O melhor é sempre procurar um técnico de sua inteira confiança (preferencialmente que seja seu amigo, ou então um evangelico...).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe essa de ser evangélico foi engraçado! hauihauiauaiu XD

Bem, o pc está se comportando de forma estranha, tipo ele não está rápido como quando ele era novo, o desempenho do HD tá horrível nos programas de teste, e tá demorando um tempo até abrir os programas, antes era só clicar e pronto...

Liguei pro cara da assitência, e ele não quer devolver a grana, e ainda afirma que meu HD está com problema e que de uma hora para outra pode parar de funcionar...

Também disse que não executou o "Zero Fill", porque eles não podem dar garantia desse "tipo de formatação física", porque isso não "resolve o problema"... mas acontece que pelo menos agora eu posso usar o meu PC, bem ou mal, antes só aparecei a mensagem de problema com sistema operacional...

A única coisa que ele me propôs foi levar o PC novamente para ele instalar os programas, que não pode fazer mais nada...

Bem, como não tenho como receber minha grana de volta acho que vou concordar com isso para pelo menos amenizar minha insatisfação.

Mas isso é deprimente, ainda acho que o cara fez alguma coisa pra acontecer isso com o meu HD... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe essa de ser evangélico foi engraçado! hauihauiauaiu XD

Bem, o pc está se comportando de forma estranha, tipo ele não está rápido como quando ele era novo, o desempenho do HD tá horrível nos programas de teste, e tá demorando um tempo até abrir os programas, antes era só clicar e pronto...

Liguei pro cara da assitência, e ele não quer devolver a grana, e ainda afirma que meu HD está com problema e que de uma hora para outra pode parar de funcionar...

Também disse que não executou o "Zero Fill", porque eles não podem dar garantia desse "tipo de formatação física", porque isso não "resolve o problema"... mas acontece que pelo menos agora eu posso usar o meu PC, bem ou mal, antes só aparecei a mensagem de problema com sistema operacional...

A única coisa que ele me propôs foi levar o PC novamente para ele instalar os programas, que não pode fazer mais nada...

Bem, como não tenho como receber minha grana de volta acho que vou concordar com isso para pelo menos amenizar minha insatisfação.

Mas isso é deprimente, ainda acho que o cara fez alguma coisa pra acontecer isso com o meu HD... <_<

Lembre-se que o Zero-fill é um procedimento totalmente correto e não pode causar nenhum tipo de dano ao seu HD, porque diferentemente do que você mencionou e do que a maioria dos usuarios pensam, o Zero Fill ou tecnicamente falando um LLF (Low Level Format) não é uma "Formatação Fisica" e sim uma "Formatação Lógica" porque a formatação fisica do HD só pode ser na hora da sua montagem (assembly) e é feita pelo proprio fabricante, todos os tipos de formatações que nós fazemos em nossos HD´s e demais equipamentos de armazenamento são formatações lógicas.

Mas pelo relatado por você realmente o técnico não é de muita confiança e não sabe muito o que fazer... eu insisto que os seus comentarios me levam a pensar que o problema esta na memória e não no HD.. se tiver como testar seu computador com outros modulos de memória faça-o e poste o resultado para nós.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...