Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD não roda e dá dois beeps


mtgbh

Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

Estou com um problema em um dos meus HD's, no de 30 gb. Às vezes, logo que eu ligo o computador, ele não roda (dá pra perceber que falta um barulho de motor arrancando). Quando ele não roda, emite dois beeps curtos e impede o reconhecimento do outro HD (ou seja, nenhum HD da IDE primária é reconhecido).

Às vezes, quando ele chega nesse estágio de não girar, eu desligo e ligo novamente o computador antes do outro HD parar de girar completamente. Estava resolvendo, mas parei de fazer isso para não mandar o meu HD principal pro saco...

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Muito obrigado e abraços a todos!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso é sinal de que o HD está querendo ir pro saco... faça backup dos dados importantes desse HD antes que ele pare de funcionar de vez.

Os 2 "bipes" que a placa-mãe dá são curtos ou longos? Qual o fabricante da BIOS da placa-mãe? Talvez os dois bipes sejam por não reconhecer HD que está configurado para não reconhecer automaticamente os dispositivos IDE. Ou seja, os dispositivos IDE no Setup estão configurados manualmente. Quando um HD falha o BIOS acusa erro. Também pode ser aviso de erro do SMART. Mas como eu perguntei vai depender do fabricante do BIOS de sua placa-mãe, veja também o que aparece na tela quando acusar o erro dos dois "bipes".

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Sonic,

Os beeps são emitidos pelo HD. Isso eu já consegui identificar. Os beeps da minha placa mãe são bem diferentes. Eu não fui muito claro ao descrever o problema. Deixa eu tentar dar mais detalhes:

-Eu ligo o computador. O HD Master arranca normal, beleza. O HD Slave não arranca, o led vermelho do HD fica constantemente acesso, no auto-detect da BIOS nenhum dos 2 hd's é reconhecido. Enquanto isso está acontecendo, o HD que está parado emite dois beeps curtos.

-Algumas vezes acontece de esse HD arrancar, mas é totalmente aleatório. Ele é um Maxtor de 30 gb. Minha placa-mãe é a da minha assinatura (Asus TUV4X).

-Quando eu desconecto o HD slave da energia e do cabo IDE, o computador funciona normalmente.

-Eu já fiz o backup desse HD. Achei que pudesse ser algum defeito tipo de fonte, ou algo parecido. Não tenho nem ideia.

Melhorou? :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora entendi a histórias dos "bipes", aliás nunca vi um HD dar bipe, apenas aquele barulho do disco travando (metal rangendo ou as cabeças de leituras batendo), eu se fosse vccê descartaria esse HD pois ele já não tem solução, já que o problema pode ser mecânico e não na placa lógica.

Mas só pra desencargo de consciência experimente trocar a posição dos cabos de energia entre os dosi HDs e veja se acontece o mesmo resultado e tente também ligar somente o HD com problema sozinho e tente ver se ele é detectado no Setup da BIOS. Se ambos os teste ele acusar o mesmo problema, então nem sua placa-mãe, nem os cabos de dados e nem a fonte é a causa do problema.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema em um dos meus HDs exatamente como desrito aí pelo colega mtgbh, sinceramente Sonic, eu também nunca ouvi dizer que HDs emitiam beepes, mas aqui no meu micro eu ouvia dois beeps bem baixinho, muito longe, se não prestasse bastante atenção, não se ouvia os beeps.

Só que como o colega disse aí, eram bem diferentes dos beepes emitidos pela placa mãe, mas também eu não consegui identificar de onde vinham os beepes, por isso não posso afirmar com certeza se eram do HD.

Moral da estória; perdi o meu HD, mas consegui recuperar os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu computador é realmente uma caixinha de surpresas...

Eu pus esse dito HD em outra placa-mãe (em outro PC) e funcionou tudo 100%! :palmas:

Passei o chkdsk e tudo 100% :palmas:

Vou usando aqui pra ver qual é. Pararam os problemas. Meu outro HD que estava desligando já resolvi com o utilitário da Maxtor. Tinha bad nele... :cry:

Abraços!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...