Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre eletrostática


|KILLING|

Posts recomendados

Olá para todos...

Sou novo no fórum e achei interessante escrever um pouco do que entendo sobre a eletrostática que acho que vai clarear bastante sobre o assunto para todos.

Vou tentar ser bem didático, simples e básico no meu "PRIMEIRO POST" eeeeeeeeee :D :palmas: :bandeira: HEheh HUhUH hiIHih

Let's Go!

Tudo envolve cargas, que podem ser POSITIVAS ou NEGATIVAS, e como todos sabem uma atrai a outra (negativa e positiva) e cargas iguais se repelem certo?

Quando agente atrita algo com algo, um corpo cede elétrons (no caso um dos corpos tem uma tendência maior para doar e o outro para receber) e o outro corpo recebe estes elétrons, sendo assim, um corpo fica eletrizado positivamente (o que perdeu elétrons, pois agora tem mais prótons do que elétrons), e o outro corpo fica eletrizado negativamente (o que recebeu elétrons, pois ficou com mais elétrons do que prótons).

Essa "troca" de elétrons não ocorre só por atrito tendo outras formas que não há nescessidade de citar.

Até aí tudo tranquilo certo?

Aí vem outro fato importantíssimo...

A Terra, tem tendência de EQUILIBRAR todos corpos. Ou seja, se seu corpo está carregado positivamente (com vontade de receber elétrons), a Terra doa elétrons para você.

Agora se seu corpo está carregado negativamente (com muitos elétrons, ou seja, com vontade de perder elétrons) a Terra suga estes elétrons para ela, sendo assim, a Terra NEUTRALIZA todos os corpos.

Mas para a Terra ceder ou sugar elétrons de um corpo, é nescessário um meio condutor: fio, água etc.

E a Terra é literalmente a terra HEHEH... Por exemplo, já vi uma experiência em que o aterramento, ou seja, a terra era simplesmente a superfície de uma mesa, o cara jogou o fio em cima da mesa como se estivesse ligado ao terra (vai entender). Isso tudo que falei explica por exemplo porque caminhões as vezes usam aquelas correntes arrastando no chão, pois o atrito com o ar faz com que o caminhão fique carregado (ou positivo ou negativo) e com isso, quando você encosta no caminhão, essas cargas a mais no caminhão passam por você como se você fosse o meio condutor entre a terra e o caminhão para que ele se neutralize, e você toma um choque, então as correntes no chão servem para "descarregar" o caminhão, assim você não toma choques.

Ás vezes, o ar por estar úmido, se torna um condutor, o que faz com que todos os corpos se neutralizem aos poucos. As faíscas, por exemplo, são efeitos da elétrostática, pois dois corpos carregados, tendem a se neutralizar, e sem entrarem em contato, a atração é tanta que o ar se torna condutor, e gera aquela faísca... DOIDO NÉ???

Tá mas onde entra isso na eletrônica?

Os componentes também podem ficar carregados, e usarem voce como um meio condutor e se descarregarem na terra, ou o contrário, você se descarregar nele. Fazendo assim gera uma corrente no componente o que pode queimar ou danificar muitos deles.

Há Solução?

Claro!

Sugiro duas, claro que devem haver muitas outras mas é o seguinte...

1) Para que o componete se descarregue sobre você, você deve estar nescessitando de receber ou doar cargas, ou seja, estar carregado. Então basta, antes de começar a mexer, se descarregar. COMO? Encoste no chão, em ulgum local de metal, na TERRA DO SEU QUINTAL, fazendo assim, você se torna NEUTRALIZADO.

2) Use um chinelo havaianas hehe A PROPAGANDA! Por quê? Pois a borracha tem uma constante dielétrica muito grande! ÃH? HEIN? CUMA? A borracha é um ÓTIMO ISOLANTE, sendo assim, você estará neutro (não doa nem recebe cargas), e nem está conectado ao terra, fazendo com que o componente não tenha porque se descarregar ou se neutralizar usando você como um meio.

É ISSO aê GALERA!

Minha mão até doeu um pouco, mas vale a pena e acho que esse tópico pode esclarecer para algumas pessoas né?

ATÉ A PRÓXIMA!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...