Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vendas de games da Microsoft superam expectativas!


rickfranzferdinand

Posts recomendados

Age of Empires II e Flight Simulator 2000 impulsionaram em até 35% o volume de negócios em 99 no Brasil. Empresa também avançou no mercado norte-americano com vendas de Natal

O final de ano não poderia ter sido melhor para o grupo de games da Microsoft. Depois de anos batalhando sua imagem na publicação de jogos para PC, o grupo conquistou ótimos resultados nesta temporada, com alguns dos games mais vendidos no mundo. A empresa alcançou o primeiro lugar em vendas de games para PC (em dólares) nos Estados Unidos durante a primeira semana de novembro, segundo dados da publicação norte-americana PC Data. Além disso, durante as quatro semanas do mês, três dos sete games mais vendidos (exceto jogos infantis) eram da Microsoft: Age of Empires II: Age of Kings; Flight Simulator, Professional Edition; e Flight Simulator, Standard Edition. Age of Empires II se manteve em primeiro lugar nas vendas de varejo nos Estados Unidos por oito semanas consecutivas. Mais de dois milhões de cópias do produto já foram comercializadas em todo mundo.

O mercado brasileiro acompanhou esta mesma tendência. "As vendas tiveram um incremento, em média, de 35% em relação ao ano passado", diz Carlos Arantes, gerente nacional de varejo da Microsoft. Os parceiros da Microsoft têm motivos para comemorar. "O final de ano 99 para a MSD foi realmente muito bom. Tivemos um aumento de 30% no volume de vendas", disse Marcelo Cebrian, gerente comercial da distribuidora carioca. "Houve um planejamento estratégico com a chegada dos games ainda em novembro. Superamos nossas expectativas. Os grandes campeões foram Age of Empires II: Age of Kings e Flight Simulator 2000".

Para a Brasoftware, sediada em São Paulo, a distribuição focada no varejo contribuiu para o sucesso nesse fim de ano. "Com os lançamentos do Flight Simulator 2000, Futebol Internacional 2000 e Age of Empires II, conseguimos um aumento de 35% de 98 para 99", comentou o diretor presidente da empresa, Jorge Sukarie Neto. "Com os lançamentos da Microsoft previstos para este ano, esperamos ter um crescimento semelhante", projeta. Segundo Milton Raja Dib, gerente de compras da WWW, o valor repassado ao consumidor foi razoável. "Com preços acessíveis, movimentamos entre 25 e 28% a mais do que no Natal passado".

No mundo dos jogos para PC, o game mais vendido equivale ao grande filme da temporada. "Conquistar três hits entre os 10 melhores é ainda mais expressivo, especialmente quando o grupo atinge a marca com um portfólio relativamente pequeno", comentou Maria Carolina Braga, gerente de marketing da área de home e retail da subsidiária brasileira. "Os clientes nos reconhecem pela alta qualidade do software", destacou. "Nossa equipe fez um trabalho fantástico preparando os novos títulos a tempo para as festas de final de ano".

Os games atingiram sua força atual devido ao seu crescimento interna e externamente. O negócio de games da Microsoft é como a publicação dos discos. Os executivos colocam seu selo nos títulos das melhores bandas. Desenvolvedores escrevem códigos, artistas projetam elementos gráficos e as equipes de desenvolvimento de RedWest, em Redmond, promovem o gerenciamento do programa, testes, documentação, vendas e marketing. Age of Empires, desenvolvido pelo Ensemble Studios, em Dallas, é um exemplo de tal parceria. As equipes da Microsoft também desenvolvem um número crescente de games in-house, incluindo as séries do Flight Simulator, Links, NFL Fever e MechWarrior. "Dois anos atrás, desenvolvíamos in-house somente a família do Flight Simulator. No próximo ano, cerca de metade de nossos games será desenvolvida e publicada pela Microsoft", revelou a gerente.

Como qualquer outro gênero de entretenimento, o mercado de games é extremamente competitivo. Juntos, games para console (ou vídeo) e games para PC constituem uma indústria de U$ 6 bilhões/ano, comparável em proporções ao mundo do cinema. Com mais de três mil games lançados a cada ano, a Microsoft mantém uma fatia de cerca de 8% do mercado, com números atuais rondando os 14% devido às vendas do Natal. O melhor mês para os games foi outubro, com vendas que se equipararam a todo o ano fiscal de 1997. Em novembro, houve um aumento de 50% em relação ao ano passado. Para Maria Carolina, "as coisas foram ótimas nestas festas. E neste ano devem ser ainda melhores com todos os títulos que vamos lançar".

Além do sucesso no varejo, o grupo de Games da Microsoft suporta o site de game multiusuário na Internet, o MSN Gaming Zone, no endereço http://www.zone.com. Com 500 mil usuários visitando o site diariamente, o Zone hospeda duas vezes o número de pessoas que freqüentam os parques temáticos da Disneyland. Além do lucro, os games representam a categoria de software mais vendida aos usuários domésticos. "Se achamos que é importante para a Microsoft estar comprometida com os software domésticos, é importante que tenhamos uma forte presença no negócio de games", completou a gerente.

bom,eu falando em game da microsoft so joguei 2 games dela halo dungeon siege!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...