Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas com fan lateral 120mm (c/ fotos)


beavis_rnv

Posts recomendados

E ai galera..

Bom, como eu não estava contente com a ventilação do meu gabinete (ele não possui espaço para fan frontal), instalei um fan lateral Akasa Serie Amber de 120mm, pelo seu baixissimo ruido e consideravel fluxo de ar.

Além deste, possuo um exaustor de 92mm e o fan da Seventeam de 120mm, lembrando também que uso o cooler BOX no processador, tudo no Athlon da assinatura.

Analisando as temperaturas com o fan lateral desligado e ligado (trabalhando como ventilador):

Componete - fan desligado - fan ligado

Placa-mãe - 37 - 31

Processador - 30 - 30

GPU - 43 - 47

Ambiente GPU - 30 - 34

HD - 34 - 29

Alguem consegue enxegar a razão para a VGA estar mais quente?

O q vocês axaram das temperaturas no geral?

Não deixem de reparar nas fotos.. talvez seja a posição a fan.

Abraços.. e obrigado!

post-54257-13884924440943_thumb.jpg

post-54257-13884924441308_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beavis,

sera q por acaso.....na posicao q o fan esta, esfriaria os hds, e provavelmente os chipsets da placa-mãe.. (não sei a posicao do chipset sem ver a foto da placa-mãe mas to imaginando como se fosse a minha)... a hora q o ar chega no cooler do cpu ou na vga sera q ele já não esquentou por ter passado por esses componentes?

sei q é pouco provavel...mas já q to chutando...sera q sua vga usava aqueles furos na lateral da sua tampa (embaixo) pra saida de ar? porque com a entrada de ar nova deve ter diminuido o fluxo de saida de ar ali??

desculpa os chutes... sei q não tem muita chance de eu estar certo, mas to tentando entender como sua vga pode ter esquentado.. o pior q pode acontecer é eliminar 2 hipoteses ridiculas da lista de possibilidades..

o ideal não era esse fan estar em cima dos furos q já existem na tampa na altura do cpu?

abraços

hoax

ps - legal o corte q você fez...você conseguiu fazer o lance dos plugs?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser hoax.. vou tentar tirar o HD da reta do fan.. e ver o q acontece..! (e sim, o chipset esta naquela região)

O fan na altura do CPU... eu usei um tempo ele.. porém percebi q ele aumentava as temperaturas.. dai parei de usar..!

E consegui sim fazer o negócio dos plugs.. igual naquele esquema q eu desenhei.. usei a femea de um adaptador 3-4 pinos! Obrigado pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho pouco provável que o hd esteja esquentando demais o ar que sai do fan.

Esse fan tem muuuito fluxo de ar, um hdzinho com uma dissipação de calor tão pequena não deve aumentar tanto assim a temperatura do ar que sai do fan. (pequena comparada com o fluxo de ar do fan)

O que deve ter acontecido é que você alterou drasticamente o modo em que funcionava os fluxos de ar dentro do gabinete, e com esse fan novo os fluxos não privilegiam tanto a placa de vídeo.

Vale dizer que isso também é chute como falou o colega daí de cima, não tenho certeza se é isso.

Sobre o fan antigo em cima do processador... Ele deve atrapalhar o fan do processador.

É difícil de acreditar, mas eu estava fazendo uns experimentos aqui com 2 fans para refrigerar um amplificador que eu constuí... Eu coloquei um fan de 80mm diretamente em cima de outro fan e os dois ficavam se atrapalhando e o fluxo de ar final era menor do que um fan trabalhando sozinho.

Eu vi no forum de coolers e dissipadores que dois fans juntos dobrariam o fluxo de ar... e na teoria até funciona. Mas comigo não funcionou.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema esteja no fato de que está entrando uma quantia considerável de ar no seu gabinete, e que este fluxo de ar não consegue sair na mesma proporção, pois apenas aqueles "furinhos" no gabinete não devem fazer um ciclo de ar com o fan grandão que você instalou. A não ser que você tenha algum exaustor que consiga retirar uma quantidade de ar semelhante a que esse seu novo fan coloque para dentro, esse ar que entra vai esquentar e boa parte vai ficar lá dentro.

Meu gabinete já tinha um fan de 8cm de frente para o CPU e reparei que quando eu desligava ele, as temperaturas caiam. Levantei essa hipótese de que o ar entrava, esquentava e não saia. Decidi então

instalar um FAN de 12cm parecido com o seu, porém na tampa superior do gabinete e fazendo a função de exaustor. As temperaturas diminuiram bastante, ao ponto de que se mantém as mesmas tanto com o gabinete aberto como com ele fechado. Ficou muito bom mesmo.

Bom, espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, eu tenho uma fan igual aqui comigo, anda não coloquei no gabinete, mas fiz uns testes decidi coloca-lo como exaustor na parte de cima e deixar uma fan de 80 mm ligada direto e outra c/ controle de rotação pros dias mais quentes.

Quanto ao seu problema, tem que ver aonde está ventando mais e se não tem turbulencia prendendo o ar quente perto da placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema esteja no fato de que está entrando uma quantia considerável de ar no seu gabinete, e que este fluxo de ar não consegue sair na mesma proporção, pois apenas aqueles "furinhos" no gabinete não devem fazer um ciclo de ar com o fan grandão que você instalou. A não ser que você tenha algum exaustor que consiga retirar uma quantidade de ar semelhante a que esse seu novo fan coloque para dentro, esse ar que entra vai esquentar e boa parte vai ficar lá dentro.

Valeu pela observação amigo.. mais acho q não é esse o problema.. porque eu tenho um fan de 92mm e mais o fan da fonte q é de 120mm funcionando com exaustores... acredito q somando os 2, eles consigam retirar todo ar quente.. q você acha?

Quanto ao seu problema, tem que ver aonde está ventando mais e se não tem turbulencia prendendo o ar quente perto da placa de video.

Como eu faria pra ver se tem turbulencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beavis_rnv, eu também tinha um fan de 12cm abaixo da fonte e na parte traseira fora o exaustor da fonte mas mesmo assim eles não retiravam o ar suficientemente, ainda mais porque o fan traseiro era instalado no gabinete diretamente e aqueles furos que vem com o gabinete são insuficientes. Não vi o seu exaustor, mas se ele tiver aqueles furos do gabinete, corte eles e deixe abertão, quem sabe melhore.

Mas mesmo assim, o ideal seria colocar um exaustor de 12cm identico ao fan que voce acabou de instalar, pois o exaustor retira o ar mais próximo dele e não do gabinete inteiro. Portanto, se seu exaustor estiver abaixo da fonte eles vão tirar apenas o ar alí próximo.

Posso estar errado, mas aposto que se você instalar um fan de 92 ou de 12cm na tampa superior vai ficar com uma ventilação excelente.

Em relação a somente a placa de vídeo esquentar, repare que seu fan está bem proximo a linha da placa de vídeo. Ele deve estar funcionando como uma "barreira" que mantém o ar quente próximo a placa de video, no caso abaixo dela. Sinceramente, o lugar que foi colocado esse cooler não é dos mais estratégicos, apesar de muito bonito. Para tentar melhorar a circulação de ar sem perder esse cooler já instalado, sugiro a você novamente que coloque um exaustor na tampa superior (para estimular um fluxo de ar que entra por seu já instalado fan e segue em direção ao exaustor colocado acima) e ainda se possível colocar um exaustor nos slots pci, tanto aqueles estilo blower como um simples fan de 8cm (deverá retirar as plaquinhas metálicas que fecham as expansões dos pci que eu me esqueci como se chamam ehaiuehauie).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom vou tentar responder. beleza pessoal, pois pe beavis, faz assim, adiciona um fan de 80mm ali naquela gradinha q está vazia, fazendo exaustão, deve dar mais um gaz pra saída de ar. eu tenho um gabinete com uma entrada deste jeito, quando estava soprando minha temperatura estava mais alta, a partir do momento q coloquei para exaustor já abaixaram quase 6º de cara no chipset da placa-mãe, 3º no processador e uns 5 no hd. Como meu esquema era?

2 fans 80mm frontais soprando

1 fan80mm lateral soprando

1 fan 120mm exautor

1fan 120mm da fonte também em exaustão

entrava mais ar q saia.

só mudando o fan lateral para exaustor já foi suficiente para a temp abaixar bastante.

ps. meu gabinete tem uma portinha nas baias, quando abre perece um aspirador de pó...hehe...o ar lá dentro corre nas devidar proporções.

e estas temps são em overclock.

post-55731-13884924619431_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo eu tendo 2 fans exaustores.. um de 92mm e um de 120mm (da fonte).. vocês acham q eles não estão retirando td o ar quente do gabinete?

Parece q foi a opnião de todos no tópico.. então vou tentar aumentar a exaustão pra fazer uns testes! (tentar colocar um exaustor com mais cfm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu acho que a saída não é por aí.

Se eles não estão tirando ar quente suficiente, o amber vai empurrar e todo ar vai sair. Há também a possibilidade também de os outros diminuirem a vazao do amber, mas eu acho que não vai ficar ar quente trancado no micro.

Claro, pode estar acontecendo de não ir vento para a placa de vídeo ou ar quente preso alí, mas acho que é improvável o gabinete inteiro estar com ar quente preso.

Fallow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso aconteceu com um amigo meu alguns anos atrás, não sei se serve de referencia

ele tinha um amd dos antigos, acho q um duron que esquentava muito.

um dia daqueles muito quentes, ele sismou de colocar um ventilado soprando direto no gabinete aberto.

quando ele carregava a maquina, rápido ela já travava.

quando ele percebeu, o ventilador estava diminuindo a velocidade do fan do cooler. :zoio:

não sei se pela rotação do ventilador estar ao contrário da do cooler, mas dava pra ver a ventoinha bem mais devagar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode mudar ele de exaustor pra ventilador.. ou tirar ele

Aqui.. ele só atrapalhava a temperatura (como exaustor ou ventilador)

Faz o teste e posta aqui o resultado!

Pode mudar ele de exaustor pra ventilador.. ou tirar ele

Aqui.. ele só atrapalhava a temperatura (como exaustor ou ventilador)

Faz o teste e posta aqui o resultado!

Fiz teste de cooler no lateral como ventilador e a temperatura de CPU manteve inalterada.

Tirei o cooler e coloquei na parte frontal (não tem suporte, mas fica embaixo do HD, que tem cooler embaixo dele. dps dou jeito de amarrar o cooler) e a temperatura de CPU aumentou pouco nos jogos (até travou) mas a de placa-mãe manteve-se 36 graus sem qualquer alteração. Gostei e deixei o cooler ali. Mas fiquei admirado que você consegue manter a 31 graus a placa-mãe e 30 graus o processador. O meu processador fica a 45 graus sem fazer nada. É exagero?

Vou providenciar outro cooler para lateral como exaustor.

Repare na foto o tamanho da placa de vídeo, quase tocando o HD. Me parece que formou a "barreira", impendido o fluxo de ar do cooler frontal para CPU. Bom botar outro cooler no frontal superior (embaixo de gravador de DVD)?

Preciso de mais exaustor no slot ou no floppy?

post-87381-13884925424474_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yuri.. você precisa arrumar esses cabos urgentemente.. acho q da pra abaxar uns 2, 3 graus arrumando eles direito..!

Passa eles por tras da chapa onde a placa-mãe é parafusada.. e prende com aqueles elasticos de pão.. ou presilhas.. sabe?

acho q a baia fan não vai adiantar muito não.. mais você pode abaixar seu hd.. coloca ele no slot mais baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beavis,

Não deu certo o lance de fios de fonte atrás de chapa.

Dps eu organizo melhor.

Botei cooler frontal no baia em direção ao CPU e a temperatura de CPU foi 44 graus, 1 a menos.

Acho que colocarei cooler de 92 em cima de HD que vou colocar no slot mais baixo.

quando tiver idéias, posto aqui.

Só na segunda-feira, é que vou comprar pasta e saberei se CPU vai baixar mesmo.

post-87381-13884925481536_thumb.jpg

post-87381-13884925481898_thumb.jpg

post-87381-13884925482391_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza ai seguinte organize os cabos e o seu hd ta na altura da placa de viedo ficando pouca passagem de ar tive que colocar o meu para baixo para melhor o fluxo outra coisa coloca uma baia fan pois assim vai peder pressão dentro do gabinete um duto latera também vai ajudar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...