Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo entre chipsets

Posts recomendados

<font color='#000000'>O último Chipset decente da VIA foi o KT400A, ele tem um bom desempenho nos testes, pórem, juro que me decepicionei com este KT600, ele é bom, pórem não é aquilo que eu esperava da VIA.

Entre os Chipsets VIA e SiS, eu escolho SiS, acho que além do preço mais baixo e o desempenho é igual. (Eu tenho uma placa mãe antiga com Chipset VIA, era muito bom os chipsets VIA, infelizmente, hoje VIA não é mais sinônimo de TOP).

Quanto aos Nforce2, eles realmentes estão se superando, as placas estão muito boas, nem pelo Dual Channel, só pelo fato do Chipset ser muito estável e com ótimo desempenho.</font>

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Minha resposta é a seguinte, a VIA parou no tempo com o KT333 que na minha opinião é o melhor pois é o que tem menos BUGS e excelente performace, mas depois que a nvidia entrou no mercado com os nforce 2 tudo mudou e até eu mudei, para vocês terem uma noção eu tinha um p4 com intel 850 e não gostava de sequer 1 chipest para AMD que havia no mercado pelo seguinte fato "preconceito contro VIA e ALI" eu só tinha certa afinição com os chipest Sis da epoca mas eles não faziam frente a concorrencia como fazem os novos de agora, e posso dizer que hoje SIS é melhor que VIA para area de chipest para AMD 32 bits, mas o que me impressiona são os da intel que conseguem um dual channel quase que perfeito exemplo os I875 com dual ddr 3200 que conseguem facilmente a marca de 5.0GB's e 6.0Gb's mas não chegam a 6400mb's

agora com o nforce 2 ultra 400 não passa de 3.5Gb's com muita sorte mesmo usando cpu fsb em 400 e ddr fsb em 400;;

gostaria de ver resultados assim nos amd 32bits mais acho impossivel pois os amd 32 bits tem banda limitada em 3200 placas-mãe no CPU

é de matar, mas tanto em single channel quanto em dual channel o NFORCE 2 é imbátivel................

Nforce = arrebenta

VIA KT 400,400A e 600 = é uma porcaria ]:)</font>

Link para o post
  • 5 semanas depois...

Gostei do KT600 mas que porque não divisor 7 ou PCI Lock?

Colocaram divisor 6 no KT600: FSB 200MHz / 6 = 33MHz. Até aí beleza.

Mas se você aumentar para 201 já tá com o barramento PCI fora das especificações. Vai funcionar numa boa, até bem com FSB bem mais alto que isso.

Poderiam ter um ganho em over clock colocando o divisor 7 (ativado a 231MHZ de FSB).

Dava pra ir até 264MHZ de FSB (ponto onde usaria divisor 8) com o divisor 7 que o PCI ficaria em 37,7 MHz (bem tolerável, tranquilo).

Seria um atrativo a mais para competir com os nForce2.

Ele está mais parecendo uma nova versão do KT400A com divisor 7 de Pci Clock.

Outra coisa, será que é tão difícil fazer um PCI Lock? Acho que não.

Resultado, assim, o VIA KT600 não bate o nForce2 (no geral) e vai perder até para o SIS748 em vendas.

No mais, o KT600 é um chipset bem estável e performance dentro da média. Sua ponte sul já vem com SATA.

Fico com o nForce2 (pela ponte sul com SoundStorm) e PCI Lock, SIS748 pelo PCI LOCK e preço ou KT600 pela ponte sul com SATA.

Ambos tem performance parecida, fica difícil escolher.

Link para o post
  • 3 semanas depois...
Visitante: MictiaN
Postado Originalmente por PBJR+03 out 2003, 15:08-->
cereal@13 Set. 2003,22:42

<font color='#000000'>Que o chipset da VIA estava aindo no mercado eu já sabia, mas que a SIS passou ela é um a novidade agradavel. Fiquei interessado nesse novo chipset da SIS. Quais as placas que existem hoje no mercado brasileiro com esse chipset SIS 748 ?</font>

<font color='#000F22'>a m848 da PCCHIPS também usa o 748</font>

Na verdade a M848 da PCChips usa chipset SIS746, comprei uma recentemente e é o que diz o manual. :mellow:

Link para o post

O site Digit-Life comparou em seu teste o Athlon XP 3200+ com KT600 e com nVidia nForce2 Ultra 400 e o Pentium 4 HT 3.2 GHz com Intel 875P e com Intel 845PE. Nos comentários do teste, o site disse o seguinte: "A AMD deveria dar graças a Deus pela nVidia não produzir chipsets para Pentium 4". Nos testes, o chipset nForce2 Ultra 400 foi o que se deu melhor. Melhor até que o i875P. :o

Clique para ver o teste

Uma empresa especializada em GPUs e sem know-how algum para fabricar chipsets. Isso é o que a nVidia era até algum tempo atrás. Ela simplesmente conseguiu superar até a melhor e maior fabricante de chipsets do mundo! A nVidia está garantida: se os seus GPUs não fizerem mais sucesso, seus chipsets farão.

Pode não ser a maior, mas com certeza é a melhor fabricante de chipsets atualmente. B)

PS: Pelo menos isso compensa a perda para a ATi nos chips gráficos… :lol:

Link para o post
Postado Originalmente por shakapp@31 out 2003, 10:22

<font color='#000000'>E ai achei dua placas mães que tem, Sata e Ide com raid, todas as duas foram muito bem nos testes, e ambas tem varios recursos extras, eu prefiro a Gigabyte GA-7NNXP, que tem um adaptador externo para Sata, assim nem precisa abrir o micro para ligar o HD de alguem, fora que ela tem 2 bios e 2 regulador de voltage, outra é a Chaintech CT-7NJS Ultra, tem os mesmo extras da placa acima menos o adaptador externo para sata, e vem com um controle remoto, bem legal, ela é $10 mais barata que a Gigabyte, nos teste ela foi superior, mais em materia de placa mãe a diferença entre uma e outra é muito pequena nem da pra perceber, ambas tem o chipset nForce2 Ultra 400, vou ver se acho a placa da Giga byte para comprar, aahuahu fiquei apaixonado por ela.</font>

aí cara.. tenho essa 7NNXP faz um tempinho.. só te digo uma coisa... esquece o RAID IDE dela... esquece.. esquece... só serve pra ligar outros HDs.. porque o desempenho desse raid aí é brabinho... claro q fica melhor q se você não colocasse os HDs em RAID mas....... e nada de cooler grande.. tem aquele DPS atrapalhando do lado.. Mas no geral a placa é boa.

:-BEER

Link para o post

Con certeza o Nforce2 ultra 400 está arrebentando, mais para aproveitar todo esse recurso de dual-chanell é necessário um processador com FSB400 no teste eles usaram um Barton 3200+, aja bolso pra compra isso, e além do mais uma placa com Nforce2 ultra 400 tambem tem um preço abisurdo, com todo esse dinheiro vale bem mas bem mais a pena mesmo comprar um HT 2.4Ghz FSB800 com uma MSI Neo2 Fisr!!!!!!!!!!!!!!!!!!essa é a minha opinião, sem contar q o P4 tem recursos de multimídia bem melhores enaun aquece tanto q nem o XP eu montei um Barton 3000+ FSB333 numa MSi K7N2G-ILSR e fico um forna ou seja definitivamente não compensa pois essa MSi q nem usa o chip ultra tá U$149,00 enquanto a Neo2 pro P4 tá U$122,00..............Bem é o que eu acho falou ai pessoal.... :bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o post

Sei lá... não concordo com o que você disse a respeito de que o Pentium tenha melhores recursos multimídia! Pode ser que o P4 seja um pouco mais otimizado pra edição de vídeo por exemplo, mas nada de tão espetacular... e outra, quanto tá valendo um P4 2.4 HT?

PROC. P4 S478 2.4 512K/800MHZ HT BOX .........182,00

PROC. K7 XP2800+ OEM AMD 333MH BT.............147,00

E outra... essa história de aquecimento já foi muito discutida aqui no forum, e todos sabemos que um P4 também esquenta e muito, mas com certeza esse problema foi amenizado pela Intel, criando normas para as placas mãe produzidas p/ pentium. E se for usado um cooler adequado, o Athlon jamais vai "aquecer demais"!!!

Olha a comparação de preços que eu coloquei aí em cima!!!

fonte da pesquisa: www.naveinformática.com.br

Link para o post
  • 3 semanas depois...

HHUUMMM. é INDISCÚTIVEL Q O NFORCE 2 ULTRA 400 APAVORA...

EU Q O DIGA!!!!!

estava COM UM P4 1.6, COM UMA placa-mãe ASUS P4S333 (SIS645 COCO)

aê TROQUEI POR UM XP2200+ E UMA ASUS A7N8X DELUXE...

SEM COMENTÁRIOS.. GASTEI 150 REAIS... E GANHIE 60% DE PERFORMANCE GERAL!!!!..... UMA COISA INCRÍVEL!!!

SEM DÚVIDA é ATHLON NA CABEÇA (só não TINHA NOÇÃO Q A DIFERENÇA ERA TÃO GRANDE)

Link para o post
  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por manezoide+15 out 2003, 17:50-->
Postado Originalmente por PBJR@03 Out. 2003,12:56

<font color='#000000'>cereal@13 Set. 2003,22:42

Que o chipset da VIA estava aindo no mercado eu já sabia, mas que a SIS passou ela é um a novidade agradavel. Fiquei interessado nesse novo chipset da SIS. Quais as placas que existem hoje no mercado brasileiro com esse chipset SIS 748 ?

a m848 da PCCHIPS também usa o 748</font>

<font color='#000F22'>M848 é 746.</font>

aí cara..

746FX = 748 ;)

Link para o post
  • 2 semanas depois...
Visitante: alphaplus

Sem querer criar polemica mas já criando, foi descoberto que o Nforce 2 todas as versões não possui o PCI-Lock 100% funcional isso significa que conforme você aumenta a frequência do FSB o AGP e o PCI também sofrem aumento resultadno em melhor performance que os outros chipsets.

Isso na minha modesta opnião não é competir de igual para igual pois o SIS possui PCI-LOck 100% funcional, sendo assim a unica vantagem do Nforce 2 é o dual channel, pois em single channel esse artífio da Nvidia pode ser considerado um cheat, já a coitada da Via nem com o aumento da frequência no AGP e PCI consegue acompanhar a Nvidia e a SIS

Link para o post
  • 2 semanas depois...

bom, comprei uma soyo kt600 plus, em diferencial da minha antiga abit nf7 .. achei a soyo bem superior.... em varias coisas, como : 3dmark2003, pc mark 2003, super pi, hexus pifast e amd bench...

bom, agora falando do teste da xbitlabs, todos podem ver q as placas mae utilizadas sao a melhor nforce 2 (abit nf7 rev 2.0) contra duas "demos" como o site mesmo disse, bom, com isso, conversei com um colega meu, q tem uma asus a7n8x deluxe, pegamos meu vga(g4 ti 4200 8x msi), meu cpu (2600 barton) e minhas memos (2 x 256 kingsnton ) com meu hd barracuda, formatamos e fizemos todos os testes iguais nas duas maquinas com os ultimos drivers de cada chipset, pois bem, o nforce em single channel é a mesmo coisa q o kt600 (coisa de 3 a 4 pontos de diferença no 3dmark2003) e o nforce com dual channel deu 81 pontos cravados a mais, rodamos os testes 3 vezes e tiramos a media:

nforce single -> 3140 (maior resultado)

nforce dual -> 3226 (maior resultado)

kt600 -> 3146 (maior resultado)

no aida 32, as leituras de memoria não passaram com mais de 100 pontos de diferença.

o super pi deu o mesmo resultado, ambas com 43segundos para faze o de 1mb

o resto não deu diferença, depois guardamos as placas, peguei o dinhero da q lucrei da diferença da dragon kt600 pra asus a7n8x deluxe e fomos tomar cerveja =D :-BEER:-BEER:-BEER

tirem as conclusoes q quiserem, a minha já foi tirada =) :P

Link para o post
  • 2 semanas depois...

não sei quanto a vocês, mas eu tenho muito trabalho pra fazer meu xp 2800 bt chegar no topo... nunca consegui, só com conversão de filme que exige tudo do proc.

to com uma gf 4 mx 460, quando jogo max payne ou hitman só da tudo no max. em 1024x768.

to nem aí pra teste nenhum, ta certo que t ajuda a tirar conclusões antes d torrar teu dinheiro, mas esse não tem nada a ver com minha realidade, e não conheço ningem q tenha pc melhor que meu, o q chega perto é o pente 4 1.7 512 de ''RAMbus'' do meu primo. esse pc vai me queimar um dia...

fora a infinidade de acessorios q vem com ela(MSI KT6 delta LSR)

(kt600/vt8237)

Link para o post

AQUI TEM A LISTA DE TODOS OS TESTES COM O 746FX E O 748

http://www.sis.com/news/746reviews.htm

http://www.sis.com/news/748reviews.htm

Uma pergunta , placas mãe de referência são placas construidas pelos fabricantes do chipset usando os melhores componentes para dar o melhor desempenho em testes para o chipset deles?

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!