Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

KBps/Kbps medindo velocidade


slow_sj

Posts recomendados

Muitas pessoas quando compram um serviço de internet, sempre compra com os valores de velocidade em 70kbps, 100kbps, 200kbps,..., 2Mbps, etc...

Mas na hora de fazer downloads, nunca atinge a velocidade contratada "aparentemente".

Por isso, vou detalhar a fórmula para que sempre que você contratar uma velocidade, veja se está utilizando mesmo a velocidade e cobre o ISP (Internet Service Provider ou Provedor de Serviço de Internet) caso não esteja com a velocidade correta.

vou utilizar como exemplo a velocidade de 1Mbps que na minha opnião é uma das mais utilizadas hoje em dia em conexão banda larga.

Antes vamos decifrar as siglas:

Kbps - Kilo bits por segundo (1024 bits)

KBps - Kilo Bytes por segundo (1024 Bytes)*

Mbps - Mega bits por segundo (1024 Kbits)

MBps - Mega Bytes por segundo (1024 KBytes)*

* Cada Byte contém 8 bits.

Se você tem uma conexão de 1Mbps ou seja 1024Kbps, geralmente os downloads são feitos na velocidade de 128KBps quando a conexão está 100% boa.

Essa velocidade de 128KBps não foi definida por acaso.

Como vimos acima, 1Byte contém 8 bits, então, se pegar-mos os 128KBytes e transformá-se-mos em bits, teremos:

128KBps X 8bits = 1024Kbps ou 1Mbps (velocidade contratada)

Concluindo,

sempre que quiser fazer um teste de sua velocidade, faça 2 ou 3 downloads simultâneos, pegue a taxa de tranferência que está no momento de cada um dos downloads, some a taxa, após somar, multiplique por 8 (bits) e terá o resultado de sua conexão no momento. Lembrando que pode ter uma ocilação da velocidade de mais ou menos 5KBps (40Kbits por segundo) pra mais ou pra menos.

Bom foi isso que aprendi e gostaria de compartilhar, mas se há algum erro, favor adicionar para que não haja dúvidas e todos saibam verificar a conexão e não serem roubados por operadoras de internet.

Obs.: A conexão que aparece próximo ao relógio do Windows nos dois computadores de 10 ou 100 MBps não se refere a conexão de internet e sim a conexão entre a placa de rede e o próximo aparelho (Roteador, Modem ou outro computador).

At.,

Eduardo

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto muito dos medidores de velocidade, eles trazem muita variação da velocidade, depende muito do horário e do servidor onde está hospedado.

Pode ser que você veja sua velocidade em um momento, e ela não está tão ruim quanto parece, por isso o teste de velocidade com calculo é bem mais preciso, mas cabe a cada um decidir.

At.,

Eduardo

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso muito transferencias via FTP, meu plano é o turbo 600 da BRT, agora me dizem aí o normal na minha taxa de transferência seria no minimo 58 à 63kbps né? isso ocorre mas so a noite, fica fumaçando a noite todo 63 e 62kbps, so que quando amanhece o dia +- umas 9 da manhã, começa a ocilar, fica entre 30 e 32kbps, porque isso ocorre? meu modem é um Dlink 500G, isso influencia? meu email é "[email protected]" podem me add no msn ou me mandar emails. Agradeço pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...