Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é serrilhado?


Posts recomendados

Esta foto pode servir de primeiro exemplo.

Olhe a roupa do soldado como está serrilhada, também pode-se observar as paredes atrás do soldado que não são retas... formam um serrilhado nas quinas...

Putz... tenho umas em kza que mostrariam bem melhor o serrilhado, mais posto amanhã.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliasing, comumente conhecido como serrilhado, é o efeito em forma de serra ao formar uma reta em diagonal, deixa "dentes", não formando uma reta perfeita. Portanto parece uma serra, que é de onde vem o nome. Este efeito ocorre devido ao fato dos monitores possuirem divisões discretas (pixels).

Logo, Anti-aliasing, é uma contrapartida para acabar com esse efeito, assim formando uma reta perfeita. Está presente em placas de vídeo avançadas e programas gráficos, tais como AutoCAD, 3D Studio Max e Blender3d, na qual é possível simular o anti-aliasing numa renderização.

Anti-Aliasing embaça essas bordas dando a impressão visual de um contorno mais suave. Esta técnica é muito conhecida na pintura tradicional.

Nas placas de vídeo modernas existem várias níveis de Anti-Aliasing contribuindo para evitar esse tipo de efeito.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra complementar.

o pixel é um quadrado, quanto menor a resoluçao em relaçao ao monitor, por exemplo 800x600 num monitor de 17 polegadas, maior o pixel exibido na tela.

imagine aquele papel quadriculado, cada quadradinho é um pixel, pra você fazer uma linha reta com pixels no papel quadriculado você só precisa pintar um do lado do outro ou um em cima ou emabaixo do outro, mas para fazer uma diagonal você vai precisar pintar quadrados na diagonal o que n vai formar uma linha reta perfeita e sim uma "escada", esse efeito de escada é o que chamam de serrilhado nos jogos.

pra isso sumir ou você aumenta muito a resoluçao, o que por sua vz aumenta o numer de quadrados e diminui o tamanho dos mesmos o q acaba por dar a impressao de uma imagem limpa, ou você usa um filtro q "borra" os quadradinhos proximos aa diagonal, o que por sua vez confunde o cerebro fazendo você ver uma linha mais reta ao invés de uma escada.

acho q deu pra entender ehehehe isso com as fotos acho q você já pega tudo.

nessa ordem, resoluçao baixa, com filtro AA, com resoluaçao alta (sem filtro AA).

post-2460-13884932029489_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu achei o AA no carbon ruim, sem aa é um lixo e com aa n é estão bom... n sei o que é, é algo nos reflexos, fica um serrilhado branco sei lá.

esse problema não é do carbon, batsa ver as fotos do danilo acima, uq ocorre é q SEMPRE q ha junção de poligono enclinado com textura e com efeito sobreposto acontece essa interpolação,mas não tem a ver com serrilhado (não ha aa q tire)... exemplo:

perceba q o contorno na parte traseira do caro (atrás do vidro) esta com um serilhamento, mas não é serrilhado de falta de AA,esim a junção de poligonos enclinados + textura (tinta do carro e reflexo do ambiente) + efeito de luz.. mas na mesma screen perceba q uq não esta recebendo essa juncao d efeitos ao mesmo tpo está lisinho, como o aerofolio do carro

portanto não é problema do need, isso é normal mesmo, em todo jogo acontece esse tipo de coisa

abraçows

post-11874-13884932191388_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem me conhece sabe o quanto que eu critico os novos NFS em tudo. Mas essa pequena falha no aa, pra mim só é percebida em imagens paradas.

Eu sei é q zerei esse jogo com a minha velha guerreira sem aa numa boa. Nem me lembrava de aa no meio do jogo.

Mas realmente existe falha no aa do Carbon. porque mesmo com AA máx na minha X1600XT os serrilhados insistiam em permanecer. Mas, o que se pode esperar dos novos NFS é isso mesmo: falhas, falhas e mais falhas. São jogos feitos com pressa, sem o menor capricho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...