Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Postem suas temperaturas de Core2Duo


sergioboni

Posts recomendados

Bom, fiquei por conta do pc hoje....

Consegui com um primo mais da mesma pasta térmica da Cooler Master. Posso dizer que agora resolvi meu problema de super-aquecimento do meu C2D. Com pasta a vontade, descolei o dissipador do processador. Aí vi que tinha certas regiões da superfície do processador que estavam com menos pasta. Passei bastante nessas regiões. Agora sim notei uma boa queda na temperatura. Agora tá em 45 graus em idle e 53 full. Mas tb gastei 1 bisnaguinha de pasta térmica.

Ah, a ventoinha do P4 tb ajudou nisso. Quando o processador é bem exigido a rotação dela sobe pra 3100, enquanto a ventoinha original do C2D não passava de 2400 rpm em casos extremos.

Bom, agora estou tranquilo. Se eu fosse entusiasta, já faria até um overclock. Mas não vejo a menor necessidade disso. A não ser que eu compre uma X1950PRO (já que dizem que ela possui um bug com processadores com clock inferior a 2ghz). Aí sim, um over pode ser útil.

No mais, agora tá tudo em paz aqui no meu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera. Sou mais um decepcionado que comprou um c2d pensando que eles quase não esquentavam. Pode ser somente o proc, ou somente minha MB, ou ambos (MB Asus + proc c3d) (como de outros colegas que relataram o mesmo problema).

O meu e6400, com cooler box, fica em torno de 54ºC em Iddle e 60ºC em Full.

Ele é um 2.13 Ghz, mas monitorando a freqüência dele (com o prog da Asus), em iddle ele fica trabalhando em 1.6 Ghz, pois estou com o QST habilitado na placa mãe. Imagine se não estivesse habilitado, acho que em iddle a temperatura seria = a de full.

Já coloquei um cooler ultra quiet 120mm da Akasa (como exaustor) para tentar baixar a temp dele, mas a única mudança que notei foi na temp da MB, que antes ficava em 50 ºC e agora está em 47ºC (em iddle).

Agora, antes da mudança radical de trocar o cooler (pois custa, e já gastei todo $$ no pc), estou pensando em lapidar o dissipador pra ver se ajuda.

A solução do Danelon (colocar um cooler de P4, que o rpm é maior) é muito boa, pena que pra mim o fator de ruído influencia muito (pois quanto > o rpm, > o ruído), e preciso de um PC o mais silencioso possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução do Danelon (colocar um cooler de P4, que o rpm é maior) é muito boa, pena que pra mim o fator de ruído influencia muito (pois quanto > o rpm, > o ruído), e preciso de um PC o mais silencioso possível.

Isso foi um tremendo chute... Mas eu ainda esperava que a rotação do cooler ainda fosse maior. Mas em relação ao barulho, pouco alterou. não me incomodo com isso mesmo. Acho que todo bom cooler a ar faz barulho.

O que me ajudou mesmo é que pude passar pasta térmica sem dó e economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras... muito alta essas temps de vocês

34 ~ 36 Idle

44 ~ 46 Full

54 ~ 56 Over 50% 2.77Ghz

concordo...muito alto mesmo, ou minha placa-mãe informa errado...

mas o meu e um 6300 com cooler box e pasta artic silver em idle esta em 18ºC em full não testei ainda, montei o pc faz dois dias (detalhe o cooler nem ligado esta, ele so liga quando chega nos 25 graus...e mesmo desligado a temperatura custa ate chegar nos 25 graus e quando o cooler liga logo baixa para os 18 e ele desliga de novo)!!!

estranho isso!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o meu e um 6300 com cooler box e pasta artic silver em idle esta em 18ºC em full não testei ainda, montei o pc faz dois dias (detalhe o cooler nem ligado esta, ele so liga quando chega nos 25 graus...e mesmo desligado a temperatura custa ate chegar nos 25 graus e quando o cooler liga logo baixa para os 18 e ele desliga de novo)!!!

Cara, aonde você mora????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cooler box e pasta artic silver em idle esta

Como você disse que está usando a pasta artic silver, suponho que você mesmo deve ter passado essa pasta, certo? Então, diga aí pra gente como foi o método usado pra passar a artic silver, pra gente tentar fazer temperatura cair também (claro que não como a sua, porque suas temps são extraordinárias, ou melhor, sulreais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você disse que está usando a pasta artic silver, suponho que você mesmo deve ter passado essa pasta, certo? Então, diga aí pra gente como foi o método usado pra passar a artic silver, pra gente tentar fazer temperatura cair também (claro que não como a sua, porque suas temps são extraordinárias, ou melhor, sulreais).

Ate eu estranho a galera ai cravando mais de 40 graus em idle...não sei se estranho o de vocês ou estranho o meu equipamento...

minha placa e a GA945gm s2 (placa-mãe comum...gigabyte, to comecando agora com o core 2 duo e já to gostando, 31 segundos no super Pi, usando 512ddr2 667 memoria comum...nada para overclock, e uma placa-mãe que nem mesmo me deixa ajustar os tempos das memorias, consegui 31segundos...isso e show, tem gente ai com Amd x2 4600 em placa-mãe DFI 2gb de memoria XMS e dual channel etc..etc...e fez 30 segundos...

eu poderia erntao dizer, que meu processador esta frio assim porque ele não esta rodando com clock correto, o que já descarto devido a este teste do super pi que fiz...a performance esta estraordinaria...so não consigo rodar um game pois ainda n comprei uma placa de video...uso a integrada!

quanto a pasta, passei apenas uma fina camada com o material que vem junto, se parece com um cartao...pronto..,.e cooler me certifiquei que ele esta bem encaixado a p´laca mae...esse cooler box da intel para lga e realmente um saco encaixar ele...ele nem, sempre encaixa corretamente...

e esta assim...se quiserem eum poonho a screen aqui do Easytune q mostra a temperatura aqui!!!

de duas coisas uma:

ou meu sensor e errado, ou então...algo esta errado ai com a maquina da galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, deixa eu corrigir aqui uma errata...

Eu vi as temp da galera, 40 graus p. cima aqui, e afirmei que meu core 2 6300 trabalhava a 18 graus e ate mesmo eu estranhei isso...

acabei de atualizar minha Bios, coloquei a versao F4 para GA945GM s2, a temperatura agora está sendo medida corretamente, 28ºC em IDLE e em full ainda n testei, não tenho uma placa de video p rodar game e fazer um teste legal em Full!

uso cooler box e pasta termica Artic Silver.

Enfim a minha placa media errado, mas mesmo assim a temperatura da galera ai ta alta...tem gente ai com mais de 40 graus em idle que eu vi...e não e normal isso!!!

Certifiquem-se de que encaixaram o cooler perfeitamente (me refiro ao cooler box) pois este cooler nem sempre adere perfeitamente a superficie do processador devido ao seu sistema de encaixe exigir um pouco mais de esforço para que ele fique perfeitamente em contato com o processador!!!

valeu e desculpem pela afirmacao erronea (culpa da placa-mãe )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

labtecprm, 28 graus em idle ainda é uma temperatura bem baixa. Ainda é fora sos padrões normais. Aqui agora tô conseguindo 39 graus em idle, mas aí o cooler roda a apenas 2000-2200rpm. Quando passa de 42 graus, ele roda a 2700rpm em idle. Em full chega a 3100rpm. Tudo regulado pelo UGuru da Abit.

Agora tô satisfeito. Mas 28 graus em idle com o cooler box ainda é meio surreal.

Saberia informar + ou - em quanto tá a temperatura ambiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aê galera...

quais são os programas q vocês estão usando pra medir a temperatura???

não é possível q alguém consiga 29º... é muito pouco ...

Estou usando o Evereste Ultimate pra ver as temperaturas... o meu E6600 está com média de 57º....

e a placa-mãe P5W DH Deluxe está 50.... se eu coloco o ventilador (ventilador mesmo ehheh) perto do pc.. com ele aberto.. cai pra 45º ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje por exemplo, um dia de calor aqui em SP, o processador está a 32 graus e o cooler rodando à 1800rpm...ele não esquenta mesmo, concordava que antes com 18 graus estava forçado o negocio, ai atualizei a bios para versao F4 e ai sim mostra de 10 a 12 graus a mais o sensor...acredito que os 30 graus e o correto em IDLE, alias o core 2 utiliza um processo de fabricação moderno, não e como os antigos pentium D de 90nm que consumiam um absurdo de potencia e por conta disso esquentavam demais, estes sim trabalhavam a 50 graus em IDLE, agora me desculpem...Core 2 trabalhando com temperaturas de pentium D e pentium 4, isso sim e surreal...

por exemplo meu pentium 4 aqui na empresa esta a 51 graus, essa temp para esse processador e aceitavel, mas para os core 2 não é não!!!

para terem uma ideia melhor a minha placa-mãe da o alarme de temp alta com 70 graus, como pode então o proc de vocês trabalhar a 50 graus em media em IDle????

provavelmente existe algo errado com os sensores das placas do pessoal...

e realmente estranho, outro amigo meu tem uma GA 945GM S2 com um E6400 e ele esta com temperaturas de 35 graus em Idle também...

o meu equipamento esta em um gabinete com um cooler lateral e um traseiro..

bom volto a repetir, certifiquem-se que o cooler, me refiro aos BOX da intel p/ LGA, estejam encaixados assim aderindo perfeitamente o processador, esse cooler da intel exige um pouco mais de esforco para ser prendido e assim aderir perfeitamente o processador, pois concordo que algumas pessoas ao montar o computador, na hora de por o cooler quando ve que depois de ter prendido duas presilhas o cooler fica mais difícil de encaixar e por medo de quebrar a placa-mãe tem gente que deixa o cooler mal encaixado (uma vez que aplicam pouca pressao sobre o cooler para encaixar o restante das presilhas e assim o mesmo parece ter encaixado, mas na verdade ele não encaixou perfeitamente) devido ao medo de aplicar maior pressao para terminar de encaixar o cooler de forme correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ai galera essas temperaturas realmente são de lascar, principalmente pra mim que sempre tive amd e ainda tenho um opteron 146, 939 em cima de uma DFI LANPARTY UT nF4 Ultra-D que fica na casa dos 34º em idle e 39/46 em full. Eu já tentei um monte de coisas até colocar o meu cooler TTbig thyfon mas só diminui uns 5º. Referente ao tópico ai vão minhas temperaturas:

48 ~ 53º Idle

56 ~ 68 ºFull (dependendo do aplicativo super pi, prime95 respectivamente)

Over @ 2.57Ghz cpu memo @778mhz( cooler box)

Bom se alguem tiver alguma sugestão pra baixar essas temperaturas eu agradeço, caso contrário vou ter de engolir essa torradeira :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae povo então

Hoje eu Abri o gabinete para colocar + DDR, ai aproveitei pra limpar a pasta termica velha, botar uma nova, di uma geral no cooler também..

ai liguei o Pc de novo estava a seguinte temperatura..

tempantesbd3.jpg

Entrei 15 minutos no Battlefield2 com tudo no maximo, ate a caixa de som eu aumentei rs rs .. e quando voltei só a Placa de Video q tinha subido para 56.. + 2 min voltou pra 49 de novo...

vou deixar o Pc fritando a noite toda aqui..

vamos ve se esquenta..

como posso usar ele de alguma maneira que de uma acelerada nele só pra ver ate q ponto ele vai ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você e seu amigo são 2 caras de sorte.

Da minha parte, creio que minha temperatura agora tá o que deve ser o normal do C2D, ou seja, 38 graus em idle.

38 graus e tranquilo, ai beleza...mas 45, 48, 50 graus em IDLE como to vendo ai o da turma...isso sim e complicado para um core 2

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putzzz.. q ###### hein

mas tipo.. mesmo usando aquele cooler da intel q vem de fabrica.. é para ter temperatura baixa??

O que eu acho estranho é q muita gente aqui tá reclamando da temperatura... não é muita coincidência???

abraço!

É....mesmo utilizando o cooler BOXta da Intel. No meu caso, se eu estivesse utilizando a ventoinha do cooler do C2D, creio que minha temperatura, depois que resolvi meu problema de aquecimento, estaria nuns 44 graus em idle. Como estou só com a ventoinha do cooler BOXta do P4 3.2ghz, a temperatura estabiliza em 38 graus. Depois de resolvido o problema, o máximo de temperatura em idle que cheguei foi de 42 graus, porque quando chega nessa temperatura, eu programei pro UGuru (programa de gerenciamento da Abit) fazer o cooler girar na rotação máxima.

Ainda pretendo fazer experiências com overclock, mas minha experiência nisso é mínima. Fui tentar fazer overclock aumentando apenas o fsb, mas o máximo que consegui chegar foi em 2.133mhz. Por coincidência, o mesmo clock do modelo E6400. Tentei aumentar mais, mas aí o pc reiniciou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha opinião, esse processador não pode operar a mais de 40 graus em Idle.

Esse processador não esquenta assim...já cansei de dizer aqui, quem está com mais de 40 graus em idle, tem que rever a solucao termica do processador e tb ver se o gabinete e bem ventilado, e mesmo que tenha coolers no gabinete precisa mesmo assim ver se eles estão colocados de forma eficiente no gabinete [para circulacao do ar.

vou contar minha experiencia com o meu Athlon64

troquei o gabinete dele, e montei sem o cooler traseiro, resultdo disso foi o aumento de 10 graus na temp do processador...mesmo tendo o cooler lateral, então coloquei um cooler na parte traseira do gabinete que fica na diracao d dissipador do processador, e este cooler montei ele de forma a jogar o ar quente de dentro p/ fora do gabinete e o cooler lateral jogando ar frio para dentro do gabinete, baixou 12 graus na temperatura do Athlon64.

o meu core 2 tb esta com os coolers da mesma forma...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí beleza??!!! :-BEER

Como podem ver as minhas Temp também estão bem elevadas

Mas eu notei uma coisa, algumas pessoas que tem processadores com temperaturas mais baixas tambem apresentam uma tensão de núcleo menor ( Por exemplo o Cobelo 1,28 ).

Será que poderiam postar qual a tensão no Núcleo da CPU de vocês?.

Só para tirar uma duvida minha.

B)

Temperaturas:

Placa mãe 44 °C (111 °F)

Processador 49 °C (120 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 63 °C (145 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 64 °C (147 °F)

Aux 55 °C (131 °F)

Seagate ST380011A 49 °C (120 °F)

Maxtor 6Y080L0 43 °C (109 °F)

Coolers:

Processador 2801 RPM

Chassis 2935 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.34 V

+2.5 V 3.30 V

+5 V 5.00 V

+12 V 11.97 V

No modo de espera +5 V 5.05 V

Bateria VBAT 3.02 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí beleza??!!! :-BEER

Como podem ver as minhas Temp também estão bem elevadas

Mas eu notei uma coisa, algumas pessoas que tem processadores com temperaturas mais baixas tambem apresentam uma tensão de núcleo menor ( Por exemplo o Cobelo 1,28 ).

Será que poderiam postar qual a tensão no Núcleo da CPU de vocês?.

Só para tirar uma duvida minha.

B)

Temperaturas:

Placa mãe 44 °C (111 °F)

Processador 49 °C (120 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 63 °C (145 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 64 °C (147 °F)

Aux 55 °C (131 °F)

Seagate ST380011A 49 °C (120 °F)

Maxtor 6Y080L0 43 °C (109 °F)

Coolers:

Processador 2801 RPM

Chassis 2935 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.34 V

+2.5 V 3.30 V

+5 V 5.00 V

+12 V 11.97 V

No modo de espera +5 V 5.05 V

Bateria VBAT 3.02 V

Ta aí o que você queria:

Como pode ser visto, a minha tensão tá um pouquinho mais baixa. Mas sinceramente penso que não tem nenhum problema nem na minha e nem na sua. Mesmo assim eu fico pensando em qual seria a tensão ideal. Alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois e bem notado esse negocio da tensão...

como tenho a temp mais baixa aqui do forum acredito, acho jsuto tb eu dizer minha tensão correta...

ela esta em 1,12, porém eu observei o comportamento do vcore e ele sempre varia de acordo com o uso da cpu chegando ate 1,28, porém em idle fica nos 1,12~1,15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa pessoal, será que vocês não perceberam ou não querem perceber: O pessoal tá comparando temperatura de processadores de modelos diferentes! Estão comparando temperatura de processadores C2D E6300 com E6600, sendo que o clock é diferente!

Outra coisa: Vocês estão ignorando os RPM do cooler também, e a placa-mãe. Placas-mãe de diferentes fabricantes gerenciam a temperatura de modos diferentes. Exemplo: As placas da Intel consideram a temperatura de 60º o ideal (isso quem diz não sou eu, é a própria Intel, fabricante do próprio Processador, que com certeza como ela mesmo fez o processador sabe muito mais que muito mané), e dimininuem os RPM quando não chegam a essa temperatura de 60º.

Vamos comparar as temperaturas pelo menos com modelos de processadores iguais!

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera talvez eu tenha encontrado uma luz no fim do túnel para o meu caso. Inconformado com estas temperaturas resolvi fazer o seguinte:

-retirar a lateral do gabinete

-colocar uma fan de 120mm a 2600 rpm+- (coloquei de forma que ficou ventilando o north e southbrigde)

Resultado:

Temp anteriores

cpu- 48/53º idle

cpu- 53/68ºfull

northbrigde 57~ idle

northbrigde 60/70~ idle

southbrigde- 50º~ idle

southbrigde- 60º~ full

.Conclusão:

Bom a lateral do meu gabinete tem fam, entretanto, tem um filtro anti-poeira e a velocidade baixa, como eu retirei a lateral e coloquei outra fan 120mm com rpm mais alto as temperaturas diminuiram muito, o que me leva a crer que considerando esta nova solução térmica 'PASSIVA' utilizada nas placas mãe com chipset 975x, p965 etc..referentes as pontes north e southbrigde, a eficiência na dissipassão do conjunto ficou prejudicada infuênciando assim na temperatura da cpu também. E talvez, o conjunto por padrão trabalhe também com temperaturas mais altas do que outros conjuntos como os amd 939. É isso ai, agora vou providenciar um cooler para processador mais eficiente que o cooler box e uma ventoinha lateral com velocidade maior que caiba na lateral, pois essa que estou usando não cabe. Bem ainda não testei em full assim que eu testar posto os resultados. Testei em full e editei a mensagem

temp agora:

cpu- 45/ idle (INTERNET EXPLORER ABERTO)

cpu- 62ºfull (PRIME95)

post-122701-13884938989273_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...