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HDs Seagate com 5 anos de garantia


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GARANTIA DOS HD'S SEAGATE

A Seagate já é conhecida por fabricar discos rígidos confiáveis e de qualidade, e por isso ela criou uma campanha mundial de garantia de 5 anos para esses produtos baseando-se pelo lote de fabricação. E essa garantia cobre até mesmo Discos Rígidos que não tenham nota fiscal (caso você opte por pessoa física), ou seja, não importa de onde tenha vindo seu HD, se o mesmo estiver dentro do prazo da garantia ele poderá ser substituído por outro, e o melhor, aqui mesmo no Brasil, através do seu representante oficial.

A primeira coisa que devemos fazer antes de prosseguir é pegar as informações do(s) disco(s) rígidos(s) com defeito, que são o Modelo e Número de Série. Esses dados se encontram no rótulo e no firmware do HD. Baseados nesses dados a Seagate sabe qual o lote de fabricação do HD e assim eles podem dizer até quando vai a garantia do seu HD, pois a garantia é baseada pela sua data de fabricação e não pela data de venda final. Siga um dos seguintes passos para pegar os dados do HD:

Se o disco rígido estiver fora do computador

O melhor local para encontrar os números de modelo e de série de um disco é a parte superior do disco onde se encontra o número ST do modelo e a etiqueta indicando número "serial:" ou "s/n".

ata_disc_model.jpg

Se o disco rígido ainda estiver no computador: computadores classe X86 / Pentium

Se o disco ainda estiver instalado no sistema, você poderá usar o software de diagnóstico SeaTools para identificar os números de modelo e de série ou usar um outro programa, como o Everest por exemplo. Veja na figura abaixo dois exemplos de onde ficam no Everest as informações que você precisará:

attachment.php?attachmentid=47885&stc=1&d=1176814382

De posse desses dados você deverá ir nesta página da Seagate e preencher os formulários para verificar se o seu HD ainda está dentro do prazo da garantia.

Clique aqui para fazer a verificação da garantia

Pegando como exemplo os HD's que estão na foto do Everest temos os seguintes dados:

Modelo: ST3200827A (200GB/IDE)

Número de série: 5ND3JNAZ

Modelo: ST340014A (40GB/IDE)

Número de série: 5JV559R9

Nos exemplos dados anteriormente o HD de 40GB está com a garantia expirada, nesse caso o jeito seria jogar fora, já o de 200GB está dentro da garantia (vide figura a seguir marcado em azul), se esse for o seu caso você poderá prosseguir com o RMA. Para isso clique no botão "Create RMA" (destacado na figura em vermelho).

attachment.php?attachmentid=48052&stc=1&d=1176814382

Em seguida você irá para uma página pra fazer um cadastro, caso já tenha feito algum RMA antes, você poderá usar o login e senha anterior. Depois de criar o RMA, preencha o formulário de acordo com sua situação (seja pessoa física ou jurídica), os formulários se encontram nos links abaixo. O endereço de entrega do HD se encontra também no formulário.

Links úteis:

Verificar o status de uma devolução

Formulário de Garantia Pessoa Física (DOC)

Fomulário Garantia Pessoa Jurídica (XLS)

Procedimentos de Envio de Produtos em Garantia (DOC)

Instruções de embalagem e envio

Procedimento Embalagem "Muito Importante!" (PDF)

Como interpretar números de modelos de disco rígido da Seagate

Perguntas freqüentes sobre garantia e devolução

Quando o meu disco será enviado?

No momento, a Seagate define um período de dois a cinco dias para substituição de produtos. Isso significa que o produto de substituição será enviado pela Seagate num período de dois a cinco dias após o recebimento do produto.

Você pode verificar o status da sua remessa no nosso site, ou escolher a opção "Status de remessa de disco" na página de Suporte à garantia.

A Seagate já recebeu o meu disco. Por que o status ainda é "Não recebido" na Seagate?

Em algumas regiões do mundo, a Seagate usa serviços de frete terceirizado para recolher as devoluções de discos, que serão encaminhadas à Seagate. Em alguns casos, a empresa terceirizada confirmará o recebimento de um cliente em um determinado dia, mas o produto somente chegará fisicamente à Seagate no dia seguinte. O status permanecerá como "não recebido" no sistema automatizado até que a devolução do disco seja registrada no sistema da Seagate nas instalações da empresa.

Quem paga o frete?

Você deverá arcar com as despesas de frete para todas as remessas feitas de você para a Seagate. Se o produto estiver coberto pela garantia, a Seagate pagará pela remessa dos produtos de substituição para você. Todas as cobranças, os impostos e as taxas alfandegárias aplicáveis são de responsabilidade do cliente.

Por que devo voltar ao local de compra para devolver um disco que foi vendido como um componente do sistema?

A Seagate vende muitos discos rígidos para clientes finais que os usam como componentes de sistemas de computadores. Nesses casos, a garantia limitada somente se estende aos clientes diretos da Seagate e não pode ser atribuída ou transferida. Você deve entrar em contato com o local de compra para obter suporte à garantia.

Qual é o meu número de cliente?

Apenas fabricantes, distribuidores e revendedores que adquirirem produtos diretamente da Seagate receberão um número de cliente. Se desejar usar os recursos automatizados sem comprar produtos diretamente da Seagate, você precisará usar os quatro últimos dígitos do seu número de telefone no lugar do número de cliente.

Garantia limitada da Seagate Technology ao consumidor

As “Informações sobre Garantia limitada ao consumidor” a seguir descrevem a garantia limitada padrão da Seagate. Para obter informações completas sobre a garantia, os consumidores devem verificar os certificados de garantia enviados com seus produtos. A cobertura da garantia pode diferir conforme a jurisdição.

O que as nossas garantias geralmente cobrem?

As nossas garantias cobrem defeitos de material ou de fabricação dos novos produtos Seagate. Somente consumidores que adquirirem produtos Seagate de revendedores ou distribuidores autorizados poderão obter a cobertura segundo nossas garantias limitadas.

Qual é a duração da cobertura?

Os períodos de garantia da Seagate são de 1 ano, 2 anos ou 5 anos a partir da data registrada da compra, dependendo do tipo de produto e de onde ele foi adquirido. O período de garantia é de 5 anos para discos rígidos internos adquiridos em qualquer lugar do mundo (ou seja, produtos que exijam incorporação dentro do chassi de um computador, normalmente com a etiqueta "Internal Hard Drive Upgrade Kit"). Para todos os demais produtos adquiridos em um País Membro da União Européia, o período de garantia é de 2 anos. Do contrário, o período de garantia é de 1 ano.

O que a nossa garantia não cobre?

As nossas garantias não cobrem problemas que sejam causados por uso comercial, acidente; abuso; negligência; impacto; descarga eletrostática; calor ou umidade; instalação, operação, manutenção ou modificação impróprias; qualquer produto com as etiquetas removidas, danificadas ou adulteradas; mau funcionamento causado por outro equipamento; senhas perdidas; ou qualquer utilização inadequada contrária às instruções contidas no manual do usuário. As garantias não cobrem perda de dados: faça backup do conteúdo do disco em uma mídia de armazenamento separada regularmente. Além disso, danos conseqüenciais, danos incidentais e despesas relacionadas à recuperação, remoção e instalação de dados não são restituíveis sob as nossas garantias.

Mais informações:

SOLECTRON SERVIÇOS E MANUFATURA DO BRASIL LTDA

Rod. Campinas Mogi-Mirim, Km 133 - Bairro Roseira

13820-000 - JAGUARIUNA - SP

Tel.: 0XX19 3837-9190 ou 0XX19 3837-9290

E-mail.: rmaseagate@solectron.com

Horário de Funcionamento:

O nosso horário de atendimento é das 08:00 às 16:00hs (segunda a sábado) sendo que 12:00 à 13:00 (horário de almoço).

OBS: Não reponderei dúvidas sobre este assunto nem por email e nem por MP. Dúvidas, usem o fórum para troca de informações e experiências ou entrem em contato com o representante Seagate do Brasil.

Caso algum link fique quebrado favor avisar-me via MP.

Boa Sorte B)

Sonic.

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  • Membro VIP

o q???? apagaram o topico da garantia seagate de novo?????????????

Não. O tópico foi reformulado, com a adição de links e imagens.

[]'s

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  • 2 semanas depois...

Comprei um notebook da HP, modelo DV5215US, nos EUA, equipado com um HD da Seagate, modelo Momentus 5400.2 ST98823A, serial nr 5PK101AM.

O notebook foi usado nos EUA por uns meses, e trazido para o Brasil, onde notei um ruido no funcionamento, semelhante a uma barata em um saco de celofane (não consigo explicar melhor!...).

Passei todos os testes de hd que encontrei (Norton, do proprio Windows, do setup da maquina, da HP...), nenhum erro foi detetado.

O funcionamento da maquina (notebook), aparentemente era normal. porém a baratinha estava la' !!!

Temeroso de perder dados em caso de falha do HD e extremamente incomodado com o ruido (crepitacao) no acionamento do mesmo, resolvi substitui-lo.

Consultei a assistencia tecnica local da HP, e fui informado que precisaria enviar o notebook para os EUA, de forma a reclamar a garantia do HD, via HP.

Por motivos praticos, desisti.

porém, senti-me violentado pela burocracia ilogica, já que, sabia, era possivel rastrear a origem dos equipamentos, tanto o notebook, quanto o HD, atraves dos codigos dos fabricantes.

O site da Seagate, indicado nesta mensagem do Forum, novamente me indica o caminho de recorrer ao fabricante do notebook, mesmo tendo identificado o equipamento como de sua fabricação...

Parece, apenas parece, manobra para se eximir da responsabilidade comercial e moral de ressarcir o consumidor por eventuais problemas de producao dos seus equipamentos...

Desculpem o desabafo, mas fico muito desapontado por notar que podemos adquirir um produto daqui, mas não temos garantia valida nos representantes locais dos fabricantes...

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  • mês depois...

Só queria deixar registrado aqui a eficiência da Seagate e de seu representante aqui no Brasil.

recenntemente tive um HD de 200 Gb IDE que apresnetou um ruído estranho, parecendo que vinah de uma trepidação ou algo no motor, e isso ocorreu de uma hora para outra.

Felizmente, quando o disco estava frio funcionava direito assim consegui trasnferir quase todos meus dados.

Entrei na página da seagate e verifiquei que este disco rígido era coberto pela garantia, então fiz o registro e encaminhei para a empresa Solectron. 10 dias depois eu estava recebendo um novo disco rígido IDE.

Parabéns à Seagate, quem dera que todas grandes empresas fizessem algo assim para não dependermos de garantias pequenas dadas pelas mairoria dos fornecedores.

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  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Tenho um HD Seagate (320GB Sata2) a aproximadamente 6 meses, está na garantia até o final de 2011. Ele está com um problema que é o seguinte....

Inicialmente acontecia dele às vezes não ser "reconhecido/encontrado" pelo sistema. Possuo além desse HD, outros dois, um de 40GB com WinXP e outro de 200GB com arquivos diversos, ambos IDE. Com o HD de 320GB Sata2 montado no PC, juntamente com os outros dois, quando o de 320Gb não era "encontrado" o sistema também não achava o WinXP no HD de 40GB, impossibilitando o sistema de se iniciar. Com isso eu tinha que ficar resetando o pc até o sistema encontrá-lo em algum momento.

Agora ele já não o encontra quase que de jeito nenhum e o mesmo está "encostado" em cima da minha mesa do computador. Estou esperando uma confirmação de que nessa circunstancia meu HD será "atendido" pela garantia.

E é isso que quero aqui, saber do pessoal se vocês acham que meu HD será trocado......

Meu PC é o da assinatura e como eu disse às vezes ele o encontrava e funcionava normalmente, porém algumas vezes e agora sempre, não consegue encontra-lo.

Agradeço a todos pela atenção e por favor digam qual é a opinião de vocês para que eu possa estar fazendo o meu RMA e enviando meu HD.

Novamente, obrigado a todos......

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  • 2 semanas depois...

Há menos de 2 meses montei um pc, no qual utilizo o HD ST3250820AS de 250Gb, em 3 partições. Ocorre que desde a semana passada, ao ligar o PC, aparece a mensagem. "Pri Master Hard Disk: S.M.A.R.T. Status BAD, Backup and Replace. Press F1 to resume". Aparentemente o HD está funcionando normalmente no win XP, porém, ao examiná-lo com o HDDLife, ele informa que o disco está em "PERIGO". e que o desempenho está "Baixo".

Devo mandá-lo para a garantia? Há a possibilidade de o S.M.A.R.T. estar detectando um problema que não existe, ou o HD realmente está condenado?

PS> Agradeço qualquer ajuda!

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Oi

não sei se é porque eu uso o win vista mais nao estou conseguindo

Não aparece nada quando clico nos campos ATA, SMART, ou ASCI..

estou anexando umas imagens

por favor me ajudem..

Ah,qto ao prob. meu hd esta com uns ruidos muito chatos

ele funciona normal.. mais quero trocar em função do ruido..

será q nao corro o risco de perder meu HD?

eu o comprei no PY e tenho ctza q ainda está nesta garantia

é um sata 2 seagate barracuda 250gb

abraços.

post-22431-13884944080529_thumb.jpg

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  • 3 semanas depois...

eu to indignado com a seagate..a primeira vez que mandei um hd pra trocar qm fazia todo o processo era a Jabil Industrial do Brasil, o processo foi rápido e muito satisfatório, mas como tudo que é bom dura pouco, a Jabil não tem mais parceria com a seagate, agora é uma tal de Solectron Serviços e Manufatura do Brasil, e tenho a dizer que, de 20 emails respondem 1 , e são totalmente dezorganizados....me foi solicitado uma documentação , via email ou correio para que seja feita a troca, nao aceitam por fax, enviei por emai, fiquei aguardando tres dias, e recebi outro email cobrando a tal documentação, liguei reclamando, e disseram ter recebido a documentação e q a mesma foi encaminhada ao setor responsavel, minha ordem de troca foi feita no dia 03 , eles receberam o meu hd no dia 06 , e hoje ja é dia 19 e nada de HD....

EDIT:

hoje já é dia 25 , ontem dia 24 recebi um email da seagate informando o envio do produto através da Transcole, porém sem o numero de acompanhamento, mas espera aí !!! quando liguei na seagate a Sra Valéria me informou que seria enviado pela VarigLog , pois bem , mandei um email pra Transcole solicitando o rastreio da encomenda, e me disseram que nao tinha nada no sistema com meu nome e endereço, e que a ultima ordem foi a de 2005 , quando solicitei a troca até então pela Jabil...pouts, ta complicado....vou aguardar a entrega e nao vou mais correr atras

EDIT 02:

fui informado que o hd ainda nao foi enviado e esta aguardando liberação da nf de saida, ou seja, enviaram um email dizendo que ja havia sido enviado via transcole, mas na verdade eles enviam via variglog, e hoje dia 30 , nada de hd e nada de email com informações sobre o processo de envio totalmente desorganizado...

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  • 4 semanas depois...

meu pc tem apenas 15 dias todas peças novas mas anda travando e fazendo barulhos estranhos? ja fiz teste de memoria (mentest)e ja passei o (seatools) para verificar o HD mas nao achei nada? vocês acham que poderia ser o HD?qual outro teste? como faço pra enviar o HD pra Seagate?

hd 320 gb sata2 seagate

memoria Kingston ddr2 1gb

fonte seventeam 350

processador athlon 3800

placa-mãe asus m2npv-vm

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http://img184.imageshack.us/my.php?image=hdbg7.png

smart

speed

http://img210.imageshack.us/my.php?image=hd1vr6.jpg

ajuda ai galera meu pc continua travando, e com barulhos de agulha como detecto que ele esta estragado? ja passei varios testes e nenhum dá defeito?

hd 320 gb sata2 seagate

memoria Kingston ddr2 1gb

fonte seventeam 350

processador athlon 3800

placa-mãe asus m2npv-vm

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  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Sinceramente,

não confio na Seagate, não me importa se da 5 ou até 10 anos de garantia.

Tenho 2 HDs dele, 1 já veio com o PC e outro comprei a parte. Tive problemas com o que comprei e perdi 10 filmes por causa disso, tinha copiado pra uma partição nele e depois ele começou a dar erro e o engraçadinho nem deixava copiar pra outro HD.

Troquei e não estou tendo mais problemas (ainda bem) mas de qualquer forma prefiro os HDs da Samsung. Tenho 1 dele e nunca deu problema nesse, é como se fosse novo.

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  • 3 semanas depois...
Sera que eles trocam um IDE 40GB... o mew aqui esta muito lento... lendo a 14mb/s

Cobre isso tb? sendo q o normal seria 48 né ¬¬

E precisa nota fiscal? da compra?

Isso vai depender do seu HD, voce tem que olhar o número de serie, modelo, part number dele e verificar no site da Seagate (http://www.seagate.com ) ou no site da representante brasileira que tem o link para verificar (http://www.parceiroseagate.com.br )

Da uma olhada lá........

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Só queria deixar registrado aqui o seguinte:

Enviei meu HD Seagate Sata 2 320GB para troca na sexta-feira (09/11) e hoje(13/11) fui informado por e-mail que já foi enviado para mim o HD de reposição, ou seja, muito rápido..

Só um detalhe: no e-mail, o modelo que eles dizem que enviaram foi:

Sata 2 500GB (ST3500630AS) ou seja, alem de fazerem a troca, tive um "bonus" de 180GB

Estou agora só no aguardo da chegada...............

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