Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor LCD LG L1900R 19 polegadas


semmerket

Posts recomendados

Olá galera.

Adquiri recentemente um monitor LG da série Fantasy, modelo L1900R. Pesquisei muito a respeito de monitores LCD e CRT antes de me decidir e este modelo da LG foi um dos que menos vi matérias falando sobre ele na internet. Talvez isso seja devido ao preço mais elevado deste modelo (de 1150 a 1399 reais, no Brasil). Eu tive a extrema sorte de encontrar uma promoção relâmpago das Americanas.com que estava vendendo este modelo por apenas R$ 1099 e eu ainda tive 10% de desconto por ter comprado à vista e ainda frete grátis, então saiu mais barato ainda! Fico até pensando se não foi erro do site, pois no dia seguinte o preço já havia retornado para 1399 reais... De qualquer forma estou postando agora as minhas impressões sobre este monitor, para que possa ajudar a quem estiver em dúvida sobre qual monitor de 19 polegadas escolher.

Abaixo segue algumas fotos da criancinha:

ProdPic.jpg

lg_l1900r.jpg

L1900R-NEW.jpg

ESPECIFICAÇÕES:

Painel TFT

Tamanho : 19"

Brilho : 300 cd/m

Contraste : 2000:1

Ângulo de Visão : H: 170o / V: 170o

Pixel Pitch : 0,294 mm

Suporte de Cores : 16,7 M

Tempo de Resposta : 4 ms

Características da tela

Resolução Máxima : 1280 x 1024 (60Hz)

Frequência Horizontal : 30 ~ 71 / 30 ~ 83

Frequência Vertical : 30 ~ 71 / 56 ~ 75

Características físicas

Sinal de Vídeo : RGB Analógico (Separado, SOG), Digital

Conector de Entrada : 15 Pin D-Sub, DVI-D

Alimentação : Fonte externa 12Vdc 3, 5A

Dimensões (L x A x P) : Líquida: 417 x 145 x 429 / Bruta: 480 x 246 x 503

Peso : Líquido: 5,5Kg / Bruto: 6,5Kg

Cor Frontal : Preto

Cor Traseira : Preto

Cor Base : Preto

Características especiais

Imagem : f-Engine, DVI

Energia

Normal : 39W

Suspenso/ Standby : 2W

Desligado : 1W

Plug & Play

DDC : DDC 2B

Certificações

Segurança : uL, CSA, TUV, SEMKO

EMC : FCC CLASS B, CE

Ergonomia : ISO13406-2

ETC : MIC

Garantia

Atendimento Balcão : 1 ano

IMPRESSÕES:

Eu realmente estava com medo do que eu iria ter com este monitor, pois tive pouquíssimas referências sobre ele. O vi ligado apenas uma vez num shopping e foi o que mais gostei da imagem. Claro que vi apenas de longe, portanto não poderia fazer um julgamento apenas baseado nisso. Vi outros modelos também, como o Samsung 940B e 950B, além de outros LG da série FLATRON, além da AOC.

EMBALAGEM:

A remessa da Americanas.com foi rápida e a transação segura, recomendo. O monitor veio muito bem embalado em uma caixa de papelão com alça que a transforma em uma ótima opção para transportar eventualmente o monitor.

ACESSÓRIOS:

Gostei muito do fato deste monitor ter vindo com os cabos RGB e DVI. Logicamente optei pelo cabo DVI que é digital e me proporcionou uma surpresa que contarei mais adiante. Veio também com os CDS de instalação, manuais, cabo de força e fonte externa que é bem pequena e discreta. Mas o que me chamou mais a atenção foi o fato deste monitor ter vindo com um paninho especial para a limpeza que evita que o painel de LCD risque. Ponto para a LG!

DESIGN:

Realmente esse é o monitor mais bonito que já vi. O design dele é fantástico. É todo fabricado com um plástico preto lustroso que dá ainda mais beleza ao conjunto. Muito legal também o botão de liga-desliga: basta um leve toque nele, não precisa de força. Na realidade não é um botão, mas sim um sensor ótico que capta quando vê passa o dedo por cima. Fora esse botão e o que desliga a luz indicadora de ligado, não há mais nenhum botão de ajuste. Todos os ajustes são feitos via software Forte-Manager. Essa luz indicadora de ligado se trata de uma firula visual da LG: o anel vermelho da base do monitor possui um conjunto de LEDs que se acendem e piscam suavemente indicando quando o monitor está ligado ou em modo Standby. Eu pessoalmente não gosto de luzes no computador, tanto que meu gabinete X-Transformer eu fiz questão de ripar todos os coolers azuis que o tornavam uma discoteca à noite no meu quarto, e trocá-los por mais silenciosos da série Akasa Amber. Bem eu que não gosto de luzes tenho de admitir que esse detalhe no monitor o deixa muito bonito e não incomoda nem um pouco, como eu achei que poderia ocorrer comigo. Tanto é que deixo esse LED ligado. Como o monitor é todo preto, no escuro parece que a tela flutua no ar e com os LEds acesos, parece é que o círculo vermelho é a única coisa que sustenta a tela. Fica muito legal!

TAMANHO:

O painel é grande o suficiente para agradar aos mais exigentes. É bem grande mesmo e acomoda bem os painéis flutuantes do Photoshop que tanto me incomodam... Lógico que não se compara, nesse quesito, a um esquema com dois monitores, mas já é bem mais espaçoso em termos de área de trabalho do que meu antigo Philips CRT de 17 polegadas. Quanto ao espaço que ocupa é bem pequeno mesmo. Aliás esse foi um dos motivos por ter escolhido pela tecnologia do LCD: meu quarto é um ovo de pequeno e minha mesa até respirou aliviada depois que eu retirei o trambolhão de 17.

PAINEL DE LCD - BRILHO

Nem tudo é um mar de rosas quando se trata de tecnologia, ainda mais quando é a tecnologia do LCD que ainda não alcançou todo seu potencial... O LCD tem uma desvantagem muito grande, principalmente para mim que sofro de astigmatismo (que sofro com luzes muito intensas): o monitor é MUITO brilhante. O nível de brilho de fábrica dele é insuportável, muito maior do que os de CRT. Isso ocorre por causa da lâmpada fluorescente que ilumina o painel. Isso me incomodou muito... A regulagem do Forte Manager é bastante completa e fácil de usar, mas não conseguiu baixar o brilho do monitor de modo a alcançar um nível de preto satisfatório. Os pretos ficam nitidamente cinzas (isto com a regulagem de brilho no mínimo). Só consegui fazer ficar mais tolerável e próximo ao CRT abaixando o gama via o software Adobe Gama, que é instalado junto com o Photoshop.

CONTRASTE

O contraste de 2000:1 eu não tenho como mensurar... Acho inclusive que isso é pura jogada de marketing. No geral os níveis de preto são muito bons. Só deixam a desejar quando a área de preto é muito grande, como nas tarjas de um filme em widescreen. Aí dá pra notar que o preto vira cinza escuro. Mas isso não é defeito mas sim uma característica da tecnologia do LCD. Não chega a incomodar. Para edição de fotos o contraste é bom, achei muito parecido com o CRT e em alguns casos até mais contrastado. Eu pessoalmente gosto de contraste e como nenhum monitor é 100% fiel...

CORES

As cores no LCD são sem dúvida mais vibrantes do que no CRT, mesmo sem regulagens especiais. Acho que se deve ao contraste mais acentuado também...

RESOLUÇÃO

Outro dos meus medos... Como eu gosto muito de jogos, achava que meu computador iria rodar bem pior os jogos na resolução de 1280 x 1024 (que é a resolução nativa deste monitor). Já havia realizado testes com essa mesma resolução no monitor antigo e havia ficado com uma desempenho sofrível em alguns jogos. Mas qual não foi a minha surpresa ao perceber que no LCD os jogos estão até mais rápidos nessa resolução do que em 800 x 600 no monitor antigo! Acho que isto se deve de alguma forma ao cabo DVI, pois creio que deva ser bem mais fácil entregar os dados digitais puros ao invés de ter de convertê-los para o analógico antes. Esta é a única explicação plausível que eu pude imaginar... Esta era a surpresa que tinha citado acima. Para texto e fotos a resolução de certa distância é normal, mas eu sou bem chato e me incomoda um pouco o serrilhado que o LCD produz algumas vezes devido ao tamanho do pixel maior. Mas já estou me acostumando com isso.

NITIDEZ

O LCD é bem mais nítido que o CRT, o que pra mim é um pouco pior em algumas situações como citei acima, onde o texto e algumas imagens serrilham... Em jogos achei a nitidez bem melhor e não me incomoda, pois não vejo serrilhado (jogo sempre com antialiasing no toco! não agüento serrilhado mesmo!) :P Quanto a vídeos, a grande nitidez e resolução do LCD atrapalham principalmente quando assistimos a um filme mal encodado ou em baixa resolução. Mas isso é da tecnologia mesmo e não tem jeito, só quando o BlueRay se popularizar...

VELOCIDADE

A velocidade de 4ms, pra mim não fedeu nem cheirou... Só não suporto o efeito de flicking que alguns monitores dão e este LCD não deu nem uma piscadela até agora, o que me agrada muito. Só pra comparar, fui a uma loja e vi um Samsung 940b ligado e vi um flicker terrível nas tarjas pretas de um filme. Pude comparar com outros que estavam ligados em série passando o mesmo filme e só o Samsung dava essa tremida, que chamam de Backlight Bleeding que se trata do vazamento da luz da lâmpada fluorescente. O LG L1900R ficou um pouco acinzentado nesse aspecto, mas não ficou piscando, o que é um defeito horrível. Isto me fez descartar de imediato o modelo 940b da Samsung. Agora uma coisa me incomodou MUITO neste LG, apesar de ter acontecido apenas em um jogo até agora: Medal of Honor Pacific Assault, quando faço um movimento muito brusco a tela "borra" inteira. Agora eu não sei se isso é do jogo ou se é o monitor que não está agüentando a velocidade... Digo isso porque o jogo tem uns efeitos tipo quando você pega uma metralhadora muito possante, a tela vibra recriando o tranco da arma. Aí eu fico na dúvida se esse borrado não seria de propósito... No mais achei a velocidade muito boa.

EVENTUAIS DEFEITOS

Eu não notei nenhum dos tão temidos Bad Pixels neste monitor, veio perfeito. Porém tem um degradê (diferença entre as cores e contraste da parte superior e inferior da tela) em alguns momentos bem perceptível, outras vezes nem tanto. Mas também o tamanho dele é bem grande e como eu fico mas de perto, vou notar esse chato efeito inerente a qualquer LCD com mais facilidade... Mas que é chato é... A garantia é de 1 ano e espero não precisar usá-la. :rolleyes:

CONCLUSÃO

No final das contas acho que é um excelente monitor. Tem suas desvantagens por ser um LCD, como o brilho excessivo e "rastro" que não sei se é do monitor ou do jogo... Mas pra quem tem pouco espaço disponível como eu, se torna uma opção bastante vantajosa. O preço é alto, mas é o que pagamos pela novidade. No final, não me arrependo e acho que é um monitor muito melhor em todos os aspectos do que o Samsung 940b e 950b que são os concorrentes diretos do L1900R pelo seu preço mais em conta. Mas acho que se achar este monitor por até 1200, ele vale a pena sobre os demais.

Se tiverem mais opiniões sobre este e os outros modelos da linha Fantasy, postem por favor.

Um grande abraço galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara, eu tb comprei esse monitor, porém o modelo 1900E, aonde a única diferença é a base, paguei R$ 999,00 numa promoção relâmpago da loja ManiaVirtual, e concordo com você em tudo, e pelo seu relato estou vendo que esse problema de degradê (diferença entre as cores e contraste da parte superior e inferior da tela) em alguns momentos bem perceptível, esta em todos os modelos.

E isso, está me matando, vou ver se me acostumo, se não me acostumar, eu irei devolve-lo, já que esta dentro do prazo de troca ou devolução do produto..

sahma_20060712142827_4323_2.jpg

sahma_20060712142827_4323_3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O degradê é uma coisa chata mesmo... Mas não sei se isso seja defeito do monitor, acho que seja um defeito da tecnologia LCD. Até hoje eu nunca vi um LCD sem algum inconveniente desses... Quando não tem uma coisa tem outra. O problema é que a indústria está forçando a migração para o LCD em detrimento ao CRT. Além disso a tecnologia LCD ainda não está 100% desenvolvida. Acho que enquanto a indústria não recuperar o investimento feito na pesquisa da tecnologia LCD, nós não veremos a um custo acessível outras tecnologias já disponíveis como o OLED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, estou interessando em comprar um monitor desses e tenho algumas duvidas

Como é esse cabo único com conexões para DVI e cabo de força descrito no site da lg?

A fonte do monitor é nele proprio ou fica no cado de força?

1280 x 1024 é somente 60Hz ou é possivel aumente essa freqüência?

Como esta o desempenho nos jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte do monitor é nele próprio...

1280X1024 85Hz máximos

Baixo, ocasionando efeito fantasma...

A LG está com a moda agora de LeaderShit, vende mais do que tem....

Esse monitor não tem velocidade de 4ms. Segundo testes a velocidade dele roda em 9ms... Por isso ele tem efeitos fantasmas...

E contraste de ´´pico´´ 2000:1 todo monitor tem... Os contrastes reais rodam de 300 a 1000:1 nos monitores nessa faixa de preço, mas não é nada ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
A fonte do monitor é nele próprio...

1280X1024 85Hz máximos

Baixo, ocasionando efeito fantasma...

A LG está com a moda agora de LeaderShit, vende mais do que tem....

Esse monitor não tem velocidade de 4ms. Segundo testes a velocidade dele roda em 9ms... Por isso ele tem efeitos fantasmas...

E contraste de ´´pico´´ 2000:1 todo monitor tem... Os contrastes reais rodam de 300 a 1000:1 nos monitores nessa faixa de preço, mas não é nada ruim...

O efeito de borrado que percebi era do jogo Medal of Honor: Pacific Assault que tem esse "defeito especial". Não era do monitor. O monitor não apresenta nenhum defeito de borrado...

Ele possui velocidade de 4ms sim...

E nunca suportou taxa de atualização de 85Hz nessa resolução de 1280x1024. O máximo que chega é 60Hz, o que é padrão. Nunca deu flicking.

É uma excelente compra pois agora abaixou o preço para a faixa dos 800 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...