Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

windows vista


ricardorsf

Posts recomendados

Ola Pessoal!

Cuidado para não cairem numa armadilha que já vi varias pesssoas caindo.

O Vista suporta nativamente a maioria das controladoras SATA (salvos pouquissimas excecoes). porém pode ser que haja um pequeno erro de configuração na BIOS, vou explicar melhor.

SATA é um padrão (na verdade é uma organizacao que definiu o padrão SATA 3Gb) de interface de disco rigido, assim como o IDE e o SCSI. Isso o Vista reconhece automaticamente.

porém um disco rigido SATA e uma controladora mais nova, suportam também RAID, que é uma maneira de se organizar os dados dentro de um HD SATA. Ou seja, RAID e SATA não sao a mesma coisa, mas funcionam juntos.

E é aqui que ha o problema, o Vista não reconhece diretamente HDs que tenham sido formatados usando uma das funcoes RAID da Bios (RAID 0, RAID 1 ou RAID 0+1).

O RAID é uma maneira de se aumentar o desempenho ou a segurança dos dados, usando pares de discos (2 ou 4 discos). E ele é configurado na BIOS. porém muitas BIOS permitem ligar o RAID, mesmo com apenas um HD. E caso você habilite RAID em um HD e formata ele (em qualquer windows), essa informacao do RAID fara parte da primeira trilha desse disco. A partir desse momento, toda vez que você precisar reinstalar o sistema do zero, sera necessario usar um disco com o driver RAID, senao o windows não reconhecera seu HD.

Assim sendo, o ideal para quem somente tem um disco rigido, é sempre deixar desabilitado a opcao RAID na BIOS, para evitar esse problema.

Espero ter ajudado.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Aero!

Pode ser que seu HD tenha sido formatado inicial com o RAID habilitado, dai ele contera as informações de RAID na primeira trilha do HD, se for possivel, use o formatador do fabricante com o RAID desligado na BIOS, e escolha uma formatacao de baixo nivel (fisica), isso geralmente resolve esse aborrecimento.

Caso não possa formatar o disco, tera que conviver com isso. Talvez tenha algum outro software que faco isso (talvez laguma versao noa do Partition Magic, mas eu não conheco)

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...