Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

coloquei e a temperatura aumentou

Posts recomendados

Bom, aconteceu algo inesperado com meu computador. Acabei de instalar um cooler akasa no fundo do meu gabinete e a temperatura subiu em 1ºC.

O mais estranho é que eu instalei no sentido da exaustão, isto é, com o ar sendo jogado pra fora do micro (que é como os cooler na parte traseira devem ser instalados) e o cooler tem 12cm (é dos grandes)

Alguem saberia a explicação deste mistério ?!

falou

1 abraço a todos

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duvido que seja a fonte, essa huntkey é parruda...

o cooler tem algum adaptador que reduza a velocidade? Tipo uma velocidade menor para o modo silencioso?

Se tiver, retire esse adaptador e deixe-o no modo normal, mesmo assim ele não deverá fazer um barulho tão perceptível...

E outra coisa, como é a entrada de ar no gabinete? Ele é muito fechado? Tem um duto lateral? Tem cooler frontal?

Link para o post

Duvido que seja a fonte, essa huntkey é parruda...

o cooler tem algum adaptador que reduza a velocidade? Tipo uma velocidade menor para o modo silencioso?

Se tiver, retire esse adaptador e deixe-o no modo normal, mesmo assim ele não deverá fazer um barulho tão perceptível...

E outra coisa, como é a entrada de ar no gabinete? Ele é muito fechado? Tem um duto lateral? Tem cooler frontal?

Realmente, como você citou, a fonte com certeza não é. Essa huntkey 550 é forte e tem uma ventoinha de 14cm. O gabinete é bem ventilado, na minha opinião.

Ele tem: 1 fan frontal de 8cm jogando ar pra dentro do gabinete (este fan fica na parte de baixo do gabinete, jogando ar + ou - na direção do HD)

1 fan lateral de 8 cm jogando ar pra dentro do gabinete bem na direção do processador

1 fan traseiro de 12 cm jogando ar pra fora do gabinete (exaustor). É justamente depois deste fan que a temperatura subiu um 1ºC, quando deveria ter dominuído.

Alem da ventoinha da fonte (de 14 cm) e do cooler box do processador.

E todos os coolers estão sem o controle de rotação ativados

O sentido de ventilação dos fans estão corretos, né?

Link para o post

bom, o fan da frente joga ar pra dentro e o de tras pra fora, o normal é esse. veja se você n colocou invertido ou algo assim.

o que pode ta acontecendo também é de esse fan de 12cm ser bem potente, então ele ta puxando mt ar, e fica "pouco" pro cooler o que pode ta causando o aumento da temperatura. tenta por o fan de 12cm na parte de frente jogando ar pra dentro e deixa o de 8cm na parte traseira como exaustor.

Link para o post

É realmente estranho então, não ter dimunído essa temperatura...

O sentido de ventilação está certo, é isso aí mesmo...

Tenta dar uma arrumada melhor nos cabos, caso eles estejam embolados pelo meio do gabinete, tenta dar uma amarrada neles e embutir ali pelas gavetas de hd.

Se puder, tenta fazer o q o colega acima falou, afinal você tem 2 fans de 8cm jogando ar pra dentro e um de 12 e outro de 14 jogando o ar pra fora,

Pode ser que esteja ocorrendo uma certa turbulência no seu gabinete...

A temp do meu processador fica por volta de uns 43 também, já meu gabinete fica por volta de 32...

Tenho o mesmo esquema de ventilação que você, só q meu traseiro é de 92mm apenas e minha fonte, nem sei qual cooler tem, mas deve ser bem mais fraco q o dessa huntkey...

Estranho o seu gabinete estar quente assim, por acaso ele fica embutido em algum móvel onde fica difícil de sair o ar quente traseiro?

você tinha algum outro cooler traseiro antes?

Mas nos finalmentes, acho q essas temperaturas suas estão boas...

Link para o post

não é so sair colocando fans no gabinete que quer dizer que a temperatura irá diminuir não ... primeiro que existe uma discrepancia grande na entrada e saida de ar ... 2 fans de 8cm puxando o ar, e um de 12 e de 14 tirando ...o certo seria proporçoes iguais de entrada e saida de ar ... se tiver espaço coloque o de 12 puxando o ar pra dentro, e o de 8 tirando ...

se não tiver jeito, faça isso:

você disse que tem um fan bem em cima do processador, jogando ar nele certo ???

primeiro, essa não é uma opção recomendada ... experiencia propria ...

em um gabinete sem nenhum fan adicional, e com aquele duto lateral, coloquei no lugar do duto jogando ar pra dentro e o resultado foi que aumento cerca de 5 graus ...isso mesmo... pelo visto o fan do cooler do processador perde eficiencia quando se tem alguma corrente muito forte na mesma direçao de trabalho dele ...

o que pode ter acontecido, é que ao colocar o fan de 12cm, o ar que o fan joga em cima do processador, é imediamente puxado para fora, e nem chega a ser aproveitado pelo cooler do processador ...

faça o seguinte, ligue o fan de 12cm, em 7v.... é muito simples, apenas ligue o positivo dele no 12v (fio amarelo) e o negativo no 5v (fio vermelho) ...

olhe o resultado, mas o resultado tem que ter geralmente o mesmo paramentro: stress intenso do processador, pouca diferença de intervalo entre os testes, etc ... se continuar a mesma coisa, quer dizer que a reduçao ainda não foi suficiente, tente liga-lo em 5v, as vezes nem funciona devido a baixa tensão, se funcionar teste.....

então experimente parar o fan da lateral e deixe o de 12cm ligado e olhe os resultados ....

a melhor posiçao para fans na lateral é bem na parte de baixo, bem em cima dos slots pci ....

pelo menos foi o melhor resultado que eu tive aqui ....

Link para o post

Nem sempre criar um tornado dentro da torre é a melhor opção.

Posso estar enganado, pois minhas aulas de mecânica de fluídos já se foram ha muito tempo atrás masss tem um fator que eu acho importante nessa historia toda e é o seguinte.

O melhor sistema de refrigeração a ar se dá num regime linear, ou seja, quando voce tem um fluxo de ar controlado e continuo.

No caso de usar varios fans em pontos diferentes, com vazões diferentes, pode ser que isso crie um desequilibrio que venha a gerar um regime turbulento, onde, ao invés do ar entrar por um lado e sair pelo outro, ele fique dando umas voltas dentro da torre ate sair, fazendo com q a temperatura aumente.

Pode ser que essa porrada de fans estejam criando um turbilhao dentro da sua torre, ao invés de simplesmente trocar o ar frio externo, pelo quente interno.

Link para o post

Efetuei alguns testes aqui e os resultados foram os seguintes:

fan lateral ligado jogando ar pra dentro:

processador: 41ºC

placa mãe: 41ºC

invertendo o fan lateral (utilizando-o como exaustor):

processador: 45ºC

placa mãe: 37ºC

desligando o fan lateral:

processador: 44ºC

placa mãe: 38ºC

com o fan jogando ar pra dentro a temperatura do processador cai, mas a da placa mãe sobe; já invertendo ou desligando-o a temperatura do processador sobe e a da placa diminuí.

Vou diminuir a rotação do fan de 12cm traseiro, pra tentar equilibrar a entrada com a saída de ar. Já que meu gabinete tem muito fan atrás (12cm+14cm) e pouco na frente (8cm).

Vamos ver se surte algum resultado.

Aproveitando, obrigado a todos pelas dicas e conselhos.

Link para o post

Efetuei alguns testes aqui e os resultados foram os seguintes:

fan lateral ligado jogando ar pra dentro:

processador: 41ºC

placa mãe: 41ºC

invertendo o fan lateral (utilizando-o como exaustor):

processador: 45ºC

placa mãe: 37ºC

desligando o fan lateral:

processador: 44ºC

placa mãe: 38ºC

com o fan jogando ar pra dentro a temperatura do processador cai, mas a da placa mãe sobe; já invertendo ou desligando-o a temperatura do processador sobe e a da placa diminuí.

Vou diminuir a rotação do fan de 12cm traseiro, pra tentar equilibrar a entrada com a saída de ar. Já que meu gabinete tem muito fan atrás (12cm+14cm) e pouco na frente (8cm).

Vamos ver se surte algum resultado.

Aproveitando, obrigado a todos pelas dicas e conselhos.

Cara, só uma sugestão pra efeito de teste.

Não da pra voce colocar um daqueles dutos que vão da tampa lateral ate o cooler do dissipador??

Pode ser que ajude

Link para o post

Cara, só uma sugestão pra efeito de teste.

Não da pra voce colocar um daqueles dutos que vão da tampa lateral ate o cooler do dissipador??

Pode ser que ajude

Pensei em fazer isso, mas não sei onde encontro esse duto. Tem pra vender só o duto ? Será que dá pra improvisar e fazer em casa, que materiais eu iria precisar ?!

Mesmo assim, valeu pela dica.

rog1980

faz o q t falei, poe o de 12cm na frente e o de 8cm atrás..

Seria uma boa, mas não dá. Meu gabinete só cabe fan de 8cm na frente.

mesmo assim valeu.

Só por curiosidade, neste momento as temperaturas são:

processador: 42ºC

placa mãe: 35ºC

com o fan lateral como exaustor. Os demais estão em suas posições iniciais.

Link para o post

Ao que tudo indica ta faltando fan pra jogar ar frio pra dentro né??

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=COOLERBAIA

Acho que com um desse, você aposenta esse fan frontal e fica sossegado... :joia:

***Edit

Talvez não de pra aposentar o fan frontal, pois os 3 coolers desse negocio ai só dao 15CFM.

Mas continua sendo uma solução, já que falta ar entrando.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!