Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ABIT Fatal1ty FP-IN9 SLI


Phoenyx

Posts recomendados

Phoenyx,

Com sua dica ficou melhor que antes, mas acabou que não deu certo. A mobo não inicia, então eu desligo a fonte e religo. O computador não inicia novamente. Daí, eu reseto e, então, o sistema inicia em modo de proteção. Bem, acho melhor eu criar um tópico na seção pra overclocks, hehehe. Volto com com o "causo" resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei para BIOS 14. Com certeza estou errando nalgum lugar. Tem como você me dizer o que você mudou da configuração default do setup? Lembro que eu não fiz pin-mod e lapidei o cooler e a chapa de níquel processador. Outra coisa, você usou o ntune ou foi no braço?

Tem alguém overclockando via software?

Outra coisa: qual o procedimento adotado logo após setar as opções na BIOS? Pois estou achando muito estranho aqui! Abaixei o mult, o sistema inicia. aumentei Vcore, inicia também. Qualquer alteração no LDT, sem problemas. Mas com o mínimo overclock, não iniciar nem mesmo com o CPU downcloked nem nada! Nem bipa (improvável, mas talvez eu não tenha instalado bem o speaker).

Tem alguma outra coisa em que devo dar mais uma olhada? Instalação da mobo, algo na fonte? Qualquer coisa??? Pois não estou conseguindo nenhum overclock!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, não tem mistério. Suas memos são o que? DDR2 667, DDR2 800?

Deixe o sistema no modo unlinked, sete as memórias na velocidade default e suba o FSB para 333 (1333 quad pumped), só isso.

Meu over foi no braço, na verdade nem chamo isto de over, chamo de "clock settings". Over pra mim é quando você tinha que cortar as pontes do CPU, fazer um mod na mobo, subir bastante o vcore, ter uma boa refrigeração, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDIT:

As memo são DDR800 OCZ 4-4-4-15. Então, setei o clock em 1333, subi o vcore pra 1.4.

x8 estável rodando Orthos... Processador a 60 graus C, núcleo 1 a 47º e núcleo 2 a 51º setado 1.4vcore na BIOS e com 1.35v no Windows segundo o EQ (1.4v segundo Everest). Volto com os results do teste por 1h (depois tenho de ir-me). valeu Phoenyx, Fguarezi e todo o pessoal!

Pergunta: 60C rodando o Orthos não está muito? Meu cooler tem 500g, 6 heat pipe, apesar da baixa rotação. Foi muito bem lapidado. O CPU também foi muito bem lapidado. A pasta térmica usada não é das melhores, devo vou colocar alguma coisa boa ou muito boa??? O sistema é muito bem ventilado.

PS: Phoenyx, os ramsinks BGA em cobre anunciados na sua página de rolos são aqueles que acompanha o cooler pra VGA/chipsetes? Se for, toma cuidado, eles são de alumínio na verdade! Eu fui fazer um lapping neles e descobri que a cor de cobre é tinta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que versão do CPUz você está usando ? Tem q pegar a última (1.40 se não me engano)...

Tá tudo desabilitado na BIOS as opções que abaixam a frequencia e multiplicador do seu proc... C1E State, EIST, Termal Control... Etc..

Aqui o limite do Terrmal Control é 63º, você poderia ver qual o limite do seu proc...

Abraço

As memo são DDR800 OCZ 4-4-4-15. Então, setei o clock em 1333, subi o vcore pra 1.4 e abaixei o LDT pra x4 e o mult pra x7. Desabilitei o "halt on" e o PC iniciou, entrou no windows, normal. No entanto, o CPUZ o identifica como 200mhz x 6! Re-iniciei o sistema pra ver quanto a bios dizia. O engraçado é que ela não diz nada e não perde a configuração! Fica assim:

BUS alvo: 1333; BUS atual "em branco". Mult alvo: x7; Mult atual: em branco.

Eu usei silvo (muito pouco) pra polir o CPU, mas limpei bem com alcool isopropílico. Teria isso alguma influencia???

Edit: Consegui alguma coisinha! Setei o mult pra x9 e o Vcore pra 1.4. O Windos entra na tela de logon mas depois o PC reseta. Então setei o mult pra x8. Entrou e funcionou. Mas o CPUZ reconhece como x6! Meu LDT tá em x5.

Edit2: Setei o mult pra x9 e tentei novamente. Outra surpresa no CPUZ: o mult fica mudando! Um segundo em x6, um segundo em x9. Isso que o EIST está desligado!

Edit3: x8 estável rodando Orthos... 60 graus C, setado 1.4vcore na BIOS e com 1.35v no Windows segundo o EQ. Volto com os results do teste por 1h (depois tenho de ir-me). valeu Phoenyx, Fguarezi e todo o pessoal!

Pergunta: 60C rodando o Orthos não está muito? Meu cooler tem 500g, 6 heat pipe, apesar da baixa rotação. Foi muito bem lapidado. O CPU também foi muito bem lapidado. A pasta térmica usada não é das melhores, devo vou colocar alguma coisa boa ou muito boa??? O sistema é muito bem ventilado.

PS: Phoenyx, os ramsinks BGA em cobre anunciados na sua página de rolos são aqueles que acompanha o cooler pra VGA/chipsetes? Se for, toma cuidado, eles são de alumínio na verdade! Eu fui fazer um lapping neles e descobri que a cor de cobre é tinta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu CPUZ é o ultimo mesmo. Ele estava ocilando mue clock por que o processador estava em IDLE. Rodando o orthos ele fica no que eu setei na bos mesmo, o x8. Quanto a temperatura, estou achando meio alta por que antes do OC estava em 32cº, estou decepcionado com o cooler e com o lapping que fiz. talvez o problema seja somente a pasta térmica, mas mesmo assim estou descontente =/.

Detalhe: o Orthos identifica o CPU como 3000mhz, o CPUZ e o Everest a 2666mhz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu CPUZ é o ultimo mesmo. Ele estava ocilando mue clock por que o processador estava em IDLE. Rodando o orthos ele fica no que eu setei na bos mesmo, o x8. Quanto a temperatura, estou achando meio alta por que antes do OC estava em 32cº, estou decepcionado com o cooler e com o lapping que fiz. talvez o problema seja somente a pasta térmica, mas mesmo assim estou descontente =/.

Detalhe: o Orthos identifica o CPU como 3000mhz, o CPUZ e o Everest a 2666mhz!

Ta normal mano, é isso mesmo.

Eu aqui desabilito o Thermal, que baixa a rotação do cooler, e deixo habilitado o C1E que baixa o mult para 6x e o vcore também quando você nao esta usando em full, funciona perfeitamente na bios 13 e 14. Aqui so fica em 3150mhz com 1.375v quanto ta em full de resto é 2100mhz com 1.22v.

Eu uso a 13 Beta Mod, é a que sobe mais, mas para 3150mhz todas as bios foram bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poxa, só 2.66GHz e ainda com 1.4v?! Qual cooler você comprou afinal? O Vcom? O meu BOX segura sossegado o CPU em 3GHz, vcore default (1.28v na realidade), em torno dos ~55ºC quando em full load.

Aqui eu deixo tudo habilitado, C1E, Fan EQ... o CPU fica gelado e mal ouço o barulho dos coolers.

Valeu, vou tirar a citação "cobre" do meu anúncio.

Edit: BIOSes beta da ABIT: http://forum.abit-usa.com/showthread.php?t=122393

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Phoenyx, estou preocupado. Fiz o lapping do cooler e do processador, ficaram 2 espelhos. Isso que estou testando em Brasília ainda, o computador vai pra Palmas! Devo confiar no everest? Fiz a besteira de usar Silvo para finalizar o lapping do CPU, e mais tarde lí que estes produtos dificultam a troca de calor ou algo parecido. Acho estranho, pois limpei bem o CPU com isoproílico.

Meu cooler é o Evercool Bfallo HPFI-10025 (http://www.overclockersonline.net/index.php?page=articles&num=1161). O cooler parece muito bom nas fotos, mas sua fixação me pareceu muito fraca. Farei um review mais tarde, quando tiver outro cooler em mãos (em breve). Por quanto, fico feliz pelo nível de quase 0 ruído e pelas cores combinarem com a Fatal1ty!

Quanto às voltagens, devo confiar no ABIT EQ ou no Everest, afinal? Segundo o ABIT EQ meu Vcore está legal, neste momento em 1.33v (setado 1.375 na bios).

Minha tinta condutiva de prata ainda não chegou, então o E4300 não está modado no strap. Queira Deus que isso melhore quando o fizer o mod!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo todo o tópico e alguem disse que para rodar em SLI tem que ter memórias prontas para SLI.

COMO POSSO SABER QUAL MEMÓRIA COMPRAR? QUALQUER MARKVISION DDR2 800MHZ SERVE?

Comprei A FATAL1TY e pretendo um dia usr o SLI, mas preciso de comprar as memórias certas, para não ter que fazer upgrade de memória no futuro.

Alguém pode me dar uma luz?

Estou montando o Pc aos poucos A grana tá chegando picada, mas estou juntando as peças

Quero ter um PC pronto para rodar MAFIA 2

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse nTune nunca funcionou aqui... Sempre travou o PC....

Não quero ser pessimista mas será que esse proc já não faz parte dos novos que estão vindo travados? Até aonde pesquisei tem alguns proc´s que não tem o mesmo potencial de over dos primeiros que foram lançados no mercado..

De qualquer forma boa sorte !!

Abraço

Só pra citar: qualquer alteração com o ntune trava o sistema!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava lendo todo o tópico e alguem disse que para rodar em SLI tem que ter memórias prontas para SLI.

COMO POSSO SABER QUAL MEMÓRIA COMPRAR? QUALQUER MARKVISION DDR2 800MHZ SERVE?

Comprei A FATAL1TY e pretendo um dia usr o SLI, mas preciso de comprar as memórias certas, para não ter que fazer upgrade de memória no futuro.

Alguém pode me dar uma luz?

Estou montando o Pc aos poucos A grana tá chegando picada, mas estou juntando as peças

Quero ter um PC pronto para rodar MAFIA 2

valeu

SLI Memory são memórias otimizadas para o SLI, mas não são extritamente necessárias. você pode utilizar qualquer memória DDR2 e possuir SLI sem problemas.

mxp.dogaum, o ABIT EQ é mais preciso que o Everest, dependendo da versão.

O mod do strap nada tem haver com o que você está relatando, não adianta fazê-lo pensando que irá melhorar este overclock. Este mod serve para você conseguir FSB mais altos, no entanto nem em 9x 333 você está conseguindo dar boot direito.

Pode ser que você caiu no caso citado pelo colega acima, não sei, só acho que para operar em 2.66GHz com 1.375v (~1.33v "de verdade") é muita coisa. Mas ainda acredito que você tá errando em algo aí, ou então este CPU realmente é muito ruim de over.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Sobre a tensão eu acredito que a BIOS 14 é a que mais requer aumento no VCORE para estabilizar.

EDIT:

Com a BIOS 14 somente consigo 3.88 Ghz com VCORE default. Acima disso tem que aumentar o VCORE para 1.4175, o que aumenta muito a temperatura aqui.

Com a BIOS 12 dava pra rodar a 4.1 sem incremento no VCORE.

O nosso colega Fguarezi comentou algo sobre isso. ou mxp.dogaum tenta colocar a BIOS 13 BETA 2 que pelos relatos do pessoal tem a melhor relação OVER/VCORE.

Abraços

SLI Memory são memórias otimizadas para o SLI, mas não são extritamente necessárias. você pode utilizar qualquer memória DDR2 e possuir SLI sem problemas.

mxp.dogaum, o ABIT EQ é mais preciso que o Everest, dependendo da versão.

O mod do strap nada tem haver com o que você está relatando, não adianta fazê-lo pensando que irá melhorar este overclock. Este mod serve para você conseguir FSB mais altos, no entanto nem em 9x 333 você está conseguindo dar boot direito.

Pode ser que você caiu no caso citado pelo colega acima, não sei, só acho que para operar em 2.66GHz com 1.375v (~1.33v "de verdade") é muita coisa. Mas ainda acredito que você tá errando em algo aí, ou então este CPU realmente é muito ruim de over.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém por favor me tira essa dúvida,

Posso colocar um processador E6550 com fsb 1333

na placa com bios 1.0 fsb 1067?

O processador funcionará em FSB mais baixo para que eu possa fazer a atualização da Bios para 14?

Ou tenho que ter um processador de fsb mais baixo para a placa funcionar?

Qual vale mais á pena E6550 ou E6420? diferença de 70 reais a mais para a e6550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

clemencejg, isso aí tudo vai depender bastante do restante do seu sistema. Dependendo do restante das suas peças, talvez nem mesmo a FP-IN9 seria a mobo ideal pra você.

Phoenyx, eu também acho que estou errando em algo, mas com certeza meu processador não é tão bom quanto o de vocês. Pelo que vejo, os E4300 mais antigos conseguem overclocks de forma muito mais fácil. Ontem eu estava a 2.7mhz (338x8) quando fui dormir, rodei o Orthos por 2h e não deu nada. Hoje, acordei, liguei o PC e ele não bootou. Fiz clear CMOS e tornei a setar 333x8, mas agora com Vcore 1,35. O sistema iniciou tranqüilo. estou com medo de ter feito cacá durante o lapping. Não sei, se criar coragem, vou acabar removendo o IHS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

clemencejg, isso aí tudo vai depender bastante do restante do seu sistema. Dependendo do restante das suas peças, talvez nem mesmo a FP-IN9 seria a mobo ideal pra você.

Phoenyx, eu também acho que estou errando em algo, mas com certeza meu processador não é tão bom quanto o de vocês. Pelo que vejo, os E4300 mais antigos conseguem overclocks de forma muito mais fácil. Ontem eu estava a 2.7mhz (338x8) quando fui dormir, rodei o Orthos por 2h e não deu nada. Hoje, acordei, liguei o PC e ele não bootou. Fiz clear CMOS e tornei a setar 333x8, mas agora com Vcore 1,35. O sistema iniciou tranqüilo. estou com medo de ter feito cacá durante o lapping. Não sei, se criar coragem, vou acabar removendo o IHS...

Cara, posso estar enganado, mas eu acho que esse lapping que você fez no processador foi, primeiramente arriscado, visto que é uma peça muito frágil e que quanto menos for manuseada melhor (minha opinião) e acho que você pode ter danificado alguma coisa quando o fez.

Seu processador é ótimo de over e essa é a única explicação que eu vejo para os problemas que você vem tendo.

Quanto a remover o IHS, você não tem amor ao seu investimento se fizer isso. Volto a dizer que acredito que foi o lapping que você fez que está ocasionando esses problemas.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

Se você rodar o seu proc stock com 100% de estabilidade não consigo imaginar como você poderia estragar ele com o lapping.

Antes de você continuar (ou começar) o seu over certifique-se que a máquina está 100% estável com tudo em stock. Pode parecer piada mas quando eu montei a minha maquina já instalei o windows com a CPU no over. :D Se desse algum problema eu não saberia se é o over ou alguma peça que veio ferrada.

Eu acredito que tem algo limitando o seu over. Vale a pena verificar alguns itens como:

>>Fonte de Energia: Essa Abit Fatal1ty consome bastante, aqui o meu consumo total bate os 360W.:eek: Calcule o seu consumo e verifique se existe margem de sobra para o overclock.

http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

>>Processador Travado: Os últimos lotes de processadores E4300-E4400 estão vindo travados de fábrica e alcançam em média somente 2.66-2.88 GHz. Acho muito provável que seja isso.

>>Memória: Use a opção UNLINKED para o over inicial do processador. Todos sabemos o quanto uma memoria pode limitar o over da CPU.

>>BIOS: Tente rodar algumas BIOS BETAS. Apesar de parecer meio perigoso tem usuários dessa placa que somente conseguiram bons resultados de over com versões BETA.

>>TESTES & PACIÊNCIA: Overclocar o FSB com frequencias e BIOS já usadas pelo pessoal do Forum. Apesar de um hardware nunca ser idêntico a outro pode ser que com exatamente as mesmas configurações e versão de BIOS de outros usuarios você consiga um resultado satisfatório.

Abraço !

clemencejg, isso aí tudo vai depender bastante do restante do seu sistema. Dependendo do restante das suas peças, talvez nem mesmo a FP-IN9 seria a mobo ideal pra você.

Phoenyx, eu também acho que estou errando em algo, mas com certeza meu processador não é tão bom quanto o de vocês. Pelo que vejo, os E4300 mais antigos conseguem overclocks de forma muito mais fácil. Ontem eu estava a 2.7mhz (338x8) quando fui dormir, rodei o Orthos por 2h e não deu nada. Hoje, acordei, liguei o PC e ele não bootou. Fiz clear CMOS e tornei a setar 333x8, mas agora com Vcore 1,35. O sistema iniciou tranqüilo. estou com medo de ter feito cacá durante o lapping. Não sei, se criar coragem, vou acabar removendo o IHS...

post-76674-13884944359084_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu jclafi,

Não vou assassinar meu E4300 mesmo não, foi apenas um momento de insanidade temporária, hehehe.

Acredito que caí feio na situação do processador travado. Estou tentando fazer um pen-drive de boot pois disquete eu não tenho, e assim poderei mudar a bios pra versão beta 13.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...