Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Sata não reconhecido na instalação do XP? Solução!


icefly

Posts recomendados

Ae to com o Note da philco PHN15008 e fiz a 1ª fica... só que sumiu espaço no meu HD ahahahahah na hora de instalar tinha umas partições que eu exclui porque não quero nada particionado nele... e agora?

Abraço!

OBS: deu problema no bluettof diz que ele não esta conectado corretamente!

Alguem pode me dizer a configuração original que deve ficar na Bios (eu desabilitei o suporte e não vi como tava antes)

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

valeu ae icefly... resolveu meu pro com um cce...(:-BEER) fiquei ciente de que o primeiro modo resolveria mas, minha insistencia era em inserir os driver sata em um cd de xp... joguei o pacotao de drivers no xp pelo nlite mas não funcionou como eu imaginei... dai fiz a primeiro modo (deixei como ide) e formatei. Mas fiquei pensando, como instalaria os drivers sata para ter o maximo de desempenho do hd sata... ? se você souber posta ai pra no´s valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ME AJUDA POR FAVORR!

estou com o mesmo problema, mais como e muito comlicado por o XP

resolvi instala o VISTA STATER mesmo mais ocorreu outro problema!

carrega a instalação, ocorre um ERRO, acho que na hora de detectar a partição!

o seguinte erro:

"O windows não pôde limpar o disco 0. O disco especificado não existe. O erro ocorreu ao aplicar a configuração <DiskConfiguration> do arquivo de resposta não assistido. Código do erro: 0x80042453"

O que pode ter acontecido??

O windows VISTA tambem nao tem o driver para o HD?

o HD e um samsung 322hj 350 GB

Alguem pode me ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Esquisito o SP2 não instalar, sempre consegui isso aqui. Acho que na bios tem uma opção SATA Native, abilite ela em algum lugar que seu HD SATA funcionará como IDE. Mas caso sua placa tenha essa opção.

brother estou com mesmo problema tenho um note toshiba info 1454 ele não reconhecia o hd sata vi aqui no forum que no setup tinha como fazer-lo então fui la´e consegui mais agora ele reconhece mais porém não entra no hd vejo o tamanho do disco mais ele não entra para instalar o meu s.o e sp2 e ate ja tentei o sp3 e nada o que posso fazer para conseguir? o note não tem entrada para disquete, me ajudem please!!!:(:(:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde caros amigos,

estou com um notebook hp pavilion dv4-2145, turion dual core, 4gb ram, hd 320 com windows 7 home premium e por algum motivo minha cliente quer trocar o Seven pelo XP.

O problema é que eu não consigo fazer o XP reconhecer esse hd sata e nao bios eu não vi nenhuma opção de desabilitar como ja fiz em outros modelos.

se alguém puder me ajudar com esse modelo ficarei muito grato.

valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, Estou com um problemão!!!

Eu tenho um laptop Toshiba Satéllite M35x S3112 que está instalado o Windows 7 Profissional 32 Bits, eu quero instalar nele o Windows XP profissional mais infelizmente não consigo. Isso só acontece com o XP, pois já instalei o Vista e o 7 Black Edition para testar e ele instalou normalmente mais o XP não instala nem a pau.

Já tentei Boot pelo DOS e nada.

Será que o metodo acima citado resolveria o meu problema?

Me ajudem por favor, pois tenho que instalar o XP por causa do driver de vídeo do Laptop.

Valeu e um abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tenho de afirmar uma coisa, já instalei N números do XP em máquinas com HDs sata, e todos com o SP2 foram instalados e reconhecidos sem problemas, o que acontece é que muita gente instala o XP ainda sem o SP2, assim sendo não reconhecendo o HD sata.

Recomendo a todos a integração do SP2 ao XP e só. Vale lembrar uma questão polêmica mas que é bem real. A Microsoft "não" se importa se você obter um CD não original, isto se você tiver a licença, pois quando você compra uma licença da Microsof pelo telefone, eles simplesmente te enviam o nº de série com o registro, mas não o CD com o sistema.

Ora bolas, será que eles querem que você coloque o papel com o número de série no CD-rom e instale o programa?? ou simplesmente eles o fazem comprar um cd não original e só tem mandam as licenças para economizar grana??

O fato é que isso é feito, e depois eles falam em pirataria, se os mesmos o obrigam a procurar um CD não original.

Peço ao icefly analisar meu texto, não como defender a pirataria, mas a essa questão em sí da Microsoft e sua atitude nesse exemplo, é um caso chato de postar aqui. Caso ache melhor mover ou deixar, pois isso é uma fato que é feito pela própria Microsoft.

Olá. marxavbr. Muito legal este seu relato. Parabéns. Tenho um Windows XP Pro-SP2. Original. Com ele farei a instalação em um HD Sata, normal como se fosse em um IDE? ou terei que executar algum processo, digitar letras ou números?

Muito Obrigado.

Saúde e Paz.

Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa noite, pessoal eu também passei por isto. O primeiro notebook (Intelbras) com hd sata que peguei pra dar manutenção veio com Linux e para instalar o XP baixei o nLite e adicionei os drivers do hd e aí foi tudo bem. Já no segundo notebook (Itautec) também com hd sata, não tive mais problema pois tinha o cd de instalação do SO com drivers para hd sata utilizado na primeira vez, boa sorte.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprei um Notebook MIRAX VR 4000 com core 2 duo t3400 2GB menoria 320GB HD etc.Vem com linux Insigne 5000 que nem instalado vem tem um boot louco fiz um CD boot do Windows 98 executei fdisk removi todas as partições ativas, extendidas do DOS ou não. Criei outra de tamanho total e ativei e formatei como C: achei que estava tudo bem, para minha surpresa ao dar boot pelo CD Windows XP sp2 não reconhece existência do HD e ao dar boot puro pelo HD da a mensagem carregando GRBU e erro 17 e para tudo.

O erro é de restos da instalação do Linux ou Bios de não reconhecimento do HD sata ?

Agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

AlguÉm pode postar o passo a passo de tudo isso que foi dito???

Como faÇo para instalar o win xp2?? No notebook leadersheap (Índio)

que ***** q fiz em ter comprado isso!

O pior de tudo que reclamei na loja, lÁ me forneceram outro aparelho que gera o mesmo problema, sem soluÇÃo para o caso...

NÃo sei como instalar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Como já é sabido o Windows XP não tem drivers nativos para possibilitar sua instalação em pc´s com hd Serial Ata - SATA, dificultando a vida de quem quer fazer o downgrade de Vista/Seven -> XP, por ainda estar satisfeito e/ou acostumado com o bom e "velho" XP, por achar os novos sistemas operacionais da Microsoft pesados ou por ter tido incompatibilidades com algum programa que use.

Os notebooks fabricados de uns tempos prá cá, só usam hd´s Sata, uma tecnologia recente, fazendo com que o XP lançado em 2002 não consiga identificar o disco conectado na controladora Sata e com o recurso Native Command Queuing - NCQ ativado no setup (BIOS), por falta de drivers nativos no cd de instalação.

Portanto essa é na verdade, a combinação que faz o instalador do XP não identificar o disco Sata ou causar uma tela azul durante a instalação do XP.

Mas existe solução para contornar esse problema, podendo ser usado os dois métodos abaixo.

**********

* MÉTODOS *

**********

1. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou

2. Integrar os drivers da controladora SATA numa cópia do cd de instalação do XP com o conhecido programa N-Lite.

Prá resumir, no método 1 o uso do driver SATA é opcional.

Já no método 2 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no fabricante do chipset da placa-mãe (Intel, VIA, SIS, ATI, ou NVidia).

Em alguns casos esses drivers, também pode ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Rapid ou Mass Storage, Sata ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.

1º Método: Desabilitando o NCQ no BIOS:

Esse método permite desabilitar o suporte NCQ para fazer com que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI, IDE, IDE Combined, HD Mode, Sata, C3, ou até mesmo Windows XP ou Vista:

- Acessar o BIOS do notebook e desabilitar o suporte Sata, mudando o AHCI para disabled, deixando o hd como IDE, ou selecionando Windows XP como o sistema em uso (com já falado acima, o nome desse parâmetro varia de BIOS prá BIOS);

- Reiniciar o notebook e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);

* Obs: os próximos 3 passos são opcionais:

- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;

- Reiniciar o notebook e;

- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!

Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (parando no segundo passo descrito acima, o que já é uma vitória e tanto); mas existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu sinceramente, no dia a dia eu não notei (deu pouca diferença apenas em benchmarkings).

Em certos notebooks pode não existir no BIOS um parâmetro que desabilite o suporte ao NCQ, para fazer com que o Hd Sata seja detectado pelo XP; se for esse o seu caso, passe para ao 2º Método.

2º Método: Integrando os drivers SATA no cd de instalação do XP:

Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd SATA é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers, integrar o Service Pack - SP3 (o mais recente, até a presente data, para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP1 ou SP2 ou até mesmo sem SP), etc.

Geralmente os arquivos .inf da controladora Sata vêm zipados ou dentro de um arquivo executável; para extraí-los vamos precisar de um descompactador de arquivos; aqui eu uso o WinRar.

Com o arquivo baixado, extraia o seu contéudo para uma pasta de fácil acesso e na hora de customizar com o NLite para integrar os drivers, basta indicar o caminho para a pasta onde eles foram extraídos.

*******

* Dicas *

*******

1. Existe este pacotão de drivers de MassStorage (4.8Mb), que depois de integrados ao cd do XP, pode criar um cd de XP capaz de reconhecer inúmeros hd´s Sata. Depois de baixado, basta extrair o contéudo, com um programa do tipo 7Zip ou Winrar e mandar integrar o(s) driver(s) desejado(s( ao cd do XP com o NLite.

No fórum Baboo tem esse tópico aqui ensinando como fazer a integração desses drivers com o NLite.

Prá facilitar a navegação dentro das pastas desse pacote, abra o arquivo de texto "DriverPack_MassStorage_wnt5_x86-32"; lá tem a listagem de todos os drivers incluídos no pacote, com a indicacação das pastas onde eles se encontram; por exemplo pros Intel com southbridge ICH8, os arquivos estão na pasta I3. prá localizá-la basta teclar Control + F e na caixa de texto do Localizar, digitar intel ou ICH8 e dar Enter.

2. Um jeito mais fácil de pegar os drivers ACHI dos Intel é baixar o Utilitário de 32 bits para configuração de disquete (neste link aqui); isso baixa um arquivo chamado f6flpy----; depois é só extrair o contéudo do arquivo com um Winzip, WinRar ou programa similar. Como podem ver é o mesmo contéudo do arquivo iata87enu.

Atualização 10.04.2010: agora o nome da tecnologia da Intel é Rapid Storage Technology (link para download)com drivers mais recentes, não é mais Matrix Storage Manager.

O método pra extrair os drivers permance o mesmo do descrito acima na dica 2, basta baixar o arquivo f6flpy96x86.zip (32-bit Intel® RST Driver Files for F6 Install) para Windows 32 bits (x86) ou o f6flpy96x64.zip (64-bit Intel® RST Driver Files for F6 Install) para a versão 64 bits (x64).

flop.th.jpg

Esses drivers vão servir para placas-mãe com southbridge:

* Intel® ESB2 SATA AHCI Controller

* Intel® ICH7R/DH SATA AHCI Controller

* Intel® ICH7M/MDH SATA AHCI Controller

* Intel® ICH8R/DH/DO SATA AHCI Controller

* Intel® ICH8M-E/M SATA AHCI Controller

* Intel® ICH9R/DO/DH SATA AHCI Controller

* Intel® ICH9M-E/M SATA AHCI Controller

* Intel® ICH10D/DO SATA AHCI Controller

* Intel® ICH10R SATA AHCI Controller

* Intel® PCHM SATA AHCI Controller 4 Port

* Intel® PCHM SATA AHCI Controller 6 Port

* Intel® PCH SATA AHCI Controller

E para as seguintes familias de chipsets Intel:

Chipset Intel® 5.000V

Chipset Intel® 5000P

Chipset Intel® 5000X

Chipset Intel® 955X Express

Chipset Intel® 975X Express

Chipset Intel® E7230

Chipset Intel® série 5

Chipset Intel® série 5 para portáteis

Chipset Intel® X58 Express

Chipsets Intel® série 3

Chipsets Intel® série 4

Família de chipsets Intel® 945 Express

Família de chipsets Intel® 965 Express

Família de chipsets para portáteis Intel® 45 Express

Família de chipsets para portáteis Intel® 945 Express

Família de chipsets para portáteis Intel® 965 Express

3. Nos notebooks CCE, o ajuste no BIOS que permite o XP ser instalado sem problemas é chamado de C3; basta deixá-lo como Enabled.

********

* N-Lite *

********

O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite (link), o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada (link para a Microsoft) (no Vista já vem instalada a versão 3.0, mas no XP não vem instalado nenhuma, por isso a necessidade de instalar o .Net Framework).

Logicamente, precisamos também do cd de instalação do XP, para copiar todo o seu contéudo para uma pasta do computador.

Existem diversos tutoriais na web explicando como usar o NLite (não copiei o contéudo de nenhum para não aumentar o tamanho do tópico e deixar chato de ler); mas ai vai uma pequena amostra de tutoriais:

- CD de instalação do XP Personalizado (tópico aqui no CDH)

- [Guia] Como usar o NLite! (tópico aqui no CDH)

- Tópico no Forum do Baboo

- Tópico no Baboo sobre inclusão de drivers

- Blog do Eko W., em inglês

- Tutorial no UOL

- The How to Geek, em inglês

[]´s

icefly.

*** EDIT:

- Tópico atualizado para mudar de XP SP2 para SP3, récem-lançado

- Tópico atualizado para incluir dica de extração do AHCI da Intel

- Atualizado link do Mass Storage

- Atualização de links e chipsets Intel.

- Atualização para Intel Rapid Storage

ola caro amigo tenho um note itautec w7410 w7 home basi dcore 3gb 320hdd, quero mudar o sistema operacional para xp sp3, nele vem o selo processador intel, no site da itautec esta disponibilixado os drives para xp inclusive para o sata, posso colocar todos osdrives no cd do xp sp3 e instalar no meu note uqe ira ser feito automaticamente a instalçao, ou so coloco os drives sata? pode me ajudar tenho o nlite grato hedinilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola caro amigo tenho um note itautec dcore intel 2.2 t4400 w7410 w7 home basi 3g 320 hdd,tenho os dirves disponibilizados pelo fabricante inclusive os sata, posso montar um cd partindo do sp3 colocar todos osdrives nele e instalar o xp sp3? oiu tenho que partir do sp2?, tenho o nlite. PODE ME AJUDAR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...