Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquaria PC foi desenvolvido por apenas duas pessoas !!!


cavalheiroreis

Posts recomendados

PC Aquaria.

Quando um jogo desenvolvido por apenas duas pessoas consegue atingir o nível de qualidade de um título milionário, criado por dezenas de profissionais, é sinal de que já passou da hora de dar mais valor aos desenvolvedores independentes. Afinal, a indústria dos jogos carece de novidade, e é aí que eles entram.

O experimentalismo nos jogos está muito mais presente entre os desenvolvedores independentes, que podem explorar novas idéias e conceitos sem as barreiras impostas pelas grandes distribuidoras, cuja preocupação maior é o lucro. Não é mera coincidência que alguns dos jogos mais criativos e inteligentes da atualidade nasceram "indies": "Every Extend Extra Extreme", "Portal" e "Flow" são apenas alguns exemplos.

Tal como essas três grandes pérolas, "Aquaria" tem de tudo para conquistar as grandes produtoras e pintar nos consoles. Trata-se de um dos jogos em 2D mais impressionantes já lançados e que, embora tenha suas raízes fixadas à uma mecânica de jogo clássica, oferece uma experiência autêntica e inesquecível.

Um oceano de possibilidades

Em "Aquaria", você é Naija, uma solitária criatura marítima que decide explorar as águas em busca de respostas para seu passado obscuro. A história, narrada em primeira pessoa pela própria protagonista simultaneamente à ação, tem um tom dramático e poético, capaz de emocionar os jogadores mais sensíveis.

Inicialmente Naija pode apenas de nadar. O jogo flui com bastante naturalidade, permitindo que você vá se acostumando com os movimentos e habilidades da personagem. A versatilidade dos controles é impressionante: pode-se jogar apenas com o mouse, com a combinação teclado e mouse ou com um joystick (de preferência, com direcional analógico, devido à liberdade de movimentos da personagem).

Para imaginar "Aquaria", basta pensar num encontro entre "Super Metroid" e "Ecco The Dolphin". A fórmula do clássico da Nintendo (o qual já é considerado um dos melhores jogos em 2D da história) é a maior influência: o jogo não segue uma linearidade e os mapas são gigantescos e apresentam inúmeras áreas cujo acesso depende de determinada habilidade. Portanto, é comum passar por um local inacessível e ter que voltar horas depois, após adquirir a habilidade correta para abrir o caminho. Vale avisar que o jogo é extenso e lhe ocupará muitas horas até chegar ao final.

Contudo, como nos jogos que seguem tal fórmula, não é difícil se perder no imenso universo, sem saber para onde ir ou o que fazer em seguida. O problema poderia ser evitado se houvessem setas indicativas no minimapa ou se o jogador pudesse fazer suas próprias anotações e marcações no mapa principal, como no excelente "The Legend of Zelda: Phantom Hourglass", para DS. Mas basta ter uma boa noção de localização e explorar bem cada ambiente para que você avance sem muitas dificuldades.

Ao longo do jogo, Naija vai adquirindo novas habilidades e formas, algumas das quais permitem que ela realize ataques como lançar projéteis mágicos. As batalhas não são constantes, mas consistem em grande parte do jogo. Existem dezenas de criaturas ofensivas e inofensivas, cada qual com suas próprias características. Você se surpreenderá com a variedade de inimigos e o comportamento inato de cada um deles.

Todas as habilidades de Naija são ativadas a partir do canto: ao manter o botão direito do mouse pressionado, um círculo composto por espécies de runas coloridas cria-se ao redor da personagem. Ao passar o ponteiro do mouse em cada uma delas, uma nota musical é tocada. Cada habilidade ou forma física de Naija requer que o jogador realize uma seqüência de notas musicais para ser ativada.

A personagem também pode interagir com determinadas plantas e peixes através do canto, bastando cantar a nota da runa da cor correta. É um sistema inteligente e divertido, que dá margem a dezenas de quebra-cabeças ao longo do jogo, envolvendo cores, runas e notas musicais.

Outro aspecto importante do jogo é coletar itens. São dezenas deles, sendo que a maioria não possui funções imediatas, mas pode ser usada para confeccionar itens que restauram a saúde do personagem, aumentam sua velocidade, poder de ataque, etc.

93779820070112screen001ad2.th.jpg 93779820070112screen003lr1.th.jpg 93779820070112screen004mg9.th.jpg 93779820071210screen012wo8.th.jpg

93779820070112screen005fi7.th.jpg 93779820070112screen006ex0.th.jpg 93779820070112screen007is3.th.jpg 93779820070112screen008xb9.th.jpg

93779820071210screen001uu8.th.jpg

Resplandecência em 2D

Não é exagero dizer que "Aquaria" é o jogo em 2D mais bonito já feito. Seu visual é simplesmente deslumbrante: todos os cenários, objetos e criaturas foram desenhados à mão e coloridos digitalmente. Os ambientes transbordam vida e são repletos de criaturas marítimas, das mais variadas formas e cores.

A obsessão dos desenvolvedores pelos detalhes é evidente: algas marinhas se movimentam quando Naija se aproxima, ataques poderosos criam ondulações que distorcem a imagem na tela, Naija dá risadas inocentes quando o jogador brinca com os peixes e outras criaturas inofensivas, etc. São detalhes que dão um charme único ao título e conquistam o jogador.

Enquanto você explora os ambientes, a câmera se afasta da personagem, revelando a área ao seu redor, sem que o efeito de zoom prejudique a qualidade da imagem. Mesmo quando a câmera se aproxima, os gráficos mantém a resolução, sem apresentar um aspecto borrado. Os cenários de fundo são compostos por diversas camadas, que se afastam de acordo com a movimentação do jogador, causando uma sensação de profundidade absoluta.

As animações são feitas com base em recortes, típicas de desenhos animados para web feitos com a tecnologia Flash. Embora não sejam tão caprichadas quanto as animações tradicionais, feitas quadro-a-quadro, principalmente durante as cenas não-interativas, são delicadas e competentes.

Outro ponto forte de "Aquaria" é o som, a começar pela magnífica trilha musical. As músicas traduzem perfeitamente o clima e a sensação transmitida por cada ambiente, tornando a experiência proporcionada pelo jogo ainda mais imersiva. Músicas calmas e melancólicas envolvem o jogador durante a exploração. Já nas cavernas escuras e ambientes onde o perigo é iminente, as músicas são sombrias e enigmáticas. De estão cativantes, é comum jogar cantando-as mentalmente - ou mesmo quando não está jogando.

Os efeitos sonoros compartilham a mesma qualidade e variedade. Contudo, parece haver um pequeno desequilíbrio no volume de alguns sons, como os de explosão, que são mais altos que os efeitos sonoros em geral, mas nada que incomode.

Para completar, há ainda uma ferramenta para criação de fases, ideal para pessoas que se interessam na criação de "mods". Aliás, é tudo uma questão de tempo para que os fãs do jogo criem novas aventuras e extensões para o jogo e disponibilizem na internet, o que é uma ótima iniciativa por parte dos criadores.

Fonte:Uol

"Eu estou jogando e to curtindo o game bom pra passar as horas vagas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um jogo pra SNes, não lembro o nome, mas tinha uma fase com várias construções, túneis, pontes etc, muito legal. Ajudou e muito a inspirar meu gosto por infra estrutura.

De fato esse tipo de jogo, é mais interessante que um Crysis (que não tenho vontade nenhuma de jogar), por exemplo. Tanto é que logo que vi suas SS no outro tópico e aqui um review, fui logo correr atrás dele.

Tem um que a Gandalf (agora que vi que o nick dela parece o meu gabinete aehasuha) postou lá no Jogos Free, é um adventure 2D com 2 histórias. Sempre me amarrei em Adventure em 2D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Esse AQUARIA e LFS são os unicos q eu conheço q foram desenvolvidos por equipes tão pequenas....

Existem muitos jogos desenvolvidos por equipes pequenas (é o caso da maioria dos chamados jogos Indie), Mount&Blade, por exemplo, também foi desenvolvido por 2 pessoas (um casal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal...eu li sobre esse jogo no UOL, q coisa né ? eu não vi o jogo ainda mas é por isso q dá vontade de ir pra esse mundo dos games, pena q no Brasil não seja tão difundido os jogos...eu lembro q tinha um jogo muito parecido com esse Aquaria...bem antiguinho, só q era uma história russa, não lembro o nome direito, Patuska, Payuka, qualquer coisa do tipo...muito bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem conhece mais jogos assim ? Diferentes ?

Queria mais desse genero porque gostei muito do Aquaria.

Jogos que sejam inovadores, com graficos bonitos e nao pesados.

Pode ser 2D. Como eu queria uns RPG's de Playstation 1 e 2 para PC.

São jogos que nao se veem nem parecidos no PC.

Breath of Fire IV é muito legal.. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soldat foi desenvolvido por uma única pessoa também, é claro, é cheio de bugs e defeitos, mas eu jogo e é divertido até

SS-Soldat.jpg

Mas meio que já vai "acabar" para o Michael Marcinkowski (criador do jogo) não compensa investir mais, o jogo é cheio de bugs e muito limitado (foi feito em 2001 quando ele aprendeu um pouco de programação, mas recebeu alguns updates), um possível "sucessor" para o jogo é Link-Dead, que está sendo desenvolvido com uma pequena equipe que o ajuda (menos que 10 pessoas se não me engano), vale a pena dar uma olhada a menos que você não seja um aficionado apenas por gráficos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...