Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instruções para desligar o TurboCache


Visitante

Posts recomendados

Segue abaixo o método que eu uso para DESLIGAR o TurboCache em placas nVidia.

** Pelo visto funciona apenas com placas Geforce das séries 6 e 7. Até agora NÃO funcionou com as Geforce 8. **

Nunca testei no Windows Vista.

Testei com sucesso em uma Geforce 6200TC e 7200GS.

Já em uma XFX 8500GT (o modelo fanless da XFX) com 256MB reais/512MB TC o TurboCache NÃO foi desligado.

Vamos lá:

1) Baixe, instale e execute o programa RivaTuner (disponível no baixaki.com.br ou superdownloads.com.br por exemplo)

2) Clique na aba "Power User" no RivaTuner

3) Clique no botão "Open Matched Database" (segundo botão à esquerda)

4) Expanda na chave "NVIDIA Forceware 163.75 w2k System" (o número e o "w2k" dependem da versão dos drivers de vídeo e se você usa Windows XP ou Vista)

5) Procure a opção "RMDisableRenderToSysmem" e mude seu valor para 1. Clique no botão OK e feche o RivaTuner.

6) Reinicie o Windows e cheque nas propriedades de vídeo se o Turbocache foi desligado com sucesso.

Algumas imagens para ajudar:

O botão do item 3) está sobre a seta vermelha

post-4757-1388494548734_thumb.jpg

post-4757-1388494548776_thumb.jpg

E o resultado: 128MB de memória em vez de 512MB como era antes.

post-4757-1388494548807_thumb.jpg

Aqui funciona com os últimos drivers disponíveis no site da NVIDIA. Caso não funcione tente instalar drivers um pouco mais antigos (ou uma versão mais recente do RivaTuner).

Muitas placas vêm com TurboCache ativado mesmo quando a caixa e o fabricante dizem o contrário (como algumas 8500GT por exemplo). Confira a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Economiza memória RAM e os drivers não precisam mais ficar paginando a memória RAM (que é muito mais lenta que memória da placa de vídeo) mesmo quando esta não está sendo usada.

Quanto ao desempenho em jogos, testa aí e relata o que descobriu. Agora estou sem jogos para testar. Imagino que a diferença deva variar para melhor ou pior de acordo com o jogo, nível de detalhes, resolução, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

cara, tem sim. quando no modelo da placa de video diz assim: xfx geforce 8500gt 256mb "supporting" 512mb ddr2 tv dvi pci-e, significa que é tc. ou seja ela tem 256mb real mais suporta 512mb. a mina 8500gt 500/667, é 256mb real, mais nas propriedades de video, aparece como 512mb. o pior que na embalagem nao fala nada. tem 8500gt de memory bus de 64 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que serve desligar o TurboCache?

O TC serve pra aumentar a memoria ram da vga (nas vgas com que suportam o mesmo), o TC rouba parte da memoria ram pra aumentar a memoria da vga, mas isso nao serve pra nada, provavelmente a vga funciona melhor sem TC do que com TC, e as vgas com o mesmo sao fracas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem 8500 com TC, esses 512 que aparece ae no propriedades é "memoria compartilhada"

Pesquisa por ai e veja você mesmo.

"Memória compartilhada" = TurboCache.

As placas XFX "supporting" 512MB são TurboCache, e aposto que a de 1GB é na verdade 512MB na placa + 512MB Turbocache (mas não fui atrás pra ver).

Abraço,

DT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Memória compartilhada" = TurboCache.

As placas XFX "supporting" 512MB são TurboCache, e aposto que a de 1GB é na verdade 512MB na placa + 512MB Turbocache (mas não fui atrás pra ver).

Abraço,

DT.

Não a memoria compartilhada não é TC!

a única vga da serie 8 que é TC é a 8400GS

e a de 1GB não é TC, só joga no Google que você vai ver!

Abraço :D

Edit

A minha 8600GT tambem marca 512 no propriedades de video, E ELA NAO É TC, ou vai falar que tem 8600 TC tambem? -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que é a memoria compartilhada, nem faço questao do mesmo :D

Amigo não leve a mal, mas se você não sabe nem quer saber, porque escreveu várias vezes afirmando que sabia?

O recurso conhecido como TurboCache em placas Nvidia ou HyperMemory em placas ATI na verdade existe desde os tempos das placas AGP (GART). Se você tem slot AGP, basta ir na BIOS e escolher um valor para o "AGP Aperture", e esse valor é o tanto de RAM do computador que a placa de vídeo vai pegar para ela. No Turbocache ou Hypermemory este processo é dinâmico em vez de fixo na BIOS do computador.

Como o termo GART não era usado para *MARKETING*, o pessoal nos foruns não falava sobre ele... E assim que o Turbocache ou Hypermemory forem padrão em qualquer placa de vídeo, e o pessoal do departamento de *MARKETING* dos fabricantes não quiserem mais mencionar, então ninguém mais vai lembrar que existe, saber pra que serve ou falar sobre eles.

um amigo aqui do forum teve esse "problema" com uma HD (nao me lembro o modelo) a dele é 512 e aparecia 1024, E NEM POR ISSO É TC!

Por isso afirmo que nao tem 8500 TC!

Você usa uma placa da ATI para afirmar que uma placa da NVIDIA não tem Turbocache? Sendo que acabou de dizer que não sabe nem quer saber?

Abraço,

DT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não leve a mal, mas se você não sabe nem quer saber, porque escreveu várias vezes afirmando que sabia?

Não você num entendeu, no vista aparece uma tal "memoria compartilhada" que na verdade pra mim num serve pra nada.

Na minha 8600GT aparece la com 512 de memoria, 256 dela e mais 256 de memoria compartilhada.

O recurso conhecido como TurboCache em placas Nvidia ou HyperMemory em placas ATI na verdade existe desde os tempos das placas AGP (GART). Se você tem slot AGP, basta ir na BIOS e escolher um valor para o "AGP Aperture", e esse valor é o tanto de RAM do computador que a placa de vídeo vai pegar para ela. No Turbocache ou Hypermemory este processo é dinâmico em vez de fixo na BIOS do computador.

Sim sei de tudo isso, eu leio bastante :)

Como o termo GART não era usado para *MARKETING*, o pessoal nos foruns não falava sobre ele... E assim que o Turbocache ou Hypermemory forem padrão em qualquer placa de vídeo, e o pessoal do departamento de *MARKETING* dos fabricantes não quiserem mais mencionar, então ninguém mais vai lembrar que existe, saber pra que serve ou falar sobre eles.

Você usa uma placa da ATI para afirmar que uma placa da NVIDIA não tem Turbocache? Sendo que acabou de dizer que não sabe nem quer saber?

de novo você nao entendeu ( e eu digitei errado :D ).

Não é comparando uma placa da ATI com uma NVIDIA e eu nao disse qua nao sei o que é TC.

O que ocorreu foi que, uma vga de 512 MB acusava ter 512 de memo dela mesma mais 512 de memo compartilhada, assim como acontece na minha 8600GT e mais em alguns casos que ja vi, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Epa calmalá.

Memória compartilhada não é bem-vinda no caso de placas "offboard", em placas onboard é na grandíssima maioria dos casos uma característica do chipset gráfico e se for desabilitado vai dar jossa (considerando só a VGA integrada em uso).

Bem, deixei isso corrrer um pouco mas agora vamos parar, se alguém descobrir como desativar o TC na série 8 dá um alô, e dúvidas/mensagens agora somente referindo-se ao assunto do tópico. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num sabia do "detalhe" da memoria compartilhada, valeu pela dica Xita.

Mas sobre a 8500GT (só pra finalizar) eu NUNCA vi modelos com TC, da serie 8 a única que vi foi a 8400GS.

Passei uns 2 dias pesquisando e não achei a 8500 com TC, por isso mantenho a minha opinião (sem desrespeitar a opinião alheia).

Abraços ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...