Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como tornei útil um estabilizador!


Posts recomendados

Hmm... não parece em curto... não removi as bobinas da placa, mas quando coloquei as ponteiras do multímetro nas soldas das pontas e no núcleo de ferrite, o multímetro continuou apontando 1. Nem se mexeu.

Quando coloquei as ponteiras nas soldas das 2 pontas, aí sim ele baixou pra perto de zero. O que eu acho que deva ser o comportamento correto.

É melhor refazer as bobinas de qualquer forma ou deixo como está!? Alguma outra ideia de uma possivel causa pro curto!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comportamento tá correto, é desse jeito ai. As pontas da solda devem estar passando energia, deve ser onde você raspou o esmalte e ta em contato com a solda e a placa. E o teste com as pontas e o ferro do anel, tb ta correto, indica q o fio nao esta passando energia diretamente pra ele.

De qualquer forma recomendo isolar o anel, nem que com fita isolante.

Agora sobre o seu problema, nao sei se isso vai resolver, mas nao custa tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É que não me parece existir algum outro lugar por onde possa ter passado corrente a ponto de queimar os fusíveis. Muitas vezes a questão de isolação pode não ser detectada com o teste do multímetro. Com uma tensão maior, da ordem dos 220 Volts, sim pode passar corrente entre um bobinado, o ferrite e outro bobinado. Um modo de poder verificar isso é sem nem mesmo consertar os TCO´s, aplicando a alimentação ao conjunto de filtro via uma lâmpada série. É assim que se faz:

Lmpadasrie.jpg

Dá só um pouquinho de trabalho mas vale a pena.. Monte um circuito como esse dai, com uma flecha, um soquete de lâmpada e uma tomada. Coloque alí no soquete alguma lâmpada de 60 a 150 Watts, incandescente, da tensão de 220 Volts que você tenha ai na sua casa (não pode ser eletrônica). Agora você vai alimentar o seu filtro/proteção nessa tomada ai. Como os TCO´s estão queimados, ao invés de colocar a alimentação na entrada original, coloque um pouco adiante, após o último TCO. A Lâmpada série não deve acender, nem sequer piscar, pois se fizer será sinal de um curto em algum local, então pesquise e o encontrará. Por exemplo, com bastante cuidado mecha com as bobinas para ver se não provoca o curto. Passe a alimentação para um pouco atrás, para os varistores (4 em paralelo) e veja se algum deles não está em curto. Passe a alimentação para o centelhador a gás e veja se ele não está em curto. Você notou que agora os dois fios que saem da tomada da lâmpada série se comportam como um testador de curto??? Tanto é assim que se você colocá-los em curto a lâmpada acende. Pois esse testador é muito mais eficaz nessa hora de buscar fugas pois ele aplica a tensão de 220 Volts para testar os elementos. Não o use para testar dispositivos frágeis (se a lâmpada for de 100 Watts por exemplo ele usa uma corrente de 100/220 = 450 miliAmperes na hora do teste) se fores testar um fusível de 300 miliAmperes, o fusível queimará, ou um led, ou um pequeno resistor. Use-o para testar isolação elétrica, somente aplique a tensão aonde deverá existir essa tensão na prática.

Tenho certeza que você descobrirá em dois toques essa fuga dai..

Só cuida que esse troço todo dai pode te dar choque. Procure trabalhar de tênis, não encostar na parede e estar numa mesa isolada. Tu vais ter 220 Volts vivo ai. Não tenha medo dele, mas respeite-o. Não brinque com o mesmo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi perfeitamente. Bem engenhoso o esquema.

Montei aqui e comecei a testar... pra minha surpresa... não há fuga. Coloquei uma lâmpada de 60W e ela nem pisca quando a coloco em contato no circuito. Funciona como deveria. Testei o centelhador e a lâmpada não acendeu (acho que era essa a ídiea porque ele só permite corrente acima da tensão especificada, né?), testei os varistores mas eles também não transmitiram corrente. Inclusive fiz um teste extremo, encostando um dos fios no ferrite e testando o outro em pontos do circuito pra ver se a lâmpada ligava, mas não piscou nem uma única vez.

Acho que isso encerra a possibilidade de fuga de corrente pelo ferrite, né?

Será que dei azar e, conforme a posição, algum fio solto de dentro da caixa do estabilizador acabou causando o curto!?

Substituo os TCOs e tento de novo como se nada houvesse acontecido!?

Abração e brigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda não sei a causa possível da queima dos fusíveis teus por ai, mas eu estou tendo uma visão de que você mesmo, ao soldar, é que queimou seus TCO´s. Você deve ter feito como aquele português que testou todos os palitos de fósforo da caixa para ver se estavam funcionando. A junção das tuas informações, da dificuldade de soldagem, me fez pensar assim. É muito fácil queimar um TCO. Se você não colocar um alicate dissipando o calor entre o ponto de solda e o corpo do mesmo, vais queimá-lo na certa...

De qualquer modo ao recompor o filtro, teste-o exaustivamente com a lâmpada série antes de colocá-lo na ativa..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então. Eu realmente fiz bobagem e não me toquei que os TCOs poderiam queimar ao soldar. E eu realmente queimei um deles ao soldar. Entretanto, não foi a causa do primeiro problema.

Depois de tudo, troquei os TCOs e fusíveis queimados e testei exaustivamente com a lâmpada. Parecia tudo correto, mas quando liguei na tomada aconteceu exatamente a mesma coisa, dessa vez queimando só os fusíveis de ação rápida. Notei que a faísca saia de algum lugar próximo ao centelhador e varistores.

Bom, imaginei que pudessem ser as bobinas. Então eu removi os dois núcleos, desenrolei todas as bobinas, isolei todo o núcleo toroidal com fita teflon (veda-rosca) passando umas 3 camadas, enrolei novamente as bobinas e testei com a lâmpada em todos os pontos de solda e nos núcleos. Tudo parecia perfeito.

Quando liguei na tomada, fiquei de olho no circuito aberto, pra ver o que acontecia. Da primeira vez que liguei não aconteceu nada e funcionou como deveria. Então tirei da tomada, limpei toda a placa com álcool isopropílico, encaixei ela no devido lugar do ex-tabilizador e testei novamente. Não deu outra: fusíveis queimados.

Desmontei a coisa toda mais uma vez, troquei os fusíveis (a essa altura eu estava usando os fusíveis que vieram com o estabilizador pra não "torrar" os meus novos à toa), testei com a lâmpada e tudo funcionou como deveria.

Então passei pra tomada, já sabendo que os fusíveis iam queimar. Dessa vez eu só estava tentando detectar exatamente de onde vinha a faísca. Ao colocar na tomada da primeira vez, não aconteceu nada, mas como já sabia que isso não significava nada, continuei colocando e tirando da tomada. Eis que vejo claramente de onde vinha a faísca: centelhador. Deu pra ver perfeitamente a chispa ligando as duas pontas pelo centelhador.

Então, como teste final, removi o centelhador do circuito e testei tanto com a lâmpada como na tomada e tudo funcionou como deveria.

O que pode ter acontecido!? Centelhador ruim!? Comprei o centelhador errado!? No corpo dele diz GD82R350, que parece ser exatamente o mesmo que você usou, faller.

Não estou entendendo muito bem o que pode estar acontecendo, pois o centelhador só deveria se comportar assim com tensões superiores à 350v, o que não é o caso, pois medi a tensão alternada da tomada com o multímetro várias vezes e a tensão não variou acima dos 230v.

O que faço agora? Vale a pena comprar outro centelhador igual!? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não estou entendendo muito bem o que pode estar acontecendo, pois o centelhador só deveria se comportar assim com tensões superiores à 350v, o que não é o caso, pois medi a tensão alternada da tomada com o multímetro várias vezes e a tensão não variou acima dos 230v.

O que faço agora? Vale a pena comprar outro centelhador igual!? :unsure:

Claro que vale, coim certeza absoluta, ainda mais agora que você viu que ele funciona mesmo e seria eficaz para proteção de tua config. Só faltou uma coisinha ai que ninguém se deu conta e nesse ninguém me incluo também. Veja que adaptaste os varisrtores para a tensão de trabalho tua dai, mas não os centelhadores. Tua tensão de trabalho é de 230 Volts correto. No pico essa tensão ai chega em 230 x raiz de 2 ou seja, 230 x 1,4142 = 325 Volts. Ora, se a tua rede variar 10% para mais, o pico irá chegar em 357 Volts, tensão de sobra para operar o centelhador. Esse cara dai é adequado para redes de 127 Volts que com 20% a mais chegam a 152 Volts e que no pico da senoide alcançam 215 Volts. Dai limitar nos 350 fica ótimo.

Para a tua config alimentada com 230 Volts, tens que adotar um centelhador com um valor de ruptura de 470 a 600 Volts.

Falha da minha parte de não ter visto isso dai antes.

Quanto a usar, claro que deves agora que já fizeste o melhor dos ensaios práticos e viste que realmente a coisa funciona.

Que é que eu posso fazer para me redimir de não ter me apercebido desse pequeno esquecimento no dimensionamento do supressor a gás, ou chispador.. Já até liguei para a Severo Roth e eles lá tem centelhadores na tensão de 470 Volts por R$ 4,70..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz... realmente. Eu olhei os 350v e não me liguei da margem de segurança.

Mas tudo bem. Há males que vem pra bem e esse foi um deles. Pois eu acabei testando todos os componentes à exaustão.

O que infelizmente não resolveu totalmente o meu problema. Quando troquei o centelhador por um de 470v, tudo funcionou como deveria. Deixei o filtro ligado um tempo com equipamentos não tão caros quando o computador pra ver se tudo estava funcionando como deveria. E funcionou.

Até agora. Do nada, quando liguei na tomada, ouvi um estalo muito mais forte e uma faísca. Parecidos com o que eu ouvi das outras vezes. Mas, desta vez, um varistor simplesmente explodiu, levando com ele um dos meus fusíveis de ação rápida.

Vejam as fotos:

post-275609-13884946304971_thumb.jpg

E agora? O que eu fiz de errado!?:o

post-275609-13884946304594_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E agora? O que eu fiz de errado!?

Definitivamente, com esse seu processo de teste jamais poderia trabalhar em uma fábrica de fogos...

Não foi centelhador que explodiu e sim um varistor... Diga lá qual foi o varistor que você colocou ai. Não vai me dizer que também colocou daqueles iguais ao que eu coloquei em meu filtro para 127 Volts???

Se bem me lembro haviamos falado sobre a necessidade de colocação de varistores corretos para 220 Volts??? É quase a única explicação que vejo. Uma outra explicação é que você tenha enfrentado um surto de tensão ai em sua config e o protetor fez tudo o que deveria ter feito..

Vamos lá, cite ai a referência dos varistores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha... definitivamente não. :)

Explodiu o que ficava entre o fase e o terra. E explodiu mesmo... com direito a barulho alto e tudo...

E, não. Realmente, os varistores você tinha me indicado para 220v. A referência deles é 20D391K... se não me engano eles aguentam até 250v. Agora... achei meio estranho um surto de tensão acontecer exatamente no momento em que eu pluguei o filtro na tomada... não!? Ou é possível que o surto dure um certo tempo e, exatamente nesse meio tempo, eu pluguei?

Se ele tivesse explodido depois de um tempo conectado à rede, eu não me preocuparia, porque concluiria que houve um surto. Agora, se em um momento ele esta funcionando, então eu desconecto da tomada, e quando eu recoloco explode um varistor.... achei meio coincidência demais. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teremos que entrar numa região de conjecturas. Tudo ai está correto. Não sei da tensão que você pega ai na sua tomada entre fase e terra, seria bom que você tirasse algumas medidas...

Quando você liga um dispositivo a tomada, com alguma característica indutiva, se essa tomada não estiver em reais condições de estabelecer um bom contato, por exemplo se for de praxe você fazer o desligamento de seus equipamento assim dessa maneira, você poderá constatar que a tomada estará oxidada, ou fumegada, ou com a condição de contato prejudicada, pois tomada foi feita para conectar e chave foi feita para ligar/desligar. Tomadas não são aconselháveis para ligação de cargas ativas por longos períodos.

Quero dizer que você pode ter provocado o surto ao faiscar o plugue na sua tomada. Não é normal??? Não!! Mas possível é...

Quando fiz meu filtro/protetor contra surto, procurei varistores de 150 Volts de Tensão, justo por que 127 x 1,15 = dariam 146 Volts. Teoricamente a tensão na minha tomada não deveria ultrapassar esses 146 Volts. À época não encontrei varistores de 150 Volts, e optei por varistores de 175 Volts, dando uma tolerância maior para operação.

Quem sabe a tensão dai está marginalmente superior àquela recomendada e o nível de tensão de seus varistores necessite ser elevado um pouco. Conjecturas, nada mais do que conjecturas...

Faça algumas medidas entre fase e terra e entre fase e neutro e voltamos a conversar...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero dizer que você pode ter provocado o surto ao faiscar o plugue na sua tomada. Não é normal??? Não!! Mas possível é...

Hmm... é... realmente... aqui é bem comum faiscar quando eu plugo na tomada...

Uia... quando fui medir dessa vez, olha o que deu! :blink:

post-275609-13884946309525_thumb.jpg

Isso que a tomada está com fase e neutro nas posições indicadas por você, há alguns posts atrás.

Agora eu tô confuso... meu multímetro tá doido!? resolvi o problema de apagão do Brasil capturando eletricidade direto da terra!? Quediabodecoisaéessa!?:confused:

EDIT -----------------------------------------------------------------------------------------

Fazendo mais algumas medições percebi que esse comportamento bizarro só acontece quando o estabilizador do meu computador está ligado (em outra tomada da casa) (mantenho ele ligado provisoriamente enquanto o filtro fica pronto porque senão precisaria comprar uma régua nova).

Não sei se é relevante, mas as tomadas aqui de casa estavam com o fase e o neutro invertidos. Então eu abri essa tomada onde eu testei o filtro e inverti o fase e o neutro.

É possível que isso esteja acontecendo pelo fato de uma tomada que está ligada ao terra ter o fase e o neutro em uma posição e a outra tomada (onde está o computador), ligada ao mesmo terra, ter o fase e o neutro invertidos!?

post-275609-13884946309249_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, tem alguma coisa de errado aí com certeza. Isso aí só acontece quando você liga o estabilizador em outra tomada?

Tá parecendo quando liguei um transformador de 220V pra 110V aqui em casa, de forma invertida e quase detonei meu filtro de linha só que as medidas Fase/terra nunca foram tão altas com tá a sua, a minha chegava por volta de 95V. A rede aqui é 220V tb.

Sua tomada não parece ter neutro ou melhor, seu terra tá ligado em alguma fase aparentemente... Q doidera cara...

EDIT:

Minhas medições:

Fase/Neutro:

faseneutroej0.jpg

Fase/Terra:

faseterraim0.jpg

Neutro/Terra:

neutroterrayt2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja que a tua proteção está corretíssima. Quem não está bem da cachola é essa tua instalação ai.... Tá loco o meu....

Isso que mediste ali no multímetro é fase contra fase, cuja tensão é igual a tensão de fase x raíz de 3, ou seja, 220 x 1,7173 = 378 Volts...

Vê se tu dá um jeito nisso dai, não está nada normal..

Tu tens certeza que tens ai aterramento. Esse aterramento não está suspenso?? Flutuante??

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu tens certeza que tens ai aterramento. Esse aterramento não está suspenso?? Flutuante??

Abraço...

Tenho... se não tivesse, eu não conseguiria medir a tensão entre o terra e o fase quando o estabilizador maluco não estivesse ligado. Se o terra não estivesse... enterrado... a tensão seria 0.

Veja que a tua proteção está corretíssima. Quem não está bem da cachola é essa tua instalação ai.... Tá loco o meu....

É... a questão é que eu deixei uma tomada (onde eu liguei o filtro de linha) da seguinte forma:

Esquerda: Neutro

Direita: Fase

Baixo: Terra

A outra (onde estava ligado o estabilizador) estava:

Esquerda: Fase

Direita: Neutro

Baixo: Terra

Uma estava o inverso da outra. Não sei se eu poderia ter feito isso... se deixar as duas tomadas com polaridades inversas poderia ter causado isso.

Não é o estabilizador que tá jogando fase no terra? Só um chute, não entendo nada de eletrônica (to aprendendo alguma coisa agora, com esses posts)...

[]s

Pois é! Foi o que eu achei. Não sei se é o comportamento padrão o estabilizador enviar corrente pelo terra, neutro, ou... sei lá. Mas parece que o problema era esse, pois ele só acontecia quando eu ligava o estabilizador na tomada. Não precisava nem ligar a chave dele. Só o fato de ele estar conectado à rede elétrica, já causava o comportamento bizarro.

Quando eu deixei as duas tomadas como:

Esquerda: Neutro

Direita: Fase

Baixo: Terra

Tudo voltou ao normal. Não tenho como postar fotos da medição, mas só recebo 223v entre o fase e o neutro e entre o fase e o terra.

Parece que o estabilizador, de alguma forma, não funciona caso o fase-neutro esteja invertido em relação a outras tomadas da casa.

O mais bizarro é que eu testei o filtro naquela tomada várias vezes antes de ele do varistor explodir. Todas sem nenhum problema.:o

Agora eu substituo o varistor estourado e tento outra vez. Vamos ver no que dá. Ruim é que agora eu confesso que tô com um baita medo de ligar o meu Q6600 nesse negócio. Hehe. Vou deixar funcionando umas 2 semanas com um rádio relógio pra ver se não explode/pega fogo/faz o núcleo da terra parar de girar/envia um sinal de invasão para a frota de alienígenas mais próxima.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauhau. Quando fiz meu primeiro filtro eu fiquei com um receio do caramba em ligar qualquer coisa nele, liguei na tomada e medi todas tensões varias vezes. Ai depois desencanei.

O barulho de um varistor explodindo é bem alto, pelo menos o varistor de uma fonte aqui tava envolto com aquelas fitas retratil, tipo uma borracha que encolhe com o calor pra isolar emendas e tal... então o varistor tava preso dentro dessa fita e a pressão fez a coisa ficar mais dramática ainda, pareceu bombinha de São João. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah vocês dois, _rau_ e Beardyfella se trabalhassem na fábrica de fogos de artifício, que desastre...

Meu amigo Beardyfella, não tenha medo de sua proteção ela está boa demais. Imagine sua config ligada naquela sua tomada, levando 384 volts na cuca. Ai sim é que era de espantar...

Acabei de postar um tópico que iria trazer para cá, mas por causa da limitação da quantidade de fotos que fórum do Clube do Hardware impõe, de 10 imagens, não pude fazer.. Olhem se quiserem uma visão de como montar uma proteção de modo muito mais fácil do que fazê-la nascer do zero: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232831

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... a questão não é medo da proteção... a questão é medo de eu ter feito alguma bobagem. Convenhamos que depois de todo esse sofrimento, não é bom sair ligando tudo no filtro sem submetê-lo a uma bateria de testes.

Olhem só que interessante. Mesmo com o varistor explodido, o filtro funciona. Pelo menos em tese. Testei tudo com a lâmpada-anti-curto e não notei nada de errado, então pensei: "ora... vou substituir os fusíveis e ligá-lo novamente... só pra ver se a tomada não vai causar mais nenhum problema".

Quando ligo na tomada... tudo funciona normalmente. Então eu desligo e ligo de novo. Sempre faço isso pra... bom... sei lá pra que... desencargo de consciência, eu acho. :)

Então, quando eu religo o filtro na tomada: Pof! Lá se vai o meu fusível do fase.

Então abri e comecei a testar tudo com a lâmpada mais uma vez... não é possível que isso esteja dando curto de novo. Eis que percebo que há corrente entre o fase e o terra... deve estar passando por alguns dos capacitores. Quando eu deixo a lâmpada conectada ao fase e ao terra do circuito, ela vai, lentamente, acendendo. Acho que não percebi isso antes porque leva um tempo até a lâmpada acender. O mesmo não acontece entre o neutro e o terra. Parece que os capacitores do outro lado estão isolando a corrente.

Esse comportamento não é normal, né!? É possível que algum desses acontecimentos tenha danificado um dos capacitores!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso... mas o problema principal não é bem esse... imagino que o outro estabilizador seja doido mesmo, mas não importa porque ele vai ser aposentado assim que o filtro estiver estável.

Agora eu fui testar com a lâmpada-anti-curto de novo e ela não acendeu mais quando colocada entre o fase e o terra... Sinceramente não estou mais entendendo nada.

Uma hora eu ligo na tomada e funciona, outra hora eu ligo e queima o fusível... uma hora a lâmpada acende... outra hora não acende.

Agora quando eu coloco a lâmpada-anti-curto no fase e no terra, o led acende, mas fraco. O mesmo acontece quando coloco no neutro e no terra.

Outra coisa que pude perceber é uma resistência de aproximadamente 468k ohms entre o fase e o neutro, 280k entre o fase e o terra e 760 entre o neutro e o terra.

Confesso que tô perdido. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carinha, não sei não, mas acho que tem um capacitor ai com fuga...

O que você pode fazer é tirar um a um do circuito e testar com a lâmpada... tira um e testa, recoloca e tira outro, e testa de novo... Sua placa ta boa demais pra ser curto de trilha... O pior é que não sei outro jeito de testar pra ver se capacitor ta com fuga... com multímetro digital num da mesmo...

você ta virando especialista em filtros... daqui a pouco você pode até anexar estes posts todos em um currículo e sair por ai pedindo emprego... depois de ler tudo isso, o emprego é seu...

HUAHUAHUAHUAHUAHUAUHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com as explosões ai hein :D

tudo beleza ai...

estou com uma duvída antes de começar a montar ele. Eu queria saber se esse filtro/proteção é só pra computador ou serve para equipamentos de som PA,porque eu vi esse aparelho daqui pra vender

http://www.pentacustica.com.br/produtos/produtos.asp?codigo=10

e pela descrisão é a mesma coisa que esse filtro seu (acho que o seu é melhor ainda) diz que é filtro contra interferencia usando capacitor X e Y e proteção usando varistor + fusível,porém é pra 15A. Eu poderia apenas trocar o fusível,adicionar mais varistores em paralelo para queimar o fusível maior e aumentar o calibre do fio da bobina? ... daria certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah vocês dois, _rau_ e Beardyfella se trabalhassem na fábrica de fogos de artifício, que desastre...

Meu amigo Beardyfella, não tenha medo de sua proteção ela está boa demais. Imagine sua config ligada naquela sua tomada, levando 384 volts na cuca. Ai sim é que era de espantar...

Acabei de postar um tópico que iria trazer para cá, mas por causa da limitação da quantidade de fotos que fórum do Clube do Hardware impõe, de 10 imagens, não pude fazer.. Olhem se quiserem uma visão de como montar uma proteção de modo muito mais fácil do que fazê-la nascer do zero: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232831

Abraço...

Muito bom... até eu que não sei soldar direito consigo fazer uma proteção desta... é só imprimir este tópico do faller e seguir passo a passo!!!

Vale a pena dar uma lida!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...