Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PS3 - Review e questões técnicas


Posts recomendados

e aí Renato tudo bem

Renato outro dia fui tentar fazer esta configuração para nat 2, porque a minha fica em nat 3... só um duvida eu tenho que colocar em ip estatico no router wireless, porque quando coloco em estatico, para tudo, não funciona mais nada, ai eu tenho que retonar as configurações anteriores., para funcionar tudo novamente mesmo assim fica como nat 3, eu não manjo muito desse negocio de configurar rede eu ja fiz cada bobeira... alem do mais esse negocio de TCP E UDP no meu router netgear são integrados... amanhã quando chegar do serviço vou tentar mexer novamente.

Fala Emerson

Tem que colocar IP estatico. Como IP Dinamico ele até dá uma NAT 1 ou 2, mas na hora de baixar atualização e jogar, sempre dá erro.

Vi em outro tópico que você teve sucesso. É isso ai ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Emerson

Tem que colocar IP estatico. Como IP Dinamico ele até dá uma NAT 1 ou 2, mas na hora de baixar atualização e jogar, sempre dá erro.

Vi em outro tópico que você teve sucesso. É isso ai ;)

Abraços

No meu router wireless (di 524) eu deixo como Ip Dinamico. Minha net é speedy 2mb.

Minha confis é a seguinte;

Modem em PPoe em modo bridge para autenticar a net

ROuter em Ip dinamico.

Se eu colocar em Ip estatico (que exige configuracoes de ip, gateway e tal) nao funciona também.

E mesmo eu tendo Ip dinamico no ROuter, eu consigo jogar online e atualizar também.

é muito relativo isso. Chega até ser louco. Ontem resetei meu modem e meu router e depois só configurei normalmente, nao abri porta nenhuma, e tudo funciona tranquilo.

Tem gente que abre 2000 portas pra poder funcionar, e eu tenho uma facilidade. hehehehee

Ainda bem que nao tem frescura la em casa....Brigado papai do céu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu router wireless (di 524) eu deixo como Ip Dinamico. Minha net é speedy 2mb.

Minha confis é a seguinte;

Modem em PPoe em modo bridge para autenticar a net

ROuter em Ip dinamico.

Se eu colocar em Ip estatico (que exige configuracoes de ip, gateway e tal) nao funciona também.

E mesmo eu tendo Ip dinamico no ROuter, eu consigo jogar online e atualizar também.

é muito relativo isso. Chega até ser louco. Ontem resetei meu modem e meu router e depois só configurei normalmente, nao abri porta nenhuma, e tudo funciona tranquilo.

Tem gente que abre 2000 portas pra poder funcionar, e eu tenho uma facilidade. hehehehee

Ainda bem que nao tem frescura la em casa....Brigado papai do céu.

Pra você ver como é doideira isso, em casa só funciona em estatico, se deixo em dinamico nem a pau.

Uso Speedy 2mb.

modeml.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato talvez você possa me ajudar numa duvida, meu roteador (D-link DI-624) é usado (peguei ele num rolo de uns items de um jogo online) eu divido minha net (velox 300k) com a clinica debaixo de ksa, passa um cabo de rede la para a clinica, como ou vou configurar o modem para a internet sem fio para um ps3?Se eu for comprar um ps3 ele vai ficar a 2 paredes do roteador (uns 10m se fosse rodear td com cabo de rede) tem como usar cabo de rede?ou so wireless mesmo?

Um tecnico q fez esse gato para passar a net e n sei se ele instalou qualquer driver do roteador precisa de algum para passar a net?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra você ver como é doideira isso, em casa só funciona em estatico, se deixo em dinamico nem a pau.

Uso Speedy 2mb.

modeml.th.jpg

Renato eu não sei o que acontece tambem com minha rede, outro dia postei que a minha rede esta em nat 2, sem eu mexer em nada, agora fui fazer novo teste e esta em nat 3, so fica em nat 3, eu não vou nem mais mexer nisso se não eu consigo quebrar, ja fucei demais e mesmo assim nat 3... só explicando uso um modem da speed siemens 4100 fui verificar as configuraçoes e quando chega no estatico não tenho como selecionar, cada modem é diferente, o meu pede para eu colocar um ip (opcional) e nada mais... mas valeu pela ajuda vou deixar desta forma mesmo... um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato talvez você possa me ajudar numa duvida, meu roteador (D-link DI-624) é usado (peguei ele num rolo de uns items de um jogo online) eu divido minha net (velox 300k) com a clinica debaixo de ksa, passa um cabo de rede la para a clinica, como ou vou configurar o modem para a internet sem fio para um ps3?Se eu for comprar um ps3 ele vai ficar a 2 paredes do roteador (uns 10m se fosse rodear td com cabo de rede) tem como usar cabo de rede?ou so wireless mesmo?

Um tecnico q fez esse gato para passar a net e n sei se ele instalou qualquer driver do roteador precisa de algum para passar a net?

Pelo que vi seu roteador é Wireless, você pode tentar configurar o acesso sem fio, se o sinal não ficar estavel, você pode passar um cabo de rede mesmo.

Renato eu não sei o que acontece tambem com minha rede, outro dia postei que a minha rede esta em nat 2, sem eu mexer em nada, agora fui fazer novo teste e esta em nat 3, so fica em nat 3, eu não vou nem mais mexer nisso se não eu consigo quebrar, ja fucei demais e mesmo assim nat 3... só explicando uso um modem da speed siemens 4100 fui verificar as configuraçoes e quando chega no estatico não tenho como selecionar, cada modem é diferente, o meu pede para eu colocar um ip (opcional) e nada mais... mas valeu pela ajuda vou deixar desta forma mesmo... um abraço

Fala Emerson,

Você pode estar com algum conflito, você está usando a conexão no PS3 por cabo ou por Wireless?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.... espero com esta nova atualização você consiga jogar... deixa recado.

pois é...atualizei para a nova... infelizmente nada mudou! continua travando!

que saco!:mad:

Lecamp, não sei se vai te ajudar já que o PS3 do teu amigo funcionou.

Em casa toda a vez que eu colocava para atualizar, eu perdia a conexão, era uma novela atualizar um jogo, percebi que a atualização exige muito mais banda, então troquei o canal do meu roteador e resolvi o problema.

Aê pessoal, voltei a jogar Fifa09, Street Fighter IV, Killzone 2, Soccom e Booty of age (Tudo On-line) quem quiser é só me chamar lá!

Pois é velho! funcionou perfeitamente no do meu amigo!

Ja descobri que o problema nao é na conexao... e sim no sistema mesmo! Meu PS3 esta travando sempre que reinicia ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi seu roteador é Wireless, você pode tentar configurar o acesso sem fio, se o sinal não ficar estavel, você pode passar um cabo de rede mesmo.

Fala Emerson,

Você pode estar com algum conflito, você está usando a conexão no PS3 por cabo ou por Wireless?

Fala Renato

Estou usando em wireless, nas configurações do roteador (netgear) se eu colocar em IP estático, trava tudo... fico sem conexão. Se eu não me engano eu ja teste com o cabo e deu o mesmo problema vou fazer novamente. Eu só não entendo porque as vezes da nat 2, e na maioria das vezes nat 3 (estranho). Um abraço Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma pergunta pra VOCÊS!

Alguem que tenha roteador wireless, ja trocou a antena original de 2 dbi por uma de 5 ou de 7 dbi? Gostaria de saber se houve um aumento muito grande na qualidade do sinal?

O meu sinal quando chove (e olha que o sinal nem passa por fora) cai muito, fica em uns 55% e nao da pra joga online, quando o sinal esta bom chega até uns 75% em 3 paredes.

Se alguem ja passou por isso e trocou a antena por favor me digam o que acharam.

PS: Na psn americana o jogo RAG DOLL KUNG FU esta DE GRAÇA!!!! Aproveitem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera beleza? Queria fazer 2 perguntas pra vocês.

Eu vou comprar um PS3 de 80Gb, só que não tenho TV LCD , nem intenção e grana pra comprar uma.

O PS3 funciona normal numa TV comum?

Pra usar ele no meu monitor eu tenho que usar um adaptador HDMI / DVI, e eu vi um cara falando de um tal de adaptador em forma "Y" que dividiria o audio e vídeo. Alguém sabe o que é esse adaptador, quanto custa e onde dá pra achar?

Desde já e eu agradeço!

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera beleza? Queria fazer 2 perguntas pra vocês.

Eu vou comprar um PS3 de 80Gb, só que não tenho TV LCD , nem intenção e grana pra comprar uma.

O PS3 funciona normal numa TV comum?

Pra usar ele no meu monitor eu tenho que usar um adaptador HDMI / DVI, e eu vi um cara falando de um tal de adaptador em forma "Y" que dividiria o audio e vídeo. Alguém sabe o que é esse adaptador, quanto custa e onde dá pra achar?

Desde já e eu agradeço!

=D

1ª - Funciona em tvs comuns sim. O que pode acontecer é que alguns jogos só funcionam com o cabo RGB (verm, ver, azul) e nao com o cabo que vem com o ps3 que é o AV (verm, amarelo, branco). OS jogos que eu sei que nao funcionam sao Tom Clancy HAWX e Marvel vs DC Comics.

2ª - Pra voce usar no monitor o monitor tem que ter HDCP (a maioria hj em dia tem) e o conector HDMI x DVI, esse conector deve custar uns 50 reais. Esse outro conector ai que voce disse eu nao conheço nao.

Boas Compra e Bom Divertimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninja Gaiden 3 confirmado

Numa entrevista ao site Kikizo, Yosuke Hayashi, o novo patrão da Team Ninja, confirmou o desenvolvimento de Ninja Gaiden 3.

Apesar de Ninja Gaiden Sigma 2 ainda não ter sido lançado para a PlayStation 3, Hayashi não hesitou quando lhe perguntaram sobre o futuro da série.

Apesar do antigo patrão da Team Ninja, Tomonobu Itagaki, ter declarado que Ninja Gaiden II seria o último jogo da série, Hayashi contou que, "Nós vamos continuar a trabalhar no futuro da série. O que os jogadores estão à procura vão encontrar no próximo capítulo - o futuro de uma série espectacular. Penso que estamos numa posição em que vamos conseguir fazer esse apelo... Aliás esse apelo já se faz sentir."

Além disso, enquanto que Sigma 2 vai ser exclusivo da PlayStation 3, Ninja Gaiden 3 parece que vai ser lançado em simultâneo na PS3 e Xbox 360, pelo menos se tivermos em conta a nova filosofia da Team Ninja.

Hayashi disse que depois de Sigma 2, em vez de fazerem uma versão Xbox 360 desse jogo, "vamos ter que nos esforçarmos a um nível mais elevado, e vamos dar o nosso melhor para oferecer às duas audiências um jogo totalmente novo."

Fonte

Fala Renato

Estou usando em wireless, nas configurações do roteador (netgear) se eu colocar em IP estático, trava tudo... fico sem conexão. Se eu não me engano eu ja teste com o cabo e deu o mesmo problema vou fazer novamente. Eu só não entendo porque as vezes da nat 2, e na maioria das vezes nat 3 (estranho). Um abraço Renato

Emerson, pelo que eu entendi, você está usando o roteador para distribuir internet não só para o PS3 como para o PC e o X360. Na Configuração do PC nas propriedades TCP/IP, o endereço está configurado para automático ou você está definindo um IP?

Porque se a configuração do PC for automatica, a do PS3 deve ser auto também. Se ela for definida manualmente, então você deve mudar no PS3 para manual.

Deve ter algum conflito ai. Tenta ligar o PS3 com o PC desligado, para ver se ele sobe com a nat correta. Mas daí você desliga tudo, modem, roteador, PC e liga apenas o PS3 com o roteador e o MODEM. Se tiver algum conflito ai você vai descobrir.

Estava vendo na internet muita gente reclamando desse roteador + PS3. Vamos tentar descobrir o problema.

Abraços

Bionic Commando Rearmed mais barato na PSN

A Capcom baixou o preço do jogo Bionic Commando Rearmed na PlayStation 3 por um período de tempo limitado.

O jogo que anteriormente custava 9.99 euros vai passar a custar 4.99 euros por uma semana, começando hoje a promoção e terminando na próxima Quinta-feira dia 21 de Maio.

Esta foi uma forma inteligente que a Capcom encontrou para comemorar o lançamento do próximo Bionic Commando.

Fonte

Pessoal esse jogo vale a pena, muita diversão. Comprei ontem junto com Zen Pinball :wub:. Esses dois jogos me lembram bons tempos do passado. :wacko:

Rag Doll Kung Fu grátis durante uma semana

É isso mesmo, o jogo Rag Doll Kung Fu estará disponível gratuitamente durante esta semana na Playstation Store Americana, ou seja, até dia 21 de Maio.

A borla é resultante de uma parceria com o evento Sprint e na página dedicada ao evento poderão ainda encontrar alguns vídeos e imagens alusivas.

Ao que parece isto é algo inédito para o lados da Playstation Store e de certeza que irá agradar os utilizadores. Pelo menos aqueles que ainda não o tenham comprado em território Europeu.

Fonte

*Vi na PSN Americana ontem, em itens mais recentes, Sprint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson, pelo que eu entendi, você está usando o roteador para distribuir internet não só para o PS3 como para o PC e o X360. Na Configuração do PC nas propriedades TCP/IP, o endereço está configurado para automático ou você está definindo um IP?

Porque se a configuração do PC for automatica, a do PS3 deve ser auto também. Se ela for definida manualmente, então você deve mudar no PS3 para manual.

Deve ter algum conflito ai. Tenta ligar o PS3 com o PC desligado, para ver se ele sobe com a nat correta. Mas daí você desliga tudo, modem, roteador, PC e liga apenas o PS3 com o roteador e o MODEM. Se tiver algum conflito ai você vai descobrir.

Estava vendo na internet muita gente reclamando desse roteador + PS3. Vamos tentar descobrir o problema.

Abraços

e aí amigão beleza

Renato utilizo o roteador netgear para distribuir sinal para o PC (cabeado), xbox 360 (cabeado) e PS3 wireless, minhas configurações do TCP/IP esta em automático. Normalmente eu jogo o xbox 360 ou Ps3 com o PC desligado, mesmo estando e PC ligado ou desligado a nat continua dando 3. Eu acabei de fazer um teste agora, conectei o PS3 diretamente no modem simens 4100 (telefonica) e mesmo assim continua dando nat3, o problema todo é alguma configuração no modem, além do mais esse modem é um saco rotear, as configurações são até muito fáceis, só que quando você vai reiniciar.... é fogo, ele faz uma contagem regressiva ai para no 01 segundo e não sai mais de lá, ai você fica tentado por várias vezes até que uma hora funcionar. Como hoje não estou de plantão vou dar uma olhada melhor na net... mesmo assim te agradeço a ajuda... Um forte abraço

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, o jogo Rag Doll Kung Fu estará disponível gratuitamente durante esta semana na Playstation Store Americana, ou seja, até dia 21 de Maio.

A borla é resultante de uma parceria com o evento Sprint e na página dedicada ao evento poderão ainda encontrar alguns vídeos e imagens alusivas.

Ao que parece isto é algo inédito para o lados da Playstation Store e de certeza que irá agradar os utilizadores. Pelo menos aqueles que ainda não o tenham comprado em território Europeu.

Fonte

*Vi na PSN Americana ontem, em itens mais recentes, Sprint.

Eu tinah postado a umas mensagens anteriores isso também. Eu loguei ontem e li isso, ai corri pra psn e num é que tava gratis mesmo. já ganhei 4 trofeuzinhos já...heehhehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1ª - Funciona em tvs comuns sim. O que pode acontecer é que alguns jogos só funcionam com o cabo RGB (verm, ver, azul) e nao com o cabo que vem com o ps3 que é o AV (verm, amarelo, branco). OS jogos que eu sei que nao funcionam sao Tom Clancy HAWX e Marvel vs DC Comics.

2ª - Pra voce usar no monitor o monitor tem que ter HDCP (a maioria hj em dia tem) e o conector HDMI x DVI, esse conector deve custar uns 50 reais. Esse outro conector ai que voce disse eu nao conheço nao.

Boas Compra e Bom Divertimento

Valeu cara ^^

Vou dar mais uma pesquisada no preço e ver se compensa mesmo comprar um. O que me deixa mais louco é o Metal Gear Solid 4 e o Gran Turismo 5 que tá pra sair...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Red

Troca esse modem ai cara....pega um dlink que tu vai ve como nao precisa mexe em nada. é só configura pra rotear e ja era! Eu nao abro porta, nao mexo em ip, é só rotear normalmente e ja funciona com nat 2 no ps3.

O troço é muito bom!!

e aí Leo

Então mano veio, esse roteador não é ruim, muito fácil de usar e acaba fazendo todas as configurações padrão para você automaticamente. O problema está no modem siemens entendeu, existe alguma configuração que eu não estou conseguindo fazer. Vou tentar descobrir o que eu fiz de errado, só que ele é chato para rotear., dá ultima vez demorei quase um dia para ela funcionar, ele dá um pau no final e você fica tentado até conseguir. Além do mais ele funciona direitinho, eu jogo normalmente o Ps3 e o xbox 360 e não dá problemas e que eu gostaria que funciona-se certo dando nat 2 no Ps3. Mesmo assim obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alo rapaziada...boas...

Gostaria de uma ajuda se alguém soubesse: é o seguinte...

to tentando configurar o meu ps3 pra entrar na rede, configuro ip e dns de uma rede banda larga local que tem aqui, ele pega o ip mas dá erro de dns, só que eu to colocando o dns certo, não sei mais o que fazer...se alguém puder me ajudar...Ah! Sem contar que ele fica travando direto na verificação de rede, não se é por causa dessa falha de dns...

Obrigado desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal! RESOLVI MEU PROBLEMA!

foi so ter formatado meu HD (formatação completa), e após tentei atualizar os jogos, e consegui sem problemas :)!

agora, vou te falar! Street Fighter IV online é uma porcaria! a conexao fica bugando direto (quando nao cai)... fica meio lenta... travando!

espera mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí Leo

Então mano veio, esse roteador não é ruim, muito fácil de usar e acaba fazendo todas as configurações padrão para você automaticamente. O problema está no modem siemens entendeu, existe alguma configuração que eu não estou conseguindo fazer. Vou tentar descobrir o que eu fiz de errado, só que ele é chato para rotear., dá ultima vez demorei quase um dia para ela funcionar, ele dá um pau no final e você fica tentado até conseguir. Além do mais ele funciona direitinho, eu jogo normalmente o Ps3 e o xbox 360 e não dá problemas e que eu gostaria que funciona-se certo dando nat 2 no Ps3. Mesmo assim obrigado pela dica.

e ai Red;

então.falei pra voce troca mesmo o modem, nao o router. Eu tinha um SpeedTouch da thomson e nao conseguia rotear por nada. Tive que trocar com o meu vizinho que tinha o dlink porque ele tinha o speedy faz tempo. Ai meu modem, ou melhor, o do meu vizinho que estava comigo ( dlink 500T) queimou, minha tia ofereceu um que ela tinha sobrando la, mas pro meu desgosto era o mesmo speedtouch v510. Fui obrigado a compra um dlink, mas peguei um 500B. O 500B as vezes perde a configuração sozinha quando a net cai, ai tenho que resetar o modem e configurar tudo de novo. então se voce for trocar, pega um dlink 500T se voce achar, ou então um DIR 100.

aqui em campinas eu paguei 98 reais no 500B.

Tu tem nat 3 e consegue jogar sem problema? Qaue bom hein, quando eu tinha nat 3 eu nao conseguia joga nao...q sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai Red;

então.falei pra voce troca mesmo o modem, nao o router. Eu tinha um SpeedTouch da thomson e nao conseguia rotear por nada. Tive que trocar com o meu vizinho que tinha o dlink porque ele tinha o speedy faz tempo. Ai meu modem, ou melhor, o do meu vizinho que estava comigo ( dlink 500T) queimou, minha tia ofereceu um que ela tinha sobrando la, mas pro meu desgosto era o mesmo speedtouch v510. Fui obrigado a compra um dlink, mas peguei um 500B. O 500B as vezes perde a configuração sozinha quando a net cai, ai tenho que resetar o modem e configurar tudo de novo. então se voce for trocar, pega um dlink 500T se voce achar, ou então um DIR 100.

aqui em campinas eu paguei 98 reais no 500B.

Tu tem nat 3 e consegue jogar sem problema? Qaue bom hein, quando eu tinha nat 3 eu nao conseguia joga nao...q sorte!!

e aí Leo

Agora entendi, vou consultar os preços na Santa Efigenia esta semana, então cara eu consigo jogar normalmente os jogos que eu tenho aqui em casa sem problema algum, o único que não rodou foi pes 2009 que acabei vendendo, dava problema de portas. Consigo fazer as atualizações de sistema e também dos jogos sem problema algum, estranho não é, tem gente que não consegui jogar on-line com nat3 e eu consigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alo rapaziada...boas...

Gostaria de uma ajuda se alguém soubesse: é o seguinte...

to tentando configurar o meu ps3 pra entrar na rede, configuro ip e dns de uma rede banda larga local que tem aqui, ele pega o ip mas dá erro de dns, só que eu to colocando o dns certo, não sei mais o que fazer...se alguém puder me ajudar...Ah! Sem contar que ele fica travando direto na verificação de rede, não se é por causa dessa falha de dns...

Obrigado desde já...

Você já tentou deixar tudo em configuração automatica na opções de rede?

agora, vou te falar! Street Fighter IV online é uma porcaria! a conexao fica bugando direto (quando nao cai)... fica meio lenta... travando!

espera mais!

Realmente, mas joguei alguns dias atrás com Brasileiros e a conexão fica até interessante. Esse jogo precisa de uma banda bem alta, e dos dois lados, se não é complicado jogar, fica só na tentativa do golpe. :angry:

e aí Leo

Agora entendi, vou consultar os preços na Santa Efigenia esta semana, então cara eu consigo jogar normalmente os jogos que eu tenho aqui em casa sem problema algum, o único que não rodou foi pes 2009 que acabei vendendo, dava problema de portas. Consigo fazer as atualizações de sistema e também dos jogos sem problema algum, estranho não é, tem gente que não consegui jogar on-line com nat3 e eu consigo

Fala Emerson, tudo bem sim e ae?

Que zica en?!.. Aqui em casa com Nat3 nem conseguia jogar on-line, nem conectava, só navegava na internet.

Tenta fazer o teste com seu PS3 em outra net ou se você já estiver no stress mesmo, aconselho seguir a ideia do LeoShev. Eu tentei procurar algo sobre a sua configuração na NET, só vejo pessoas com problemas parecidos, deve ter alguma configuração do MODEM.

Será que você está com o firewall do Roteador ativado? As vezes ele pode estar travando o negão.

Pessoal, eu criei um post (com fotos) sobre meu problema recente para jogar online. Quem puder dar uma lida e palpitar, agradeço muito.

Segue o post: http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-ps3-nao/669880

Fala velhinho,

Cara se já tentou abrir as portas do PS3 neste roteador? A sua conexão é por PPPOE? Caso seja experimenta alternar entre PPPOE Estatico e dinamico. Aqui em casa consegui resolver esse problema assim. Mas você tem que reiniciar tudo depois de configurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...