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De 220 Volts para 110, sem ter que usar o estabilizador...


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Quando existe tensão entre neutro e terra é porque há uma diferença de potencial entre esses terras ou seja, falta uma melhor equipotencialização de ambos, essa DDP pode se elevar mais ainda no caso de algum disturbio eletrico, como descarga proxima de um terra e longe do outro ou proxima da fiação de um terra e longe da outra.

Aqui antes de eu fazer a equipotencialização, quanto eu tinha as hastes de terras isoladas do neutro na entrada do quadro de medição, eu já cheguei a medir 3V entre neutro e terra, agora é zero sempre, os numeros do multimetro nem mexe. Posso colocar a lampada entre Fase-Neutro, Fase-Terra e realizar todas medições, fica tudo equalizado, 0V de diferença...

Mas de qualquer forma, 0,3V em condição normal não vai trazer nenhum mal pras fontes.

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Quando existe tensão entre neutro e terra é porque há uma diferença de potencial entre esses terras ou seja, falta uma melhor equipotencialização de ambos, essa DDP pode se elevar mais ainda no caso de algum disturbio eletrico, como descarga proxima de um terra e longe do outro ou proxima da fiação de um terra e longe da outra.

Aqui antes de eu fazer a equipotencialização, quanto eu tinha as hastes de terras isoladas do neutro na entrada do quadro de medição, eu já cheguei a medir 3V entre neutro e terra, agora é zero sempre, os numeros do multimetro nem mexe. Posso colocar a lampada entre Fase-Neutro, Fase-Terra e realizar todas medições, fica tudo equalizado, 0V de diferença...

Mas de qualquer forma, 0,3V em condição normal não vai trazer nenhum mal pras fontes.

Se você fez aquele jeito de juntar terra e neutro é claro que vai dar 0V entre uma e outra não acha ?

Ou seja, falar nisso acho besteira na pratica...

Acho que aqui está o terra sozinho.

Acho que é mesmo...

Mas deve ser bom fazer desse jeito que seu neutro fica 0V em teoria e claro que vai ficar 0V no neutro pois vai ter o "terra" para ajudar.

É isso ?

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Opa, obrigado pelo eletrotécnico caro Faller, com esse seu reconhecimento já me sinto mais seguro e vou fazer o teste que o amigo _rau_ recomendou e amanhã mesmo to metendo o chuveiro na tomada heheheheh. Brincadeira, vou fazer com a lâmpada que é bem mais seguro. Aqui em casa o chuveiro é à gás. Amanhã posto o resultado. Obrigado pelas dicas amigos. Um abraço.

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Sim o teste é esse dai. A diferença entre testar com o multímetro e com a lâmpada, é que essa dai, a lâmpada, vai te dar um resultado de aterramento consistente, de baixa impedância. O multímetro, por outro lado, te dá mais do que uma sensação de brilho e sim uma valoração da real tensão, que idealmente deve se aproximar daquela entre fase e neutro, ou seja os 220 Volts dai. Entretanto se esse terra tiver uma alta impedãncia ele, com o multímetro, deverá também ler essa mesma tensão, pois o multímetro também tem uma alta impedância de entrada e um aterramento ruim vai apontar esse mesmo resultado de um aterramento bom..

Faller.

Mas o que vai fazer um aterramento ter alta ou baixa impedancia ?:

E no que vai prejudicar ?

Abraço.

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Se você fez aquele jeito de juntar terra e neutro é claro que vai dar 0V entre uma e outra não acha ?

Ou seja, falar nisso acho besteira na pratica...

Acho que aqui está o terra sozinho.

Acho que é mesmo...

Mas deve ser bom fazer desse jeito que seu neutro fica 0V em teoria e claro que vai ficar 0V no neutro pois vai ter o "terra" para ajudar.

É isso ?

Sim, eu quis demonstrar na pratica, mas nem sempre um ponto equipotencial é o suficiente pra anular DDPs Neutro-Terra, pode acontecer ainda DDPs devido outros problemas na rede ou DDPs transitórias. A ligação equipotencial é um meio de se minimizar flutuações N-T, mas não garante 100% em todas as condições, especialmente as transitorias.

A ligação equipotencial é norma em alguns paises e no nosso também, mas mais bem empregada em outros paises.

Essa equipotencialização é primordial no assunto proteção, mas protetores com varistores entre Neutro-Terra são feitos pra ajudar nessas diferenças entre essas linhas. Mas o ideal é que o aterramento seja de ponto unico, tudo convergindo pra um mesmo ponto de terra. Aterramento de ponto unico é um assunto bem discutido em áreas e órgãos que lidam com o assunto de proteções.

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Caros amigos... Fiz o teste do terra com a lâmpada de 100w. No teste sem a lâmpada ocorreu o seguinte: fase/neutro = 222v, fase/terra= 222v sem variação. Com a lâmpada quase não mudou: fase/neutro/lâmpada 100w = 222v e fase/terra/lâmpada 100w = 222v, variando as vezes para 221 voltando em seguida para 222. Essa variação de 222v para 221v ocorria num espaço entre 2 e 3 segundos, sendo que as vezes levava um pouco mais de tempo para ocorrer. Já no fase/neutro/lâmpada 100w não ocorria variação nenhuma. Pode ser que essa variação foi coincidência, pois acho que fiz o teste umn pouco rápido demais. Será que devo repetir o teste? Um abraço a todos.

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Pelo menos a variação não é tão grande, em primeiro momento indica que seu aterramento não está tão ruim. A diferença pode ser uma oscilação normal da rede, mede por mais tempo em Fase/Neutro e Fase/Terra, novamente.

O teste com a lâmpada, que fique claro aqui, não vai dizer se o aterramento está realmente bom. Se 4000W fossem jogados entre Fase/Terra por exemplo, por uma pane em um chuveiro aterrado no mesmo aterramento, isso teria que se caracterizar um curto-circuito. Se o disjuntor do chuveiro não desarmar nessa condição, o aterramento tá fraco ainda.

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Se ligar em 110 com a chave em 220V, em primeiro momento não queima, se for uma fonte de qualidade normalmente ela fica em modo de proteção. Fontes vagagundas podem tentar funcionar exigindo bastante corrente pra funcionar, se ficar muito tempo assim, ela vai se sobre-aquecer até pifar.

Ligar em 220V com a fonte configurada em 110V, ela vai pifar no mesmo instante, podendo até gerar um pico nas saidas, queimando alguma coisa, mas pode acontecer se só a fonte queimar mesmo. Numa fonte sem proteções, sem um varistor na entrada por exemplo, a primeira coisa que geralmente vai embora são os capacitores de entrada, eles costumam explodir, ai componentes primordias do primário costumam pifar tb, transistores, ponte retificadora...

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faller você show cara.. sempre ajudando a galera..

Queria uma opniaõ sua..

Aqui em casa é 220V, só que hj uso em 110V ligado em um no-break, nele está ligado apenas o computador e o monitor, e em um estabilizador está ligado uma multifuncional, ligando o no break e o estabilizador tem um filtro de linha (no caso saindo da tomada).. depois de ver seu artigo, estou pensando em ligar tudo em 220V, no caso seria saindo da tomada um filtro de linha "bom" (gostaria que você indicasse algum) ligado no no break (microsol 600Kva) saindo 220V pra o computador, monitor e multifuncional.. ficaria bom? teria uma maneira melhor?

valeu.. abraço

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Aqui em casa é 220V, só que hj uso em 110V ligado em um no-break, nele está ligado apenas o computador e o monitor, e em um estabilizador está ligado uma multifuncional, ligando o no break e o estabilizador tem um filtro de linha (no caso saindo da tomada).. depois de ver seu artigo, estou pensando em ligar tudo em 220V, no caso seria saindo da tomada um filtro de linha "bom" (gostaria que você indicasse algum) ligado no no break (microsol 600Kva) saindo 220V pra o computador, monitor e multifuncional.. ficaria bom? teria uma maneira melhor?

Essa sua última ideia é realmente a melhor, problema único é encontrar nesse nosso país, dominado pelo cultura americana dos 110 Volts, um bom no-break que ofereça 220Volts na saída.. Um bom protetor contra surtos, em 220 Volts, é o Computer Protector Pró, da Clamper..

Abraço..

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Essa sua última ideia é realmente a melhor, problema único é encontrar nesse nosso país, dominado pelo cultura americana dos 110 Volts, um bom no-break que ofereça 220Volts na saída.. Um bom protetor contra surtos, em 220 Volts, é o Computer Protector Pró, da Clamper..

Abraço..

é verdade faller.. hj olhei meu no break e a saída dele é de apenas 110V, como aqui tem muita queda vou continuar usando o no break.. mas valeu pela dica!

abraço

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parabéns pra galera aqui faller o rau muito bom galera e luto pelo companheiro nosso aqui de cada dia a vida tem dessas coisas ruins enfim tenho um filtro de linha aterrado o terra é direto no filtro fiz o teste da lâmpada tudo ok queria sabe se é melhor eu ligar um filtro de linha no outro filtro de linha aterrado e ligar o estabilizador, ou da no mesmo ligar o estabilizador no filtro aterrado. nesse filtro aterrado ligo ventilador, carregador de pilha celular outras coisas mais obg a todos !!!!!!!!!!

asus p5gc-mx/1333/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/c3tech de 500w reais/genius 5.1/lcd aoc 712sa windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

luto

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O estabilizador pode dispensar caso não necessite de uma conversão de 220V pra 115 ou use somente o que funciona apenas em 115V, no estabilizador e o resto no filtro. Não tem muito problema ligar um filtro no outro não, mas isso não é garantia que a proteção necessariamente seja maior.

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Pessoal, tem uma empresa aproximadamente 25km de onde eu moro que até então eu achava que fabricava somente transformadores, mas descobri que além de transformadores, eles têm um protetor anti-surtos 220V além de fabricarem estabilizadores e outros produtos e darem manutenção em nobreaks, fontes, estabilizadores...

Alguns produtos que me chamaram atenção foram esses, um desses o faller até já tinha indicado uma vez:

Transformadores com continuidade do pino terra. Eles deram o nome de Copy Printer pra esses modelos e dizem que é pra impressoras a laser, mas serve pra outros equipamentos tb, tem de varias potencias e proteção contra surtos de tensão e sobrecarga e opcionalemente proteção contra sub e sobre-tensão.

transforlr5.jpg

transfor2lb9.jpg

transfor3en1.jpg

E um protetor anti-surtos 220V. Por fora lembra o Clamper Computer Protector Pro e sinceramente, esses empresas brasileiras tão precisando colocar um departamento de design pra projetar umas carcaças mais bonitinhas, não acham? Não é frescura não, um produto bem desenhado vende muito mais do que uma caixinha feiosa dessas. Os caras não sairam dos anos 80 no departamento de desenho, todos outros produtos deles são caixotes de ferro feios...

To pensando em comprar um protetor desses pra ver como é por dentro e liga-lo na geladeira e no freezer que temos em casa ja q ele tem um recurso de desligamento automatico em caso de sub ou sobre tensão e só rearma depois de 5min ou 15 segundos, de acordo com o que você escolher. Como as geladeiras precisam de um tempo pra religar apos uma queda... Esse recurso é bom pra PCs tb, pra evitar quedas repentinas com retorno rápido danifiquem alguma coisa.

protzf0.jpg

Esse protetor ai tem protetores entre Fase-neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra, filtro de linha, sensor de tensão mínima e máxima, disjuntor e timer de rearme.

Quem quiser ver os outros produtos deles, baixe o catalogo 2007 em www.indeletra.com.br

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Caro amigo _rau_. Fiz o teste novamente, agora com um pouco mais de tempo e desta vez não houve variação. Tanto fase/neutro como fase/terra, com lâmpada de 100W e sem lâmpada deram 221v. Em termos percentuais, quais são as chances de o terra aqui estar realmente bem instalado?

Outra coisa. Esse protetor contra distúrbios que você postou acima parece bem legal. Este aparelho substituiria com folga o filtro linha né? Será que o preço compensa? Se você adquirir ou souber de mais alguma informação eu agradeceria. Um abraço.

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As chances são de 50% que esteja bom ou ruim ou mal executado. Por der q seu terra esteja ligado no neutro da rede num ponto não recomendável ou que esteja ligado no ponto correto, que é na entrada de energia, pra que haja equipotencialização entre ambos condutores.

AInda não tive como passar la na loja pra ver o preço, mas vou ver se ligo lá, nem lembrei de ligar la, assim que der, posto aqui.

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Caso o terra esteja ligado no neutro ou num ponto não recomendável, existe algum teste para ter certeza ou só um eletrecista para averiguar? É que moro em um prédio de vários apartamentos, acredito que um leigo como eu não conseguirá detectar a gambiarra se houver.

Sem abrir todos os pontos de emenda, caixas de tomadas e disjuntores, difícil dizer. Mas seu prédio é relativamente novo, construido de 1998 pra cá ou mais ou menos dessa data pra cá? Passou por reformas recentemente, especialmente na parte elétrica? Sabe dizer se todos os apartamentos possuem aterramento?

Respondendo essas perguntas ainda estaremos expeculando, só fazendo uma vistoria completa pra saber realmente se o aterramento está adequado, mas há chances sim que esteja.

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olá aqui onde moro a rede eletrica é 220w ai eu uso 1 transformador por precaução gostaria de saber o seguinte se eu colocar meu pc direto na rede eletrica de 220w essa rede eletrica ela pode varir? exemplo ela subir ate 240w?? na logica aqui eu uso o estabilizador para o seguinte modo caso a rede eletrica varie ela ira queimar so o estabilizador e não corro risco de ir para a fonte !!!

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olá aqui onde moro a rede eletrica é 220w ai eu uso 1 transformador por precaução gostaria de saber o seguinte se eu colocar meu pc direto na rede eletrica de 220w essa rede eletrica ela pode varir? exemplo ela subir ate 240w?? na logica aqui eu uso o estabilizador para o seguinte modo caso a rede eletrica varie ela ira queimar so o estabilizador e não corro risco de ir para a fonte !!!

Me parece que você não deve ter lido o post inicial desse tópico. A melhor solução sempre é operar seu PC na tensão natural ai de sua casa. Leia lá..

Abraço...

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