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Ligar TV LCD em nobreak


mad666

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Por 2 vezes hj eu estava no PC ( este ligado nao num monitor, mas numa TV LCD de 26" ) e faltou energia. O PC permaneceu ligado por estar ligado ao meu nobreak de 700VA mas a TV q estava na tomada, desligou, logo, nao pude desligar meu PC via windows e tive q desliga-lo pelo power mesmo...

Tem problema ligar a minha TV no nobreak junto com o PC? segundo o fabricante, minha TV gasta 130W. Sei q duraçao da bateria do nobreak será reduzida caso falte energia e ela precise alimentar a TV alem do meu gabinete.

Vale salientar q a TV é bivolt automatica.O meu PC esta na assinatura abaixo.

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  • 4 meses depois...
A maioria dos no-breaks, até para baratear seu custo, geram forma de onda retangular ao invés de senoidal como a da rede elétrica. Pode acontecer alguma interferência de imagem nesse caso. Só testando para ver..

Abraço..

Andei lendo, lendo, lendo..... uma dúvida:

Um no breake de onda retangular (senoidal por aproximação é a mesma coisa, certo?) e line interactive, como o APC BR1200 ou SMS linha NEt Winner ou Net 3+ não são apropriados para usar com TV e aparelho de som por que PODE dar interferencia na qualidade da imagem e som ou por que ESTRAGA a TV e o som com o tempo de uso?

O cara da SMS falou que a TV LCD não reconhece as ondas que não são senoidais... achei estranho.

Eu to querendo PROTEGER meus equipamentos. Aqui em casa meus HDs todos deram bixera com o tempo, minhas placas mae com o tempo queima USB, queima PS2 e queima Chipset.... enfim, desconfio MUITO da rede aqui de casa.

Pensei em um noBreak da APC BR1200 + modulo isolador microsol de 700 VA (sem estabilizador) pra ligar meu LCD, meu iMac, meu Time capsule (HD + roteador de rede) + impressora + DVD + Sky.. tudo 520W de potencia total.

Ou compraria apenas um modulo isolador estabilizado microso de 600VA. O que você me recomenda?

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Andei lendo, lendo, lendo..... uma dúvida:

Um no breake de onda retangular (senoidal por aproximação é a mesma coisa, certo?) e line interactive, como o APC BR1200 ou SMS linha NEt Winner ou Net 3+ não são apropriados para usar com TV e aparelho de som por que PODE dar interferencia na qualidade da imagem e som ou por que ESTRAGA a TV e o som com o tempo de uso?

O cara da SMS falou que a TV LCD não reconhece as ondas que não são senoidais... achei estranho.

Eu to querendo PROTEGER meus equipamentos. Aqui em casa meus HDs todos deram bixera com o tempo, minhas placas mae com o tempo queima USB, queima PS2 e queima Chipset.... enfim, desconfio MUITO da rede aqui de casa.

Pensei em um noBreak da APC BR1200 + modulo isolador microsol de 700 VA (sem estabilizador) pra ligar meu LCD, meu iMac, meu Time capsule (HD + roteador de rede) + impressora + DVD + Sky.. tudo 520W de potencia total.

Ou compraria apenas um modulo isolador estabilizado microso de 600VA. O que você me recomenda?

Primeira resposta, acerca de dar interferência e/ou estragar, diria, ambos.

Não colocaria nenhum equipamento, em regime de operação, com uma forma de onda retangular dessas dais do no-break. Se somente por instantes para desligar o PC, até toleraria, mas não em regime normal de operação. Em TVs e equipamentos de som jamais colocaria pela interferência gerada.

Segunda pergunta: Em que situação seus HD´s danificaram. Qual a fonte de seu PC na época (por acaso era alguma bicheira dessas genéricas??)

Qual é a situação da rede ai em sua casa, Qual a tensão de alimentação?

Seu PC já foi seguidamente derrubado por oscilação da rede elétrica? Acontecem ai na sua casa freqüentes SAG´s que são rapidíssimos cortes de energia, mal percebidos pelo piscar da lâmpada e que acaba desligando seu PC??

Há que entender o que você necessita, se proteção contra surtos, se rebaixamento de tensão, se cobertura para os SAG´s da rede. Existe aterramento ai na sua tomada?? (é de 3 pinos)

Sua zona é estritamente residencial, ou tem ai perto (4 quadras para cada lado) muito comércio, indústria, oficinas, etc..

Qual é o tipo de sua impressora (laser ou jet)?

Há que estabelecer um mínimo de cenário para saber a melhor indicação para a proteção de seus equipamentos

Abraço...

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Sua LCD funcionará normalmente no nobreak, mas o som vai sair com um leve chiado, mas tudo vai depender da qualidade da fonte dela. Testei numa TV de uns 15 anos de idade, 100-240V, e a imagem não se alterou em nada, mas o som fica com um leve chiado, nada que atrapalhe a compreensão do que é transmitido.

Nobreak só é util, sem contar outras proteções anti-surto, filtragem... quando se quer tempo pra salvar e desligar tudo ou quando há frequentes micro-apagões que duram aí de 20ms à 3 segundos ou mais. Nesse tipo de corte, dependendo de algumas circunstâncias, pode ocorrer avarias, mas essas avarias nem são tão frequentes assim, se fossem aqui tava tudo detonado já, menos meu PC q tá num nobreak, apesar de eu já ter tido já uns anos atrás um problema de avaria na fonte de uma TV após uma queda de energia com retorno seguido.

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faller: obrigado pela resposta. Vamos lá:

Rede "110"volts (ES)

As lampadas aqui de casa queimam constantemente no caso das incandescentes (coisa de 2, 3 meses) e as econômicas de enroscar tem vida útil muito curta também, cerca de 4 ou 5 meses as de enroscar. Isso chutando alto. As lampadas bastão duram muito mais.

Sobre os Sags, agora que você falou sobre isso, dá as vezes em casa sim. Não sei quantas vezes por dia, ou semana, mas eu sempre achava que era mal contato da lampada.

Moro em cidade "grande", se é que existe isso aqui no ES.. hehehehhe.. pra chegar na capital é só atravessar a ponte. Aqui tem MUITOS edifícios, e agora começou a abrir muito comércio também, mas coisa simples, tipo loja de roupas, essas coisas, e aparentemente não tem muitos eletronicos lá.

Recentemente abriu um posto de gasolina do lado do meu predio, mas os problemas sempre existiram.

Moro em prédio (5o anda) e não tem aterramento aqui.

Sobre os PCs:

O 1 que tive era um Pentium 3 800. A placa-mãe Asus queimou PS2 (mouse). Tava na garantia. Trocaram. A outra queimou USB e deu muitos bladbocks no HD. Tinha fonte generia.

Montei um segundo. Pentium 4 HT 3.2Ghz. placa-mãe MSI. Trouxe de fora.. essa perdeu um USB. Com o tempo, meu PC passou não a desligar sozinho, mas a LIGAR sozinho. Era assustador: BIOS configurada para não ligar NADA pelo USB, teclado, mouse ou rede. Desligava o PC normalmente. Após cerca de 20 segundos, tchuf... ele ligava de novo. Nunca tinha dispositivo USB ligado nele. Tirei o cabo de rede. Desligava. Tchuf.. ligava de novo. Virei o mouse de cabeça pra baixo. Desligava e tchuf.. ele ligava de novo. O tempo não era fixo.. hora ligava em 5 segundos, hora em 30... antes de dar tempo de desligar estabilizador. Mandava windows encerrar, ia arrumar a cama.. qd abaixava pra desligar estabilizador, ele ligava sozinho. Chegou a ligar 30 minutos depois, uma vez que deixei o estabilizador ligado pra teste. Isso só aqui em casa. Levava na assitencia, e anda do problema aparecer.. levei estabilizador junto, e nada de acontecer. Com o tempo, queimou Chipset sul (acho) e foi pro saco.

Antes disso, meu HD SATA deu defeito no SMART. A garantia Seagate (fantástica) trocou numa boa. A fonte era uma falsa não genérica.. ledership 600W

Montei o 3. Fonte de 1a: Huntkey 450W reais. AM2 4600 X2. placa-mãe Abit KN2 SLI. Tudo lindo... com 3 meses de uso, a danada da MoBo resolve apitar acusando tensão alta no PCI-E. Era uma novela: Ligava o PC, depois de 10 minutos ele apitava. eu tinha que desligar TUDO (PC e estabilizador), contar 20 segundos e ligar tudo de novo. Daí funcionava normal o tempo que eu quisesse. Levei em outros tecnicos: NADA do problema. Levei na sala daqui de casa, problema.. casa da namorada, sem problema... tem uma parede do quarto do meu pai que o problema as vezes dá, as vezes não dá.. fica dias sem dar problema nenhum, mas as vezes apita de novo, pelo mesmo motivo.

Isso os meus PCs. Minha irmã tinha um que desligava sozinho, ou quando ela abria o Word aparecia sozinho uns caracteres estranhos que iam se escrevendo no documento.. Tem gente que ia achar que era coisa do bixu ruim.. hehehehhe.. sinistro. E o ultimo PC dela deu bixera nos slots PCI, a rede sem fio não pegava direito e a mobo morreu. Os HDs dela TODOS tiveram badblocks.. os meus SATA eu não soube ver.

Hoje minha irmã tem um HP desktop ligado em um Modulo Isolador Stabilizado 440W da Microsol. Vai fazer 1 ano o HP e aparentemente ta normal.. não aparece nada mais escrito na tela dela. Desligou sozinho umas 2 ou 3 vezes, mas foram fatos isolados. Não sei ver se tem badblocks no SATA dela.

Meu pai tem um Mac Mini ligado num outro Modulo Isolador Stabilizado 440W. A única reclamação dele é que o mini acorda sozinho: entra em modo sleep e do nada acorda... muitas vezes coincide com os estalos de correção do estabilizador, mas nem sempre. Isso a qualquer hora do dia/noite/madrugada.

Do outro lado dessa parede do meu pai está o que quero proteger da melhor forma possível: meu iMac, ligado na TV 32" por HDMI e no aparelho de som. O som tb ta ligado na TV, e a TV no DVD e na Sky. Tem que entrar na roda o recém chegado Time Capsule (que é um roteador wireless com HD 500Gb SATA), um modem da internet a cabo e a impressora jato de tinta.

Não colocaria nenhum equipamento, em regime de operação, com uma forma de onda retangular dessas dais do no-break. Se somente por instantes para desligar o PC, até toleraria, mas não em regime normal de operação. Em TVs e equipamentos de som jamais colocaria pela interferência gerada.

Me corrija se eu estiver confundindo as coisas... Li que esses no breaks são line interactive. Li ainda que isso significa que a bateria esta ligada diretamente na saida de energia AC, fazendo com que o tempo de resposta para correção de energia ou falta de luz seja 0. E vi ainda que isso faz com que, em caso de subtensão, a bateria "completaria" o que falta de energia, fazendo com que chegue SEMPRE 115v aos equipamentos ligados ao no break. Isso é verdade?

Se for verdade, você considera isso um constante regime de operação, ou apenas quando falta luz de fato e fica 100% operando pela bateria?

A ideia é justamente essa.. faltou luz, vou e desligo o PC com calma, desligo a TV se tiver ligada, desligo o time capsule para não estragar o HD e pronto.

_rau_: Obrigado pela atenção também. Não sou audiófilo, então caso decida ligar a TV no no-brake, pelo que você disse, não terei muitos problemas. Fui em foruns sobre HTs, e vi que o mais recomendado pra isso é um tal de condicionador de energia.. quando puder, e ter minha casa com aterramento real, certamente pensarei em comprar um desse pra não ter distorção nenhuma.

Minha preocupação com o no break é evitar danos aos HDs, hoje muito preciosos pra mim.. o do time capsule para beckup, o do iMac.. preciso pelo menos desliga-los de forma correta pra evitar danos. E queria por a TV na roda para, com pico de luz, evitar que ela ligue/desligue, e de repente dê algum surto nela que possa ser transmitido ao iMac pelo HDMI.

Espero contar com a ajuda de vocês.

Abração.

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Uma TV LCD é basicamente um monitor de vídeo LCD, só muda a fonte de sinal que não é enviado pelo PC, e sim de um circuito receptor de sinais de TV. Portanto deve funcionar sem problema até em DC, uma vez que internamente a tensão é filtrada antes de ser estabilizada por uma fonte chaveada.

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Já vi muito problema estranho se resolver só com aterramento bem construído. Um deles era uma conexão de Internet discada que vivia caindo, era chamado atrás de chamado pra empresa de telefonia resolver o problema, mas nada. Aí falei pra pessoa, bora fazer um aterramento! Na época eu não tinha conhecimento dos padrões de aterramento e fizemos um padrã TT mesmo, com duas barras de cobre distancias, cabos de bitola correta e ligação correta na tomada, os problemas sumiram, a conexão passou a cair raramente e a velocidade que viva a casa dos 24000 a 33.600bps pulou pra 48000bps e de vez em quando 52000bps. Hoje a pessoa usa ADSL, mas o mesmo aterramento, só não sei mais a condição que ele está...

_rau_: Obrigado pela atenção também. Não sou audiófilo, então caso decida ligar a TV no no-brake, pelo que você disse, não terei muitos problemas. Fui em foruns sobre HTs, e vi que o mais recomendado pra isso é um tal de condicionador de energia.. quando puder, e ter minha casa com aterramento real, certamente pensarei em comprar um desse pra não ter distorção nenhuma.

Minha preocupação com o no break é evitar danos aos HDs, hoje muito preciosos pra mim.. o do time capsule para beckup, o do iMac.. preciso pelo menos desliga-los de forma correta pra evitar danos. E queria por a TV na roda para, com pico de luz, evitar que ela ligue/desligue, e de repente dê algum surto nela que possa ser transmitido ao iMac pelo HDMI.

Espero contar com a ajuda de vocês.

Abração.

Condicionador de energia se for do que to pensando é caríssimo! A SMS, a APC A GR Sevage e outras, fazem eles. Mas existe diversas classes de condicionadores, desde filtro de linha voltados pro mercado Home Theater, como esses que tb são filtros, mas muito mais elaborados e tem outras proteções. Mas um aterramento é recomendável viu, até pras proteções contra raios funcionar direito:

http://www.apcc.com/products/family/index.cfm?id=310

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Mas um aterramento é recomendável viu, até pras proteções contra raios funcionar direito:

http://www.apcc.com/products/family/index.cfm?id=310

Condicionador eu já vi o precinho... o pessoal dos foruns falam que pra TV e HT tem que ser um condicionador desses e um no-brake on line duplo num sei o que, e tem que ser senoidal. Fácil né? Se eu tivesse grana pra comprar, nem perguntava nada.. hehehhe.. esses seriam indicados pra qualquer coisa.. deve ser muito bons, mas fora do orçamento.

Queria uma solução com boa eficiencia e de fácil alcance ($$). Aterramento aqui é completamente impossóvel. To pensando em pegar um Modulo Isolador Microsol (sem estabilizador) de 700W (1Kva) e colocar um filtro da APC PH8VT3-LM. No filtro eu ligaria o no break APC BR1200 (ou vocês indicariam um SMS net winner 1300 ou Net 3+ 1400?).

Estou vendo a opinião de vocês pra isso.

Assisol: Então as ondas quadradas, em sua opinião, não danificam os equipamentos?

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Espero contar com a ajuda de vocês.

Esse teu problema ai me parece não ser caso de MI, nem de estabilizador, nem de supressor de surto e sim de "Benzedeira"...

Concordo com o _rau_ na questão aterramento, que sei nem sempre é fácil de se fazer. Me parece que as rerências ai no teu prédio estão meio que perdidas. Um bom aterramento deveria colocar um denominador comum...

Nesse tipo de situação um MI pode sim ajudar, como alternativa no tocante a homogenização dos referenciais..

Alternativamente, um no-break, te ajudaria no dia-a-dia no combate aos SAG´s. Nesse caso procure um bom no-break com boas proteções de entrada (geralmente os da APC cumprem essa etapa muito bem)

Você está confundindo Line-Interative com no-break on-line, que é o sonho de todos que compram um no-break.

Line interactive é o sinônimo de estabilizador. Quando existe energia na rede elétrica seu n o-break, line-interactive, não gera a partir das baterias e sim toma a tensão da rede e tenta deixá-la o mais próximo de 115 Volts tendo para isso a chance de tirar 6 volts, tirar nada ou acrescentar 6 volts à tensão de entrada. Ao faltar energia é que o inversor é operado para gerar 115 volts, geralmente com forma de onda retangular..

No-break on-line é aquele que sempre está gerando a partir das baterias que são alimentadas pela rede primária. Mais caro esses no-breaks on-line tem geração de forma de onda senoidal pura, para alimentar o tempo todo os seus equipamentos como se fora a rede elétrica e tem seus estágios de entrada, carregadores da bateria, muito, mas muito mais fortes pois na presença de energia eles é que alimentam o inversor para geração do AC.

Uma boa proteção elétrica não sei se será o suficiente para a sua matriz energética em função dos SAG´s que dizes ter por ai.

Talvez, no seu lugar, eu decidisse por colocar um bom no-break, não on-line pois é muito caro, mais algum do tipo com geração de forma de onda senoidal pura, por capricho...

Abraço...

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Eu tinha esquecido de comentar sobre o "line interactive" - algum marketeiro que inventou esse nome que não passa de Interativo com a rede elétrica, traduzindo. É um estabilizador + filtro de linha, ou apenas estabilizador integrado, só isso.

Nobreak Online é o sonho e achei um 230V por 1500 reais, mas não sei se a custo pra mantê-lo vale a pena pra um PC doméstico.

Agora um modelo senoidal vale, de 800-1200 reais dá pra achar alguns bons.

Condicionador eu já vi o precinho... o pessoal dos foruns falam que pra TV e HT tem que ser um condicionador desses e um no-brake on line duplo num sei o que, e tem que ser senoidal. Fácil né? Se eu tivesse grana pra comprar, nem perguntava nada.. hehehhe.. esses seriam indicados pra qualquer coisa.. deve ser muito bons, mas fora do orçamento.

Queria uma solução com boa eficiencia e de fácil alcance ($$). Aterramento aqui é completamente impossóvel. To pensando em pegar um Modulo Isolador Microsol (sem estabilizador) de 700W (1Kva) e colocar um filtro da APC PH8VT3-LM. No filtro eu ligaria o no break APC BR1200 (ou vocês indicariam um SMS net winner 1300 ou Net 3+ 1400?).

Estou vendo a opinião de vocês pra isso.

Assisol: Então as ondas quadradas, em sua opinião, não danificam os equipamentos?

Cara, basta ligar o modulo isolador e o nobreak, mas o ideal é que o modulo isolador não tivesse estabilizador. Toda vez que o modulo isolador fizer um "tlec", seu nobreak vai fazer outro em seguida, mas como não existe mais modulo isolador sem ser estabilizador, fica difícil. Eu recomendaria você então a usar só o modulo isolador e depois dele o filtro da APC, a não ser que sinta a necessidade de ter um nobreak. Mas não recomendo essa "gambiarrada" toda aí não.

A onda retangular não danifica a fonte não, mas pode diminuir a vida dos capacitores da fonte se a saida retangular for 220V (vide: http://forum.clubedohardware.com.br/ups-nobreak-x/544906). Só que é um tipo de onda não ideal pra alimentar por longos periodos com a expansão de baterias...

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Rau, tem sim Modulo Isolador sem estabilizador... Achei a venda por 180,00. É o de 700W (1Kva). Ele tem 1 tomada só, justamente para plugar um nobreak ou filtro de linha.

Os que foram lançados de 600W tem estabilizador. Já tava pensando em pegar um sem estabilizador, e depois que você falou dos clacks, fez todo o sentido e reforçou o que eu tava imaginando.

Acho que vou fazer como disse... ligar um filtro no microsol, e o no break no filtro... no inicio vou ligar só os Macs no nobreak, além do roteador e do modem de internet.. o resto ligo no filtro e faço uns testes.

Valeu a ajuda pessoal!

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Qual dos 3 modelos vocês consideram melhor:

* APC BR1200 ( http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1200BI%2DBR )

* SMS Net 3+ ( http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N012 )

* SMS Net 4+ ( http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N038 )

Levando em conta que todos tem a quantidade de W com sobras pra mim.

A linha SMS Net Winner é muito inferior que esses? ( http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N018 )

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Rau, tem sim Modulo Isolador sem estabilizador... Achei a venda por 180,00. É o de 700W (1Kva). Ele tem 1 tomada só, justamente para plugar um nobreak ou filtro de linha.

Os que foram lançados de 600W tem estabilizador. Já tava pensando em pegar um sem estabilizador, e depois que você falou dos clacks, fez todo o sentido e reforçou o que eu tava imaginando.

Acho que vou fazer como disse... ligar um filtro no microsol, e o no break no filtro... no inicio vou ligar só os Macs no nobreak, além do roteador e do modem de internet.. o resto ligo no filtro e faço uns testes.

Valeu a ajuda pessoal!

Não sabia... então menos mal.

Quanto a forma de ligar eu deixaria o filtro na parede, depois o módulo isolador e só depois o nobreak. Qual filtro você vai comprar, o APC? A rede aí é 110V? Se sim, eu faria dessa forma. Eu tenho receio da reação do filtro da APC ao acontecer um surto na Fase e ele desviar pro aterramento, alguma coisa pode estragar no módulo isolador, que é mais caro que o filtro. O Módulo isolador não tem nenhum componente de devio pra terra. O nobreak APC tem, mas os suros seria contidos lá no filtro em grande parte e ele que se sacrificaria pelo resto. Se bem, que pensando melhor, o modulo isolador deve ter um varistor Fase/Neutro, então creio que os surtos em grande parte serão desviados antes de chegar no filtro, a não ser que sejam surtos causados por raios, que são mais raros. Pra te falar a verdade não vejo necessidade grande em gastar num filtro APC, ja q você terá um nobreak ai com proteções semelhantes à do filtro APC.

Qual dos 3 modelos vocês consideram melhor:

* APC BR1200 ( http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1200BI%2DBR )

* SMS Net 3+ ( http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N012 )

* SMS Net 4+ ( http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N038 )

Levando em conta que todos tem a quantidade de W com sobras pra mim.

A linha SMS Net Winner é muito inferior que esses? ( http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N018 )

Eu voto no APC, podem até me chamar de puxa-saco deles, mas a capacidade contra surtos do APC é melhor e possivelmente o sistema de filtragem de ruídos também.

A SMS mente no tempo de resposta que é impossível ser 0,8ms se usar relés, a não ser que eles usem tiristores pra comutação à bateria. Eles colocam assim:

Tempo de acionamento do inversor: menor que 0,8ms. Se contarmos o tempo de análise da falta + tempo de comando enviado ao relé, mas tempo de reação do relé, isso dá por volta de 8-10ms e não 0,8ms! Eles devem estar contabilizando só o tempo de análise da falta e não o tempo total de geração da energia da bateria. A APC coloca os tempos reais, 8ms em média.

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Decidi desistir do filtro de linha APC.. a grana que ia pagar nele vou reverter para a compra de um nobreak APC 1300LCD, que pelo que ouço falar (incluindo o _rau_) tem um bom filtro de linha e proteção contra picos..

Outra vantagem é ter um fator potencia um pouco maior que o BR1200, tem display que mostra diversas coisas, como quantos wats estou consumindo, etc.. parece bem bacana.

No nobreak vou gastar 520.... amanhã faço o pedido.

Se alguem tiver alguma outra sugestão nesse valor.

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Se quiser acrescentar uma pequena proteção ao seu investimento, eu ligaria ele numa régua básica com varistor + fusível, uma de uns 30 reais mesmo, afinal 520 pilas é grana!

Esses da clone que tem 1 tomada só e fica na parede... serve? Daí já tenho em casa até :D

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