Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break PG600 Enermax


cabteixeira

Posts recomendados

Gostaria da ajuda dos companheiros... Estou com um No-break Enermax PG600 (fabricado pela Winparts), e confesso minha total ignorância deste tipo de equipamento... Nunca tinha tido a oportunidade (na realidade, nunca tive necessidade) de reparar uma encrenca dessas...

Os sintomas são:

1) o aparelho está sem a bateria (a bateria simplesmente rachou no meio!);

2) não dá nenhum sinal de vida (não tem saída, não comuta nenhum relé, não acende nenhum led).

Pergunta: sem a bateria, ele funciona?

A pergunta pode ser até meio *****, mas conforme disse, nunca trabalhei com no-break...

O esquema do aparelho está em:

http://www.4shared.com/file/29951298/d899e13/PG600-1200.html?s=1

Grato pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Basicamente não é interessante para o fabricante colocar um diagrama de um produto deles na Internet.

Respondendo a outra pergunta:

O No-Break teoricamente deveria funcionar sem a bateria. Porém, para que isto seja possível ele precisa ter um recurso chamado Cold Start.

Você já tentou ligá-lo sem a bateria? Tentou medir as tomadas com um voltímetro para verificar se há tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar o esquema original é crime, mesmo de 2003.

Agora quere saber o funcionamento do nobreak com o esquema da porta rs232 será meio difícil.

Se voce quer aprender a mexer no nobreak de forma academica, comece procurando trilhas interrompidas, diodos e trafo defeituosos.

Caso tenha queimado o microcontrolador, leve a uma autorizada ou compre um novo.

Não há muito o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente não é interessante para o fabricante colocar um diagrama de um produto deles na Internet.

Respondendo a outra pergunta:

O No-Break teoricamente deveria funcionar sem a bateria. Porém, para que isto seja possível ele precisa ter um recurso chamado Cold Start.

Você já tentou ligá-lo sem a bateria? Tentou medir as tomadas com um voltímetro para verificar se há tensão?

Amigão, basicamente um no-break não funciona sem bateria e basicamente tenho aqui varios esquemas dados amim pelo fabricante! e se alguém quiser ver se tenho razão ou não é só comprar um no-break e botar pra funcionar, todos vem descarregados! funciona q eu quero ver?

Amigão, o q é q tem a ver com recuperações de dados, interligações de dados, análizes de dados ou etc, com um no-break? Cold start é isso aqui ó:

http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/cicsts/v3r1/index.jsp?topic=/com.ibm.cics.ts31.doc/dfht2/dfht21a.htm

eu posso lhe dizer o q um no-break tém!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar o esquema original é crime, mesmo de 2003.
Eu não coloquei nada... Eu só procurei e achei o esquema que outra pessoa postou...
Agora quere saber o funcionamento do nobreak com o esquema da porta rs232 será meio difícil.
Essa eu não entendi... Esquema de porta RS232 ?!?!? Ahhh... Sim.... você por acaso notou que o arquivo PDF tem outras páginas além desta, que é a primeira?
Se voce quer aprender a mexer no nobreak de forma academica, comece procurando trilhas interrompidas, diodos e trafo defeituosos.
"Academicamente" falando: quando se inicia a manutenção de qualquer aparelho, a primeira coisa a se fazer é uma inspeção visual. Bem, foi o que fiz, e nela pude perceber que a bateria estava trincada!

Antes de ficar com um multímetro esquentando a cuca, procurando por componentes eletrônicos com problemas, eu só queria saber se alguém, com mais prática que eu, poderia dar a dica se o aparelho funciona ou não SEM A BATERIA...

Citação:

Postado Originalmente por FBorges22 viewpost.gif

Basicamente não é interessante para o fabricante colocar um diagrama de um produto deles na Internet.

Respondendo a outra pergunta:

O No-Break teoricamente deveria funcionar sem a bateria. Porém, para que isto seja possível ele precisa ter um recurso chamado Cold Start.

Você já tentou ligá-lo sem a bateria? Tentou medir as tomadas com um voltímetro para verificar se há tensão?

Amigão, basicamente um no-break não funciona sem bateria e basicamente tenho aqui varios esquemas dados amim pelo fabricante! e se alguém quiser ver se tenho razão ou não é só comprar um no-break e botar pra funcionar, todos vem descarregados! funciona q eu quero ver?

Amigão, o q é q tem a ver com recuperações de dados, interligações de dados, análizes de dados ou etc, com um no-break? Cold start é isso aqui ó:

http://publib.boulder.ibm.com/infoce...t2/dfht21a.htm

eu posso lhe dizer o q um no-break tém!

A questão não é saber se ele tem como partir (iniciar a operação) com a bateria descarregada...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, não funciona, sem bateria nunca!

Você tem razão!

Estive acompanhando o esquema (apesar do esquema estar desatualizado em relação ao nobreak... Várias coisas não são iguais)...

A tensão que alimenta as bobinas dos relés e o regulador 7805 (que alimenta o PIC) vem da bateria no momento da partida... Depois que se fecha a chave on/off, o relé RL4 é comutado e coloca o trafo na linha... A partir daí é que temos a alimentação fornecida pela rede para todo o circuito...

Fiz o teste e fechei o contado do RL4 com um jumper, e o nobreak funcionou (apareceu 127V nas tomadas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Me perdoem ressuscitar o tópico, mas é que eu estou com o mesmo nobreak que tb não dá nem sinal de vida, apesar de estar com a bateria (descarregada, obviamente). Qual a tensão mínima que a bat. deveria ter para que ativasse o circuito que envolve o 7805? A bateria que está nele só dá 1,5V e testei outra de um Enermax YupE (tenho outro tópico com esse!) que fora do circuito dá 8V mas, quando conecto a bat. no circuito a tensão cai para 4,5V e tb. não faz nada. Se um nobreak novo vem com a bat. descarregada, qual seria esta tensão mínima desta bateria? Alguém tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar: andei fazendo uns testes com as baterias que possuía e cheguei às seguintes conclusões: este nobreak Enermax PG600 (talvez até a linha Enermax toda!) só vai ligar com uma bateria que esteja com, no mínimo, 10V. O nobreak liga e começa a carregar a bateria. Para que funcione o inversor é necessário que a bateria esteja com os 12V completos. Uma alternativa que utilizei foi de ligar uma bateria que pelo menos ligasse o nobreak (carga da bateria), em seguida, sem tirar o cabo da tomada, trocar a bateria, ou seja, tirar a que já estava com carga pra ligar o nobreak e colocar outra que porventura esteja abaixo dos mínimos 10V. Desse modo a etapa de carga da bateria não desliga e consigo carregar outra bateria. Em tempo: para conseguir carregar uma das baterias que tinha, coloquei-a em um nobreak que não era Enermax (por uma grande falha, não me recordo a marca!), e que ligava até sem bateria! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...