Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento pro Chuveiro


rau

Posts recomendados

Pessoal, gostaria de saber se posso ligar os choveiros no mesmo aterramento pra qual ligo as tomadas dos meus PCs? Minha dúvida é quanto a segurança pra quem está tomando banho.

Se num evento de surto meu DPS desviar corrente de surto pra esse aterramento, quem tiver tomando banho corre risco? Sendo assim seria melhor um aterramento à parte só pro chuveiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seria melhor um aterramento à parte só pro chuveiro?

_rau_,

o melhor é sempre ter um bom e único aterramento; aterramentos separados podem levar a diferentes níveis de tensão em situações críticas, o que é perigoso tanto para os equipamentos quanto para as pessoas que os estiverem usando.

É possível fazer vários aterramentos separados e depois conectá-los; isso ajuda a baixar a resistência, melhorando o sistema de terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu deduzi, Saulo, mas sempre é bom a gente perguntar, né. Valeu pelas resposta!

E Ughadoo. Essa questão que você fala é apenas pra equipamentos interconectados. Um aterramento no chuveiro não vai ter relação nenhuma com outros aterramentos, já que ele seguiria a norma TT e ficaria independente. Agora se o chuveiro fosse ligado no PC, ai sim teria problema porque os potenciais de ambos aterramentos seriam diferentes. No caso de dois ou mais PCs e ambos com aterramentos distintos e conectados via rede ou qualquer outro meio condutor elétrico, ai sim é um problema.

Aqui em casa estou adequando o aterramento pros PCs, de acordo com a norma pra aterramentos de ETI e já to com piso quebrado, parede quebrada e os locais pras caixas quase pronto, mas uma das caixas tá fróid... Encontramos um piso antigo no fundo, mas não sabemos se é um piso ou a "gaiola" de concreto de um pilar, porque o local q escolhi pra uma das caixas é perto do canto de uma parede, ai ta complicado, amanhã vamos ver como vamos fazer aqui, to pensando em entupir o buraco e fazer em outro local, tá mais fácil, mas vai ser mais quebra-quebra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saulo, decidi quebrar pra fazer um negocio mais direitim, sem a volta toda que eu ia fazer e tal, e vou aumentar o numero de barras tb, já to com todo material aqui, só falta arrumar as caixas e tubulações q nessa semana termino.

Diaboles, deibaixo da terra você não enfia fio, você compra uma barra de 2,40 metros, de cobre, propria pra aterramento e enfinca no chão, mas isso é o básico do básico, não é só chegar e enfincar a barra, tem que ver se só uma barra vai dar uma condução elétrica legal ou seja, baixa reistencia pra condução elétrica.

Existe tb uma norma pra equipamentos informáticos, inclusive internacionalmente utilizada, que recomenda a interligação de Neutro e Terra junto ao medidor de energia. Ambos Neutro e Terra estariam equipotencializados, desse ponto em diante segue o neutro/fase e um fio dedicado só pro aterramento na tomada. É o chamado padrão TN-S de aterramento. No padrão TT você teria a(s) barra(s) aterrada(s) e dai puxaria um fio até o terceiro pino da tomada 2P+T sem interligar em nada no caminho, só na(s) tomada(s). O padrão TN-S supostamente reduz as chances de disturbios em modo comum, ruidos e surtos ocorrentes entre Neutro/Terra e risco de choque elétrico por devido a um fenômeno físico chamado tensão de passo. Tem um topico ai que foi discutido bastante isso, é um topico sobre estabilizadores x fonte boa, alguma coisa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...