Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cromia e retícula no corel ou photoshop como se faz?


Posts recomendados

  • mês depois...

cara é meio demorado, mas vou tentar te passar por aqui. eu já trabalho com isso a 7 anos

primeira coisa, você vai importar a imagem no corel draw, isso claro se não for necessário alterar alguma coisa na imagem tipo clarear escurecer etc.... se for necessário use o photoshop primeiro depois importe com o corel, antes de mais nada tenha certeza que a imagem cabe inteiramente na folha de impressão, se sua impressora imprimir A4 você só pode imprimir até o tamanho A4, se sua impressora imprimir A3 você poderá imprimir até o tamanho, e assim por diante porque:

porque a cromia como é uma imagem formada por pontos não pode ter imendas , senão justamente onde você imendou ficará com uma coloração diferente e nada a ver com o original.

feito isso vamos ao processo de separação de cores, esse é o processo onde o corel vai separar as cores para você, como estamos trabalhando com cromia grafica, o corel dividirá a sua imagem em 4 cores que são:

ciano (azul)

magenta (é um parecido com um rosa)

amarelo

preto

essas são as cores principais da tabela CMYK tabela qual o corel trabalha, agora faça o seguinte

vá em visualização da impressão

veja se a imagem esta corretamente dentro da folha (as vezes o corel pode cortar a imagem e deixar um pedaço para fora) por isso é sempre bom clicar em visualização da impressão.

agora vamos em opções de impressôes ou ALT O

vamos clicar em separações

marque agora a opção imprimir separações (note que os quadradinhos abaixo acenderam mostrado que a separação de cores foi selecionada)

nessa mesma tela a várias opções para serem mexidas mas no momento deixe tudo como está com o tempo você descobrira o que cada uma faz

próximo passo vamos clicar em pre-impressão desmarque todas as opções pois aqui vai conter informações de onde o desenho esta salvo e vários bla,bla, blas que no seu caso você não vai usar deixe marcada apenas a opção marcas de registro as marcas de registro servem para o encaixe da serigrafia após você ter imprimido os fotolitos.

vamos agora em post-script esse é a grande sacada da cromia aqui você pode escolher o tamanho do ponto para impressão em serigrafia, como o processo de serigrafia em 95% das vezes é manual você não pode imprimir uma cromia com o tamanho de ponto que a sua impressora imprime ou seja imprima um documento qualquer na impressora sem mudar nada você não conseguira enxergar o tamanho do ponto por isso aqui mudamos o tamanho para melhor visualização no processo gráfico que é feito por máquinas mudar o tamanho de pontos não é necessário, lembrando que para imprimi em modo pos script a impressora é obrigada a ter essa opção e não são todas as impressoras do mercado que tem essa opção então verifique antes de comprar uma impressora porque sem ela você não conseguira imprimir os pontos.

voltando vamos configurar o post-script

no nivel deixe no nivel 2

marcar usar compactação jpg

frequencia de tela: aqui você escolhe o tamanho do ponto quanto maior o numero menor vai ser o tamanho de ponto eu uso particurlamente o tamanho 60 para serigrafia mas isso varia de desenhista para desenhista imprimar em vários tamanhos diferentes para você notar a diferença.

marcar todas as opções de nivelamento

deixar desmarcado as opções marcas de pdf

agora clique em aplicar.

veja que o corel criou 4 paginas com seus respectivos nomes escritos nelas ciano, magenta, amarelo, preto veja se na aba questões não apareceu nenhum problema como o desenho não coube na folha etc..

clique em ok.

agora é so clicar em imprimir ou crtl p e ver o resultado lembrado que essas configurações podem ser alteradas as condições para você utilizar variam com a serigrafia que você trabalha, para impressão de retículas você vai usar o recurso do post-script da mesma forma que expliquei acima mas sem a separação de cores.

ufa..

espero ter ajudado

maurício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Primeiramente queria agradecer d+ ao amigo Mauricio pela ajuda.

Tava procurando isso na net faz tempo e não achava.

Por falar nisso essa semana achei num topico por ai, pra faze de um outro jeito que também funciona legal

http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=32756&st=0&p=130576entry130576

vou coloca ai caso alguem tenha a mesma dúvida qu eu:

1- Quando a sua imagem estiver pronta no Corel, você deve exportar para o Photoshop, exporte em CMYK, dependendo do tamanho exporte até 300dpi (jpg)

2- Abra o Photoshop, e abra a imagem que você converteu.

3- Abra a janela canais, no canto da janela tem uma setinha, clique nela, e logo apos aperte: DIVIDIR CANAIS, as quatro cores da Policromia serão divididas.

4- Observe que ficou dividido as 4 cores, em cada nome do arquivo tem uma letrinha no final: C(Cyan) M(Magenta) Y(amarelo) B(Preto)

OBS.: Antes de continuar você precisa saber: cada cor tem seu ANGULO no formato do PONTO, que será: C=15º M=75 Y=0 B=45 (VAI PRECISAR ADIANTE)

5- Pegue a cor PRETA, Vá em IMAGEM - MODO - BITMAP, vai aparecer um quadro: lá tem RESOLUÇÃO, essa resolução é a qualidade do ponto, geralmente para camisa eu coloco na SAÍDA 250 PIXEL/CM (TEM QUE SER SEMPRE PIXEL/CM), logo abaixo em método: UTILIZAR: TELA DE MEIOS TONS, CLIQUE EM OK.

6- Vai aparecer outro quadro: TELA DE MEIO TONS: Frequencia: é o tamanho do ponto, geralmente para camisa uso o tamanho 35 LINHAS/POLEGADA (Já aqui é sempre LINHA/POLEGADA), logo abaixo tem o angulo, que é aquele da Observação acima, no caso do PRETO é 45graus, e a FORMA é REDONDO.

PRONTO, de OK, aí você vai perceber as reticulas na Imagem, faça isso nas outras 3 cores, só mudando o angulo.

SE você QUISER, É SÓ IMPORTAR AS QUATRO IMAGENS PARA O COREL E IMPRIMIR NORMALMENTE, OU você PODE IR NO PHOTOSHOP IR NA JANELA CANAIS E MANDAR MESCLAR CANAIS, você VAI OBSERVAR QUE A IMAGEM FICOU COLORIDA, MAS OS PONTOS FICARAM GRANDE, AÍ É SÓ IMPORTAR PARA O COREL E IMPRIMIR NAS SEPARAÇÕES DE CORES NORMAL, LEMBRE-SE QUE QUANDO FOR IMPRIMIR SEMPRE MANDE NA MELHOR RESOLUÇÃO DA IMPRESSORA, OS PONTOS FICARÃO MAIS DEFINIDOS, COM ESSE TIPO DE PONTO, você IMPRIME NO VEGETAL COM QUALIDADE DE FOTOLITO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...