Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Morre o criador de D&D (influência em muitos RPGs eletrônicos famosos)


gandalfnho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Graças aos antigos e clássicos ''Role Playing Games'' de mesa - aqueles jogados com papel e caneta - hoje nós temos o gênero de RPGs na indústria. E é por isso que é com tristeza que anunciamos o falecimento de um dos criadores do mais notório RPG de mesa do planeta. Gary Gygax, co-criador de Dungeons & Dragons, morreu nesta terça-feira aos 69 anos de problemas cardíacos.

Gygax ficou conhecido por ajudar a criar ''Dungeons & Dragons'' e ''Advanced Dungeons & Dragons'', e assim se tornou pioneiro em RPGs de mesa. O primeiro livro de regras de D&D foi lançado em 1974 pela TSR, Inc., a companhia especializada nesse tipo de jogo que foi fundada por Gygax e Don Kaye um ano antes. Desde então, existiram três completas reformulações de D&D, numerosas revisões e atualizações e dúzias de livros de regras extras, cenários e campanhas.

Desde que a TSR foi comprada pela Wizards of the Coast em 1997, o jogo recebeu ainda mais expansões e atualizações. A companhia lançou Dungeons & Dragons 3rd Edition (3ª Edição) em 2000, e Dungeons & Dragons 4.0 está previsto para junho. Embora Gygax não tenha estado diretamente envolvido com D&D por muitos anos, ele desenvolveu e contribuiu para muitos outros, como ''Gary Gygax's Fantasy Worlds'' da Troll Lord Games.

Sem as contribuições de Gygax, os videogames poderiam até mesmo serem diferentes do que são hoje. Os sistemas de Dungeons & Dragons foram a fonte para videogames famosos como as séries Baldur's Gate e Neverwinter Nights da BioWare. Sua influência também pode ser vista em vários outros RPGs modernos incluindo The Elder Scrolls IV: Oblivion e World of Warcraft. Outro RPG de mesa da TSR, Star Frontiers, foi o precursor para muitos RPGs de ficção científica, como Mass Effect.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela notícia!

Acho que todos que um dia tocaram em algum livro de D&D e se aventuraram nas maravilhas de tal jogo, já ouviram falar no nome de Gygax. Com certeza suas idéias e criações modificaram o mundo fantástico que conhecemos hoje em dia, espelhados em muitos jogos como foi falado.

Porém, assim como J.R.R. Tolkien e Lovecraft, será lembrado sempre como um dos grandes mestres desses diversos mundos que existem hoje no RPG, tanto de mesa quanto em filmes, jogos, revistas, etc.

Acho que finalmente ele foi conhecer o mundo com que tanto sonhou! =]

RIP, Gygax!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...