Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Claro 3G - Tópico Central


cegordb

Posts recomendados

alem de um detalhe que ninguem mecionou nao q eu tanha visto

nao da pra acessar fazendo uma viagem de carro de trem ou qualquer coisa

quando você muda de uma torre para outra a net cai

nem adianta

o celular é assim

mas achei q o 3g ia melhorar

mas faze o que

nao compra é a melhor opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anatel falha em defender Usuário, diz Ouvidoria.

Vejam em:

http://www.contratosonline.com.br/biblioteca/noticias/Anatel%20falha%20em%20defender%20Usu%E1rio,%20diz%20Ouvidoria.htm

Que tal?

Agora caiu a casa, digo, a ANATEL...

Era só o que estava faltando. Agora a ANATEL nem espera mais a operadora dar uma desculpa esfarrapada para fechar (dar por concluída) a solicitação.

Por gentileza, leiam o detalhamento do histórico da minha solicitação junto à ANATEL e me digam se não é o fim da picada!

Solicitação número 288361-2008

http://sistemas.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/historicoSolicitacao.asp?codSolicitacao=%20288361&anoSolicitacao=2008&idtSolicitacao=6585028

Segunda-feira estarei procurando o Ministério Público, agora para incluir a ANATEL na batalha contra a safadeza que a Claro está fazendo desde dezembro de 2007.

Bem que aquele outro link da notícia estava certo: "Anatel falha em defender Usuário, diz Ouvidoria"

Se era para receber a resposta cretina que a ANATEL deu em 24/04/2008 esta "fabulosa" agência reguladora podia ter me poupado muito tempo e digitação e passado logo esta resposta em 31/03/2008. Ou seja, fechava a solicitação no mesmo dia em que abri.

Inacreditável este país!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, li o detalhamento da sua solicitação e cara... realmente, a ANATEL é uma piada. Ela esta cagando e andando.

No fim das contas a culpa é de quem assinou o serviço...

A Claro liberou minha velocidade dia 14/04... consegui altas taxas... mas durou pouco, no dia 16 a coisa estava limitada de novo em uns 130 Kbps.

Hoje chegou a fatura (a primeira) e há uma informação de que entre 19/03 e 13/04 mais de 17.000 MB foram trafegados, aquilo ali é o trafego de dados? Fala sério! Nunca conseguiria isso

Entre os dias 14/04 e hoje 25/04 meu tráfego não passou de 3GB (up+down). Com uma média dessas, em um mês eu teria uns 9 GB de tráfego.

Como eu teria conseguido 16GB entre os dias 19/03 e 13/04?

Ainda tem o fato de que eu estava usando o modem Giant, com o qual era impossível ficar mais de 1 hora conectado. Dava inúmeros erros, caia toda hora, travava o pc, sumia o modem do PC, etc. Dava pra navegar, mas não dava pra fazer downloads grandes.

Só troquei pelo Huawei em 11/04, e ai dias 12 e 13 a internet não entrava, só dava erro 619.

Eu só consegui usar efetivamente a internet pra fazer downloads grandes a partir do dia 14/04...

É... amanhã eu vou reclamar dessa conta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, adquiri o serviço.

Acho que tá com algum problema de ativação, conecta EDGE mas transfere nada... e 3G tá dando erro 619.

O pessoal da claro falou que o cadastro demora 48h para ser ativado. Estranho, para GSM a ativação é rápida...

Para eles só constam um plano pré-pago tdma, que realmente eu tive há alguns anos atrás.

Conectei somente duas vezes, durante poucos minutos, em 3G. Medi a velocidade, uma deu 400kbps e a outra 600kbps. Testei no www.speedtes.com e no www.rjnet.com.br.

O plano é de 250kbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa situação do 3G (Gaste, G) da Claro já passou do limite do tolerável! Beira ao ridículo, continuar oferecendo um serviço que nunca funciona e nenhum orgão de governo tomar alguma providência! Agência Reguladora? Isto no Brasil é sinônimo de certificar a omissão. O que precisamos fazer para conseguirmos fazer valer nossos direitos? Primeiro temos que gastar muito tempo em tentativas de reclamar o serviço não prestado. Depois guardar todos os protocolos, incluindo aí, o da tentativa de cancelamento. E por último, gastar com um advogado (ou tentar uma causa de sucesso) em defesa do consumidor, pequenas causas ou justiça comum. É verdade que dá trabalho, mas se 50% fizer isso, eu tenho certeza que eles desistem. Imaginou se todos tentassem? Será que o Sr. Salinas faz assim no resto do mundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desde que comecei a usar o (3g) 2G gastei muito tempo com os atendetes da claro e ouvindo a quele comercial orrivel que parece que foi colocado de proposito para os clientews desistirem de reclamar

os testes que fiz nos sites de controle de velocidade mostra que dificilmente esta no nivel minimo aceitavel meu email é [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU gostaria de citar junto com todos que reclamam da Claro, eu assinei este serviço e depois de vinte dias de reclamação junto a Claro, não deu em outra, acabei indo para o PROCON, para pedir o cancelamento e devolução do modem e chip.

E passo a todos vocês que esta não é a primeira vez que tive problemas com a Claro.

Finalizando, eu não recomendo a Claro para ninguém.

Atualmente eu assino a TIM WEP e até agora estou satisfeito, já viajei para Minas Gerais e Rio de Janeiro em várias cidades e o serviço tava bom. Uso o serviço deles de 250 kbps e agora estou esperando ansioso pelo 3G deles chegar aqui em no DF. Tomara que continuem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Não desisti não, faz tempo que não dou notícias mas é porque estou esperando a audiência na justiça que será este mês (maio/2008).

O motivo para eu voltar a dar notícias é que reparei que a Claro está tentando "enganar" o excelente site "Reclame Aqui" passando a informação de que eles me ofertaram 3 meses de "gratuidade" e que resolveram "todos" os problemas. Eu é que sou "maluco", gosto de criar "confusão" e não aceitei a "maravilhosa" oferta deles... hehehe

Abaixo está o texto que postei no Reclame Aqui:

Prezados Senhores responsáveis pelo Reclame Aqui,

Em resposta a:

"Em atenção a sua notificação, identificamos contato por parte da Operadora Claro com o Sr. Leandro no dia 23/04/2008, às 14h58 sendo prestado os devidos esclarecimentos sobre o serviço Claro 3G, foi ofertado isenção da franquia para os meses de Maio, Junho e Julho/2008, porém o cliente não aceitou a oferta. Sr. Leandro ciente dos esclarecimentos prestados e continuamos a disposição para mais informações. (200850425807)"

Não aceitei a oferta da Claro pois a mesma só foi ofertada após MESES de incomodação e enrolação e após eu ENTRAR COM AÇÃO NA JUSTIÇA contra a operadora Claro. Meu pseudo-acesso 3G foi cortado faz tempo pois me recusei a pagar a fatura de março de 2008 de um serviço que não é prestado como deveria.

Também estarei recorrendo ao Ministério Público em face da incontestável incompetência (para não dizer má fé) por parte da ANATEL, que após receber informações extremamante detalhadas NÃO FEZ NADA a não ser me "mandar lamber sabão"...

Vejam a última resposta da ANATEL, a agência "reguladora":

"A Anatel informa ao usuário que existem taxas diferentes nominais e de garantia na velocidade do serviço de internet. Normalmente a de garantia é 10% do valor contratado. Vários são os fatores que influenciam a velocidade, inclusive o site acessado. Existe um site www.rjnet.com.br ou www.numion.com onde se mede a velocidade da linha em tempo real. Este poderá lhe informar a sua real velocidade. O usuário pode usá-lo fazendo medidas em diversas horas, guardando as telas produzidas. Se a velocidade mínima não for atingida o usuário pode solicitar o cancelamento ou diminuição do aluguel até que a prestadora consiga prover o contratado."

Vejam o histórico completo do "atendimento" prestado pela ANATEL em:

http://sistemas.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/historicoSolicitacao.asp?codSolicitacao=%20288361&anoSolicitacao=2008&idtSolicitacao=6585028

Depois de ler atentamente, tirem suas conclusões.

Venho encarecidamente solicitar ao Reclame Aqui que retire o status de "Atendido em" pois ainda não fui atendido, continuo com problemas e só a justiça irá resolver o problema. E assim, com certeza, é a situação de centenas e centenas de outros usuários pelo Brasil todo. Os números só não são maiores porque a grande maioria dos brasileiros não conhece seus direitos e da pequena parcela que conhece, menos ainda são os que "batalham" por seus direitos.

Também gostaria que a "carinha feliz" fosse novamente trocada pela "carinha raivosa" porque este é o único sentimento que podemos ter perante empresas como a Claro, agências "reguladoras" como a ANATEL e, de um modo geral, com os dirigentes e "responsáveis" deste país.

Atenciosamente,

Leandro Peracchi

Quem quiser pode ver o post integral no Reclame Aqui em:

http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=9072548fce787495a680056fc842f345ddbf3cd6

O "fechamento de ouro" da ANATEL pode ser visto em:

http://sistemas.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/historicoSolicitacao.asp?codSolicitacao=%20288361&anoSolicitacao=2008&idtSolicitacao=6585028

Quem puder ler na íntegra os textos e me ajudar com sugestões e idéias para o dia da audiência estará não só me fazendo um favor como também ajudando todos os outros usuários que ainda estão sendo "extorquidos" pela Claro.

Confio que a Justiça vai prevalecer e isto criará jurisprudência (não sou advogado, acho que é isso) sobre este assunto do "Claro 3G".

Aos advogados que estão acompanhando este caso: ajudem com idéias, materiais e tudo o mais que possa ser juridicamente útil na audiência.

Desde já agradecido,

Leandro Peracchi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal,

eu sou advogado e estou acompanhando o drama de vocês. Realmente não há muito o que fazer, seria engraçado o MP entrar com uma Ação civil pública contra a Anatel e as Operadoras por lesarem os consumidores, já que na teoria a Anatel deveria fiscalizar e regular o mercado em prol dos usuários, mas na prática é terra da mãe joana.

Esse país é da Banânia.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe trabalho no ramo da informatica tenho 2 clientes q usa claro 1 pc fixo e ou cliente em notebook eles me falaram muito bem. A do pc fixo (moro holambra sp)fala q quando vai pra capital sao paulo la pega rapidissimo aqui em holambra pega mais rápido q speedy de 1mb e porque ainda não chegou sinal 3g aqui e na cidades de vocês tambem não deve ter chegado o sinal 3g então ele deve funcionar q nem speedy, então vocês tem q se informaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! se o sinal ''3G'' chegou na cidade q vocês moram se não vocês estão pagando por uma coisa hhehe q nem vou fala vocês ja devem ter entendido o recado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Snike disse:
hehe trabalho no ramo da informatica tenho 2 clientes q usa claro 1 pc fixo e ou cliente em notebook eles me falaram muito bem. A do pc fixo (moro holambra sp)fala q quando vai pra capital sao paulo la pega rapidissimo aqui em holambra pega mais rápido q speedy de 1mb e porque ainda não chegou sinal 3g aqui e na cidades de vocês tambem não deve ter chegado o sinal 3g então ele deve funcionar q nem speedy, então vocês tem q se informaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! se o sinal ''3G'' chegou na cidade q vocês moram se não vocês estão pagando por uma coisa hhehe q nem vou fala vocês ja devem ter entendido o recado

Rapaz, o problema é exatamente a confusão da cobertura.

Tem lugar que tem cobertura 3G (minha casa) e a internet funciona muito bem. Tem outros lugares que TAMBÉM TEM cobertura 3G (meu escritório) e a internet não funciona tão bem...

Aqui em casa, consigo picos de 2Mbps. No escritório, a 1KM de distância, a internet nunca passa dos 512Kbps (meu plano é o de 1Mbps). Então esse lance de ter ou não ter cobertura é muito vago... vai muito da sorte, da distância de onde você esta acessando para as "antenas", do clima (tempestades afetam a qualidade do serviço) e do tráfego de dados na antena que você esta usando... se tiver muita gente acessando a rede 3G na mesma área, a velocidade cai. Isso prejudica o acesso em grandes centros comerciais onde muita gente esta usando essa tecnologia ao mesmo tempo...

Quando não existe a cobetura 3G, quase sempre a coisa é ruim, com acesso via GSM/EDGE... em alguns pontos é pior do que discada. Mas na maioria dos lugares que usei nessa rede, ficava um pouco melhor que a discada, na casa dos 60/70 Kbps.

Atualmente, o que esta matando e esta me fazendo reclamar da Claro 3G é a franquia de 1GB de dados, que quando ultrapassada faz a velocidade cair pra uns 150Kbps. Atualmente a minha esta limitada, qualquer teste que faço (Speedtest.net, RJNet, etc.) acusa a mesma faixa de 150 Kbps. 

Sei que quanto mais gente conheço que usa esse serviço, mais certeza eu tenho de que vai muito da "sorte" de cada um...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
Ora bolas, ninguém pode vender acima da quantidade que pode atender/entregar! Só a Claro que não sabe disso?

Se não possuem capacidade para atender uma alta demanda, NÃO VENDAM ou pelo menos PAREM DE VENDER agora que já sabem que estão operando muito acima da capacidade.

Outra desculpa que ouvi várias vezes, inclusive de uma funcionária da loja da Claro aqui no Shopping Praia de Belas em Porto Alegre é que "o serviço é novo, é uma nova tecnologia, é normal que não funcione bem no início, até a empresa dominar a tecnologia, etc...". Tá louco! Ela só confirmou o título do meu primeiro post na internet sobre este problema: "Claro 3G - pague para servir de cobaia".

E assim, depois de mais de três meses de sofrimento, estresse, mal atendimento e desculpas esfarrapadas tudo continua como antes...

Cadê o governo? Pra que servem as agências reguladoras? Por quê pagamos tantos e tão altos impostos?

Também sou de POA, e também ia assinar o Claro 3G "ilimitado", mas antes resolvi me informar bem, e acabei por achar, no próprio site da claro, o regulamento do Plano de internet banda larga, que mencionava, além do limite de 1GB, que o chip era bloqueado para envio de SMS e chamadas de voz. Achei que não havia entendido direito o regulamento, li dezenas de vezes, afinal se o plano é ilimitado, o que seria aquilo de 1GB de limite? Pensei que deveria se referir a algum outro parâmetro arbitrário próprio da tecnologia 3G, afinal é uma nova tecnologia, eu não sabia muito sobre o assunto.

Fui até à Loja Claro do Shopping Praia de Belas e o atendente foi logo dizendo que o modem 3G estava em falta. Perguntei sobre o regulamento que eu li no site da Claro, e o que significava aquilo de “1GB”. Ele explicou, e, não, eu não estava tão errada, não havia engano, se eu baixasse mais de 1GB a Claro diminuiria arbitrariamente a velocidade de download até o mês seguinte. Eu comentei que a propaganda enganava, que era pouco, não valia a pena, etc, e então o próprio funcionário acabou concordando comigo, meio "em off", é claro.

Acabei , então, por assinar o serviço 3GMais Internet Banda Larga da Brasil Telecom (com os dois pés atrás porque, bem, vocês sabem, é a Brasil Telecom...). A atendente me jurou várias vezes que não havia limite de volume para download, mesmo depois de eu comentar que não queria nada como o plano da concorrente (Claro), que tinha limite de 1GB e restrição de velocidade para o tráfego excedente ao contratado. Comentei que era muito pouco, que não dava pra fazer nada com 1GB, então eu não poderia por exemplo baixar uma temporada de um seriado, que tem 4.7GB em geral. Ela concordou com a cabeça, disse que tinha um colega ali que tb costumava fazer isso. Eu perguntei pra ela quais eram os parâmetros do Plano que eu estava assinando (Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço : Plano Brasil Dados Flex), e ela não me mostrou nenhum regulamento, apenas disse que era o nome do plano e pronto.

Eu fiquei o tempo todo ao lado da atendente vendo o que ela preenchia na tela. Quando ela selecionou "2GB+ilimitado" num menu do cadastro do plano, eu perguntei: "2GB? Mas não era download ilimitado?", e ela respondeu "Sim, é ilimitado, pois este é um plano promocional, por isso que eu selecionei 2GB+ilimitado". Eu resolvi aceitar a explicação da moça.

Assinei um plano de 1Mpbs com uma franquia de 2GB de download "ilimitado", por 94,90 reais e com o Modem USB grátis, de acordo com a promoção, por um período mínimo de 12 meses. Isso foi há exatamente 24 horas de agora.

Para minha surpresa até agora está tudo funcionando como deveria. Eu realizei testes de velocidade que são compatíveis com o produto que me foi vendido e também envio mensagens SMS pelo modem. A navegação é excelente e as páginas carregam instantaneamente. A atendente me disse que talvez "o sistema" só reconhecesse meu modem hoje pela manhã, mas, para minha total surpresa e choque, quando eu cheguei em casa, liguei meu note, e a conexão já estava funcionando normalmente.

Até agora eu só tive surpresas boas, e poucos problemas- o tráfego ficou ocioso, mas não desconectou, 3 vezes, durante alguns segundos, achei aceitável – muito embora eu tenha certeza que a atendente me passou a conversa no quesito "ilimitada", e eu ainda prefiro esperar até o final do mês para ter uma opinião definitiva sobre o serviço (mesmo que eu não use os 2GB, será que vai continuar tudo assim? nessa paz? vou manter os dois pés atrás, bem firmes...)

Depois de assinar um serviço 3G e de ler este tópico inteiro, minhas impressões:

O problema é que as empresas de telecomunicação em questão estão vendendo uma tecnologia usada principalmente em telefonia móvel, como se esta fosse uma nova conexão de internet banda larga. (ou seja, gato por lebre, ou propaganda enganosa, ou esperteza, ou jeitinho brasileiro, isso tem muitos nomes...)

Ao meu ver os produtos 3G se destinam ao usuário para o qual é imprescindível alta conectividade associada à mobilidade, com volume de tráfego médio a baixo (técnicos em informática, profissionais da área do jornalismo e mídia em geral, quem trabalha com comércio online, profissionais de turismo, etc, e, é claro, todos com obsessão por estar sempre conectados). O 3G não me parece adequado pra quem quer baixar grandes volumes de dados, ou seja, pra quem vive baixado filme, seriado, mp3, etc. Nesse caso o melhor é uma conexão normal mesmo, vírtua, adsl, essas coisas.

E, pra quem precisa da internet móvel por motivo de trabalho mas também tem mania de baixar de tudo quando está em casa, então acho que tem que assinar os dois serviços, ou seja, a internet "normal" e a 3G.

Se as empresas fossem mais honestas iam fazer propagandas dirigidas (tipo "você, que precisa sempre de internet em qualquer lugar, venha conhecer nossos planos 3G..."), e não essa propaganda enganosa e inescrupulosa com meros fins lucrativos. Assim o "sistema" não ficaria sobrecarregado, e a conexão de todos seria boa, e todos ficariam felizes. Mas isso não ia dar tanto dinheiro... ia?

Eu me lembro da época quando a telefonia era estatal. Eu esperei dois anos pela minha linha da CRT. Se as "teles" hoje ainda fossem estatais, talvez tivessemos fila de 5 anos (hehe, já imaginou?) pra conseguir uma conexão de internet, mas com certeza ia funcionar direitinho! Em vez disso, hoje qualquer empresa chega na tua casa no mesmo dia pra instalar uma conexão de *****, desde que tu pague logo, caro, e no mínimo durante 12 meses e não use quase nada de largura de banda, e que dirigentes da Anatel estejam tomando Marguerita nas Bahamas com o dinheiro da concessão.

E tem mais: essa história de diminuir a velocidade de download é uma medida que partiu da própria ANATEL, que determinou que em vez de cobrar por tráfego adicional, se diminua a velocidade. O que me parece uma forma de traffic shaping legalizado (ótimo, agora mesmo é que a nossa reclamação não tem vez!)

P.S.: não encontrei o plano Brasil Dados Flex da BrT no site da Anatel, ou seja, ele não é homologado pela ANATEL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Leandro voce deveria entrar com uma ação contra a Claro.

 

Propaganda enganosa, Constragimento moral em virtude da pessima qualidade do serviço, Dano material, Má fé, Quebra de contrato etc, etc

Iria ate lhe recomendar o juizado de pequenas causas mas no seu caso o limite de indenização de 12 salarios minimos seria pouco pra voce.

 

Karlos disse:
Emanuel, eu tinha velox!

O problema é que a mer** da velox cortou meu sinal ADSL, disse q foi "inviabilidade técnica" e hoje diz que minha linha não suporta velox.

Resumindo: todas são uma porcaria!!! No Brasil não existe banda larga que preste!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Aconteceu a mesma coisa com um amigo meu aqui no rio. Cortaram o sinal do ADSL, ele ligou no suporte do velox, alegaram inviabilidade tecnica ou algo do tipo. Só que pro azar deles meu amigo é advogado e entrou com uma ação no juizado de pequenas causas ganhou em primeira instancia pouco mais de R$1.500,00 a OI/TELEMAR não recorreu e pagou em tempo habil.

A ironia é que duas semanas depois de pagarem o valor da indenização o telemarketing da Velox ligou pra ele oferencendo a banda larga. A mesma que haviam cortado sem aviso previo e com essa desculpa de inviabilidade tecnica.

É hilário cara. Eles lucram tanto que devem ter alguns milhões separados pra pagar processos movidos por clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Postado Originalmente por Karlos

Emanuel, eu tinha velox!

O problema é que a mer** da velox cortou meu sinal ADSL, disse q foi "inviabilidade técnica" e hoje diz que minha linha não suporta velox.

 

Na minha rua a Oi informa que só tem Velox "150". Minha vizinha resolveu assinar assim mesmo... recebeu o modem em casa no dia seguinte com a promessa de que viria um técnico instalar em 2 ou 3 dias... Uma semana depois, como o técnico não apareceu, ela ligou para a Oi e foi informada que não havia viabilidade técnica para instalar o "Oi Velox 150" na residência dela. E ainda queriam que ela se desse ao trabalho de ir devolver o modem em uma loja da Oi...

Ou seja... A Oi diz que tem viabilidade na hora de vender, mas não tem na hora de instalar... E o pior é que aqui não tem NET/Virtua, então, na banda larga "fixa" não tem concorrência. O Serviço 3G da Tim também não tem cobertura aqui. Só sobrou o 3G da Claro pra ter alguma coisa melhor que o acesso discado mesmo...

E sobre o Claro 3G: o meu continua funcionando "numa boa", raramente tem ficado ruim. Raramente fica sem sinal. O único problema é a tal franquia... minha velocidade é reduzida de 1 Mbps para cerca de 150Kbps após cerca de 4GB de downloads (um pouco além do 1GB de tráfego prometido... ). Mas a redução nunca ocorreu antes de 4 dias após a liberação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho o 3G da Claro, com o modem Huawei (branco). A Claro diz que o sinal no RJ, funciona na capital, em Niterói e em Maricá. Pura mentira, meu sinal ficava entre 15kbps e 30kbps, levava muitos minutos para conseguir abrir o Google. Liguei insistentemente para o suporte, pois eu não aceitava mais isso (apesar de não ser a minha internet primária). Depois de quase um mês, meu sinal subiu milagrosamente para quase 1Mbps, mas no mesmo dia ele já reduziu para 200kbps. Ficou assim durante dias e hoje em dia ele já voltou para a rede EVDO e fica a mesma lentidão. Desisti dessa porcaria e não recomendo a ninguém :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal,

Abaixo vou tentar elucidar porque essa franquia oferecida pelas operadoras não pode ser legal e peço a leitura atenta de todos que se interessarem.

Conforme meu relato nesse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/banda-larga/f108 as operadoras 3G estão ao meu ver fazendo propaganda enganosa afirmando que seus planos 3G são ilimitados. Mas em todas as operadoras que pude confirmar a informação existe uma franquia de download e passando disso sua velocidade de navegação será enforcada para míseros 127 ou 200K dependendo da operadora.

Pois bem, a TIM e a CLARO estão operando com uma franquia de 1Gb conforme seus sites. Já a Brasiltelecom, segundo informações que obtive numa loja da empresa, opera com o limite de 2Gb.

Porém, num discurso único, todas dizem que PODEM limitar sua velocidade após o alcance da franquia, mas não dizem que VÃO limitar...

Pois bem, meu objetivo com esse post é dizer o que significa esse limite, caso alguém aqui ainda não tenha se dado conta, ou não saiba o que significa.

Alguns conceitos para nivelar o conhecimento e me perdoem os que já sabem:

- Um byte é análogo a um caractere, uma letra ou número e é representado por um valor decimal. Para computadores esse valor decimal é convertido para binário (0 ou 1) e cada byte equivalem a oito bits. Você pode fazer a conversão usando esse site: http://egret.net/kb__mb.htm.

- Um Kbyte são 1024 bytes ou 8192 bits;

- Um Mbyte são 1024 Kbytes ou 8388608 bits.

- Um Gbyte são 1024 Mbytes ou 8589934592 bits.

- Franquia é a quantidade de Gbytes que você poderá baixar da internet usando o plano contratado e depois disso você usará a menor velocidade comercializada pela empresa até a próxima vigência do seu contrato.

- Download é TUDO que se baixa pelo modem. Não importa se é um arquivo, um e-mail, ou uma página no internet explorer. TUDO é download.

Quando contratamos um plano significa que estamos contratando a velocidade em BITS por SEGUNDO, ou seja, um plano de 250K pode trafegar em um segundo 2048000 bits em um segundo ou aproximadamente 25Kbytes por segundo.

Podemos generalizar que a velocidade em BYTES por segundo será a velocidade contratada em BITS dividido por 10 (para descontar os arredondamentos).

Então afinal o que isso significa em relação ao plano 3G que contratei? Significa que você poderá fazer o download de 1073741824 bytes usando a velocidade que você contratou e depois disso será enforcado.

Mas em tempo? Quanto tempo poderei usar minha conexão na velocidade que eu contratei?

Eu contratei um plano de 7M que me permite uma taxa de download de cerca de 700Kbytes por segundo.

Como vimos, 1Gbyte é igual a 1073741824 bytes. 700Kbytes por segundo é igual a 716800 bytes. Se dividirmos teremos 1498 segundos de download a plena velocidade, ou 25 minutos!!! Ou seja, você contrata um plano para o mês todo, e pode usá-lo por 25 minutos!!!

Pode-se aplicar a fórmula abaixo para calcular o tempo:

Minutos = ((franquia * 1048576) / (velocidade_contratada/10)) / 60

Então, arredondando, teremos o seguinte:

Para o plano de 250K:

Minutos = ((1 * 1048576) / (250/10)) / 60

Minutos = (1048576 / 25) / 60

Minutos = 699

Para o plano de 500K:

Minutos = ((1 * 1048576) / (500/10)) / 60

Minutos = (1048576 / 50) / 60

Minutos = 349

Para o plano de 1M:

Minutos = ((1 * 1048576) / (1024/10)) / 60

Minutos = (1048576 / 102) / 60

Minutos = 171

Para o plano de 2M:

Minutos = ((1 * 1048576) / (2048/10)) / 60

Minutos = (1048576 / 204) / 60

Minutos = 86

Para o plano de 3M:

Minutos = ((1 * 1048576) / (3072/10)) / 60

Minutos = (1048576 / 307) / 60

Minutos = 57

Para o plano de 7M:

Minutos = ((1 * 1048576) / (7168/10)) / 60

Minutos = (1048576 / 716) / 60

Minutos = 25

É bom lembrar que um mês possui em média 43.200 minutos!!!

É claro que as taxas de download podem flutuar, então esses valores vão mudar um pouco, mas a fórmula será sempre a mesma.

Um programa interessante é o DUMeter (http://www.dumeter.com). Como ele você pode acompanhar todo o tráfego de informações que você efetua com a internet e verificar quando irá alcançar a sua franquia contratada.

Espero ter ajudado a todos a entender porque 3G é enganação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Testei Domingo e funcionou bem até 1 mega, no centro, lagoa, sto. antônio, praia mole, trindade, córrego grande, funcionou em jurerê internacional em edge com 300 k em média e em jurerê tradicional e barra da lagoa ficou péssimo, impraticável, outros lugares não consegui testar pois a bateria do note acabou antes.

Adorei a tecnologia, o modem da sony ericsson é show, e poder navegar no notebook dentro do carro em movimento pela cidade é o máximo, uma pena a Claro bloquear a velocidade para 128 kbps quando passa dos 2 gigas de dados tranferidos, funcionou msn etc, tudo perfeito, mas onde eu moro não deu certo ai devolvi tudo de acordo com o combinado, 24 horas para testar e desistir, muito fácil e sem complicação na loja Claro do Beira Mar Shopping.

Recomendo a utilização pra pessoas que morem no centro e região, mas pra navegação normal vale a pena pela mobilidade...

Até o fim do ano me informaram que funcionará em toda a Ilha e depois irão para o continente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leiam com atenção:

Estudo na Universidade FUMEC e houve, recentemente, um treinamento de CallCenter de uma importante operadora 3G de Belo Horizonte na minha Universidade.

Meus professores participaram do treinamento e eu, como monitor da Universidade, estive presente em alguns momentos para apoio.

Também já participei de treinamento de CallCenter de outra operadora.

Ambas foram citadas aqui.

As grandes verdades são:

- As operadoras (tanto 3G quando outras) oferecem serviços muito acima do que podem oferecer, ou seja, não possuem capacidade de funcionamento real para o serviço oferecido. Isto já foi discutivo em vários fóruns, provavelmente aqui também.

- Os operadores são meros estagiários completamente despreparados, sendo que vários que foram treinados JAMAIS tinham visto ou trabalhado em um PC.

- Estes mesmos operadores nem fazem ideia do serviço que vendem (em sua maioria, claro que existem excessões), e não possuem equipamentos disponíveis para que, durante o atendimento, possam manusear ou pelo menos visualizar com mais clareza o que o cliente tenta informar

- Existe uma legislação imposta pela ANATEL que determina um prazo mínimo e máximo de atendimento, ou seja, o atendente TEM que lhe fornecer uma resposta dentro deste prazo

- Os sistemas de CallCenter são, geralmente, implementados sem planejamento e apresentam sobrecarda de dados, o que os deixa lentos e propicia os atendentes à famosa "por favor, aguarde só mais um instante".

Isto não se reflete apenas em operadoras 3G, mas em vários CallCenters em geral.

Portanto, antes de reclamar do atendimento, lembre-se que nem sempre o atendente é o culpado, a grande bolada de erro é da OPERADORA.

Vale lembrar que, como citei, as operadoras disponibilizam um serviço sem realmente poderem atender à demanda deste serviço.

Eu utilizo hoje o 3G da TIM (1Mbps sem limitação).

Efetuei vários testes e os resultados foram:

De manhã cedo: aproximadamente 90Kbps de transferência, com alguma instabilidade

De tarde: aproximadamente 12Kbps de transferência, com séria instabilidade

De noite: aproximadamente 108 Kbps de transferência

Um colega meu utiliza o 3G Claro em BH e até o momento não me informou nada que realmente fosse diferente da TIM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Infelizmente sou mais uma vitima da claro 3g adquiri o plano 500, em 30/10/2008, ate agora so tive problemas, quando esta conectada a medição do velocimentro mosta 300, 250, ate ai tudo bem, so que nao se mantem estavel para abrir uma pagina leva quase 15 minutos, ja quanto esta com velox e em segundos.

[cuidado a claro e uma roubada litermente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...