Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Central - Overclock em Geforce 8400GS


thamhki

Posts recomendados

E aí pessoal!

Estou com uma dúvida... Comprei uma 8400 GS de 1 GB DDR3 da Point of View, e gostaria de saber até onde os chips dela permitem fazer over?

Especificações (logo eu posto um print dela):

Core Clock 589 Mhz

Shader Clock 1402 Mhz

Memory Clock 500 Mhz (DDR3)

Quando voltar pra casa eu posto todas as informações restantes.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Anteriormente tive essa PlacaGráfica,

é uma placa barata,joga ainda alguns jogos,para jogar jogos melhor tinha de meter overclock,o meu processador nao ajuda mas...

Bem vamos ao que interessa,tu podes meter mais podes,não sei se a tua é 256mb ou 512 mas a minha metia a Memory Clock-512

Core Clock acho que 600 ( vai exprimentado se der Blue Screen ecra todo azul e o pc reiniciasse nao a problema...tens e de baixar o overlock)

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Nuno Tavares:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Anteriormente tive essa PlacaGráfica,

é uma placa barata,joga ainda alguns jogos,para jogar jogos melhor tinha de meter overclock,o meu processador nao ajuda mas...

Bem vamos ao que interessa,tu podes meter mais podes,não sei se a tua é 256mb ou 512 mas a minha metia a Memory Clock-512

Core Clock acho que 600 ( vai exprimentado se der Blue Screen ecra todo azul e o pc reiniciasse nao a problema...tens e de baixar o overlock)

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Nuno Tavares:D

Obrigado nunotavares11! :D

A minha chegou no 610 Mhz sem problemas no Windows, mas alguns jogos chegaram a travar nesse clock.

Pois bem, os clocks padrões são os mesmos que citei na última mensagem.

Com overclock consegui os seguintes valores (com a placa estável e lembrando que estes valores eu só deixo quando estou jogando):

Valores em OC

Core Clock 700 Mhz @ 589

Shader Clock 1666 Mhz @ 1400

Memory Clock 525 Mhz @ 500

A temperatura fica em volta dos 66°C em idle e chega a ficar no máximo 72°C quando estou rodando alguns jogos.

Fora isso tenho uma pequena dúvida, existe algum problema em deixar duas profiles, uma com os clocks acima (somente enquanto eu estiver jogando) e outra com os clocks no mínimo (pra quando estiver na internet ou mexendo em outra coisa que não seja jogos, para poupar a GPU e energia, além da temperatura ficar na faixa dos 55°C).

Essa variação causa alguma diminuição da vida da GPU?

Ex: com o OC o Clock do Core fica em 700 Mhz e com o miníno fica a 290 Mhz.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pois é, depois de alguns testes eu consegui 660 no core, 1570 no shader e 575 no memory, mas como você disse Drower, não notei muita diferença (só na temperatura :D).

Pelo que vim pesquisando, esses clocks estão, acho eu, de bom tamanho para a placa, visto que ela consegue rodar alguns jogos tranquilos até uma resolução de 1024x768, obviamente. Acima disso ela apresenta um pouco de preguiça pra renderizar algumas partes dos jogos. Gostaria de fazer algo mais completo nesse tópico, mas nem jogos atuais eu possuo, mas acho que quem compra uma plaquinha dessas nem pensa nisso, né? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, Galera,

Eu estou com uma 8400GS da Zotac onde meus specs seguem:

GPU:567Mhz @ 810Mhz

Shader: 1400Mhz @ 1998Mhz

Memoria: 333Mhz @ 475Mhz

Minha pergunta é se isso seria um bom overclock para essa placa e se compensaria eu trocar por uma 9500GT (no caso, qual seria a diferença entre a 8400GS OC com a 9500GT?) Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala paulokf!

Sinceramente pelo que pesquisei sobre as vgas da nvidia, a 9500 (pelo preço) não compensa tanto, visto que você encontra 9600 e algumas ATi pelo mesmo valor e com desempenho superiores...

Antes de tudo recomendo você procurar na net e no fórum da CDH e até em outros gringos, tipo Guru3D.

Só uma coisa, você pretende usá-la para jogos? Porque ai sim vai variar bastante em termos de desempenho e comsumo, no que se trata de modelos de placa. Eu, atualmente estou procurando uma substituta da 8400 GS (no meu caso estou entre a 9800, mais antiga, porém potente, e a 5670, tecnologia mais nova e econômica), mas ai varia de caso.

E a propósito, belo over que você fez nela :P (um dos pontos fortes dela).

P.S: Você já olhou a tabela da CDH?

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-NVIDIA/519 (NVIDIA)

e

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-Comparativa-dos-Chips-da-AMD-ATI/520 (ATI)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

e ai galera,pelo que vi a discussão sobre a plaquinha vai longe em rss,eu também tenho uma 8400gs 512Mhz Nvidia,ja tentei o Rivatuner....

agora não me lembro dos valores,mas não resolveu muito não em,só serviu pra aumentar a temperatura,chegou a 72° no Combat Arms e os FPS aumentaram bem pouco....

enfim o melhor a fezer é mandar essa vga embora e comprar outra mesmo rs

Obs: acho que se você der ela pra alguem,logo vão te devolver rs :unsure:

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Andrukas,

Desculpe pelo atraso na resposta. Então, não utilizarei para jogos, porém eu utilizarei mais para programas pesados gráficos (Tipo After Effects) onde utilizará muita memória e processamento. A maior utilidade seria de ver TV no PC e vídeos gravados (Footage para compilar em After Effects). Bom, o que você acha? Estava vendo umas placas mais potentes que a 8400GS onde seja barata (eu não uso pra jogar, mas sim para trabalhar e não tenho tanto problema em esperar um pouquinho para que seja processado). Valeu!!!

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Andrukas,

Desculpe pelo atraso na resposta. Então, não utilizarei para jogos, porém eu utilizarei mais para programas pesados gráficos (Tipo After Effects) onde utilizará muita memória e processamento. A maior utilidade seria de ver TV no PC e vídeos gravados (Footage para compilar em After Effects). Bom, o que você acha? Estava vendo umas placas mais potentes que a 8400GS onde seja barata (eu não uso pra jogar, mas sim para trabalhar e não tenho tanto problema em esperar um pouquinho para que seja processado). Valeu!!!

Abrs

Hehe, que isso Paulo, foram só 3 meses! :D

Brincadeira, então já que você falou que a placa seria mais para processamento gráfico pesado, eu sinceramente acho que a 8400 GS não é uma boa opção, um dos motivos são incompatibilidade com DX11, Open GL e shader model mais recentes, além de ele ser um chip de 80 nm, que esquenta mais. Isso sem falar das memórias, essas placas de entrada não usam o 1 GB total delas, só as placas mais potentes conseguem isso, na minha 8400 GS eu peguei ela com 1 GB porque o modelo dela era ddr3 e a de 512 era ddr2, senão tinha pego de a de menor capacidade mesmo, até mesmo porque seria mais em conta.

Como não sei muito sobre isso, recomendaria você a dar uma olhada no fórum e alguns sites sobre uma boa placa para esse tipo de aplicação. O problema Paulo, é que as placas voltadas para esse segmento costumam ser caras, mas posso estar falando besteira...

Enfim, vou dar uma pesquisada sobre isso e te aviso assim que achar algo útil.

Abraços

P.S : Se você realmente não quer gastar muito dinheiro com isso, sugiro então que você dê uma olhada nos modelos de entrada mais novos e que são pouca coisa mais caros que a 8400: GT 210, GT 420 e GT 520. Existem também as da ATI, só que não lembro os modelos xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal!

Estou com dúvida em relação ao clock máximo que as memórias da minha 8400 podem chegar, tirei uma foto dos chips de memória para vocês terem uma ideia:fotovd.jpg

Para o pessoal que não conseguir enxergar o que está escrito : 128X16DDR3K 1032

É isso que está escrito no corpo do chip. Alguém faz ideia de que fabricante seria?

Mais informações sobre a placa em questão:

foto2og.gif

Já tinha lido antes, que geralmente são os dois últimos números, mas de acordo com isso elas teriam o tempo de resposta de 3,2 ns e a conta 1000/3,2= 312.5 Mhz x DDR3 = 937,5 Mhz? Seria isso mesmo? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal ? Hoje consegui fazer um overclock muito bom na 8400GS

Dei uma configurada no rivatuner, fiz o Overclock com o NVIDIA Inspector e deu nisso:

8400gsoc.gif

Achei que ficou muito bom, consigo rodar DiRT 3 no High sem problemas de performance.

Se alguem quiser alguma dica so me mandar pm

Um abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você estiver disposto a isso, eu agradeceria! :)

Mas minha 8400 usa o chip GT218, teria problema?

E outra coisa, tudo bem que você, possivelmente, possa ter destravado os shaders "desativados", deixando-os a 128, certo? Mas e quanto a largura de banda? Como você aumenta alguma coisa física, visto que a largura é relativa ao número de ligações entre a memória e a entrada pci?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o seu chip ficaria até melhor

Mas em questão da largura de banda, até eu achei isso um pouco bizarro, e é bem provavel que acontecera isso na sua se seguir esse guia aqui (faça sob sua conta e risco)

Aqui vai o link

http://www.mediafire.com/?wbb16qdkbz8p49z

*se não abrir no seu baixe o Office Compatibility Pack que vou postar agora

http://www.microsoft.com/downloads/pt-pt/details.aspx?displaylang=pt-pt&FamilyID=941b3470-3ae9-4aee-8f43-c6bb74cd1466

Espero que gostem

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui abrir de forma alguma, teria como você fazer um tutorial aqui no fórum mesmo?

Afinal, o tópico é relacionado a overclocks sobre a 8400GS e isso ajudaria as pessoas que procurarem informação sobre isso, evitando postagens desnecessárias, que tal? :)

Abraços.

Teria sim, mas essa semana não vai dar porque tenho provas de matematica e portugues, enfim, acho que essa semana não vai dar mas aposto que na proxima seman dê sim

Um Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal, sou novo aqui no forum e eu também tenho uma 8400 gs e enquanto a grana está um pouco baixo eu vou ter que ficar com ela mesmo e agora que eu estava lendo sobre esses overclocks, me incentivou mais ainda a fazer um também.

A dúvida, qual o melhor programa para se fazer esse tipo de overclock? Já usei o ntune mas não modificou nada na minha placa de video.

Jorgirao

PC Chips A33G, 2x 2GB DD2800Mhz Kingston, Geforce 8400gs 512Mb, HD Samsung 1TB fonte Bluecase de 500w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou novo aqui no forum e eu também tenho uma 8400 gs e enquanto a grana está um pouco baixo eu vou ter que ficar com ela mesmo e agora que eu estava lendo sobre esses overclocks, me incentivou mais ainda a fazer um também.

A dúvida, qual o melhor programa para se fazer esse tipo de overclock? Já usei o ntune mas não modificou nada na minha placa de video.

Jorgirao

PC Chips A33G, 2x 2GB DD2800Mhz Kingston, Geforce 8400gs 512Mb, HD Samsung 1TB fonte Bluecase de 500w

O EVGA Precision é um bom programa para overclock em placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá galera !

Eu tenho uma 8400GS 512 DDR3 Point of View , e Consegui resultados otimos nela fazendo over ( rodei Prototype td no high e sem lag =) ) se tiverem duvidas de como fazer aqui como eu coloquei na minha, usando o EVGA Prescison:

Core Clock : 589 > 750

Shader Clock:1402 > 1750

Memory Clock:500 > 600

E a temperatura n fica muito alta , sem jogar fica + ou - 45º jogando chega a + ou - uns 52º.

Qulauqer duvida me perguntem aí :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LOL! aqui fica totalmente estavel ! Tipo os resultados foram alem do esperado ela conseguiu rodar prototype no high sem lag ! ( olha que ele e meio pesadin) to jogando de 9 hrs da manha até agora e nenhum erro !e o maximo de temperatura que ela atigiu foi 56º abaixo uma screen do GPU-Z e do EVGA Prescison. Eu uso Windows 7 Ultimate 32-bits e meu pc e o da assinatura. QUASE ESQUECI : Nao fiz o teste de stress por que nem sabia o que era xD se você poder me dizer o que é eu possso fazer sim xD

GPUZ

2ub.png

EVGA Precision

evgaprecision.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...