Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Central - Overclock em Geforce 8400GS


thamhki

Posts recomendados

Uau! Então foi um ótimo over mesmo hein!

Alguns testes para estresse da GPU, que aliás o próprio CDH usa, são 3DMark, Aquamark e outros, eu não conheço muito, mas acho que se você procurar no Guru3D deve encontrar eles para baixar.

Quando colocar a minha 8400 GS em algum pc vou tentar fazer esse overclock que você fez também e ver como fica aqui!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

eu to usando uma 8400gs de 1GB ela é 128bits (se não me engano)

por enquanto to colocando 640mhz no engine clock e nas memorias 550mhz, e a temperatura com ela parada esta em 49ºgraus, ta bom esse overclock, to correndo muito risco? deixo assim ou coloco menos? se for para colocar menos, quantos que posso deixar? a, e a temperatura ambiente deve estar uns 30 graus pra mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

se o computador fica estável, não está travando e nem ficando com falhas na imagem, o overclock está dentro do limite da placa, caso venha a acontecer um dos problemas citados, abaixe os clocks pouco a pouco até ficar estável novamente. As temperaturas estão boas sim. :)

Se você tem dúvidas quanto as especificações da placa o programinha GPU-Z ajuda a te dar todas as informações sobre a sua placa, eu uso esse programa e te recomendo.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Tenho uma placa dessa so que e da zotac....

Então se eu fizer um overclock ate fica estavel e a temperatura ficar baixa eu nao corro o risco nehum de queimar a placa?

Caro Matheus,

ao fazer overclock você já estará expondo sua placa em "risco", afinal, você vai estar forçando ela a trabalhar acima das especificações. Mas, se começar aumentando pouco a pouco os clocks dela (tipo de 25 a 25 Mhz ou 50 a 50 Mhz), os riscos de estragar os componentes por forçá-los muito acima do que suportariam, serão bem menores, quase nulos, por assim dizer, mas lembre-se de que pode acontecer.

Os colegas aqui do fórum sempre alertam sobre esse risco, que, se for feito conscientemente, não lhe trará dores de cabeça. Também recomendamos fazer isso por sua conta e risco, se você não se sente confiante quanto ao overclock, procure, dê uma pesquisada, encontre mais informações a respeito da placa, dos seus componentes, a memória, o chip gráfico, baixe o GPU-Z, ele ajuda a te dar todas as informações sobre a placa de vídeo....

Ufa... Bom, por enquanto acho que é só, se precisar de mais ajuda, fique a vontade!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Matheus,

ao fazer overclock você já estará expondo sua placa em "risco", afinal, você vai estar forçando ela a trabalhar acima das especificações. Mas, se começar aumentando pouco a pouco os clocks dela (tipo de 25 a 25 Mhz ou 50 a 50 Mhz), os riscos de estragar os componentes por forçá-los muito acima do que suportariam, serão bem menores, quase nulos, por assim dizer, mas lembre-se de que pode acontecer.

Os colegas aqui do fórum sempre alertam sobre esse risco, que, se for feito conscientemente, não lhe trará dores de cabeça. Também recomendamos fazer isso por sua conta e risco, se você não se sente confiante quanto ao overclock, procure, dê uma pesquisada, encontre mais informações a respeito da placa, dos seus componentes, a memória, o chip gráfico, baixe o GPU-Z, ele ajuda a te dar todas as informações sobre a placa de vídeo....

Ufa... Bom, por enquanto acho que é só, se precisar de mais ajuda, fique a vontade!

Abraços!

uhm entendi.

Mas eu fiz um overclock nela e quado começava a dar arteatos na tela, eu abaixava o clock ate nao travar mais e nem aparecer artefatos na tela, ate ai tudo bem mas...

Minha duvida agora e a seguinte: corre mais o risco de estragar a placa de video se eu aumentar de uma vez so para o overclock que eu fiz?

Exemplo: quando meu pc liga ele fica no clock default da placa, ai se eu quero jogar um game pesado eu vou la no evga precision e aumento o clock de uma vez para os valores que eu salvei (valores que nao ao artefatos na tela e nem trava o pc)

Então esse mudança brusca prejudicaria a placa?

Espero que tenha me entendido

valeu Andrukas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus!

Entendi sim, seu ponto de vista. :)

Eu tinha a mesma dúvida que a sua, mas acredito que essa alteração dos clocks, não é tão agressiva com os chips da placa porque, embora você esteja forçando eles a trabalharem mais, ainda existe uma margem de "sobrecarga", acredito eu.

O que eu quero dizer é que mexer somente nos clocks é bem mais sutil que mudar a tensão, essa sim que pode por em maior risco os componentes da placa, o pessoal que costuma alterar a tensão recomenda fazer isso de forma extremamente sutil, tipo ir aumentando a tensão em 0,01V, por exemplo.

Resumindo, se você baixar todos os clock para o mínimo e depois subir tudo para o máximo que a placa suporta, não vai ter problema de estragá-la, mas tenha em mente que por mais que a placa funcione bem você estará forçando ela, então o recomendado seria mesmo deixar ela em over somente quando estiver jogando.

Espero ter te ajudado. Algumas informações que coloquei aqui são baseadas no que li sobre os tópicos aqui do fórum e servem somente de exemplo, portanto podem não estar 100% corretas, ok?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus!

Entendi sim, seu ponto de vista. :)

Eu tinha a mesma dúvida que a sua, mas acredito que essa alteração dos clocks, não é tão agressiva com os chips da placa porque, embora você esteja forçando eles a trabalharem mais, ainda existe uma margem de "sobrecarga", acredito eu.

O que eu quero dizer é que mexer somente nos clocks é bem mais sutil que mudar a tensão, essa sim que pode por em maior risco os componentes da placa, o pessoal que costuma alterar a tensão recomenda fazer isso de forma extremamente sutil, tipo ir aumentando a tensão em 0,01V, por exemplo.

Resumindo, se você baixar todos os clock para o mínimo e depois subir tudo para o máximo que a placa suporta, não vai ter problema de estragá-la, mas tenha em mente que por mais que a placa funcione bem você estará forçando ela, então o recomendado seria mesmo deixar ela em over somente quando estiver jogando.

Espero ter te ajudado. Algumas informações que coloquei aqui são baseadas no que li sobre os tópicos aqui do fórum e servem somente de exemplo, portanto podem não estar 100% corretas, ok?

Abraços!

valeu tirou minha duvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Andrukas,

Então, esta temperatura de 76º é quando eu estou jogando, quando estou sem jogar ela fica em torno de 58~62, mas isso porque esta muito quente o tempo aqui, quando está frio ela fica 48~52, e com este overclock meu computador e jogos estão funcionando perfeitamente, ja tentei aumentar mais o overclock mas causou travamentos no Windows e principalmente em jogos, mas a minha dúvida é o risco de estragar a placa pois muitos dizem que overclock estraga a placa...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tenho uma EVGA 8400 GS 1G de ram DDR 3

tentei da um over nela pelo programa Eprecision

as config padrão sao:

Core Clock:520

Shader Clock:1238

Memoriy Clock:605(tentei aumentar mas só vai ate 720)

gostaria de saber qual a melhor config pra mim ter um desempenho melhor pois tem games que eu instalo fica os frames baixos,lag,trava o pc..

achei que uma placa de 1 giga resolveria tudo isso

ou pelo modelo ser antigo nao consigo rodar games de ultima geração,porque eu nao fui muito pelo modelo na hora da compra e sim por ser 1 giga de video e DDR3

e tambem sendo que ela é um giga porque no memory clock so consigo ir ate 720?

as config do meu pc sao

win 7 ultimate 64 bits

4 giga de ram

intel dual-core 3.o Ghz

placa-mãe asus p5g41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andrukas,

Então, esta temperatura de 76º é quando eu estou jogando, quando estou sem jogar ela fica em torno de 58~62, mas isso porque esta muito quente o tempo aqui, quando está frio ela fica 48~52, e com este overclock meu computador e jogos estão funcionando perfeitamente, ja tentei aumentar mais o overclock mas causou travamentos no Windows e principalmente em jogos, mas a minha dúvida é o risco de estragar a placa pois muitos dizem que overclock estraga a placa...

Abraços!

Desculpe pela demora de resposta... mas, vamos ao que interessa! :)

De acordo com o que você me disse ai em cima, sua placa está dentro do aceitável, sim! Entenda que o "estragar a placa" significa que isso pode diminuir a vida útil dos componentes da placa por funcionarem numa temperatura alta, mas se ela não chega a esquentar tanto, então eu não vejo problema. Pelo que o pessoal do fórum comenta, acredito que seja isso mesmo... Se ainda você estiver na dúvida, dê uma procurada aqui pelo fórum...

Abraços!

tenho uma EVGA 8400 GS 1G de ram DDR 3

tentei da um over nela pelo programa Eprecision

as config padrão sao:

Core Clock:520

Shader Clock:1238

Memoriy Clock:605(tentei aumentar mas só vai ate 720)

gostaria de saber qual a melhor config pra mim ter um desempenho melhor pois tem games que eu instalo fica os frames baixos,lag,trava o pc..

achei que uma placa de 1 giga resolveria tudo isso

ou pelo modelo ser antigo nao consigo rodar games de ultima geração,porque eu nao fui muito pelo modelo na hora da compra e sim por ser 1 giga de video e DDR3

e tambem sendo que ela é um giga porque no memory clock so consigo ir ate 720?

as config do meu pc sao

win 7 ultimate 64 bits

4 giga de ram

intel dual-core 3.o Ghz

placa-mãe asus p5g41

Caro Luiz,

a 8400GS é sim, uma placa antiga, ela também é uma placa de baixo custo, e não foi projetada para jogos pesados... lógico que o desempenho dela é melhor do que alguns vídeos integrados que vêm na placa mãe, mas é meio "ordinariazinha", digamos... :D

E também é um erro pensarmos somente na memória quando compramos uma placa de vídeo, pois o conjunto é que vale. Não espere comprar uma placa barata pensando que ela vai rodar todos os jogos atuais no máximo...

Uma pergunta essencial é, qual o tamanho do seu monitor?

Ah, e outra coisa... qual o tipo da fonte de alimentação do seu pc? Isso também é outro fator crucial...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Respondendo ao luizlipelindo, a quantidade de memória não acrescenta muito no desempenho da placa e essa placa é muito antiga e de baixo-custo, logo o jogos mais recentes talvez nem rodem, ou rodem com enorme dificuldade, digo isso porque no outro pc aqui de casa tem instalada essa placa, mas já rodei o farcry2 com ela a média de 30 FPS com overclock tudo no low, deu pra jogar e tal mas não é uma maravilha, joguei assassins creed de boa com ela sem overclock, mas com tudo no low e resolução 800x600. nos posts anteriores tem a configuração que eu usei. Mas eu só usava na hora que ir jogar depois desfazia o over e a temperatura por incrivel que pareça nunca passou de 65 graus em full.

AH, não aumente muito a memoria, pois pelo menos comigo toda vez que eu aumentava muito a memoria os jogos travavam. memory se não me engano ficava em 565.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

OLA PESSOAL EU TENHO UMA NVIDIA GEFORCE 8400GS COM 512MB DDR2 E CORE CLOCK DE 567MHz E CLOCK DA MEMORIA 266MHz O DO SHADER não ME LEMBRO, ISSO DE FABRICA. BEM EU VI NO YOUTUBE UM CARA FAZENDO O OVERCLOCK COM O PROGRAMA msi afterburner, bem eu baixei e to usando ele, eu queria saber se ele aumenta mesmo a velocidade da placa de video, EU AUMENTEI O CORE CLOCK PARA 650MHz E MEMORY CLOCK PARA 320MHz E SHADERS DE 1600MHz , MINHAS DUVIDAS SAO ESSE PROG FUNCIONA MESMO OU ELE SO FINGE que aumenta inserindo um traineer no pc (forcando o pc a mostrar aquilo sendo que não é)? ESSA CONFIG ESTA FERRANDO MINHA PLACA? OUTRA COISA EU TENHO O CPU-Z OU CPU-ID, VENDO LA TA MESMO MAIS rápido 650MHz DE CORE CLOCK E AS CONFIG QUE APLIQUEI pelo msi afterburner. por favor preciso DE RESPOSTA URGENTE!!!!! OBRIGADO!!!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...