Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas: Bios ou Everest?

Visitante

Posts recomendados

Galera,

como a maioria dos membros, estou usando o programa everest para medir as temperaturas. Porém, ao reiniciar a máquina, verifico q a temperatura do processador na Bios é 6ºC maior que a verificada no Everest.

Já pensei em ser problema de Bios desatualizada porém, a temperatura da placa mãe do everest bate certinha com a temperatura da bios, portanto, não é a bios, até porque minha bios é quase atual, F10 da gigabyte ga-p35-ds3.

Alguém sabe o q pode ser isso?

Existe algum outro programa bom para medição de temperaturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP
Entre o everest e a BIOS eu confiaria mais na BIOS paramedir temperatura.

Acontece que o bios mostra uma temperatura fora do real quando o computador está em idle. O que você acha que consome mais poder de processamento, o bios ou o Windows?

O problema do Everest é que o próprio programa é "pesado" e consome recursos da máquina, elevando um pouco as temperaturas.

O ideal mesmo é um pequeno programa chamado CoreTemp.

http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Link para o comentário

Acontece que o bios mostra uma temperatura fora do real quando o computador está em idle. O que você acha que consome mais poder de processamento, o bios ou o Windows?

O problema do Everest é que o próprio programa é "pesado" e consome recursos da máquina, elevando um pouco as temperaturas.

O ideal mesmo é um pequeno programa chamado CoreTemp.

http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Elpapa,

você não entendeu mt bem a diferença de temperatura.

A bios apresenta uma temperatura 6ºC maior que do Everest, o que contradiz o q você disse...

Não gosto do Core temp pois ele não mostra a média de temperatura do processador, apenas a temperatura dos núcleos.

Link para o comentário

• Membro VIP
Elpapa,

você não entendeu mt bem a diferença de temperatura.

A bios apresenta uma temperatura 6ºC maior que do Everest, o que contradiz o q você disse...

Não gosto do Core temp pois ele não mostra a média de temperatura do processador, apenas a temperatura dos núcleos.

Para mim pouco importa a temperatura do processador. Você sabe me explicar que média é essa na temperatura do processador? Eu achava que essa temperatura identificada como "processador" fosse do encapsulamento.

Tenho como referência as temperaturas dos núcleos e não do processador, pois bem antes da segunda chegar no Tjunction sua CPU já foi para o espaço...

Link para o comentário

Para mim pouco importa a temperatura do processador. Você sabe me explicar que média é essa na temperatura do processador? Eu achava que essa temperatura identificada como "processador" fosse do encapsulamento.

Tenho como referência as temperaturas dos núcleos e não do processador, pois bem antes da segunda chegar no Tjunction sua CPU já foi para o espaço...

Pois é elpapa,

não sabia q o q realmente valia a pena era as temps do núcleo.

Algumas perguntas:

O que é encapsulamento? E Tjunction?

Quais são mais ou menos temperaturas normais para os núcleos? Pois sempre me basiei na temperatura do processador:

As minhas aqui são as seguintes:

Processador: 38

núcleo 1: 45

núcleo 2: 42

núcleo 3: 44

núcleo 4: 40

Aguardo as respostas.

Ah minha configuração é a seguinte: Core 2 Quad Q6600, 2mb de RAM Kingston 800MHZ.

Link para o comentário

• Membro VIP

Tjunction é a temperatura máxima absoluta suportada pelo Q6600. Geralmente tem um "shutdown" quando se aproxima dessa temperatura, ativado pelo intel thermal monitor. As essas condições o processador pode morrer a qualquer instante.

Veja se você concorda comigo. A temperatura "processador" costuma ser 10°C a menos que as do núcleo. Quando essa temperatura chegar aos 100°C do tjunction, os cores estarão em média 110°C correto? Então como eu disse, bem antes do processador alcançar essa temperatura extrema, seus dies já começaram a derreter...

Seguindo essa linha de raciocínio, eu nem ligo para essa temperatura... eu vejo gente se gabando porque o "processador" está a 38°C com over 3.4Ghz mas os cores estão torrando a 50°C em idle.

Link para o comentário

Tjunction é a temperatura máxima absoluta suportada pelo Q6600. Geralmente tem um "shutdown" quando se aproxima dessa temperatura, ativado pelo intel thermal monitor. As essas condições o processador pode morrer a qualquer instante.

Veja se você concorda comigo. A temperatura "processador" costuma ser 10°C a menos que as do núcleo. Quando essa temperatura chegar aos 100°C do tjunction, os cores estarão em média 110°C correto? Então como eu disse, bem antes do processador alcançar essa temperatura extrema, seus dies já começaram a derreter...

Seguindo essa linha de raciocínio, eu nem ligo para essa temperatura... eu vejo gente se gabando porque o "processador" está a 38°C com over 3.4Ghz mas os cores estão torrando a 50°C em idle.

Entendi...

Mas quais seriam as temperaturas razoáveis para os quatro núcleos? Leve em consideração q moro no RJ, um dos estados mais quentes do Brasil.

Link para o comentário

• Membro VIP

Já cheguei a ler um e-mail da a intel sobre isso e a resposta era que a temperatura dita como segura para o Q6600 é de 62.8°C se não me engano. Enquanto a temp. dos núcleos estiverem abaixo disto, está garantido 100% do desempenho e estabilidade do processador.

Acima disso começa haver ter perda de desempenho devido o calor excessivo. Eu lembro de um usuário do xbitlabs dizendo que as pessoas deveriam acreditar mais nas especificações do fabricantes e parar com essa neura de querer as temperaturas mais baixas possíveis... até concordo com ele, mas mesmo a intel me garantido que meu processador está 100% seguro e estável a 62.8°C eu não quero ver ele chegar nessa temp. hehehehehe :D

Link para o comentário

Já cheguei a ler um e-mail da a intel sobre isso e a resposta era que a temperatura dita como segura para o Q6600 é de 62.8°C se não me engano. Enquanto a temp. dos núcleos estiverem abaixo disto, está garantido 100% do desempenho e estabilidade do processador.

Acima disso começa haver ter perda de desempenho devido o calor excessivo. Eu lembro de um usuário do xbitlabs dizendo que as pessoas deveriam acreditar mais nas especificações do fabricantes e parar com essa neura de querer as temperaturas mais baixas possíveis... até concordo com ele, mas mesmo a intel me garantido que meu processador está 100% seguro e estável a 62.8°C eu não quero ver ele chegar nessa temp. hehehehehe :D

Rsrsrs...

Com certeza, nem eu quero ver a temp. chegar até lá...

A partir de agora, vou passar a reparar mais os núcleos ao invés da temp. do encapsulamento.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!