Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

9600GT - Tópico Oficial


BBP

Posts recomendados

Enginner, foi mal cara não vi seu post, é que foram muitas mensagens no tópico de um dia pra outro :lol:

No seu caso, eu tambem avalio seu sistema tendo um gargalo bem forte com o Pentium 4 na 9600GT, isso acontece quando um devido componente (pode ser CPU ou GPU) não consegue suprir a demanda de processamento do outro componente, que no seu caso é o Pentium 4 que não tem poder de processamento suficiente pra suprir a "sede" da guerreira 9600GT.

Daí o gargalo, que tem como consequências os baixos fps, quedas bruscas de fps, lentidão, baixos resultados, etc.

O que eu indico fortemente para voce é a troca do processador, um (ainda atual) Pentium Dual Core E5200 é muito mais do que suficiente para fazer o seu sistema rodar muito bem (note que a serie Pentium Dual Core é baseada na arquitetura do Core 2, e não na arquitetura do Pentium 4 como é o Pentium D).

Já a sua segunda dúvida, se não for problema de gargalo tambem, dou a dica de verificar novamente se voce deixou tudo muito bem encaixado quando decidiu limpar o pc, isso é uma grande fonte de problemas, sempre existem problemas reincidentes em relação a isso aqui no fórum.

jowloures, tentou dar o ClearCMOS na BIOS?

Isso ja resolveu muitas vezes esse problema ...

e calma cara isso é normal ... esse é o verdadeiro mundo do Hardware. :D

Ah chapa, dar o Clear mos é tirar aquela pilha da placa-mãe certo? já fiz isso e o problema continua :muro:.. Tentei mudar Bios ( que na verdade é algo engraçado, que pode ser o X da questao, pois no sistema ele informa como uma placa Gigabyte G31m-S2C, mas na placa-mãe está escrito Gigabyte G31m-ES2C, e o mais engraçado é que no site esta versão tem os dissipadores amarelos e a minha são prateados como na S2C, porém, a Bios so atualiza e aceita como sendo ES2C entendeu? hahaha sei que é uma confusao danada :eek: todavia, usei quase todas as versões da ES2C e agora estou na F8...) mas tambem nao deu nada, tentei mudar os drivers da placa, nao deu.... sei la mais o que fazer, a nao ser chorar :cry:

MAs obrigado pela resposta! Se tiver alguma outra ideia aí ..

AS as duas fotos que tirei com webcam :P

gfgfdgdfg.jpg

Aqui minha plaquinha da Zotac funcionando a meros X1 :( hehe, perceba que esta escrito PCI Express....

jhkjkj.jpg

se você acessar o site da Gibabyte

http://www.gigabyte.pt/products/mb/specs/ga-g31m-es2c_1x.html

vai ver que é diferente os modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jowloures,

Executa o 3DMark06 aí pra gente saber a sua pontuação.

OPa aqui esta, miseros 4766 :cry:

Percebam na foto a pontuaçao e reparem no modelo da placa-mãe, que diz como sendo S2C, sendo que no meu outro post esta marca NA PLACA como ES2C... :confused:

Aqui as imagens da pontuaçao e outras infos:

sdsadsdsd.jpg

fdsfsddf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah chapa, dar o Clear mos é tirar aquela pilha da placa-mãe certo? já fiz isso e o problema continua :muro:.. Tentei mudar Bios ( que na verdade é algo engraçado, que pode ser o X da questao, pois no sistema ele informa como uma placa Gigabyte G31m-S2C, mas na placa-mãe está escrito Gigabyte G31m-ES2C, e o mais engraçado é que no site esta versão tem os dissipadores amarelos e a minha são prateados como na S2C, porém, a Bios so atualiza e aceita como sendo ES2C entendeu? hahaha sei que é uma confusao danada :eek: todavia, usei quase todas as versões da ES2C e agora estou na F8...) mas tambem nao deu nada, tentei mudar os drivers da placa, nao deu.... sei la mais o que fazer, a nao ser chorar :cry:

MAs obrigado pela resposta! Se tiver alguma outra ideia aí ..

AS as duas fotos que tirei com webcam :P

gfgfdgdfg.jpg

Aqui minha plaquinha da Zotac funcionando a meros X1 :( hehe, perceba que esta escrito PCI Express....

jhkjkj.jpg

se você acessar o site da Gibabyte

http://www.gigabyte.pt/products/mb/specs/ga-g31m-es2c_1x.html

vai ver que é diferente os modelos.

Bem, dar o Clear CMOS não é apenas tirar a bateria ... voce tambem deve posicionar um jumper na placa mãe por um tempo (10 segundos) com o micro totalmente desligado ...

Siga o manual da placa mãe, vendo por ali não tem erro ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, seguinte tenho uma XFX Geforce 9600GT de 512MB 256-bits XXX-Edition, com 700 MHz de Clock. Ela em seu estado normal, sem jogar, a temperatura fica em torno dos 57 a 60º C. Agora quando jogo, seja qualquer game em Full, a temperatura ultrapassa a casa dos 80ºC e o jogo fica lento e trava na maioria das vezes.

O modelo dela é exatamente esse daqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-105571233-xfx-geforce-9600gt-xxx-edition-core-700-mhz-_JM

Meu gabiente é muito bem ventilado, tem duas fans de 12x12, uma na parte frontal, e outra na parte lateral, ambos jogando ar pra dentro do gabinete. E um fan de 80x80 na parte traseira, retirando o ar.

Será que alguém pode me dar uma dica de como resfriar essa placa de vídeo? Pensei em fazer o seguinte, retirar a parte de cima da placa e trocar a pasta térmica, fazer uma limpeza no cooler...e por fim...quem sabe...instalar um desses coolers tipo Zalman ou Thermaltake para ajudar na ventilação...mas antes, gostaria de saber se alguém aqui do fórum já fez o mesmo...pois resfriar apenas 5ºC não adiantaria...(rs)

Agradeço a quem puder me ajudar.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Knifer, a primeira coisa a se fazer é saber de onde vem o problema.

Nesse caso o melhor mesmo seria abrir a placa de vídeo e saber se o dissipador está sujo, se há pouca pasta térmica original, se pode estar mal encaixado ...

Tente abri-la e dê uma limpada 'monstra' nela e aplique uma boa pasta térmica.

Se continuar assim, eu sugiro voce colocar um fan soprando direto na placa (no buraco do fan), isso deve ajudar.

Pensar em comprar coolers (caros) é melhor deixar em ultimo caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enginner, foi mal cara não vi seu post, é que foram muitas mensagens no tópico de um dia pra outro :lol:

No seu caso, eu tambem avalio seu sistema tendo um gargalo bem forte com o Pentium 4 na 9600GT, isso acontece quando um devido componente (pode ser CPU ou GPU) não consegue suprir a demanda de processamento do outro componente, que no seu caso é o Pentium 4 que não tem poder de processamento suficiente pra suprir a "sede" da guerreira 9600GT.

Daí o gargalo, que tem como consequências os baixos fps, quedas bruscas de fps, lentidão, baixos resultados, etc.

O que eu indico fortemente para voce é a troca do processador, um (ainda atual) Pentium Dual Core E5200 é muito mais do que suficiente para fazer o seu sistema rodar muito bem (note que a serie Pentium Dual Core é baseada na arquitetura do Core 2, e não na arquitetura do Pentium 4 como é o Pentium D).

Já a sua segunda dúvida, se não for problema de gargalo tambem, dou a dica de verificar novamente se voce deixou tudo muito bem encaixado quando decidiu limpar o pc, isso é uma grande fonte de problemas, sempre existem problemas reincidentes em relação a isso aqui no fórum.

jowloures, tentou dar o ClearCMOS na BIOS?

Isso ja resolveu muitas vezes esse problema ...

e calma cara isso é normal ... esse é o verdadeiro mundo do Hardware. :D

Meu velho, valeu pelas explicações.

Fiz o que recomendou e a placa voltou a funcionar normalmente nos testes do 3dMark06 porém os lags no jogo continuam e com certeza deve ser do processador.

Vou verificar se minha placa mãe aceita esse Dual Core e os preços. porque estava seriamente pensando em comprar uma ECS A780GM-A e um Athlon II x2 pra dar um up aqui!

valeu mesmo.

Bom ano novo pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, dar o Clear CMOS não é apenas tirar a bateria ... voce tambem deve posicionar um jumper na placa mãe por um tempo (10 segundos) com o micro totalmente desligado ...

Siga o manual da placa mãe, vendo por ali não tem erro ;)

Hm...bom, eu estou sem o trequinho que desliga o jumper, vou ter que arranjar em alguma loja de informatica...

E uso o jumper com a bateria da placa junto ou sem a bateria?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm...bom, eu estou sem o trequinho que desliga o jumper, vou ter que arranjar em alguma loja de informatica...

E uso o jumper com a bateria da placa junto ou sem a bateria?

obrigado!

Tendo o Jumper, você não precisa mexer na bateria.

Caso não tenha é só remover a bateria e recolocá-la que o clear será dado normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crianças, não precisa de capinha nenhuma, é só fechar o curto por alguns segundos... encosta a ponta de uma chave de fenda e tá feito ;)

Opa, valeu, eu fiz isso e daí pediu para escolher o perfil. Escolhi o Default, como ja disseram aí, mass... continua na mesma, pelo jeito vou na loja onde comprei a placa e pedir uns testes tanto da placa-mãe quanto do video.

Mesmo assim agradeço a ajuda de todos! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu velho, valeu pelas explicações.

Fiz o que recomendou e a placa voltou a funcionar normalmente nos testes do 3dMark06 porém os lags no jogo continuam e com certeza deve ser do processador.

Vou verificar se minha placa mãe aceita esse Dual Core e os preços. porque estava seriamente pensando em comprar uma ECS A780GM-A e um Athlon II x2 pra dar um up aqui!

valeu mesmo.

Bom ano novo pra vocês.

é uma boa escolha, caso compre mesmo. Se for o 240 ou 245, tem desempenho similar ao E6300~e6500, Pentiuns da Intel.

Se não quiser trocar de mobo, ainda pode pegar um E7200 ou até um E8400, bastando atualizar a bios da mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po que chato!

Essa placa de video ao ativar o modo clone ela faz a cagada de criar uma segunda placa de video e não apenas copiar o monitor principal como o que ocorre normalmente

por ex:jogando grid com um monitor ativo tudo ok 40 fps legau mas ao ativar o modo clone pronto vai para uns 18,15 fps e olha la potro ex é ao usar o vlc (player de video ) o uso do processador de 20% sobe para surpreendentes 50%

Acho que com alguma correção de drives ou sei la pode ser cagada da propria gpu!

Que chato:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma boa escolha, caso compre mesmo. Se for o 240 ou 245, tem desempenho similar ao E6300~e6500, Pentiuns da Intel.

Se não quiser trocar de mobo, ainda pode pegar um E7200 ou até um E8400, bastando atualizar a bios da mobo.

Ih cara, acho que o E8400 num vai dar não, pois o 945GC só aceita até o FSB1066 Mhz. E nem pegar o 1333Mhz no over pega, o 945GC sobe muito o PCI-E Frequency ...

Mas acho melhor pegar apenas um processador, um E5200 eu diria que é o mínimo pra pegar (R$200), e ja tá garantido gargalo zero. Já um E7400 ou E7500 (R$290) ja seria ótimo, ja deixando o Athlon II X2 pra trás ou até o X3.

Isso com a mobo que voce possui hoje Enginner.

Mas se pretende atualizar logo o conjunto, vai de boa! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To aqui pra agradecer ao lord_paladin e ao Root pela ajuda que deram e a todo o pessoal também, com certeza. Resolvi o problema de aquecimento da minha placa abrindo ela de novo, limpando a pasta térmica e recolocando só um pouquinho. Depois apertei o Accelero S2 como indicou o lord_paladin, apertando os parafusos na diagonal. Fico contente agora de ela não bater mais os 100, 105 graus hehehe

Mas por curiosidade, o que ue poderia acontecer? Ela pifar e tal? Ao menos Call of Duty 4 rodava nesta temperatura. Claro que testei pouco, né...mas rodava.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho jogado uns mmorpgs que dá pra abrir multiplos clientes. Facilita o jogo e tal...

De uns tempos pra cá, uns 3~4 meses, o cooler da VGA andou meio fraco. Acho que tava com perda de potencia no mancal de escora do eixo... algo assim. Poeira.. algo agarrando.

Antes de comprar um cooler novo, fiz uma manutenção e ficou bom. Rodava que era uma beleza.

Depois de uns 1~2 meses desta manutenção, ele voltou a falhar. Eu já umaginava que teria q trocar o cooler.

Só que com essas sucessivas "falhas" do cooler, a placa de video esquentava .. ia pra casa dos 80 ~90 ºC e então blablabla o PC desligava.

Aconteceu isso algumas vezes.

Só que como todos ja estão cansados de ler por aqui. O PC nao reinicia... nem nada ... o monitor simplesmente para de receber imagem, todos os processos do windows são desligados, o LED do HD apaga, PORÉM a CPU continua ligada (o led do botão de desligar, os coolers ).

Esse negocio de aparente "eutanásia" do PC é recorrente aqui no forum.

Então há mil soluções pra isso (porquê há mil razões que ocasionam problema com essa caracteristica) .. uma delas é limpar os contatos da memoria RAM.. etc

eu, hj, enfim comprei um cooler novo.. um evercool generico e tal. Creio que é melhor do que o original da 9600 ... que cruzes... muito pequeno.

chegando em casa liguei o pc... e depois de uns minutos aconteceu a tal da "eutanásia" do PC.... nada responde... mas ele fica com o led do "power" ligado...

depois de limpar nao aconteceu mais no resto do dia .. até agora as 22hs..

porém o problema vem agora.....

eu tava com umas 5 instancias do jogo abertas.. 4 minimizadas e 1 jogando.. foi entaõ q aconteceu algo q eu nunca vi...

do nada tudo foi pra menor resolução possivel imagivel rsrs

foi pra 800x600 com 4mb de cor (é mb ? eu nao lembro mas era 4 alguma coisa de cor.. megabit .. sei la .. MUITO POUCAS cores) .

imaginei o seguinte...

minha VGA ta baleada!

depois de alguns varios aquecimentos... cooler parando.. TALVEZ tenha danificado algum componente dela.

bem.

Eu nao sei muito dizer mais do que isso.

sei dizer que as temperaturas (todas! estava com o everest aberto todo o tempo) eram normalíssimas.... VGA com 44 graus aprox ... chipset 50 .. essas coisas normais...

Eu não sei o que fazer e , na realidade, nem sei onde está o problema.... muitas vezes é na RAM.. algumas outras é na MOBO... outras na tensão ..

o que eu posso fazer pra tentar solucionar isso?

tem como eu facilitar pra vocês saberem melhor o que se passa? algum log do everest até ela dar pau de novo e vocês verem ?

Nem explicar o problema eu sei direto porquê ele é muito esquisito.. e muito aleatorio.

por exemplo, agora.. eu to com tudo rodando NORMALMENTE ... como se nada tivesse acontecido nunca.

antes de postar aqui.. eu tirei a VGA e passei uma borracha nos contatos dela...

alguem pode me ajudar??:confused::confused::confused:

EDIT --------

- Athlon 64 X2 4800

- Gigabyte GA-M61SME-S2L v2 (chipset nVIDIA nForce 6100-405, AMD Hammer ???)

- 1024 RAM DDR2-800 (OBS URGENTE AQUI!)

- GeForce 9600 gt 512mb 256bits (zogis)

- som e rede onboard

- directx instalado 4.09.00.0904

- windows XP professional SP3 original

sobre a 9600

- driver version - 191.07

- stream processors - 64

- core clock - 605 Hz

- Shader clock - 1625Hz

- Memory clock - 900Mhz (1800 Mhz data rate)

- Memory interface 256-bit

- Memory - 512MB

- Video Bios version - 62.94.0D.00.21

- IRQ - 16

- Bus - PCI Express 16x

---

SOBRE O URGENTE!

acabei de ver isso!!! como está 1024mb?

eu tenho 2Gb na realidade. eu nao sei onde foi parar o 1GB q falta.

Ontem eu limpei a RAM.. com borracha.... e encaixei de novo... ACHO q ficou tudo certo no encaixe... mas agora so aparece com metade da RAM.

vou desligar o pc e ver se esta encaixado de maneira correta.... estranho =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem que usar o driver 191.07, é o unico driver que funciona no Win 7, o resto tem muita queda de desempelho e muito bug. Se de certo me retorne.

Mas o ultimo driver também conserta esses bugs, não é?

o 195.62

o problema é que quandoeu acabo de instalar o windows 7, aparece o menu iniciar, já dá o blue screen. aí eu ligo de novo funciona por mais uns 5 minutos e dá blue screen de novo. no windows update tá lá pra baixar um driver pra ela. mas nem baixei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
To aqui pra agradecer ao lord_paladin e ao Root pela ajuda que deram e a todo o pessoal também, com certeza. Resolvi o problema de aquecimento da minha placa abrindo ela de novo, limpando a pasta térmica e recolocando só um pouquinho. Depois apertei o Accelero S2 como indicou o lord_paladin, apertando os parafusos na diagonal. Fico contente agora de ela não bater mais os 100, 105 graus hehehe

Mas por curiosidade, o que ue poderia acontecer? Ela pifar e tal? Ao menos Call of Duty 4 rodava nesta temperatura. Claro que testei pouco, né...mas rodava.

Valeu!

De nada amigo, fico feliz em ajudar :) te respondendo, as GPU's derivadas do G92 em geral se desligam quando um limiar de temperatura é atingido, que varia de BIOS para BIOS. Em média, este valor é 105ºC.

Se a GPU atingir esta temperatura constantemente ela pode queimar sim, danificando alguns wires internos e daí já era. Pode acontecer também da solda do chip se desfazer ou amolecer, o que pode causar travamentos aleatórios, etc.

- Athlon 64 X2 4800

- Gigabyte GA-M61SME-S2L v2 (chipset nVIDIA nForce 6100-405, AMD Hammer ???)

- 1024 RAM DDR2-800 (OBS URGENTE AQUI!)

- GeForce 9600 gt 512mb 256bits (zogis)

- som e rede onboard

- directx instalado 4.09.00.0904

- windows XP professional SP3 original

sobre a 9600

- driver version - 191.07

- stream processors - 64

- core clock - 605 Hz

- Shader clock - 1625Hz

- Memory clock - 900Mhz (1800 Mhz data rate)

- Memory interface 256-bit

- Memory - 512MB

- Video Bios version - 62.94.0D.00.21

- IRQ - 16

- Bus - PCI Express 16x

---

SOBRE O URGENTE!

acabei de ver isso!!! como está 1024mb?

eu tenho 2Gb na realidade. eu nao sei onde foi parar o 1GB q falta.

Ontem eu limpei a RAM.. com borracha.... e encaixei de novo... ACHO q ficou tudo certo no encaixe... mas agora so aparece com metade da RAM.

vou desligar o pc e ver se esta encaixado de maneira correta.... estranho =(

É pedro, reveja o encaixe desta RAM ou se você usou uma borracha que solta muita sujeira. Usa álcool isopropílico para limpar os contatos e esfrega de leve uma borracha de vinil para tirar qualquer resíduo, tem que aparecer 2gb, tente também pente a pente para ver se está tudo certo.

Bem, o ideal para você é isolar o problema, isto é, testar seus componentes em outro PC que está funcionando sem problemas para isolar o problema.

Mesmo assim, queria que você postasse umas fotos de como parecia sua placa antes (qual é o cooler stock dela) e qual é este cooler que você comprou.

Outra coisa, para não dizer a mais importante, qual a marca e o modelo da sua fonte de alimentação?

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae, galera!

Pretendo comprar nesta semana uma GeForce 9600GT, porém, estou em dúvida entre dois modelos (ambos da mesma marca - Point of View): um possui 512mb de memória, COM saída HDMI; e o outro possui 1gb de memória, SEM saída HDMI. Qual é melhor??

Valeu! Aguardo respostas...

OBS1: meu monitor possui entrada HDMI.

OBS2: a diferença de preço entre as duas placas é mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...