Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC econômico para Internet e NAS


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Há bem pouco tempo atrás me coloquei a verificar quanto meu PC e de meu filho gastavam e energia. Aliado a isso constatei que o PC dele vivia na internet em intermináveis Ups e downs de filmes etc..

Os resultados das medições variavam de 180 Watts de consumo até 280 Watts, a pleno...

Decidi me lançar em um projeto que não poderia ser caro e que tivesse como característica um consumo abaixo de 40 Watts. Era para servir de armazenamento em rede e também up/down loader na Internet. PC para ficar 24horas/365 dias ligado sem que me preocupasse com seu consumo.

Elegi uma plataforma com CPU da VIA extremamente econômica e com desempenho mais do que suficiente para a tarefa.

Mãos à obra, ganhei de um amigo um gabinete com fonte para montar o tralharedo..

A fonte não é a melhor, tem baixa eficiência e não tem PFC ativo. Já estou providenciando outra...

Placa mãe comprada nova.. R$ 195,00, já com CPU e dissipador..

PlacaVIApc-1.jpg

Contedodacaixa.jpg

CPU_Cooler.jpg

Duasportassata.jpg

Gabinete ganho de um amigo que fez um up-grade há uns três anos atrás e sua nova placa não coube em seu gabinete:

Gabinete05.jpg

Com todo material em mãos e um pouco mais de tempo montei o PC econômico.. Olha ai a cara dele:

01Econmico.jpg

Ai já dá para ver seu consumo final com uma fonte que não é a adequada para ele. Estou buscando na Newegg uma Seasonic homologada no 80Plus e com PFC ativo. Vai baixar um pouco mais esse consumo dai..

04Consumoefatordepotncia.jpg

Uma visão interna:

Comagavetanolugar.jpg

Uma visão da gaveta de montagem do HD, um 500 Giga, pois irei adotar o conceito NAS para arquivamento em rede e via rede wifi e cabo acessar esse armazenamento..

GavetadoHD.jpg

Ele visto por trás..

Traseira.jpg

Gostei muito da máquina cujo consumo deverá cair ainda mais, pela nova fonte, pela ausência de teclado e mouse (acesso via VNC).

O PC só tem mobo, 500 giga e 1 mega de memo, nada mais..

Meu target de consumo com ele será em torno de 34 Watts...

Custo mensal em energia = 24 x 30 x 34 x 0,43 = Cerca de R$ 10 por mês..

Completamente satifatório o projeto, target atingido....

Custo:

R$ 195,00 da mobo+CPU

R$ 335,00 do HD Sata de 500 Giga

Fonte tinha junto com o gabinete, mas a nova, por capricho meu pois quero baixar o consumo desses 42 Watts dai, deverá custar em torno de R$ 180,00..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já havia pensando nisso antes para fazer aqui. Não dá para deixar um PC com SLI, OC, RAID ligado 24h senão no final do mês a conta não vai nem conseguir entrar na caixa dos correios.

Incialmente pensei em montar um AMD baseado no Sempron LE ou qualquer outro processador com TDP baixo e fazer um "underclock" e o resto bem básico como vídeo on-board, 1Gb de memória... mas depois de uns cálculos e pesquisas descobri que não adiantaria muito pois o sistema continuaria consumindo uns 100W...

O grande problema de um sistema baseado nos processadores e chipset VIA é o desempenho, mas acho que para essa finalidade de um simples "download center" aliada a uma boa fonte com alta eficiência é mais que o suficiente.

Seu tópico vai me dar uma ideia do que procurar quando for montar o meu pc econômico hehehe.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O grande problema de um sistema baseado nos processadores e chipset VIA é o desempenho, mas acho que para essa finalidade de um simples "download center" aliada a uma boa fonte com alta eficiência é mais que o suficiente.

Não tem problema algum. Não existe internet tão rápida assim que ele não consiga dar conta, mesmo que vê tenha um acesso de 8 Mega ai...

E para servidor de arquivo em rede dá e sobra. Por isso é que ele foi montado com um HD de 500 Giga.

Cheguei até em pensar que com ele até poderia tentar adotar o conceito de HTPC e, nas horas vagas, servir de player para para filmes..

Com todo o tipo de DVD e mesmo Divex rodou liso e completamente bem.

O problema começou a acontecer com vídeo de alta resolução 720P. Ai não roda completamente liso, mesmo tendo colocado a rodar o CoreAVC para h.264 com áudio AC3filter, uma das melhores combinações e de algorítmo menos pesado e mais inteligentes que conheço.... Volta e meia perdia o sync do som..

Mas não foi para isso que ele foi concebido, e sim para um NAS e up/down loader de internet, e para isso está ótimo..

Pensei inicialmente em uma solução note, mais seria cara e de difícil solução para NAS, uma vez que capacidade de HD em note é problemático lento e caro. Coloquei nesse dai que montei um 500Giga com 16 de buffer.. Bela capacidade, vai simplificar a vida aqui por casa aonde se tem 2 desk e um note além desse dai... todos na cobertura de rede wifi, onde está o NAS..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela solução, faller.

O consumo desse download center é realmente baixo. você. chegou a testar o consumo com teclado, mouse e vídeo ativado?

Hoje uso um velho AthlonXP com Linux como micro para internet e downloads. Em termos de desempenho essa solução é boa, mas o consumo não é dos melhores; talvez valesse a pena montar um micro como o seu, porém deixando a possibilidade de uso local (sem VNC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Parece subir de 1 a 2 Watts somente, sabes, fica comutando, diria 1,5 Watts a mais...

faller,

muito bom mesmo. Vou pensar em uma configuração nesse sentido quando resolver aposentar o AthlonXP.

Parabéns mais uma vez pelo projeto e não esqueça de nos informar o resultado da fonte nova quando ela chegar. :)

Inté, Ughadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
daria certo pegar um amperímetro e multiplicar pela tensão para dar a potência que está gastando ?

acho que dá né ?

Se você estiver falando em monitorar a corrente AC de entrada e sua fonte não contar com PFC ativo e você tiver um multímetro comum, não dá. A medida de corrente estará errada em funçãop do fator de forma. Veja a diferença da forma de onda da corrente de entrada em fontes com e sem PFC ativo.

SemPFCeComPFC.jpg

Para medidas mais ou menos corretas, em fontes sem PFC, há que se ter um multímetro que meça "true RMS" e esses dai não são muito comuns, ou com um instrumento chamado Kill-a-Watt, como esse que mostrei lendo ai acima.

Para medidas em fontes com PFC ativo, sim você pega a corrente medida e multiplica pela tensão de entrada.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo.

Então com esse alicate de medir a corrente não estará certo por causa do PFC.

Quanto custa mais ou menos esse medidor aí

a medição ficaria mais alta ou mais baixa em relação à real ?

Mas com PFC dá certo ? Só fonte sem que não dá.

Beleza.

Isso por causa da diferença de fatores né ?

Lí um pouco de seu topico sobre PFC

Parece que a sem pfc, fornece tipo que em picados, e que com pfc vai fornecendo tudo de uma vez

li em outro tópico você falando sobre um caminhão que está subindo um morro e eixos, poderia dar esse exemplo de novo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu tb quero montar um servidor "atachado" a rede tipo NAS. Mas, para meu caso não preciso de serviços tipo RAID (até porque preciso de dois ou um número par de HDs), somente queria utilizar os serviços de FTP e coisas no sentido. Mas está difícil de achar algo que me atenda num preço legal, se acho, acho somente lá fora, como no amazon.com , onde tem o NAS200 da linksys por 119,00, até acho que este seria mais que o necessário. Tirando isso, gostaria de saber se vocês conhecem ou recomendam algum dispositivo da linksys, air live, d-link ou net gear que possa utilizar na rede, de preferência que já possa ser utilizado com as funções de ftp, ou outra maneira e que possa ler e alterar arquivos, e que possua a função de acesso direto a midia. Preciso destas funções pois vou montar uma rede doméstica com um eeePC 701 e outro eeePC 900, e este NAS vai ser útilpara colocar todos os arquivos quer preciso além de ser uma expansão para o HD do meu desktop.

valeu,

Cristiano.

P.S.: Escrevi isso aqui pois não achei algum post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Finalmente, depois de uns 10 dias que as fontes chegaram, consegui finalmente um tempo para colocar a nova fonte que mandei vir dos EUA para meu NAS.

Só para lembrar, a fonte que usava no NAS era aquela que tinha originalmente no gabinete, antiga, sem PFC ativo, ruim e de baixa eficiência.

Com essa fonte o consumo do NAS ficou em 42 Watts que eu já achei maravilhoso para uma máquina que vai ficar 24 x 7 ligada na Internet, fazendo Up´s & Downs, além de servir como NAS na minha rede caseira.

Pois chegou a fonte da Seasonic que encomendei. Uma tetéia com 5 anos de garantia. Veja ai a caixa:

th_NovafonteparaoNAS.jpg

Ela é uma fonte no formato SFX. Veja abaixo a comparação com o formato ATX. Repare que acompanha uma placa para adaptação ao formato ATX se necessitar.

th_ComparaodetamanhoIFXxATX.jpg

A etiqueta com os dados da fonte:

SeasonicSS-300SFD_EcoPSU300.jpg

Finalmente, como resultado, a potência demandada com a Seasonic: Ótimos 28 Watts somente..

th_PotnciademandadacomaSeasonic.jpg

A Corrente demandada pela Seasonic: Não mais do que 250 miliAmperes (em 120 volts)

th_CorrentedemandadacomaSeasonic.jpg

Notem que tive que fazer uma pequena operação em uma das longarinas do gabinete em função do fan saliente dessa fonte SFX da Seasonic.. Valeu a pena..

Conclusão:

Para quem, no início do processo desejava um PC que consumisse abaixo de 70 Watts;

Conseguir um PC que demandasse, com uma fonte vagabunda 42 Watts;

E demandasse com uma fonte excelente com PFC ativo e alta eficiência somente 28 Watts,

Dou o projeto como altamente exitoso e que mostra mais uma vez que não vale a pena esmolar quando se trata de fonte. A colocação dessa Seasonic melhorou em 34% o consumo do PC.

Só para se ter uma ideia, esse PC deverá demandar 28Watts x 24horas x 30dias = 20,16 KWh, que no final do mês dará um custo de energia de cerca de R$ 8,70, aqui no meu estado, sem desligar um minuto sequer...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara achei legal...onde encontrar essa placa-mãe/cpu??? qual o modelo certinho p procurar na net??? se você comprou online, fornece o site ai...

outra coisa, essa sua fonte...qual a potencia dela (seriam 300watts)? qual o rendimento(eficiencia) dela? teria como arrumar ela por aqui ou pelo menos um modelo semelhante???

como é o desempenho dessa cpu p/ atividades basicas??? supondo p uso basico: navegar, msn, ou no maximo, bater um texto no word, dar conta sem travar??? qual clock dela??

achei bem interessante...principalmente pelo consumo de 30watts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara achei legal...onde encontrar essa placa-mãe/cpu??? qual o modelo certinho p procurar na net??? se você comprou online, fornece o site ai...

outra coisa, essa sua fonte...qual a potencia dela (seriam 300watts)? qual o rendimento(eficiencia) dela? teria como arrumar ela por aqui ou pelo menos um modelo semelhante???

como é o desempenho dessa cpu p/ atividades basicas??? supondo p uso basico: navegar, msn, ou no maximo, bater um texto no word, dar conta sem travar??? qual clock dela??

achei bem interessante...principalmente pelo consumo de 30watts...

Ele não é um PC ultra rápido não. Mas para o que ele está fazendo (up/down load na internet e servidor de arquivos) é mais do que suficiente..

Para teres uma ideia coloco ai uma rodada de Super Pi de 1 Mega para teres uma ideia do real desempenho dessa CPU:

03Superpi.jpg

Veja bem ai. Levou 5 minutos e 32 segundos para calcular um Super Pi de 1 mega. Meu PC leva 40 segundos..

Não é um PC para jogar, por exemplo... Para entrar na internet, fazer o que estou fazendo agora, digitando no Fórum, ou trabalhar com o Word, é ótimo..

Cheguei neles após dois ou três telefonemas seguindo por essa dica daqui:

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2007/12/10/idgnoticia.2007-12-10.1702619427/

Essa SND deve ter distribuidores em muitos estados. Liguei para o escritório da SND em Porto Alegre que me recomendou a Overtec.

Eu encomendei a minha com uma revenda daqui de Porto Alegre chamada Overtec, fone 51 33113566

Para não encarecer não fiz pedido especial, e aguardei mais uma semana para que esse meu pedido fosse feito em conjunto com os demais pedidos da Overtec à distribuidora... Demorou mais duas semanas e fui buscar a placa..

Quanto a fonte, inicialmente montei o PC com a fonte original do gabinete que eu havia ganho de um amigo (fez up-grade e, tanto a placa-mãe quanto às placas normais já não mais caberiam no gabinete velho)

A eficiência daquela fonte não era o bicho, e mostrou um consumo de 42 Watts.. Busquei lá fora, nos EUA uma fonte que tivesse eficiência elevada, PFC ativo e homologada no programa 80plus. Encontrei somente na potência de 300 Watts (bastariam 50 Watts). É essa fonte dai: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817151058

Tem homologação no 80 Plus: http://80plus.org/manu/psu/documents/Seasonic_SS300SFD_80Plus_Report.pdf

Ótima fonte. Busquei através de um importador. Custo final de R$ 205,00

Baixou o consumo de 42 Watts para 28 Watts (isso significa 34% de redução). Nem foi pela diferença de 14 Watts que busquei a fonte, mas sim pelo desafio de fazer um PC que consome 28 Watts somente, para up/down loader e NAS (servidor de arquivos em rede). Fosse somente pelos 14 Watts levaria 4 anos para amortizar a compra...

Quanto a eficiência dessa fonte, ela é capaz de chegar aos 84% se demandados cerca de 150 Watts. Num consumo de 28 Watts sua eficiência com certeza é menor. A outra que tinha ali era muito ruim, bem provável que com eficiência abaixo dos 50%.

Sobre a tua pergunta sobre o clock dela, dá uma olhada ai..

CPUz01.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal faller...você n pos drive de cd ou dvd no pc ne? p instalar os drivers, colocou no drive de outro pc e puxou pela rede? futuramente, to pensando em fazer um negocio desse aqui em casa, mas acho q vou deixar mouse e teclado (mesmo q desplugado, mas q tenha) e acho q vou colocar um drive de dvd (um bem baratinho)...sobre o desempenho dele, eu queria saber era p navegar (atras do arquivos) e funcoes basicas mesmo, nd d jogo, pois claro q ele n é um pc p isso...

o drive de dvd n vai consumir nd se n tiver em uso? ou so estando plugando (mesmo q sem uso) ja consome algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
legal faller...você n pos drive de cd ou dvd no pc ne? p instalar os drivers, colocou no drive de outro pc e puxou pela rede? futuramente, to pensando em fazer um negocio desse aqui em casa, mas acho q vou deixar mouse e teclado (mesmo q desplugado, mas q tenha) e acho q vou colocar um drive de dvd (um bem baratinho)...sobre o desempenho dele, eu queria saber era p navegar (atras do arquivos) e funcoes basicas mesmo, nd d jogo, pois claro q ele n é um pc p isso...

o drive de dvd n vai consumir nd se n tiver em uso? ou so estando plugando (mesmo q sem uso) ja consome algo?

Meu PC NAS não tem teclado, nem mouse, muito menos monitor. Entram nele somente o cabo de rede elétrica e o cabo de rede Lan.

Para carregar o SO liguei um DVD por fora carreguei e retirei. Dentro dele ele tem a placa-mãe, a fonte e o HD.

A operaçã do mesmo faço via rede, a partir de outro PC qualquer na rede, ou do notebook via WI-FI com um programinha residente no NAS chamado Ultra VNC Viewer, que te trás aquele PC para a tela do PC que estiveres. Dai busco o que quero carregar na NET e coloco tudo num uTorrent e a coisa dali por diante fica fazendo down e up load sozinha, já podendo abandonar o VNC..

Setei na BIOS para que o PC se ligue no momento em que sentir energia na rede. Desse modo, se faltar energia, ao retornar o PC NAS assume sozinho novamente todo o trabalho que estava fazendo..

Quanto a deixar um CD ou DVD player no PC , para mim é totalmente desnecessário. Faço tudo pela rede. Um CD ou DVD consome sim energia ao ficar plugado. Claro que não é toda aquela que ele consome ao gravar, por exemplo.

Só para dar uma dica.. Para navegar atrás de arquivos seu desempenho é tão bom quanto um outro PC qualquer dual Core de última geração. Para essa operação ele sobra máquina, mesmo que você o opere pela rede via VNC.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu PC NAS não tem teclado, nem mouse, muito menos monitor. Entram nele somente o cabo de rede elétrica e o cabo de rede Lan.

Para carregar o SO liguei um DVD por fora carreguei e retirei. Dentro dele ele tem a placa-mãe, a fonte e o HD.

A operaçã do mesmo faço via rede, a partir de outro PC qualquer na rede, ou do notebook via WI-FI com um programinha residente no NAS chamado Ultra VNC Viewer, que te trás aquele PC para a tela do PC que estiveres. Dai busco o que quero carregar na NET e coloco tudo num uTorrent e a coisa dali por diante fica fazendo down e up load sozinha, já podendo abandonar o VNC..

Setei na BIOS para que o PC se ligue no momento em que sentir energia na rede. Desse modo, se faltar energia, ao retornar o PC NAS assume sozinho novamente todo o trabalho que estava fazendo..

Quanto a deixar um CD ou DVD player no PC , para mim é totalmente desnecessário. Faço tudo pela rede. Um CD ou DVD consome sim energia ao ficar plugado. Claro que não é toda aquela que ele consome ao gravar, por exemplo.

Só para dar uma dica.. Para navegar atrás de arquivos seu desempenho é tão bom quanto um outro PC qualquer dual Core de última geração. Para essa operação ele sobra máquina, mesmo que você o opere pela rede via VNC.

Abraço..

eu entendi como você fez o esquema ai na sua casa, ja usei vnc tb...achei bem interessante o seu esquema...mas eu n tava querendo fazer igual usando vnc (por enqto) porque aqui em casa n tem uma infraestrutura de rede pronta ainda porque n precisa, aqui so tem dois pcs ligados no modem adsl (q tb funciona como um switch limitado), ai queria fazer um negocio reduzido p/ n gastar energia com um switch propriamente dito sem necessidade, mas futuramente quem sabe?

so p esclarecer, quando você falou q carregou o SO por um dvd externo, isso quis dizer q você plugou um drive de dvd, instalou o so e drivers e dps tirou, foi isso ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
so p esclarecer, quando você falou q carregou o SO por um dvd externo, isso quis dizer q você plugou um drive de dvd, instalou o so e drivers e dps tirou, foi isso ne?

Exatamente.. Manter o driver de DVD (ou CD) seria o equivalente a um foguete daqueles da NASA levar consigo a plataforma de lançamento. Não teria sentido..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller

Eu tive um micrinho com esse fim já.. Um celeron 400 MHz se não me engano, algo do tipo. Queimou MB depois de 4 anos ligado direto!

Ele tinha um dissipador de perfil baixo e ventoinha pequena, como esse teu ai..

O que fiz foi trocar por um dissipador de athlon, enooorme, sem ventoinha. Deixei somente a ventoinha da fonte rodando.

A temperatura ficava uma beleza!!

Fica a dica. Se tiveres espaço no teu gabinete para isso acho que não custa tentar.

Uma ventoinha a menos, um problema a menos, menor consumo e ruído.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigo!

Desculpe ressuscitar o tópico, porém tenho interesse nessa solução também! Encontrei a placa por R$165 na compulink, porém vou tentar ligar para os fornecedores para ver os preços deles.

Tenho algumas dúvidas, esse processador via C7 é equivalente a qual processador AMD ou Intel, por exemplo? Eu sei que o processador não se destina a isso, mas você saberia me dizer como ficaria o desempenho usando o photoshop CS3 ou o Corel X14 (ou X13, ou X12)? Fica impossível de usar? Ou dá pra rodar razoavelmente bem?

Se eu colocar mais do que 1gb de memória RAM, dá diferença, ou o processador se torna um gargalo?

Pergunto isso porque minha namorada quer comprar um PC de baixo-custo, apenas para navegar, ouvir música, ver um ou outro filme (em DivX mesmo, qualidade 420p eu acho), porém ela faz moda e usa o Corel Draw e o Photoshop.

Obrigado amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho algumas dúvidas, esse processador via C7 é equivalente a qual processador AMD ou Intel, por exemplo? Eu sei que o processador não se destina a isso, mas você saberia me dizer como ficaria o desempenho usando o photoshop CS3 ou o Corel X14 (ou X13, ou X12)? Fica impossível de usar? Ou dá pra rodar razoavelmente bem?

Se eu colocar mais do que 1gb de memória RAM, dá diferença, ou o processador se torna um gargalo?

Pergunto isso porque minha namorada quer comprar um PC de baixo-custo, apenas para navegar, ouvir música, ver um ou outro filme (em DivX mesmo, qualidade 420p eu acho), porém ela faz moda e usa o Corel Draw e o Photoshop.

Não é essa a proposta desse PC. Não é para navegar e sim para servidor de arquivo e up/down loader.. (enquanto eu durmo ele baixa na internet... enquanto eu tô na balada ele fica trabalhando)

Quanto a comparação, diria o desempenho de um P3. Roda sim vídeo em Divex 480. Não é a máquina para photoshop ou Corel definitivamente. nem que tu coloques mais memória. O processador sim é gargalo. Meu PC vira Super pi de 1Mega em menos de 40 segundos. Esse dai roda em uns 5 minutos e meio. Falta processador para coisas rápidas. Não é essa a função dele. Ele tem que drivear a internet e servir arquivos na rede. Para isso não é necessário velocidade maior do que ele tem.. E precisa consumir pouco. Isso ele sabe fazer..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Ah sim, eu pretendo comprar um pra distribuir a rede ad hoc e pra ficar baixando arquivos 24 horas, pois o meu atual consome energi absurdamente. Mas como o preço é bem acessível, pensei em comprar um pra minha namorada também, mas pelo jeito é melhor juntar mais uma grana ao comprar pra ela!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olás,

Também estou com essa ideia na cabeça, até pensei em comprar algum notebook com monitor queimado ou algo do gênero, porém não achei preços bons..

O que estou querendo mais é somente fazer down&upload 24h, não é necessário armazenar os arquivos por muito tempo; assim não usarei um HD, e sim somente um pendrive 16gb (boot via pendrive).

Mas surgiu algumas dúvidas, como qual processador usar:

O Intel Celeron 4 tem um TDP de 35w, já o AMD Sempron LE-1150 o TDP é 45w. Mas, qual seria mais eficiente? Sei que o AMD possui CnQ (Cool 'n' Quiet) o que reduz e muito seu consumo; já o Intel eu desconheço...

Além disso, creio que a placa-mãe é também um grande diferencial. Estava pensando em pegar uma off, colocar um vídeo qualquer, instalar tudo e depois tirar essa placa de vídeo (será que funciona?).

Comentários? Sugestões?

Outra dúvida; tenho um multímetro digital, fazendo as medições com um ventilador (cuja potência é conhecida) até que não deu diferença. Mas depois do que você disse sobre RMS e tal, fiquei na dúvida... Tem alguma outra maneira de saber se meu multímetro é "bão"? :P

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa placa-mãe que comprei não deixa de ser uma boa solução. Preço abaixo de R$ 200 e já vem com uma CPU da VIA montada e com cooler. Essa CPU da via dá e sobra para up/down load na internet. Tem suporte a IDE e a dois HD sata. É perfeitamente compatível com Windows XP. Multímetro sendo digital com certeza é confiável o suficiente para as medidas normais que se fez em casa..

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...