Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC econômico para Internet e NAS


faller

Posts recomendados

Turdin, tente achar a Zalman ZM360B-APS, é uma fonte equivalente a essa seventeam que tem procurado, caso não ache ela também, tem a Corsair CX400, Corsair VX450 (já é exagero) e a OCZ StealthStream 400W

são todas ótimas fontes com ótima eficiencia, todas com teste aqui no Clube do Hardware, só ver quais que a smartdata tem para vender e olhar no teste a que preferir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas pequenas correções ai..

Você usa o ponderador de aging para dimensionar a fonte, mas nunca para avaliar sua demanda de pico.... Quando você coloca aging a 30% você passa a multiplicar a real demanda de pico por 1,30 para dimensionar uma fonte a maior. O fato da fonte ter operado já por 4 anos em 24/7 não fará com que ela gaste mais energia agora. A consequência desses 4 anos é que sua fonte, quando nova era capaz de entregar uma determinada potência, que agora não mais é capaz de entregar a mesma. terá diminuida sua capacidade. Desse modo, ao dimensionar, se coloca um multiplicador ai para levantar a potência final da fonte para que depois de um tempo ela venha caindo mas ainda consiga entregar a potência que seria o pico de sua config. Desse modo, de cara a demanda de pico de sua config será de 260 calculados por você, mas dividido por 1,3 para sacar fora os 30% de aging que no seu caso não cabe..

Potência de pico = 260/1,3 = 200 Watts.

Essa é a notícia boa, reduzindo a potência reduzirá o custo anual da energia... E aliás, pegue somente, como média, um valor de 60% desse pico. Impossível seu PC ficar 24/7 na potência de pico..

Desse modo, na média, seu PC demandaria cerca de 200 x 0,6 = 120 Watts

Melhorou a coisa, mas agora começam a vir as notícias ruins..

120 Watts é o que o PC exige de energia, da sua fonte...

Por sua vez, a sua fonte, que não foi declarada tem uma eficiência no provimento da energia que vou chutar estará por perto dos 70%.

Desse modo seus 120 Watts reais de consumo do PC, se medidos na tomada serão 120/0,70 = 171 Watts, aonde 120 Watts irão para o PC e a diferença desses 171 Watts para os 120, ou seja 51 Watts serão dissipados sob a forma de calor como perda na fonte... (preço do trabalho da fonte)..

Somente começaram a piorar as coisas, tem mais complicação ai..

Viste o preço do KWh como sendo 0,26. Isso é o preço sem tributos.... Se você consegue pagar sem tributos, tem algum achego, é do governo, ou coisa que o valha, deixe assim , mas se não, coloque ai os tributos..

No meu estado o preço bruto do KWh (já com tributos) é de R$ 0,45 por KWh..

Pegue na sua conta de energia e divida o valor pago efetivamente pela conta, pelo valor em KWh gasto. Ai terás o valor real do KWh com tributos...

Desse modo a conta de energia anual ficaria assim..

(171W x 24h x 30d x 12m) / 1000 x 0,45 = R$ 664,85 por ano..

Só para te dar uma ideia, o meu NAS demanda por ano:

(28W x 24h x 30d x 12m) / 1000 x 0,45 = R$ 108,86 por ano

Quanto a diferença de demanda de uma placa para outra, não vou saber te dizer não.

Fonte de boa eficiência no Brasil, para esse tipo de aplicação, tem a ST380PAS, cuja eficiência pode ser vista aqui: http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP182_SEVENTEAM_ST-380PAS_380W_Report.pdf

Entretanto essa fonte é um pouco difícil de se achar, mas procurando bem, ou falando com a Windys, seu representante, é possível se encontrar.

Quanto ao preço do Kill-a-Watt, realmente está num bom valor..

Abraço...

Hum, obrigado pela explicação dos Aging, e também só não entendi, pois pensava que por ser um PC antigo, mesmo sem operação ele gastava uma energia sem variação ou seja contínua, mas lendo melhor vejo que não é bem isso.

E acredito que minha fonte não chegue a 70%, genêrica é complicada. aoeAEaieAE... Nem algumas da seventeam chegam a isso. :/

Mas de qualquer forma, comprar uma fonte pro meu PC, iria ajudar no máximo em 20%... então nem compensa.

Vou ver se eu monto com a placa mãe PC3000E, já que ta complicado achar a 2500, e também compro o wattímetro, para postar os testes aqui. =P

ps: o pior que esse PC, vai ficar equivalente ao meu, perdendo em alguns quisitos e ganhando em outros. auiehauieha

Os tributos que você diz seria o ICMS? É verdade, não tinha reparado nisso... hehe...

Bom, e obrigado mais uma vez.

Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas de qualquer forma, comprar uma fonte pro meu PC, iria ajudar no máximo em 20%... então nem compensa.

Vou ver se eu monto com a placa mãe PC3000E, já que ta complicado achar a 2500, e também compro o wattímetro, para postar os testes aqui. =P

ps: o pior que esse PC, vai ficar equivalente ao meu, perdendo em alguns quisitos e ganhando em outros. auiehauieha

Cuide com uma questão: Se você está fazendo um PC para deixar ligado, baixando coisas na internet, o desempenho dessa CPU da VIA é bom, mas se você imagina poder jogar, ou poder rodar planilhas pesadas Excel, ou renderização ou algo mais pesado vais notar uma queda muito mas muito grande no desempenho.Vai chegar a ser 3 a 5 vezes mais demorado que esse seu dai. Não é por nada que ele sai de uma plataforma que demanda 120 Watts para operar para uma que demanda menos e 30 para funcionar. Alguma queda de desempenho teria que acontecer...

A única vantagem dele é seu baixo consumo em aplicações que não exijam alta performance, como é o caso da navegação na internet, ou até mesmo como servidor de arquivos... Não espere poder jogar com um PC com a CPU da VIA e sem placa, com vídeo onboard..

Ou seja, esse PC econômico não fica de modo algum equivalente ao seu, fica de 3 a 5 vezes mais lento...

faller, essa fonte está sem previsão até na Windys...

Você teria alguma outra (se tiver um link dela a venda ajuda muito) fonte para recomendar?

Obrigado

Edit: Essa seria uma boa escolha? http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=4351

Essa ST-350MAE é uma fonte com 70% de eficiência, de modo que não espere dela muito não...

Uma OCZ400SXS iria muito melhor, com preço abaixo dos R$200..

Veja ai: http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP613_OCZ%20TECHNOLOGY_OCZ400SXS_400W_Report.pdf

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico. Enfim encontrei uma utilidade perfeita para um note da HP que estava aqui encostado com o LCD quebrado.

Configuração: Mobile Sempron 3000+ (1.8GHz, Albany), 1x 1GB DDR, HD 160GB, Gravador DVD. Fonte 100-240V 65W.

Bom, removi o LCD dele, formatei, reinstalei o XP home e uns programas básicos como o FDM, o utorrent e o Ultra VNC, ativei o powernow (o processador roda a 800MHz ocioso). Espero não consumir mais que 50W neste PC. É possível ?

Outra coisa, essas fontes de notebook têm boa eficiência? A fonte aqui está marcada como "efficiency level IV".

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outra coisa, essas fontes de notebook têm boa eficiência? A fonte aqui está marcada como "efficiency level IV".

O nível IV é dos melhores atualmente..Veja ai abaixo:

Nveisdeeficinciaparafontesdenote.jpg

Não acredito que esse seu PC vá pedir 50 Watts não. Penso que deva ficar lá pelos 35 a 40 Watts no máximo dos máximos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nível IV é dos melhores atualmente...

Não acredito que esse seu PC vá pedir 50 Watts não. Penso que deva ficar lá pelos 35 a 40 Watts no máximo dos máximos..

Então está de bom tamanho. Claro, poderia ter sido melhor se a HP tivesse usado um Sempron 3000 com núcleo Roma (TDP 25W) e não um Albany (TDP 62W) neste note. Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então está de bom tamanho. Claro, poderia ter sido melhor se a HP tivesse usado um Sempron 3000 com núcleo Roma (TDP 25W) e não um Albany (TDP 62W) neste note. Grato!

Concordo com você, mas esse seu Albany não vai rodar a pleno na maior parte do tempo, pelo menos em up/down loads na internet..

acho que vou ligar em uma fonte generica mesmo...

Será que corro algum risco?

De uma genérica espere de tudo.. Pode funcionar por 5 anos bem como pode louquear amanhã mesmo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Opa, tinha dado uma quietada no meu projeto, mas fiz uma cotagem, vê o que acha faller:

MB Phitronics PC3000E + Processador VIA C7-D 1.6GHz Box - R$195.41 (Kabum)

Memória Kingston 1024MB 667MHz DDR2 PC5300 - R$61.97 (Kabum)

HD Seagate SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM - R$169.91 (Kabum)

Mini Gabinete Clone Mini ATX Preto (s/ Fonte) 15105 - R$42.41 (Kabum)

Fonte Zalman ZM 360B-APS - 360W - R$ 209,95 (e-Coyote)

Frete: R$15.76 + R$ 14,90

Valor total: 710,32

Não sei se por esse preço final se fica vantajoso.

Bom, avalia ai e me fala o que acha!

valeu : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Opa, tinha dado uma quietada no meu projeto, mas fiz uma cotagem, vê o que acha faller:

MB Phitronics PC3000E + Processador VIA C7-D 1.6GHz Box - R$195.41 (Kabum)

Memória Kingston 1024MB 667MHz DDR2 PC5300 - R$61.97 (Kabum)

HD Seagate SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM - R$169.91 (Kabum)

Mini Gabinete Clone Mini ATX Preto (s/ Fonte) 15105 - R$42.41 (Kabum)

Fonte Zalman ZM 360B-APS - 360W - R$ 209,95 (e-Coyote)

Frete: R$15.76 + R$ 14,90

Valor total: 710,32

Não sei se por esse preço final se fica vantajoso.

Bom, avalia ai e me fala o que acha!

valeu : )

Acho que ficou bom sim... Sendo que alguns itens por ai poderiam até ficar um pouco, pouca coisa, mais baratos, mas isso não é o caso.. O meu NAS tá operando numa boa, sem parar um instante sequer, até hoje, desde seu nascimento. Havia falado pro meu filho que iria abrí-lo para limpeza.. O tempo rareia e a gente acaba esquecendo.. Quando tenho tempo não lembro e quando lembro não tenho tempo.. Assim vai... Deve operar numa boa essa sua config e certamente ficará com uma demanda muito próxima a minha, de 28 Watts.... Ótima diria..

Se eu fosse partir para um NAS atualmente, acho que talvez fosse adotar um Atom, mas certamente o custo subiria.. Parabéns pela máquina..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Faller,

Tudo bem? Sou de Porto Alegre, no momento morando em Ijuí e novo aqui no Fórum.

Estava pensando justamente em um PC econômico para deixar conectado fazendo downloads e encontrei, através do Google, este discussão.

Tenho dois notes e um PC com um pentium D (no site do fabricante diz que o precessador consome 95w...pouco né?hehe) Bem, minha ideia é montar um de baixo consumo usando parte do que tenho no meu PC: somente a fonte (AVC modelo AVS-400CSBA), um pente de memória 512mb DDR2 533, um HD sata 7200rpm 80gb, vou usar a unidade de DVD apenas para fazer algumas configurações e deixar o micro bem "pelado" e com o mínimo para rodar. Para processador eu to pensando no Atom 230 (site do fabricante informa consumo de 4w) vendido no kit com placa-mãe (link).

Resolvi escrever para saber uma opinião sua e da galera do fórum que são muito mais experientes no assunto.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se fosse remontar uma máquina assim o faria com o atom também..

à época em que momntei a solição da VIA era o que tinha de bom por ai..

Até hoje está funcionando, nunca foi aberto nem tapouco desligado (só nas quedas de energia) Commo ele tem auto power-on nem tomo conhecimento do mesmo..

Quanto a economia de energia, quem vai definir a coisa por ai é a fonte..

Só um HD, sem DVD (use e saque-o fora) sem teclado, sem mouse sem vídeo. Acesse-o pela rede e traga-o para operar em seu PC quando necessário)..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

boa tarde amigos. eu acompanho esse post a algum tempo, e eu comprei um kit via pc3000 e+, um hd de 400gb e 1gb de ram com o intuito de usa-lo comp pc de download, mais como meu htpc precisou ser vendido, eu estou utilizando ele como 1 opção e te digo uma coisa ele é mais lerdo que um pentium 3 tualatin de 1.13 que eu usava antes como 2 pc, ele é muito lento, até com videos do youtube ele passa os videos quadro a quadro, tentei instalar uma placa de video ati x1300 nele pra poder usar por enquanto, mais não consigo instalar, sera incompatibilidade com placas ati? outra coisa essa placa não tem alimentação para o processador com conector de 4 pinos mais eu uso uma fonte de 20 pinos e a placa pede uma fonte 20+4, e mesmo com uma fonte 20+4 a placa de video não funciona, eu sei que e fora do tópico mais como tem bastante gente com essa placa talvez pudessem medar uma luz, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde amigos. eu acompanho esse post a algum tempo, e eu comprei um kit via pc3000 e+, um hd de 400gb e 1gb de ram com o intuito de usa-lo comp pc de download, mais como meu htpc precisou ser vendido, eu estou utilizando ele como 1 opção e te digo uma coisa ele é mais lerdo que um pentium 3 tualatin de 1.13 que eu usava antes como 2 pc, ele é muito lento, até com videos do youtube ele passa os videos quadro a quadro, tentei instalar uma placa de video ati x1300 nele pra poder usar por enquanto, mais não consigo instalar, sera incompatibilidade com placas ati? outra coisa essa placa não tem alimentação para o processador com conector de 4 pinos mais eu uso uma fonte de 20 pinos e a placa pede uma fonte 20+4, e mesmo com uma fonte 20+4 a placa de video não funciona, eu sei que e fora do tópico mais como tem bastante gente com essa placa talvez pudessem medar uma luz, obrigado.

Já tentou instalar o driver do video on-board da VIA?

Até uma 9800GTX+ fica um lixo com o driver genérico do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
boa tarde amigos. eu acompanho esse post a algum tempo, e eu comprei um kit via pc3000 e+, um hd de 400gb e 1gb de ram com o intuito de usa-lo comp pc de download, mais como meu htpc precisou ser vendido, eu estou utilizando ele como 1 opção e te digo uma coisa ele é mais lerdo que um pentium 3 tualatin de 1.13 que eu usava antes como 2 pc, ele é muito lento, até com videos do youtube ele passa os videos quadro a quadro, tentei instalar uma placa de video ati x1300 nele pra poder usar por enquanto, mais não consigo instalar, sera incompatibilidade com placas ati? outra coisa essa placa não tem alimentação para o processador com conector de 4 pinos mais eu uso uma fonte de 20 pinos e a placa pede uma fonte 20+4, e mesmo com uma fonte 20+4 a placa de video não funciona, eu sei que e fora do tópico mais como tem bastante gente com essa placa talvez pudessem medar uma luz, obrigado.

Definitivamente essa máquina dai não se destina a processar vídeo, mas isso tudo já foi até mesmo dito ao longo do tópico, por exemplo ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2892658&postcount=21

Uma excelente máquina para duas funções típicas: Servir de up/down loader na internet e de servidor de arquivo na rede para aplicações pequenas com até 5 estações como exemplo..

Lembro até de ter comentado ao longo do tópico que fiz testes com ela para entender se tinha velocidade para rodar full HD e comentei sobre lags na tentativa... Não vai se comportar como um HT jamais...

Não sei como acelerar pois jamais derivei para esse lado. Penso até que não vais conseguir dessa config um bom desempenho nessa linha

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente, cheguei a essa conclusão ontem após conseguir instalar uma placa de video nela, melhorou um bocado com uma placa offboard, mais muito aquem do que eu imaginava, tando com xp como com ubuntu, mais agora pelo menos eu utilizo bem ele sem lags e sem engasgos com divx, ja quebra um galho enorme, ainda mais pelo preço que ela me custou 40,00(ML), obrigado pelas respostas e boa tarde...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Opa, acabei por não fazer meu NAS... porém troquei de PC, e tive acesso a um no-break da APC Back-UP RS 1500, o qual mostra a quantidade de W/h que se está utilizando e etc.

Meu computador atual gasta 95w operando normalmente em baixa performace pelo EPU e 86w quando está ocioso, e usando 100% do mesmo não passou de 200w.

Config:

Tipo de processador QuadCore Intel Core i5 750, 2900 MHz (21 x 138)

Nome da Placa Mãe Asus P7P55D LE (3 PCI, 2 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Gigabit LAN)

DIMM1: OCZ Gold XTC OCZ3G1600LV2G

DIMM3: OCZ Gold XTC OCZ3G1600LV2G

Adaptador gráfico ATI Radeon HD 5700 Series (1024 MB)

HD 2x em RAID ST3500418AS (5VM44ENZ)

HD SAMSUNG HD160JJ/P (1504J1FL425818)

Por mais estranho que pareça achei o consumo otimo mesmo com essa config toda... e não vejo necessidade do NAS atualmente, mas confesso que tenho grande interesse nesse ASROCK:

http://www.asrock.com/nettop/overview.asp?Model=ION%20330HT-BD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Prezado faller...

ainad que o tópico seja antigo, parabéns pelo pc. Estou pensando em uma solução desta também, com o mesmo objetivo. Eu te pergunto:

- porque hoje em dia você usaria o Atom ? você ter certeza do menor consumo ? O meu netbook parece esquentar MUITO.

- você acredita que uma solução sem HD, apenas memória flash, influenciaria muito no consumo ? Sim, eu sei que seria complicado uma solução com o armazenamento em flash ser utilizada para NAS (devido ao tamanho limitado)... mas poderia ser perfeitamente OK para downloads... desde que fossem transferidos periodicamente.

Att...

Raul

Se fosse remontar uma máquina assim o faria com o atom também..

à época em que momntei a solição da VIA era o que tinha de bom por ai..

Até hoje está funcionando, nunca foi aberto nem tapouco desligado (só nas quedas de energia) Commo ele tem auto power-on nem tomo conhecimento do mesmo..

Quanto a economia de energia, quem vai definir a coisa por ai é a fonte..

Só um HD, sem DVD (use e saque-o fora) sem teclado, sem mouse sem vídeo. Acesse-o pela rede e traga-o para operar em seu PC quando necessário)..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado faller...

ainad que o tópico seja antigo, parabéns pelo pc. Estou pensando em uma solução desta também, com o mesmo objetivo. Eu te pergunto:

- porque hoje em dia você usaria o Atom ? você ter certeza do menor consumo ? O meu netbook parece esquentar MUITO.

- você acredita que uma solução sem HD, apenas memória flash, influenciaria muito no consumo ? Sim, eu sei que seria complicado uma solução com o armazenamento em flash ser utilizada para NAS (devido ao tamanho limitado)... mas poderia ser perfeitamente OK para downloads... desde que fossem transferidos periodicamente.

Att...

Raul

- Usaria o Atom por ser uma plataforma mais moderna. Quando montei meu NAS não tinha a disposição essa alternativa.

- Se estas falando do consumo de meu NAS, não só tenho certeza de que a redução foi grande como também a medi, com o Kill-a-Watt e deu 28 Watts já com a nova fonte:

PotnciademandadacomaSeasonic.jpg

- O conceito de NAS, no meu entendimento, não combina com armazenamento em Flash, de capacidade reduzida. Além disso o ganho em demanda energética nem seria significativo..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguem poderia me indicar uma configuração mais recente sem o HD?

HD eu iria colocar o meu WD caviar green de 2 tb, pensei em fazer talvez um raid 0 para aumentar a velocidade de leitura e escrita...

Ai não deu para entender, amigo..

Primeiro pegas um HD da série Green, cuja economia energética se calca principalmente na redução da rotação de 7200 para 5400 e, ato contínuo, buscas um RAID 0 para acelerar a velocidade. Isso não é o mesmo que colocar para uma corrida de automóvel, em vez de uma ferrari, um chevette, mas colocando um turbo nele???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...