Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra aprender sozinho?


Posts recomendados

Sinceramente, to com preguiça de ler tudo pra postar vou dar meu parecer... bem eu fiz um cursinho de hardware.... não foi aquelas coisas, mas foi um empurrão pois eu gosto realmente de informática, se você quer aprender, dá sim, com livros, e tal, se você gosta mesmo da area, você arruma um livro bom, já vi livros que ensinam coisas passo a passo, é só você não ficar apenas nas páginas e sim entrar em ação tentando resolver os problemas que se pega a pratica a verdadeira pratica, bem quanto a diplomas, se o cliente perguntar onde está diga com orgulho que você não tem e que apendeu por força de vontade, o cliente nã pode falar nada, se você arruma o pc do cara corretamente o que ele pode fala, o diploma na real muitos tem, e poucos são os que realmente manjam do assunto, não em informatica mas em qualquer area que você imaginar, você tendo um amigo, peça pra ele ajudar você, caso tenha duvidas já tem onde recorrer, é ótimo assim, você tem o forum para perguntar..... só não aprende se não quiser !!!!!!!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quem não tem pressa nem dinheiro para fazer um curso, pode começar aprendendo sozinho, com amigos que já tenham conhecimento, livros e várias outras fontes disponíveis, e quando quiser um aprofundamento maior, aí sim partir para um curso especializado, podendo assim iniciar com certa segurança no mercado de trabalho, mas não se engane como já foi dito, um diploma não é prova de conhecimento, e hoje a vivencia conta bastante na hora de conseguir um emprego.

Decida o rumo da sua carreira e aposte alto, sem emprenho não se chega a lugar nenhum, boa sorte e bons lucros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro:

Determinação !

Esta é a primeira lição para meter a cara no desconhecido com vontade para chegar no final voce se observar distrinchando a situação sem quaisquer dificuldades com pleno domínio.

Mas, posso falar que, o conhecimento através de leituras é muito bom. Também é extremamente considerável que se observe a PRÁTICA! No meu ponto de vista, a PRÁTICA cobre qualquer coisa porque, se você se depara com uma situação várias vezes por ano, várias vezes por dia, você se familiariza de um modo considerávelmente levando assim ao caminho do domínio.

Isso é muito bom! Se você quer mesmo conhecer a área, meta as caras que você logo-logo tem uma visão muito mais ampla que só aumenta a cada dia de prática.

Um abração para você e todo mundo que passar pelo fórum!!!

Valeu !!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Estou para fazer um curso de hardware de 60hs, uns vinte dias;

e gostaria de saber se estes cursos nos preparam o suficiente para encarar os PCs dos clientes

(montagem e manutenção).

Olha cara, eu so instrutor aqui na minha cidade e vou começar a dar aula de hardware ( manutenção e configuração) se não me engano vão ser 60 horas aqui também. Como instrutor te digo o seguinte:

Cara é sempre bom fazer um curso, ou algo do tipo.. é claro que você pode aprender sozinho, eu fiz o seguinte: 1º - fiz um curso de manutenção e tal como esse que leciono hoje, depois fui descobrindo sozinho.. ajuda um monte.. e também na hora de conseguir um emprego e tal..

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olha, na minha opiniao você vai aprende mmmmmuuiittoo mais independente de faz eum curso ou não, mas é aqele esqema, você se consultaria num medico q dissesse: nunca fiz medicina, via eles mexendo nos cadaveres e aprendi a opera...

nunkkkaaaa :ahh::ahh::ahh:

é a mesmo coisa, ao mesmo tempo q uns clientes podem fica surpriendidos ao saberem q você nunca fez um curso eles podem ve você duma forma completamente ruim , cada um interpreta de uma maneira, sempre ha os pessimistas e otimistas

mas mesmo assim prefiro te um curso(no meu temd uraçao de 1 ano, to terminando) pra pode pelo menos te uma base e algo "concreto" no curriculo por que mesmo o curso se rigoroso, etc e tal, cara , eu vejo cada um na minha turma completamente alienado, esses vão te q faze os modulos mais umas 5 vezes pra entende metade do q o prof fala, por q nossa senhora, me desculpem, mas é muita ignorância pra uma pessoa só.....

com isso a gente pode conclui que nem sempre quem faz curso entende,e que nem sempre quem entende fez curso..

(oia q filosofia)

enfim, é isso

teh mais, falou!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

!!!!ATENÇÃO!!!!

Queridos,

Este tópico foi criado na área de Hardware - Outros, a fim de debatermos inicialmente, se um profissional de hardware, precisa ou não de cursos profissionalizantes e/ou certificações.

O tópico cresceu e eu gostaria de compartilhar esta discussão com os demais membros do fórum, independente da área em que atuam ou que estão se profissionalizando.

Sendo assim, movi este debate para a área de Cursos e Certificações (que foi recém criada), para dar continuidade ao debate e por esta ser a área mais indicada ao tema.

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acho que antes de mais nada está o interesse do indivíduo, de nada adianta ter um certificado e na prática não saber fazer nada do que deveria saber, conheço pessoas que gastaram muito dinheiro com cursos caros, e não sabem nem mesmo as funções mais básicas do serviço que fazem, ou então nem trabalham na área em que se especializaram. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certificado e diploma para mim são apenas papéis e vitrine do próprio ego. Nada mais são que uma "formalização" ainda mais aqui no Brasil que certificado e diploma viraram símbolo négocios, quase todo o mês nasce uma faculdade ou escola de informática aonde o interesse principal é "lucros", se você aprende ou não, é problema seu, e na maioria dos casos acaba indiretamente levando você ao auto didatismo com a etiqueta da escola ou faculdade, certificando que "ele sabe".

Conheço muitos "certificados" e "diplomados" que não sabem sequer o que estão fazendo (relacionado à informática), quantas empresas hoje seguem o critério de que o funcionário para ser bom precisa ter 10 certificados e um diploma de qualquer que seja a faculdade. O que me leva a entender que isso serve para filtrar pessoas desprovidas de conhecimento e que na maioria dos casos é um grande engano.

Conheço pessoas ligadas diretamente à bancos como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outros, que são pessoas chiques de terno e gravata que impressionam a primeira vista levando você a pensar "esse cara manja muito". É só impressão mesmo, essas pessoas que cuidam da área de "Ti Ai" desses bancos, não sabem absolutamente nada sobre básico de redes, segurança mas eles tem diplomas das melhores universidades do Brasil.

Não que eu não goste de faculdades ou cursos, mas que você tenha critérios antes de tentar um deles, hoje em dia eu estou tirando certificação MCSE e provavelmente terei que fazer uma faculdade também, mesmo que seja de turismo, pois chegar em uma empresa com um certificado ou só com um diploma você é descartado, não interessa se você entende do assunto ou se você comprou o certificado e o diploma, você tem que ter os dois para conseguir um bom emprego.

E acostume-se depois de fazer todo este investimento, ir a uma empresa e eles te cobrarem programação em ASP, C, C++, C#, profundos conhecimentos em SQL, Java, programs MS Office, Linux, Unix, Machintosh e te oferecerem um salário de R$600,00 reais por mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Concordo com gênero, número e grau com o wellingtonuemura...

Hoje em dia, vale muito mais os diplomas e certificados do que o conhecimento que se tem.

Mas infelizmente, esse é o nosso mercado de trabalho e temos que dançar conforme a música. Se pedirem "isso ou aquilo", é simplesmente "isso ou aquilo" que temos que ter, ou então seremos descartados.

Conheço gente que não tem diplomas, mas conhece muito mais que muito diplomado por aí.

Em compensação, existem aqueles que extraem o máximo do seu aprendizado e merecem carregar o canudo embaixo do braço.

E são esses que na minha opinião, saem na frente.

Resumindo, o diploma não chega a ser indispensável, mas aumenta muito a chance de um bom emprego.

:bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase tudo o que eu aprendi foi fuçando, trocando informações com pessoas da área, revistas, etc...

Infelizmente a realidade das empresas é outra, eles não confiam na sua palavra de simplesmente dizer que sabe alguma coisa, eles exigem provas, e certificado Universitário, técnico, certificação específica são essas provas.

Fiz cursos técnicos e faculdade pra conseguir e pra me manter no emprego, mas não atribuo o mérito do meu aprendizado à estas instituições. É claro que na faculdade você sempre aprende alguma coisinha a mais, tem convívio com outras pessoas pra troca de experiência, etc... mas só o autodidatísmo já serve pra formar um profissional na nossa área, desde que a pessoa tenha disciplina e dedicação para aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá!

Desde que você saiba construir conhecimento e aprender a pensar. Teoria sem prática não introjeta conhecimento e prática sem teoria é mera informação e senso comum.

Se assim não fosse, o açougueiro seria um ótimo cirurgião plástico, o orador um excelente advogado e o escritor um excepcional jornalista.

Os cursos, sejam eles de curta, média ou longa duração fornecem aquilo que sozinho você não conseguirá: a Rede de Relacionamentos. Atualmente TODOS os meus clientes chegam até meus serviços SOMENTE por indicação, já que não faço propaganda e a publicidade é feita por meus clientes (ou seja meu trabalho é conhecido porque as pessoas falam dele).

Se nós profissionais de informática tivéssemos o habito de leitura de mais e a prática de "escovar bits" de menos, não teríamos "probrema em sermos proficionais".

No futuro que já chegou, com algumas exceções de profissões como Medicina, Engenharia e Direito, seremos profissionais e não mais reconhecidos pelas nossas profissões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que a Informática não é produto de fulano ou ciclano, mas sim de uma Ciência exata (matemática), mecânica, eletrônica, etc. e portanto foi alcançada por meio de imensas equipes e mão de obra, mesmo o Gates levaria a vida inteira para concluir uma única etapa da criação da Microsoft, ninguém vence sozinho (isso não é plágio).

Tudo depende de sua aspiração, se quiser integrar uma grande equipe ou se apenas quer montar uma Eletrônica de fundo de quintal... :-BEER

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não precisa não

Aprendi o que sei com informática somente com meu irmão que nunca fez um cusrso, e na internet, o único curso que fiuz foi um de conserto de placa-mãe e hd, nada mais, ainda sim o curso custou r$40,00, foi no cefet-rn onde estudo, moro em natal tenho 15 anos e trabalho para algumas lojas de informática conceituadas na cidade e modesta a parte desbanco muito técnico que se acha com um diploma da sos computadores ou da microlins

Editado por está originalmente em maiúsculas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Respostas legais mais falta um pouco de objeto uma caminho pouco mais traçado tipo pôr onde começar:?

Fazer um curso ou não? Na onde? Qual?

Comprar um livro ou não? Qual?

Começar pôr onde o que e melhor entrar 1 em soft ou em hard ?

Etc...

Se poderem traçar algo assim seria melhor pois também q uma resposta assim

Muito obrigado

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Legal o tema do Tópico!

Acho que nem tudo se aprende sozinho, não é? o que seria do Fórum Clube do Hardware, se não fosse as trocas de informações e dicas!

Tinha um "velho deitado" que dizia... Aprenda com os erros dos outros! (:

A prática leva a perfeição. Cara é só se dedicar e não tenha medo de dizer "Eu não sei...".

Acho que sempre terá alguém disposto a ajuda-lo!

Mas ter um bom professor ajuda e muito!

[]'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Fala ai,

procuro aprender sem chegar a esses pontos... :angry: (brincadeirinha),

vou passar meu método de aprendência à distância:

1. Nenhuma matéria deve ser estudada por mais de duas horas contínuas, pelo menos de início. Se quiser passar disso mude as matéria de 2 em 2 hors para ver se não dislancha...

2. Se as letra começá a embaraiá, trocá de lugar, feche o livro e só abra no dia seguinte,...dê tempo pro tico e o teco lembrar quem tá indo e quem tá vindo...

3. Vá sempre aos exercícios primeiro antes de ler o tema, tente responder antes de ler, aí quando ler o texto as resposta virão correndo...ou pelo menos as que você ainda lembrar das perguntas...

4. A prática e o exercício sempre levam ao estágio seguinte, quanto mais, mais rapidamente se chegará ao estágio seguinte, mesmo que ele seja uma pergunta que não tenha resposta...ou pior, uma resposta sem pergunta.

5. Para profissionais, procurar incorporar o "olhar clínico", a "visão empreendedora", o "ponto de vista" profissional para não confundir hobby, paixão, gosto, etc. com imparcialidade, impessoalidade, etc. pois os primeiros podem esvair-se ao passar do tempo feito bolinhas de sabão.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Certamente que da. Contudo, é extremamente mais fácil aprender as coisas com um professor especializado, que tem uma metodologia de ensino pré definida (se bem que isso as vezes acaba por limitar o aprendizado que o aluno pode absorver)

A chave para aprender sozinho é ter interesse, dedicação, força de vontade e estar sempre atualizado procurando novas formas de investir o que ja aprendeu e aprender coisas novas, isso é Empreender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem amigos eu tenho alguns cursos, mas confesso que aprendi mais aqui no forum do que nos cursos a vantagem do curso é a pratica, pois teoria qualquer um pode obter aqui no forum , no Clube do Hardware ou em outros milhares de sites espalhados pela net, basta vontade paciencia para procurar e senso critico, para diferenciar a informaçao correta e a equivocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Primeiro fuçação, depois certificação. Não acontece muito a pessoa fazer um curso sem ter um minimo de noção do que ela está encarando ali na sala de aula?

Aprender lendo livros, visitando fóruns e sites antes de se fazer um curso é muito melhor. A pessoa já entra com a lingua afiada pra tirar dúvidas na sala de aula, tanto suas como dos demais colegas, a troca de idéias com o professor tornando o ensino e o aprendizado muito mais dinâmico e produtivo. A pessoa já sai completa pra enfrentar o mercado de trabalho. Pra mim os dois valem. Mas, antes do curso, aprender primeiro sozinho de forma auto didata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Concluindo o método de Aprendência à Distância:

Tem a parte prática também, e isso é demorado e, sem técnica, tu vai caçar milho a vida inteira (por exemplo em digitação), por isso sempre é melhor trabalhar junto, eu fiz em uma "escola de datilografia" :wub: ), hwehehehehehe! mas falando sério, imagine você diante de sua "equipe" vai mostrar o funcionamento de um programa X, aí ... :looka: olha, olha, olha, ... cadê a tecla @? :naonao: não! tem que pressionar o shift! aí você fica pressionando shift, shift, shift e nada? Sua equipe :goff: ! é sempre melhor ter classe, mesmo nas minúcias de sua área.

Mas, imagine se você quiser aprender Kung Fu, vai levar 30 anos pra ser um mestre, enquanto na academia levaria 10 anos já que em grupo da pra se adiantar meses em questão de horas.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eeeee (cansado) não aguento mais ler.

Bom como a opinião é unanime vou falar q tb sou auto-didata,fiz cursos do office, HTML, FLASH, FRONT PAGE, E MONTAGEM E MANUTENÇÃO (até meu professor disse q aprendeu fuçando hehehehheh) (não me aprofundei muito em HTML) em manutenção eu aprendi o básico (q esta totalmente desatualizado) aprendi mesmo fuçando e fazendo manutenção dos micros de pessoas do meu predio (só a procura de mais conhecimento) pra min era difícil porque nenhum dos meu amigos gostam de informatica (a unica pessoa q tive contato fisico era minha irmã) e tb como a tecnologia não para d evoluir a "raça" é o unico jeito de aprendizado mesmo (nimguem vai ficar pagando cursos e mais cursos somente para se atualizar, melhor usar a internet q você pode achar conteudos de qualidade) infelizmente um diploma ou um certificado e exigido o que nos obriga a fazer um curso ou uma faculdade.

estou pensando agora em fazer um daqueles cursos da MICROSOFT (mais são muito caros :wacko: )

há, atualmente faculdades tb não são mais simbolos de emprego garantido como antigamente, hoje em dia você faz um vestibular, nem ve o gabarito e você passa.

As unicas coisas q as faculdades então intereçadas é no seu dinheiro (tb qualquer um nos dias de hoje faria o mesmo) tenho um camarada do trampo q fez vestibular para a UNINOVE ele acertou 19 de 80 (se fosse assim eu teria entrado na FEDERA, q acertei 25 quetões não concordam ?)

fica ai a opinião, pequisando na internet, lendo livros, praticando aprende muito mais nos dias de hoje (como o professor de matemática disse, q podemos ter acessos a conteudos q só alunos de faculdade tem) mais precisa do maldito certificado.

falou galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha que dá até dá, mais quando se procura um emprego na area, você percebe que sem uma formação Profissional fica mais difícil, porque pensa só, se você chega dizendo q sabe mais sem nunhuma comprovação e eu por exemplo, chego dizendo que sei com comprovações, fazendo um curso superior na área, se você fosse o chefe pra quem você daria mais créditos... Fica aí minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...