Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Sim mas ela tem potencial elétrico, coisa que as de ceramica não tem... por isso quero saber do que ela feita, vai ver é segredo :D

Pedro eu confundi a colocação da OCZ freeze extreme, ela fica em 3º lugar, depois corrige lá...

1º Thermalright Chill Factor

2º OCZ Freeze Extreme

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente, gostaria de opnião para um dissipador com cooler para o meu sistema (quero deixar ele be cabeça fria pra um OC) e talves cooler ou ventoinhas para as VGAs, que quero que fiquem cabeça fria tb (n pra over, mas pra n ter muito risco, aqui é muito quente.)

Gabinete: Gabinete Thermaltake Armor LCS - Preto

Mobo: Placa Mãe S775 Asus Striker II Extreme

Processador: Processador Intel® Core™2 Extreme QX9770 (3.2 GHz, 12 MB L2 cache, FSB1600)

VGA: 2x XFX Geforce GTX280 1GB 512Bits

Memórias: Memória OCZ Platinum DDR3 de 4GB Dual Channel, 1333MHz (2x2Gb)

HD´s: 2 HD's 300GB SATA II Western Digital VelociRaptor - WD3000GLFS - 16MB 10.000RPM NCQ em RAID0

Drive: Gravador DVD / Blu-ray Interno SATA Lite-On Blu-ray Triple Writer- Preto

Monitor: Monitor LCD 22pol LG Flatron L226W Widescreen - Preto

Caixas Som: Creative GigaWorks S750 700 Watts 7.1

Water Cooler: Thermaltake Bigwater 760i

Fonte: PC Power and Cooling Turbo Cool 1.200W PSU

Cooler Gabinete: ARCTIC COOLING Freezer 7 Pro 92mm CPU Cooler

Placa de Som: Placa de Som Creative X-Fi Elite Pro 7.1 24bits

Estabilizador: No-Break 2.200VA SMS Power Vision - Bivolt/115V - Branco - µPV2200BiFX

ento é isso, quero sugestao (sem pensar custo/benefício) de dissipador com fan pra processador e cooler ou ventoinha para colocar na lateral para as VGA (pode ser pra refrigerar ou tirar o ar quente, n sei qual é uma boa opção)

pow, com esa configuração ai e você com wc da thermaltake bigwater 760...

ja que é pra gastar grana num pc assim, vai importar um swiftech, ou um koolance...

o que é uns mil reais ah mais, pra quem ja passo de 10 mil mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos cooler simples como estes:

Evercool CK8803 925ela

http://www.evercool.com.tw/products/ck803.htm

Akasa 861 *****

http://www.akasa.com.br/akasa_english/spec_page/coolers/spec_ak_861cu.htm

alpine 64

http://www.arctic-cooling.com/cpu2.php?idx=141&disc=

Termaltek TR2

http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1151&ID=1569#Tab1

termaltek TMG a3

http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1151&ID=1580#Tab2

extream CPEX-8AL1

http://www.extream.com.br/produtos-pages/col-proc-03_al.htm

Seria interessante postar eles também, no meu antigo amd 754 eu troquei o cooler box no verão por evercool, CK8803 925ela grifado acima, as temperaturas cpu, hd e mb cairam fora o silêncio. O cooler box a 5500rpm deixava o cpu em 64°C com o novo cooler a 2200rpm ele ficava em 45°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

guaimun fala com o Sonic que ele (o Xita falou com ele) já resolveu um problema exatamente igual a esse pra mim no tópico da História das VGAs. Ele adicionou mais um post embaixo do último (no caso deste abaixo do 2°). Acho que dessa maneira ficaria melhor.

Quanto as atualizações, vou tentar fazer esse fim de semana. Ta bem corrido aqui... ENEM, SIMA (prova nacional do meu colégio), tudo numa semana só complica... E ainda tem o vest... Mas prometo que desse fim de semana não passa :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica pra colocar neste tópico (que está muito por sinal e pra variar, né Pedro? :D ) seria "manual para noobies de como desgrudar o cooler de um processador quando eles grudam, de preferência sem partir a MB". ;)

Na verdade, umas dicas nesse sentido eu acho que seríam bem vindas a todos, porque todo mundo já teve um maldito cooler que foi pro saco, ou processador pra atualizar, e na hora de tirar o processador, cadê dele se soltar do cooler???? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, parabéns.

No momento acho que vou usar o cooler box do meu processador mesmo, pois pretendo fazer overclock só no futuro. Entretanto, parece ser difícil fazer a troca do cooler, pelo que li no fórum. Fiquei meio com medo da tal técnica do secador. XD É tão difícil assim trocar ou eu que to imaginando exagerado?

Outra coisa, se eu comprar um coolermaster ou evercool desses na faixa de 50 reais eu precisarei colocar baia fan de 120mm para eles funcionarem direito ou 3 fans laterais dão conta do recado? Tô sem espaço pra por baia fan de 120 por causa de um gravador de dvd e um display lcd, então não sei se posso ter cooler tipo tower.

Valeu mesmo, gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, parabéns.

No momento acho que vou usar o cooler box do meu processador mesmo, pois pretendo fazer overclock só no futuro. Entretanto, parece ser difícil fazer a troca do cooler, pelo que li no fórum. Fiquei meio com medo da tal técnica do secador. XD É tão difícil assim trocar ou eu que to imaginando exagerado?

Outra coisa, se eu comprar um coolermaster ou evercool desses na faixa de 50 reais eu precisarei colocar baia fan de 120mm para eles funcionarem direito ou 3 fans laterais dão conta do recado? Tô sem espaço pra por baia fan de 120 por causa de um gravador de dvd e um display lcd, então não sei se posso ter cooler tipo tower.

Valeu mesmo, gente.

Bom tópico mesmo!

Não é tão complicado quanto parece, ainda mais com cooler box, troquei o meu ontem sem problema utilizando a tática de funcionar o computador antes por uns minutos para aquecer, saiu facinho; só é bom também limpar bem a pasta térmica usada podendo utilizar papel higiênico mesmo e um pouco de álcool isopropilico (isopropanol) e aplicar pasta nova.

Acho que para completar mais o tópico poderiam colocar como limpar a pasta térmica também, outras maneiras e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poder pode mas eu não recomendo voce instalar cooler tower nessa placa mãe não, o ideal é voce instalar um cooler paralelo mesmo, que ventile todos os dissipadores em volta do processador, com um bom fan de 120mm com pelo menos 90cfm na lateral do gabinete em cima do cooler do processador...

13-131-247-05.jpg

se voce instalar cooler tower nela, o processador vai esquentar pois os mosfets e chipset dela vão suepr aquecer por falta de ventilação nos dissipadores deles, ai mesmo o cooler sendo bom ele não vai ter bom desempenho por falta de ventilação da placa mãe... aqui em casa eu tive que modificar todos os dissipadores da placa mãe para poder ter um cooler tower como o TRUE, melhor mesmo seria eu ter pego um geminii ou maxorb ou big typhoon vx, e colocar fan de 120mm 90cfm na lateral do gabinete ventilando o cooler do processador. mas entenda que o cooler padrão dá conta do recado vocês só precisam trocar por um cooler melhor SE voce FOR FAZER OVERCLOCK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pderão, muito bom o tópico !

Sucinto e completo, gostei, tá de parabéns pra variar. :)

Eu incluiria alguma coisa da escala sonora. Porque 30 dBA é alto e 20 dBA é bem baixo ? Você pderia dizer que cada unidade na escala corresponde ao dobro do ruído gerado (muita gente não sabe que diabo é essa escala logarítmica), por uma tabelinha de o que tem ruído semelhante (cofff.. no Guru3D tem uma boa, coff..), e também falar do tipo de "bearing" dos coolers.

Mais prafrente podemos completar o tópico com coisas mailocas, como a influência do formato das pás no fluxo e no ruído, por exemplo :cool:

Só achar alguém que saiba explicar isso heehheeh

Parabéns mais uma vez, e obrigado.

Abrass !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas entenda que o cooler padrão dá conta do recado vocês só precisam trocar por um cooler melhor SE voce FOR FAZER OVERCLOCK.

Então isso é uma regra, Pistola? Pra fazer over TEM que trocar o cooler? Será que usar u gabinete bem refrigerado com 3 fans laterais e 2 exaustores mais uma boa pasta termica no cooler box não permite um overzinho de leve num Q9300?

A ventilação do gabinete chega a influir consideravelmente na hora de fazer over no processador ou muito pouco?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara sempre que for fazer over é recomendado trocar o Cooler. Pra overs fracos até não é necessario, mas é recomendado.

Quanto a refrigeração ela importa E MUITO no overclock. Apenas com uma boa refrigeração o over ficará estavel e seguro.

Xita gostei das idéias, fim de semana atualizo esse e o das VGAs (que eu to devendo faz semanas :()...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então Xita eu tenho uma tabela aqui, depois te mando ai você posta.

Obs: gostaria que você ou o Sonic unisem o meu post ao 1º ou 2º o Pedro( #15 da 1º página)

t+

Isso você mesmo pode fazer, selecione os 2 e na união deixe o Pedro como autor da mensagem, eu fiz um tutorial sobre isso, eu acho..

Então isso é uma regra, Pistola? Pra fazer over TEM que trocar o cooler? Será que usar u gabinete bem refrigerado com 3 fans laterais e 2 exaustores mais uma boa pasta termica no cooler box não permite um overzinho de leve num Q9300?

A ventilação do gabinete chega a influir consideravelmente na hora de fazer over no processador ou muito pouco?

Valeu.

Ter não tem, é recomendado pra que a temperatura fique baixa e não comprometa a estabilidade do sistema.

Os Intel Core 2 overclockam muito bem com cooler stock.

A ventilação do gabinete influi numa boa diminuição das temperaturas. Isso eu falo por experiência própria. :)

Cara sempre que for fazer over é recomendado trocar o Cooler. Pra overs fracos até não é necessario, mas é recomendado.

Quanto a refrigeração ela importa E MUITO no overclock. Apenas com uma boa refrigeração o over ficará estavel e seguro.

Xita gostei das idéias, fim de semana atualizo esse e o das VGAs (que eu to devendo faz semanas :()...

Relaxa Pedro, eu demoro meses pra atualizar o "relações e VGAs".. :D

Faça quando puder.

Abrass !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...