Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

Eai galera tenho 10 MB da GVT e sera que consigo por 35 MB com esses valores? e outra pergunta alguém sabe como alterar a modulação desse modem? é um Thomson TG585 v7.

 

E nos dados da conexão que segue abaixo o que seria "(ativa/inativa)" ? seria respectivamente "upload/download"?

 

 

 
Tempo de funcionamento: 0 dias, 2:09:23
 
Tipo DSL: G.992.5 annex A
 
Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 1.031 / 12.799
 
Dados transferidos (enviados/recebidos) [kB/kB]: 0,00 / 0,00
 
Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 10,5 / 0,0
 
Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 7,0 / 17,0
 
Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 7,0 / 16,5
 
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN
 
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
 
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
 
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
 
Perda de conexão (remota): 0
 
Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0
 
Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 0
 
Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 2
 
Erros de HEC (ativo/inativo): 0 / 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eai galera tenho 10 MB da GVT e sera que consigo por 35 MB com esses valores? e outra pergunta alguém sabe como alterar a modulação desse modem? é um Thomson TG585 v7.

 

E nos dados da conexão que segue abaixo o que seria "(ativa/inativa)" ? seria respectivamente "upload/download"?

 

 

 
Tempo de funcionamento: 0 dias, 2:09:23
 
Tipo DSL: G.992.5 annex A
 
Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 1.031 / 12.799
 
Dados transferidos (enviados/recebidos) [kB/kB]: 0,00 / 0,00
 
Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 10,5 / 0,0
 
Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 7,0 / 17,0
 
Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 7,0 / 16,5
 
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN
 
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
 
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
 
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
 
Perda de conexão (remota): 0
 
Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0
 
Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 0
 
Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 2
 
Erros de HEC (ativo/inativo): 0 / 1

 

 

 

Eai galera ainda espero resposta de vocês e segue tambem os valores que testei agora com um Sagemcom F@ST1704, o que vocês acham? será que suporta um link de 35 MB?

 

 
Mode: ADSL_2plus
Traffic Type: ATM
Status: Up
Link Power State: L0
 
  Downstream Upstream
Line Coding(Trellis): On On
SNR Margin (1 dB): 16.6 6.5
Attenuation (1 dB): 18.0 14.1
Output Power (1 dBm): 0.0 10.4
Attainable Rate (Kbps): 22368 1112
 
  Path 0
  Downstream Upstream
Rate (Kbps): 12799 1079
 
MSGc (# of bytes in overhead channel message): 99 66
B (# of bytes in Mux Data Frame): 246 33
M (# of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 1
T (Mux Data Frames over sync bytes): 1 1
R (# of check bytes in FEC Data Frame): 0 0
S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.6150 0.9784
L (# of bits in PMD Data Frame): 3213 278
D (interleaver depth): 1 1
Delay (msec): 0.15 0.24
INP (DMT symbol): 0.0 0.0
 
Super Frames: 13420 12211
Super Frame Errors: 0 0
RS Words: 0 0
RS Correctable Errors: 0 121307136
RS Uncorrectable Errors: 0 0
 
HEC Errors: 0 0
OCD Errors: 0 0
LCD Errors: 0 0
Total Cells: 6540048 545896
Data Cells: 5704501 327806
Bit Errors: 0 0
 
Total ES: 0 0
Total SES: 0 0
Total UAS: 0 0
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiagopacheco, 35 Mbit/s com ADSL não é possível, teria que ser VDSL. O ADSL chega no máximo a 25 Mbit/s. No seu caso o modem Sagecom indica Attainable Rate (Kbps): 22368 1112, ou seja 22,3 Mbit/s de download e 1,1 de upload.

 

Consulte a operadora para saber se tem disponibilidade de 35 Mbit/s.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiagopacheco, 35 Mbit/s com ADSL não é possível, teria que ser VDSL. O ADSL chega no máximo a 25 Mbit/s. No seu caso o modem Sagecom indica Attainable Rate (Kbps): 22368 1112, ou seja 22,3 Mbit/s de download e 1,1 de upload.

Consulte a operadora para saber se tem disponibilidade de 35 Mbit/s.

valeu pela resposta Ricardo ,eu liguei para operadora e eles disseram que oferecem o serviço de 35 MB aqui mas o técnico iria vir para fazer a troca do modem. Mas então estes valores de snr e atenuacao que aparecem da minha atual conexão de 10MB que é adsl não valem para o vdsl da de 35MB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Liguei 3x na porcaria da GVT pra ver aquele negócio do ruido que você citou, sempre tentam arrumar de lá, até que exigi um técnico. Em seguida ligaram aqui antes de enviar o tecnico reperguntando o problema, e e quem atendeu foi outra pessoa, e mais uma vez falaram que corrigiram de lá -.-' (pelo que entendi isso seria da fiação, não seria possível corrigir de lá certo?)

Depois disso eu tive esses valores:

8QeoxyQ.png

 

O que na verdade, comparando com a imagem anterior parece uma boa redução (nos blocos de upstream corrigidos), mas também não tenho certeza, mas acho q isso é relativo ao tempo do router ligado não? Bem, de qualquer jeito ainda há o ruido ali que não sei se normalizou (aumentou o numero, e acredito que seja ruim). Enfim, se puder dizer suas conclusões sobre comparado a imagem anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiagopacheco não valem, não podem ser comparados porque o VDSL é outra tecnologia, por isso tem que trocar o modem. Como alcança 22M no ADSL deve chegar aos 35M na VDSL.

 


@ayurai os erros no Upstream estão zerados, mas aumentaram os erros no Downstream (Item Blocos Corrigidos Downstream). Tem casos que não há como resolver, só baixando um pouco a velocidade.

 

O cabo telefônico é novo e sem emendas ou extensões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiagopacheco não valem, não podem ser comparados porque o VDSL é outra tecnologia, por isso tem que trocar o modem. Como alcança 22M no ADSL deve chegar aos 35M na VDSL.

 

valeu então Ricardo, vou esperar o técnico vir aqui para fazermos o teste, assim que instalado o vdsl eu posto os valores, valeu brigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, não sei por onde começar mas desde o feriado de finados minha internet (Oi Velox de 10 MB) tem tido muita instabilidade, moro na região metropolitana de Belo Horizonte. Liguei para aquela tristeza 10331 várias vezes. Perdi a conta de quantas vezes eles me fizeram reconfigurar o modem ou configurar a rede para usar o DNS do Google, os atendentes sempre insistindo que o sinal estava sendo enviado normalmente. Cheguei a agendar a visita de um técnico, que não veio, liguei para lá mais vezes pra exigir a vinda do técnico, cheguei a abrir uma reclamação na Anatel e no último sábado eles finalmente fizeram um reparo da linha e mandaram um técnico que colocou um roteador da Technicolor no lugar dos meus equipamentos, que estão guardados (eu possuo um modem TD-8816 que fica em modo Bridge e um roteador TL-WR740N para distribuir o sinal via Wifi e para conexão local com o meu Desktop, ambos da TP-Link). A internet funcionou normalmente até terça-feira, quando o problema retornou, não consigo ficar conectado nem por 10 minutos.

 

O que isso tem a ver com Noise Margin e Atenuação? Bem, ontem finalmente eu tive a curiosidade de checar os estes parâmetros na página de configuração do Technicolor que a Oi instalou lá em casa. O meu Noise Margin de Downstream estava bem instável, as vezes ficava em 19/20, de repente abaixava para 13, voltava a subir pra depois ir para valores tão baixos quanto 8.7 e os medíocres 3.2. A Oi continua insistindo que o envio do sinal está normal, suspeito que tenha algum problema aqui em casa mas por outro lado acho isso pouco provável já que:

 

1- O cabeamento interno foi trocado não faz nem um ano, coloquei até filtros de linha novos esse sábado em todos os telefones.

2- Os telefones funcionam normalmente, não tem nenhum ruído indicando possível interferência.

3- O problema não está no meu computador ou no cabo de rede, a luz DSL apaga sozinha até com o modem ligado sozinho, sem nenhum dispositivo ligado a ele em rede.

 

Não me lembro do valor de Atenuação de cabeça (creio que estava em 20) mas lembro-me que ele não estava oscilando (ao menos não tanto quanto o Noise Margin). Claramente tem alguma coisa interferindo com o sinal enviado pela Oi a minha residência, e eu não faço mais ideia do que pode ser, alguém pode me ajudar a entender o que pode estar acontecendo de errado? Ou tentar me auxiliar a estabilizar esse Noise Margin oscilante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Downstream

Upstream

 

 

   

Margem Sinal Ruído

:

40.0

31.0

   

Atenuação da Linha

:

16.7

27.0

   

Taxa de Dados

:

1023

316

   

Taxa Máxima

:

21968

1732

   

CRC

:

0

0

Alguem poderia analisar o meu sinal e dizer qtos mb posso assinar? 
Outra dúvida é se a velocidade de 20mb já está disponível ou depende de porta da operadora?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AugustoCV se o led DSL apaga é que caiu a conexão mesmo. Verifique se as tomadas de telefone não estão oxidadas, com umidade ou com mau-contato. É só o que pode fazer, se não for isso é algum problema no cabeamento ou no equipamentos da Oi.


@karlo sua linha está com 1023 kbps de download e 316 de upload. Em tese pode chegar a 20M x 1,5M, mas é preciso ligar na Oi pra ver que planos oferecem na sua cidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 20/11/2015 às 08:47, AugustoCV disse:

Então, não sei por onde começar mas desde o feriado de finados minha internet (Oi Velox de 10 MB) tem tido muita instabilidade, moro na região metropolitana de Belo Horizonte. Liguei para aquela tristeza 10331 várias vezes. Perdi a conta de quantas vezes eles me fizeram reconfigurar o modem ou configurar a rede para usar o DNS do Google, os atendentes sempre insistindo que o sinal estava sendo enviado normalmente. Cheguei a agendar a visita de um técnico, que não veio, liguei para lá mais vezes pra exigir a vinda do técnico, cheguei a abrir uma reclamação na Anatel e no último sábado eles finalmente fizeram um reparo da linha e mandaram um técnico que colocou um roteador da Technicolor no lugar dos meus equipamentos, que estão guardados (eu possuo um modem TD-8816 que fica em modo Bridge e um roteador TL-WR740N para distribuir o sinal via Wifi e para conexão local com o meu Desktop, ambos da TP-Link). A internet funcionou normalmente até terça-feira, quando o problema retornou, não consigo ficar conectado nem por 10 minutos.

 

O que isso tem a ver com Noise Margin e Atenuação? Bem, ontem finalmente eu tive a curiosidade de checar os estes parâmetros na página de configuração do Technicolor que a Oi instalou lá em casa. O meu Noise Margin de Downstream estava bem instável, as vezes ficava em 19/20, de repente abaixava para 13, voltava a subir pra depois ir para valores tão baixos quanto 8.7 e os medíocres 3.2. A Oi continua insistindo que o envio do sinal está normal, suspeito que tenha algum problema aqui em casa mas por outro lado acho isso pouco provável já que:

 

1- O cabeamento interno foi trocado não faz nem um ano, coloquei até filtros de linha novos esse sábado em todos os telefones.

2- Os telefones funcionam normalmente, não tem nenhum ruído indicando possível interferência.

3- O problema não está no meu computador ou no cabo de rede, a luz DSL apaga sozinha até com o modem ligado sozinho, sem nenhum dispositivo ligado a ele em rede.

 

Não me lembro do valor de Atenuação de cabeça (creio que estava em 20) mas lembro-me que ele não estava oscilando (ao menos não tanto quanto o Noise Margin). Claramente tem alguma coisa interferindo com o sinal enviado pela Oi a minha residência, e eu não faço mais ideia do que pode ser, alguém pode me ajudar a entender o que pode estar acontecendo de errado? Ou tentar me auxiliar a estabilizar esse Noise Margin oscilante?

Pois é cara, compartilhamos quase o mesmo problema. Recentemente aumentei meu velox de 2 para 15 MB, pois a OI me disse que estava disponível. Depois de uns dias, começou a cair sistematicamente o sinal ADSL. Eu sou técnico em informática, e formado em sistemas de informação, mas não sabia nada sobre sinal ruído, atenuação e essas coisas, apenas sabia configurar os modens. Desde janeiro quando as quedas começaram, eu gerei cerca de 20 protocolos na OI. Me trataram assim como trataram você: Me mandaram reconfigurar o MODEM várias vezes, perguntaram se meu computador tinha anti-virus, me sugeriam formatação, vejá só! Enfim, eu me sentia um completo IDI@TA nas mãos dos atendentes. Mesmo não entendendo ainda sobre sinal, eu sabia que não havia nada de errado com meu MODEM, muito menos com meu computador. De tanto estudar em foruns sobre SINAL, me deparei com as informações sobre ruído, atenuação, e outras coisas que vocês conhecem melhor que eu. Resolvi então checar os valores do meu MODEM e eis que me deparo com valor de SRN (ruído) de nada menos que 3/4. Dei uma risada, pois tinha achado o problema. Cansado de tanto apanhar da OI, eu FIZ UM CHAMADO DIRETAMENTE NO SITE DA ANATEL. No outro dia, como num milagre, 2 técnicos da OI batem à minha porta. Dentro da minha casa trocaram filtros, tomadas, uma emenda mal feita no padrão próximo ao poste. Nova medição e sinal RUÍDO ainda ruim (5/6), mas com o Modem estável. Foram embora, isto era mais ou menos 17:30. Quando foi as 21h começaram as quedas novamente. Ao ligar para o celular do técnico ele me apontou outra solução. Reduzir minha velocidade de 15 para 10MB, segundo ele eu iria conseguir taxas melhores de ruído, com uma conexão um pouco mais lenta mas estável. Disse ainda que a OI sabia dessas taxas e não poderia ter me oferecido 15MB. Hoje meu sinal ruído varia entre 17/20 e a conexão não está caindo mais.. O que eu quero destacar com isso é a falta de preparo dos atendentes da OI. Muitos deles na certa não sabem dos termos técnicos e parâmetros necessários para manter uma conexão estável. Se um deles tivesse pedido pra eu chegar a taxa de ruído, talvez o problema tivesse sido resolvido a mais tempo, mas não.. Tive que ficar o mês inteiro de janeiro ligando, ligando, ligando, conversando com pessoas ignorantes e de sotaque carregado (não vou destacar os sotaques, senão daqui a pouco serei processado) e pra chegar na raíz do problema eu tive que acionar a ANATEL. É triste!!! Parece que os atendentes são treinados para defender a empresa e não o cliente, pois o problema é sempre no equipamento do Cliente, nunca na rede deles. Eu não recomendo Velox nem pro meu pior inimigo. É como você adquirir um MAREA, ele funciona,, mas se precisar de manutenção, boa sorte!! Se eu que entendo alguma coisa fui enrolado sistematicamente por um mês, imagine quem não tem conhecimento algum sobre nada..  QUANTO AO SEU PROBLEMA amigão, fique tranquilo. 100% de certeza que não é nada na sua rede interna. Com certeza, no trajeto entre a central telefônica e poste de onde sai a sua conexão deve ter muita gambiarra, emenda, cabo oxidado, velho, de má qualidade. Uma dica que eu te dou é checar se a sua vizinhança tem problemas semelhantes. Converse, cheque as taxas dos modens deles, incentive-os a reclamar, save porquê? A única forma deles mexerem na infra entre a central e a sua casa, é se todo mundo da sua rua reclamar. Não vão trocar infra só por causa do seu problema. Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, boa tarde. 

Desculpe se postei no local errado, mas meu oi velox esta horrível, fica mais lento que conexão discada durante boa parte do dia. 

Se alguém que entende puder dar uma olhada no print que tirei da configuração do modem e me dizer se esta normal eu sou grata.

Obrigada ;)

oivelox fev2016.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Elizangela Ester

 

Qual a velocidade que você contratou?

Andou tendo temporal nos últimos dias, na sua cidade?

 

Citar

O meu Velox é de 10 Mbit/s, e estou tendo perda entre 40 e 50% da velocidade, que normalmente é dentro da contratada.

A linha ficou ruidosa no último temporal, e estou tendo problema com a Oi para resolver.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex Só não testei com outro modem, tem certos momentos do dia que não dá nem pra usar, testando a velocidade pelo site minhaconexao a velocidade dá menos de 40 kbps, isso sem usar wifi e com o note ligado diretamente ao modem pelo cabo de rede. Agora acabei de fazer um teste de velocidade e deu 540 kbps, isso eu já considero bom pelo que tenho passado.

Spoiler

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, já li muito sobre ADSL conversei a um tempo com um técnico sobre os parâmetros do ADSL, e ele me disse o que eu já havia lido, quanto maior o valor do noise magin melhor e quanto menor a atenuação melhor.

Desde novembro tenho usado o velox de 15mb, e os status da conexão ficaram como se pode ver na imagem, até onde eu li era pra estar caindo constantemente e não cai, é sorte ou esta normal? Porque o interleave depth era 32 e mudou para 64?

Desde já agradeço aos comentários.

Atenuacao-e-SNR.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Obion não é sorte. O que o técnico lhe falou procede. 

Mais se o modem for bom. Mesmo um SNR baixo como o teu 7.4 sendo que 9.0 é o padrão. Dá 

para segurar a conexão. 

Só que rola uma bem leve instabilidade, que quase não se percebe.

@Obion em certos casos, esta SNR baixa, só da quedas, e demora muito a sincronização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, alissomrex disse:

@Obion não é sorte. O que o técnico lhe falou procede. 

Mais se o modem for bom. Mesmo um SNR baixo como o teu 7.4 sendo que 9.0 é o padrão. Dá 

para segurar a conexão. 

Só que rola uma bem leve instabilidade, que quase não se percebe.

@Obion em certos casos, esta SNR baixa, só da quedas, e demora muito a sincronização.

No Speedy por exemplo, SNR abaixo de 12 o pessoal já rebaixa sua net, ou não upam o seu pedido. 9 já tá na corda bamba, e este 7.4 tá no bico do corvo.

 

 

3 horas atrás, Elizangela Ester disse:

@alissomrex Obrigada então, vou tentar arrumar um outro modem para teste. Sabendo que os parâmetros estão ok eu já descarto a possibilidade de ser problema na configuração do modem.

Só pra você ter uma ideia, ali em attainable line rate você pode contratar até 10Mbps que sua linha segura de boa.

Mas pode ser um problema de cabeamento, interno ou externo. Chame o técnico para que ele averigue a situação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O meu Velox de 10 Mbit/s... Que tristeza!

Vou ter que pedir help à Anatel, de novo!

Eu não queria ter problema com Oi, porque em 2015, tive meu problema resolvido em quase 30 dias, e que me custou unhas compridas, ficarem ruídas, até hoje, de tanta irritação que passei.

Em anexo, a diferença entre o normal e o atual problema.

 

56ba535f5bcbc_rudo3.jpg.5b0a151176822356

 

56ba533f28dff_telsecset.jpg.28c7c10614c2

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx infelizmente na OI a opção attainable é fantasma. (enfeite)

Uso 15MB, mais cita que posso até 22MB no attainable. 

Só que se eu fazer, nem vai conectar, pois meu SNR, já está abaixo do limite.

@nefertiti se os técnicos da OI, não fossem tão preguiçosos, isto não aconteceria. 

Em outras operadora, é o contrário. Dispostos, e sem treinamento.

A NET VIRTUA é um das.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...