Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

Há aproximadamente 5 meses mudei o plano de internet de 10mb para 35mb aqui em casa. No dia que os técnicos vieram fazer a instalação viram que tinha algum problema no cabeamento e refizeram um novo diretamente do poste até o modem. E mesmo com esse novo cabeamento eu percebi que o problema não tinha sido totalmente resolvido, mas eles falaram que tudo estava correto.

Alguém poderia checar a imagem em anexo para me dizer se tudo está normal?

Obs: Essa margem de ruído de downstream costuma variar entre 3.5db e 5.2db.

post-944993-13884966242666_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

amigão pelo que percebi você esta muto longe do armário do seu provedor de adsl , se seu sinal ruido fica oscilando provavelmente seja tomada oxidada rede externa ou interna oxidada . verifique junto a seu provedor de adsl e peça a troca de sua rede interna e externa !

sinal ruido : quanto maior melhor

atenuação : quanto menor melhor a performance da rede , não pode passar 40 de atenuação .

Eu queria q alguem me ajudasse a interpretar esses dados...

quando coloquei a ADSL aqui em Ksa era de 1mb depois de dois o tecnico veio porque nao tinha sinal ADSL ele arrumo e baixo a minha velocidade para 600Kbps alegano q seria melhor porque tava dando muito baixo com a de 1 mb

e tal >>> SNR Margin (dB) to com um velocidade de 600Kbps e continua caindo a conexão... e ainda continua os valores de quando o tacnico esta aq ...

para mim eu deveira trocar os cabos q vem da rua todos pois estão velhos e dao volta na casa...

o q é SNR Margin(dB), Attenuation (dB) e quais valores sao bons??

por favor alguem me ajude!

o status do meu adsl diz o seguinte:

Sao as imagens do Meu modem 500B D-link

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 11.9 25.0

Attenuation (dB): 52.0 31.1

Output Power (dBm): 25.0 12.2

Attainable Rate (Kbps): 2180 360

Rate (Kbps): 605 319

tem hora q fica assim:

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 24.3 25.5

Attenuation (dB): 52.0 31.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, instalei oi velox aqui, o técnico qualificou só 2 mega, olhem aí:

http://img62.imageshack.us/img62/507/6zsl.png

Pelo meu entendimento, acho que suporta até 9 mega, sendo que estou com 29 de SNR, e 38 de atenuação, mudei a modulação pra gdmt, e melhorou um pouco, ficando assim:

http://imageshack.us/photo/my-images/829/dyng.png/

Provavelmente consigo 5 mega, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, atualizei o firmware do meu modem speed touch 510 v6

ve como ta, atualmente tenho 2 megas e a velox não me deixa upar para 5 megas =/

Informações sobre a conexão

Tempo de funcionamento: 0 dias, 0:04:27

Modulação: G.992.1 annex A

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 576 / 2.272

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 12,0 / 18,5

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 26,5 / 39,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 23,0 / 16,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de conexão (remota): 0

Erro em segundos (local/remoto): 0 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 0 / 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Gostaria de Mmudar antena do ASUS DSL-N10 por uma mais potente. Pensei nessa antena aqui do Kabum!: http://www.kabum.com.br/produto/36544/pacific-network-antena-omnidirecional-10dbi-

Não sei se tem algum lance de compatibilidade de antena com modem. O modem está na primeira sala e quero receber o sinal wi-fi de um quarto num primeiro andar no quintal. O sinal atravessa umas 6 ou 7 paredes, talvez o telhado, sei lá (tem uns 18 metros de distância). Gostaria de saber se existe alguma antena "alongada", isto é, que é um cabo e na ponta uma antena. Acho que seria bom colocar pra antena mandar o sinal atravessando só o telhado se eu colocá-la numa altura acima das paredes. Se não tiver dessas antenas, melhoraria o sinal se eu colocasse uma antena de 10 dbi? O sinal chega, dá pra acessar, mas é lento pra, por exemplo, assistir um vídeo no youtube.

Ah! A antena do N10 é de 5dbi (que eu acho bem boa em menores distâncias, ou com menos paredes na frente).

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A internet está muito instável, após realizar vários testes o UP as vezes nem funciona ou fica em 0,3MB e as vezes volta a funcionar a 0,96MB

O Down oscila entre 7MB até 15,2MB.

Antes estava com um modem tecnicolor e estava muito melhor, só que a GVT está se negando a recolocar ele novamente, pois segundo eles não vem mais, só que tinham colocado ele pra mim na semana passada.

Internet: GVT 15MB Down e 1MB Up.

Modem: DSL-2730R

Seguem os dados para análise:

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 15.2 6.9

Attenuation (dB): 7.3 6.9

Data Rate (Kbps): 17663 1144

Mediram com um aparelho a distância do armário até aqui em casa e disseram que deu 220m. O que seria considerado bem próximo.

E aí, o que vocês acham?

OBS: comecei a reclamar e pedir visita técnica quando a internet baixava muito a velocidade, mas apenas em determinados dias da semana, horários de pico etc.... Logo em seguida a velocidade baixou para certos tipos de sites mais acessados e de streaming ao vivo.......Depois começou o traffic shapping nos torrents e trackers......depois ficou mais lento o download em geral.....e arrumaram o download.....o upload ficou muito baixo e ainda está......e agora a internet está completamente instável com o upload muito baixo e o download inconstante. Só o torrent voltou a funcionar normal.

Isso tudo aconteceu em apenas 26 dias e em mais de 8 visitas técnicas.....me parece que cada vez que reclamo a coisa piora mais do que eu pensava que poderia ficar.(dessas mais de 8 visitas tem muita coisa pra contar que daria um livro de tanta ***** mal feita, desrespeito, má vontade, desconhecimento e despreparo, e principalmente informações desencontradas, sem falar no SAC)

Sinceramente me parece que os técnicos vem aqui em casa arrumam a coisa toda e logo em seguida vão até o armário e me sacaneiam a vontade.

Já foi trocado o modem, a rede interna, e a rede que liga do poste até aqui em casa. Mas do armário até este poste não foi trocado. E fizeram umas 'manobras de porta'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Aê galera , será que eles qualificariam minha linha para 15mb ou 20mb atualmente estou com 10mb, mas vejo que Max Rate chega a 24392, será que não rolaria uns 15mb pelo menos minha att tá ótima 11db.

Abaixo os parêmetros da minha conexão.

Modem Tp-Link 8816

Uma perguntas o que é CRC ?

Abraço galera.

Downstream Upstream

SNR Margin

:

23.5

26.4 db

Line Attenuation

:

11.0

7.1 db

Data Rate

:

11296

576kbps

Max Rate

:

24476

1212kbps

POWER

:

0.0

10.3 dbm

CRC

:

0 65472

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Aê galera , será que eles qualificariam minha linha para 15mb ou 20mb atualmente estou com 10mb, mas vejo que Max Rate chega a 24392, será que não rolaria uns 15mb pelo menos minha att tá ótima 11db.

Abaixo os parêmetros da minha conexão.

Modem Tp-Link 8816

Uma perguntas o que é CRC ?

Abraço galera.

Downstream Upstream

SNR Margin

:

23.5

26.4 db

Line Attenuation

:

11.0

7.1 db

Data Rate

:

11296

576kbps

Max Rate

:

24476

1212kbps

POWER

:

0.0

10.3 dbm

CRC

:

0 65472

Teoricamente sim, sua linha ADSL suporta velocidade superior à 15 Mbps, mas não creio em 20 Mbps, pelo fato de que, em velocidades maiores é injetado maior ruído para alcançar uma velocidade ainda maior que a atual, consequentemente aumentando a probabilidade de instabilidade no sincronismo ADSL entre o modem e a DSLAM, e fatores intrínsecos à sua operadora, como qualidade das linhas aéreas, e comercial, pois a GVT também vende grandes velocidades usando o VDSL, então pode ser que a operadora restrinja a maior velocidade no ADSL em determinados bairros (os ditos "nobres") para forçar a aquisição de velocidades no VDLS, mais caras e rentáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ontem foi liberado meu sinal de adsl da Oi Velox. Estão me fornecendo 320 Kb, mas até amanhã passarão para 1 Mb.

 

Pelo que li aqui no fórum, minhas estatística de conexão são muito boas. Deem uma olhada e digam, por favor, se estou certo.

 

Modo G.dmt Latência Interleave Codificação Enable Status SHOWTIME. Nível de energia L0

 

Margem de SNR (dB) 48.5 31.0 Atenuação (dB) 29.5 18.5 Saída de Energia (dBm) 14.5 3.0 Velocidade atingível (Kbps) 11000 1248 Velocidade (Kbps) 320 160 K (Número de bytes em frames DMT) 11 6 R (Número de bytes com códigos RS) 16 16 S (Número de códigos RS em frames DMT) 16.00 16.00 D (Número máximo de interleaver frames) 4 4 Atraso (ms) 16.00 16.00 FEC 0 0 CRC 0 0 Total ES 0 0 Total SES 0 0 Total UAS 0 0

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui em casa voltei para a oi saindo da net botei velox de 5 mb o que vocês acham dos parametros abaixo:

Status: UP Total Time: 0 days 5 hours 16 min 19 sec Modulation Type: ADSL2+ Link Encapsulation Used: G.992.3_Annex_K_ATM Line Encoding: DMT Data Path: L0 ATUR Vendor: 5245544b ATUR Country: 181 ATUC Vendor: 4244434d ATUC Country: 181
  Downstream Upstream Current Rate(Kbps) 5663 574 Max Rate(Kbps) 12092 1223 Noise Margin(dB) 18.9 23.2 Attenuation(dB) 39.0 23.5 Output Power(dBm) 18.5 12.0 Interleave Depth 32 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tenho atualmente Velox 10Mb... Como a qualidade do sinal está?

 

14d3qxl.jpg

 

@ig122 você pode verificar da seguinte forma:

 

A linha "Current Rate(Kbps)" traz as informações 11295 (down) e 573 (Up), mas o seu modem já traz logo abaixo a linha "Max Rate(Kbps)" que traz 20068 (down) e 732 (up)... sendo estes, pela leitura do modem os valores máximos atingíveis de acordo com sua atenuação e SNR !

 

Seu modem já fornece tal informação...  ;)

 

aqui em casa voltei para a oi saindo da net botei velox de 5 mb o que vocês acham dos parametros abaixo:

Status: UP Total Time: 0 days 5 hours 16 min 19 sec Modulation Type: ADSL2+ Link Encapsulation Used: G.992.3_Annex_K_ATM Line Encoding: DMT Data Path: L0 ATUR Vendor: 5245544b ATUR Country: 181 ATUC Vendor: 4244434d ATUC Country: 181
  Downstream Upstream Current Rate(Kbps) 5663 574 Max Rate(Kbps) 12092 1223 Noise Margin(dB) 18.9 23.2 Attenuation(dB) 39.0 23.5 Output Power(dBm) 18.5 12.0 Interleave Depth 32 8

 

 

@mrr1 em primeiro lugar observei que você postou este questionamento 2x em diferentes tópicos...  :(

(http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065534-ser%C3%A1-que-posso-colocar-10-mega-de-internet/#entry5835488)

 

Em segundo lugar, verifique se o seu modem possui as informações disponíveis, tal qual a figura do colega @ig122 (logo acima)...

 

Caso contrário, coloque a imagem no post e também publique a marca e modelo do seu modem, fica mais interessante avaliar e responder neste formato. 

 

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;


Tenho atualmente Velox 10Mb... Como a qualidade do sinal está?

 

14d3qxl.jpg

@ig122 Minha internet esta com muitos problemas , e esta meio lenta pós pretendo mudar á internet . 

Então minha internet é puxada do meu vizinho , não é tão lenta , da para fazer tudo que quero mas eu quero uma mas rapida . 

Tipo quero botar á Oi Velox ou Oi Velox 3G ! 

Então la vai as dúvidas . 

Meu primo ja me disse que tinha um modenzinho que encaixa no PC e tudo como se fosse um pen-drive tipo assim , que podia tirar tudo bem fácil , então se isso é verdade , precisa de telefone em casa ? 

Para botar Oi Velox ou Oi Velox 3G precisa de Telefone ? 

Qual é a diferença da Oi Velox pra a Oi Velox 3G ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tinha internet à rádio de 1MB e passei para a Oi porque pagava 100,00(com desconto, porque o preço normal é 140,00) e com a oi poderia ter uma velocidade maior com quase o mesmo preço incluindo a linha fixa.

Quando solicitei o fixo me prometeram velocidade de 5MB que queria e agora liberaram somente 1MB.

Já briguei com eles e nada... Conheço um técnico da Oi e ele disse que aqui chega fácil até 10MB e que isso é a oi segurando velocidade para colocar mais clientes.

Veja os dados do meu modem e me digam o que acham:

 

                                     Downstream          Upstream 

Current Rate(Kbps)                  1120               320

Max Rate(Kbps)                      12020             1240

Noise Margin(dB)                       40.2                 29

Attenuation(dB)                        20.5              17.5

Output Power(dBm)                  17.5                 12 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pessoal tinha internet à rádio de 1MB e passei para a Oi porque pagava 100,00(com desconto, porque o preço normal é 140,00) e com a oi poderia ter uma velocidade maior com quase o mesmo preço incluindo a linha fixa.

Quando solicitei o fixo me prometeram velocidade de 5MB que queria e agora liberaram somente 1MB.

Já briguei com eles e nada... Conheço um técnico da Oi e ele disse que aqui chega fácil até 10MB e que isso é a oi segurando velocidade para colocar mais clientes.

Veja os dados do meu modem e me digam o que acham:

 

 

Downstream Upstream Current Rate(Kbps) 1120 320 Max Rate(Kbps) 12020 1240 Noise Margin(dB) 40.2 29 Attenuation(dB) 20.5 17.5 Output Power(dBm) 17.5 12

 

 

É verdade...

 

A parte que interessa mais é onde diz Max Rate (kbps) 12020 e 1240, ou seja, praticamente 12 Mbps para download e mais de 1 Mbps de Upload !!

 

:D

 

Entretanto, não faz sentido liberar 10 de 1 Mbps no lugar de 1 de 10 Mbps...  :lol:

 

Se tem porta disponível de 10 Mbps (quando solicitado) eles não conseguem dividí-la em 10 partes de 1, entendeu ?

 

É como se fosse um switch que entrega na velocidade "X" ou "Y" (10 ou 1).

 

:)

 

Quanto ao o que fazer... são outros quinhentos! Eu aconselho a abrir um chamado na Anatel ou ligar lá e solicitar o cancelamento de tudo ! Talvez na área de exclusão da Oi, ao consultar o porque você deseja cancelar tudo eles verifiquem algum problema e prometam correção... não sei, é possível.

 

:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera, to com um problema tenso na minha internet(NET) e nao sei + o que fazer, a ultima coisa que pensei foi em "sinal".

Meu modem "reinicia" diversas vezes por dia, as vezes varias vezes seguidas, tipo, sincroniza - sobe - internet - 1 minuto - reinicia - sincroniza ....

A Velocidade da internet é 30MB e sempre ta boa, com velocidade nao tenho problema.

Eu sei que o problema não é a tomada nem o modem, porque se deixo ele na mesma tomada por horas sem o cabo da net conectado nele ele nao reinicia.

Isso tem dia que quase nao ocorre e tem dias que esta pessimo, acho que o horario das 19:30 ~ 23:00 é o pior horario de todos, so escrevendo isso ele reiniciou 3 vezes 0,0.

então tem como darem uma analisada e me dizer se pode ser alguma coisa como ruido o algo assim?

 

269m.jpg
270m.jpg
271m.jpg
 
Muito Obrigado,
 Luis Fernando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, tenho banda larga GVT 15mb. 

Consigo ótimas taxas de download. Quando o link é bom, fica sempre no máximo (cerca de 1,4 - 1,5mb/s).

Mas as vezes, tenho problemas com instabilidade na conexão. Dificuldade até mesmo em navegar em sites simples como globo ou google.

E enfrento quedas constantes quando estou fazendo download no torrent. Acredito que isso aconteça provavelmente porque o modem não aguenta o número de conexões (OPTICOM dslink 279).

 

Enfim...segue o teste da SPEEDTEST e as informações DSL LINE). 

 

 

3547766797.png

 

10mtqwj.png

 

OBS: minha residencia fica cerca de 800 metros da caixa da GVT.

 

Desculpem, mas não sei como colocar as imagens em thumbnail.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera recentemente mudei de endereço, e os parametros da minha conexão ficaram assim agora :

 

SNR Margin     24.7 / 30.0
Attenuation       20.5 / 8.9 

Output Power    11.3

 

Attainable Rate (Kbps):

 

DOWN : 23,520

 

UP :   660

 

 

Tenho Oi "Velox" 

 

Minha dúvida seria a seguinte será que eles habilitam 15mb ? Sendo que no pacote de 15mb da Oi a velocidade de upload fica em 1mb, mas minha linha suporta em upload somente 660kbps , como informa no modem 

 

                                     Down / Up  Attainable Rate (Kbps): 23,520 / 660

 

 

Caso consiga colocar o pacote de 15mb, a velocidade de upload pode atrapalhar a conexao ? Sincronização do modem ? Pode ficar caindo ? Pode prejudicar a conexão ?

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

0 - 19dB = excelente,cabeamento excelente, bem próximo do ARD

20-30dB = Muito bom

30-40dB = bom

40-60dB = regular

60-65dB = pobre

65dB ou superior terão problemas

 

Boa noite pessoal. Alguém já ouviu falar de qualquer norma, regra, guia de melhores praticas, qualquer material que seja, nacional ou intencional, que mencione os indicadores acima? Estou numa briga com minha operadora por problemas com SNR baixo, gostaria de ter algo mais concreto do que "segundo uma tabela que vi na internet".  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...