Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

oi galera,beleza??

pow tenho um gravador de dvd GH22NP20 que acabei de comprar de entrada IDE na marca LG,mais ele não esta lendo nada,nem o proprio driver dele.

eu não sei o que faço.De alguma forma tem algo a ver meu pc não ser compativel com o gravador??

quem souber o que eu possa fazer pra funcionar meu dvd,eu agradeceira.

bjos

Pelo que eu estou vendo o pc não reconhece seu gravador, pois se ele não reconhece pode ser o jumper que tem atras do gravador, perto da onde liga o cabo ide, se o gravador e o hd estiverem como master o gravador não vai ser reconhecido, tem que colocar o gravador com slave, basta mudar a posição do jumper.

Se não for isso pode ser a fonte do seu pc que não ta dando conta do recado, caso seja a fonte troque por uma no minimo de 450W Reais, se isso não resolver também, pode ser o gravador q esta com defeito mesmo, ai eu conselho ir na loja onde comprou e trocar por um novo.

Ps: Tenta testar em outro pc pra ver se funciona.

Ate+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um metodo bom pra saber se a regulagem ficou boa é "escutando" o canhao em açao. O complicado é explicar o q você tem q ouvir. rsss.

Isso é complicado! Ir regulando e testando é mais demorado contudo mais simples!

oi galera,beleza??

pow tenho um gravador de dvd GH22NP20 que acabei de comprar de entrada IDE na marca LG,mais ele não esta lendo nada,nem o proprio driver dele.

eu não sei o que faço.De alguma forma tem algo a ver meu pc não ser compativel com o gravador??

quem souber o que eu possa fazer pra funcionar meu dvd,eu agradeceira.

bjos

Olá! você está conectando corretamente seu gravador no cabo IDE e no cabo de força (molex)? Seu gravador funciona em outra maquina ou só na sua? Quanto a "não ser compativel", isso n existe, se o seu modem tem conexão IDE e sua placa mãe tem porta IDE livre + molex livre da fonte, era pra funcionar...

Seu problema ainda pode ser quanto ao jumper, q é uma pequena pecinha plastica que a depender da posição onde se encontra configura seu gravador como master, slave ou cable select. Pra você não ter mais problemas, sugiro que deixe os pinos sem o jumper, pois dessa forma seu gravador fica configurado como cable select e funciona como master ou como slave.

*O que define se seu gravador deve funcionar como master ou slave é a posição do gravador no cabo IDE. Entenda bem, o cabo IDE quando sai da placa mãe oferece duas conexões, uma no meio do cabo (slave ou secundario ou escravo) e uma na ponta do cabo (master ou primario ou mestre). Se você quer ligar seu gravador como primario, você deve conectá-lo a ponta do cabo IDE que sai da tua placa mãe, e deve configurar o jumper (pequena peça plastica que conecta 2 pinos, clique AQUI! para mais informações) pra a posição master. Se quiser usar seu gravador como slave ou se já tiver outro gravador ou HD ou leitor conectado como master no cabo IDE, ponha teu gravador no conector slave (que fica no meio do cabo IDE) e ligue o pluge molex no mesmo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, excelente tutorial, e aproveitando gostaria de pedir uma opinião com referência ao meu problema. Comprei a menos de um mês um gravador de DVD interno GSA-H85N da LG, desde os seus primeiros dias no meu computador apresentou os seguintes problemas. Ao ligar o computador pela manhã o gravador funciona perfeito, lê, grava CD, lê DVD e grava DVD, reconhece CD-ROM, após uns 25 minutos ele começa gradativamente a parar, e passa a não reconhecer mais nenhum CD-Rom, CD-R,CD-RW, e só lê e grava DVD, mesmo depois de horas de funcionamento.No outro dia a mesma coisa.Deixei até a tampa da CPU aberta, mas não adiantou. Já fiz atualizção do drive no site da LG, etc... Gostaria também de recomendar aos membros deste Forum que evitassem esta Marca de Gravador, pois também tive problemas com um Monitor de 17 pol. novinho, que até hoje está encostado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi Pessoal,

Alguém sabe onde fica localizado o trimpot (para ajustar a potência) do gravador scb5265 da philips quem vem no acer aspire (e diversos notebooks)? Se sabem, teria como mostrar uma foto?

Quero ver se consigo salvar o drive. Nào consigo gravar cds.

Abraços

Olá amigo, com drivers de notebook fica mais complicado. Não consegui fotos, então n tenho como te ajudar. Se você puder tirar algumas fotos internas, principalmente do canhão do gravador, eu posso te dar uma mão.

Olá, excelente tutorial, e aproveitando gostaria de pedir uma opinião com referência ao meu problema. Comprei a menos de um mês um gravador de DVD interno GSA-H85N da LG, desde os seus primeiros dias no meu computador apresentou os seguintes problemas. Ao ligar o computador pela manhã o gravador funciona perfeito, lê, grava CD, lê DVD e grava DVD, reconhece CD-ROM, após uns 25 minutos ele começa gradativamente a parar, e passa a não reconhecer mais nenhum CD-Rom, CD-R,CD-RW, e só lê e grava DVD, mesmo depois de horas de funcionamento.No outro dia a mesma coisa.Deixei até a tampa da CPU aberta, mas não adiantou. Já fiz atualizção do drive no site da LG, etc... Gostaria também de recomendar aos membros deste Forum que evitassem esta Marca de Gravador, pois também tive problemas com um Monitor de 17 pol. novinho, que até hoje está encostado.

Amigo, tenta por esse teu gravador em outro pc pra testar. Acredito q seu problema n esteja exatamente no gravador, e sim em alguma outra peça do seu pc, como a placa mãe. De qualquer forma, teste o gravador e diz o q aconteceu...

Muito bem criativo, me ajudou muito.

E uma coisa simples, mas de uma utilidade imensa

obrigado pela dica

Opa, valeu amigo!

Precisando de ajuda, estamos aqui! :)

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu tutorial é otimo, mas nao sei se ele pode ser aplicado em meu caso.. no meu drive de cd/dvd eu coloco a midia, mas ele nao reconhece de cara, so se eu for la e der um clique duplo no incone do drive ou então se eu reiniciar o pc com o cd dentro..

Deu pra tolerar isso mas, hoje eu fui formatar o meu pc, mas ele nao reconhece o cd do windows na inicializaçao, mas depois quando ele liga totalmente e tal, eu vou la no "meu computador" e la esta ele, bunitinho com o incone aparecendo... ai eu tento reiniciar de novo pra ver se reconhece e, naaaaada =/

o boot primario ja esta configurado pra cd mas mesmo assim nada acontece, gostaria de saber se alguem pode me dar uma forcinha, to pensando em formatar pelo pendrive mas nao sei se vai dar certo.. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi amigo, estou com um problema, retirei o leitor de dvd do meu pc q pifou e coloquei em outro quando liguei apareceu uma mensagem: essse dispositivo pode não esta funciona corretamente,ao colocar um cd leu perfeitamente,mas dvd ele não lê nem a pau, fica dizendo q a mídia está vazia, o q pode ser?antes do outro pc pifar ele lia nomal. obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu tutorial é otimo, mas nao sei se ele pode ser aplicado em meu caso.. no meu drive de cd/dvd eu coloco a midia, mas ele nao reconhece de cara, so se eu for la e der um clique duplo no incone do drive ou então se eu reiniciar o pc com o cd dentro..

Deu pra tolerar isso mas, hoje eu fui formatar o meu pc, mas ele nao reconhece o cd do windows na inicializaçao, mas depois quando ele liga totalmente e tal, eu vou la no "meu computador" e la esta ele, bunitinho com o incone aparecendo... ai eu tento reiniciar de novo pra ver se reconhece e, naaaaada =/

o boot primario ja esta configurado pra cd mas mesmo assim nada acontece, gostaria de saber se alguem pode me dar uma forcinha, to pensando em formatar pelo pendrive mas nao sei se vai dar certo.. ^^

Amigo, tenta por seu gravador em outro pc... Talvez ele funcione em outra maquina!

oi amigo, estou com um problema, retirei o leitor de dvd do meu pc q pifou e coloquei em outro quando liguei apareceu uma mensagem: essse dispositivo pode não esta funciona corretamente,ao colocar um cd leu perfeitamente,mas dvd ele não lê nem a pau, fica dizendo q a mídia está vazia, o q pode ser?antes do outro pc pifar ele lia nomal. obrigado.

Olá! Essa mensagem q você viu apareceu em q momento? Já tentou re-instalar esse driver? Já tentou conectar o driver em outra porta (IDE ou SATA)?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Sou conhecido do Sonic the Hedgehog daqui do Clube e ele me recomendou esse tópico.

Primeiramente, Viny, parabéns pelo tópico.

Bom, estou com uma dúvida um tanto, digamos, *****.

O Trimpot é uma rosca sem fim ou funciona como um parafuso (Entenderam o que eu quis dizer? Se ele tem apenas aquela área de 360 graus de ajuste ou se ela pode ir para frente e para tras tb).

É que estou mexendo no meu 3DO (n sei se vocês sabem o que é, hehe) e estou ajustando justamente isso, porém, acho que girei demais e não estou sabendo como voltar ao "padrão".

Alguém saberia me dizer o que posso fazer?

Obrigado. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sou conhecido do Sonic the Hedgehog daqui do Clube e ele me recomendou esse tópico.

Primeiramente, Viny, parabéns pelo tópico.

Bom, estou com uma dúvida um tanto, digamos, *****.

O Trimpot é uma rosca sem fim ou funciona como um parafuso (Entenderam o que eu quis dizer? Se ele tem apenas aquela área de 360 graus de ajuste ou se ela pode ir para frente e para tras tb).

É que estou mexendo no meu 3DO (n sei se vocês sabem o que é, hehe) e estou ajustando justamente isso, porém, acho que girei demais e não estou sabendo como voltar ao "padrão".

Alguém saberia me dizer o que posso fazer?

Obrigado. ^^

Olá amigo...

O trimpot realmente é um "parafuso" com rosca infinita, sendo assim, é inutil buscar um "ponto maximo"...

Outra coisa, se você tivesse buscado aqui no tutorial, teria encontrado um certo membro com uma ideia bastante interessante e muito conveniente pra você. Dê uma olhada aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2887152&postcount=27

Não sei se na pratica o multimetro faz milagres no trimpot, mas você pode tentar. Se funcionar você tem mais uma ferramenta na mão. A regulagem de trimpots é simples, porém cansativa. Se você gira demais, perde o ponto e voltar pra o original se torna meio complicado. Recomendo ir testanto, até funcionar. Utilize o multimetro pra ir acompanhando a variação de tensão... ;)

Abraço e bom trabalho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vinyborges, muito obrigado pela ajuda! É de pessoas assim que o fórum precisa! Hehehe!biggrin.gif

Um grande abraço!

hehehheheehehehehe

Obrigado a você, amigo! Se ajudo é devido a existirem pessoas como você, que conseguem reconhecer o empenho do outro e é capaz de elogiar um trabalho útil. Isso me motiva... ;)

*Continuo a disposição de você e de qualquer outro membro do fórum...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Esse mesmo processo eu posso fazer em um gravador externo? E a mesma coisa?

Obrigado..

Um gravador externo... Acho que sim, amigo. Nunca testei, mas se você abrir o gravador e ver que a estrutura interna é igual a um gravador comum (tipo os de baia) e igual ao das fotos, então não tem problema.

Qualquer dúvida, estou aqui!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acrescentando mais uma razão para fazer essa manutenção, provando a importância desse tópico: Se você não lubrifica as hastes por onde corre o "carrinho" que sustenta e move o canhão do laser, o mesmo fica travado e causa erros de leitura e gravação. Aí caboquinho inexperiente (caso próprio quando comecei a "fuçar" em PCs :lol:) já vai dizer que o drive CD/DVD não presta; ou que a mídia é ruim; ou que o NERO não presta, enfim, irá se precipitar e cometer um erro! Portanto, faça todo o procedimento ensinado aqui e lubrifique as hastes que sustentam o carrinho do laser. Dê preferência a uma graxa porque certa vez lubrifiquei com óleo de carro, no entanto, o óleo automotor seca de depois de certo tempo. E muito cuidado ao remover os cabos da placa controladora do drive! São muito sensíveis! No mais, até logo!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Balkmarsh_Pedro...

Obrigado pela colaboração! :)

O que você falou está perfeitamente correto. Muitas vezes os usuários tem problemas com a leitura de CD's e DVD's mas desiste antes mesmo de tentar resolver o problema. É comum ainda que o usuário pare no meio desse tuturial, o que não é legal. Sugiro que se algum membro daqui passe por esse problema com os seus gravadores de CD e DVD faça o tutorial completo, acabando assim com todas as alternativas que possam fazer o seu gravador permanecer defeituoso.

Quanto ao lubrificante do eixo, o melhor mesmo é a graxa branca, ideal pra esse tipo de componente mecânico. Não tendo a graxa branca, o usuário pode lançar mão de vasilina, oleo lubrificante (automotivo, industrial ou de maquina) ou graxa preta, lembrando que o melhor é mesmo a graxa branca, pois dura mais e mantem o eixo lubrificado por muito tempo.

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem.. só êle consegue ler o que escreve, o que indica desalinhamento do sistema ótico - possívelmente fica fora de trilha. As perguntas:

a) algum lugar baratinho, em sampa, que possa dar manutenção e garantir o funcionamento apropriado?

B) na falta de "a": tem como ajustar o sistema, de maneira fácil e rápida?

grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal estou tentando abrir meu drive de cd-rom da LG para poder limpar a lente e engraxar algumas partes...

só que não consigo retirar a tampa da frente alguém sabe como?

Muito obrigado..

Olá amigo! Você consegue retirar aquela tampa frontal desligando o pc com a bandeja do gravador aberta, ai fica simples, é só empurrar as travinhas como descrito nas imagens da primeira pagina e desencaixar a tampinha que fica presa da bandeja. Veja as fotos com atenção que garanto que irá entender. Se continuar com dúvidas, me procure... :)

Abraço!

bem.. só êle consegue ler o que escreve, o que indica desalinhamento do sistema ótico - possívelmente fica fora de trilha. As perguntas:

a) algum lugar baratinho, em sampa, que possa dar manutenção e garantir o funcionamento apropriado?

B) na falta de "a": tem como ajustar o sistema, de maneira fácil e rápida?

grato,

Olá amigo...

Não sou de São Paulo, mas acredito que podemos resolver ou tentar resolver seu problema sem ser necessario ir a um tecnico. Tente seguir os passos do tuturial e depois poste aqui o resultado.

Estou a disposição.

Abraço!

parabens, vou fazer um otimo uso desse tuto que você postou... obrigado

Fico feliz ao ler isso, amigo...

Espero que obtenha sucesso na execução desse tutorial, se tiver algum problema, me procure aqui.

*E lembre-se, caso vá copiar o tutorial pra algum site, imprimir ou recomendar a alguém, mantenha o nome do autor!

Estou a disposição!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Meus parabéns pela disposição Vinyborges!!!

Associei-me há pouco tempo ao Clube e gostaria de saber se esse procedimento também serve para notebook?

Samsung CDRW/DVD SN-324f instalado num Samsung X05

Ele funciona quanda dá na telha!...Pode?!

Obrigado pela sua atençao.

Olá amigo...

Obrigado... Disposição é o que não me falta, ao contrário de tempo! ;)

Bom, não tenho certeza sobre a eficiência desse tutorial pra gravadores de DVD em notebook, imagino que devido ao tamanho reduzido da estrutura deste gravador a mecanica seja outra, não servindo assim o tutorial. Contudo posso estar errado e como nunca abri um gravador de DVD de notebook não tenho muitas certezas...

Recomendo que antes de mexer busque mais informações, de preferência com alguem mais experiente com notebooks, talvez um técnico.

Me ponho a disposição!

Grande Abraço e Bom Trabalho!

P.S.:Seja muito bem vindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu tenho gravador da lg todo momento ele ejeta e informa que não há disco na unidade

de cd

tem como dar uma ajuda

Olá amigo...

Seu problema pode estar relacionado com um contatozinho que faz com que o motor da bandeja gire e a mesma abra. Você pode desmontar seu gravador e buscar, proximo ao motor de bandeja uma pecinha de metal onde há alguns fios soldados. Essa pecinha funciona com uma "chave", abrindo e fechando o circuito pra que o motor da bandeja, ou tray, gire. Se essa peça de metal enferruja ela começa a funcionar intermitentemente, mandando energia na hora errada ao motor da bandeja e fazendo com que a mesma abra do nada. O que você tem que fazer é identificar essa peça de metal e tentar limpá-la com algum produto anti-ferrugem ou com alguma lixa pra tirar o ferrugem da peça.

Pra tentar te ajudar melhor procurei algo mais pratico relacionado a estas chaves, então leia o que o membro Elmo escreveu num outro post: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2399652&postcount=8

E leia também o que encontrei a respeito pesquisando no Google:

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/05/bandeja-flash.html

Estou a disposição!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Obrigado a todos pelos comentários!

Obrigado aos elogios e, novamente, me ponho aqui a disposição a ajudar no q for preciso.

Abraço a vocês!

Meu gravador é um (HL-DT-ST DVD-RAM GSA-H50N) da LG, ele lê tudo Mas não grava . tentei com o nero e acusa erro inesperado do gravador.

alguns dias meu filho deixou um mini cd dentro do gravador e minha esposa tentou gravar um dvd com o nero e fazia o maior barulho corri para cancelar o projeto e a gaveta não abria.

Minha pergunta é:

Será que pode ter desrregulado os trimpots, e porrisso ocorre esse erro nas gravações e não nas leituras ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...